Atenção Web Designers! 5 sites incríveis para conseguir ícones grátis

A

Se você quer criar um site de aparência moderna e interessante, existe uma forma simples e rápida de diferenciá-lo dos demais competidores. Qual? Fácil: ícones chamativos! É difícil criar ícones específicos e exclusivos para cada projeto, então vale a pena sempre procurar por outras opções pela internet. A melhor parte disso é que, por incrível que pareça, é possível encontrar ícones bonitos e gratuitos por aí (e, às vezes, a única coisa que os autores pedem é para que você lembre de creditá-los). 

 

Quando pensamos no tema deste artigo, cogitamos apresentar a vocês alguns sets de itens – os quais, sabemos, seriam úteis nos primeiros meses. Isso, entretanto, nos parece insuficiente – cinquenta ícones se esgotariam rápido demais, o que faria com que vocês estivessem, em pouco tempo, de volta à estaca zero. Resolvemos o dilema da seguinte forma: encontramos alguns sites que fornecem centenas de ícones. Desta forma, a fonte de vocês (com o perdão do trocadilho) jamais secará. Dê uma olhadinha no que preparamos:
 
1. Font Awesome
No Font Awesome, você terá acesso a 628 ícones que podem ser tratados como fontes por meio do CSS. Isso significa que você pode ajustar cor, tamanho e muito mais! Além disso, os ícones presentes no Font Awesome são vetores e não sofrem perda de qualidade em telas maiores.
A maior parte dos ícones deste site é bem básica, o que permite que você trabalhe neles de forma bem  mais livre. Adapte-os para a paleta de cores que preferir, escolha o tamanho que melhor couber… e divirta-se.
 
2. Icomoon
Assim como o link acima, o Icomoon fornece aos usuários ícones que podem ser tratados como fontes. Esta plataforma é uma das principais do meio na internet: se você fizer o download do app, o site do Icomoon promete que você terá acesso a mais de 4000 ícones gratuitos. Isso é muito significativo, certo? Fica ainda mais quando você pensa que companhias com a Apple, o Google e a Microsoft já utilizaram os serviços deste portal.
 
3. Smashing Magazine
A Smashing Maganize, especializada em web design, oferece uma coleção imensa de ícones gratuitos. E o melhor: o site deles é atualizado com muita frequência, o que permite que você esteja por dentro de tendências de maneira bem rápida. Não é preciso dizer como isso é relevante para quem trabalha com internet.
O Smashing Maganize oferece ícones para diversos nichos e funcionalidades: para que você tenha uma noção das possibilidades, é possível encontrar ícones feitos para lojas de café, portais de economia doméstica e até mesmo para datas especiais.
 
4. Behance
O Behance é outro site que funciona bem para agregar ícones de diversos temas. Você pode passear pelas páginas e portfólios disponíveis não só para adquirir inspiração, mas também para encontrar exatamente o que você precisa: é possível fazer pesquisas e receber imagens de uma categoria específica, o que poupa tempo e otimiza o seu trabalho.
 
5. Iconfinder
O Iconfinder é um banco de dados pesquisável que possui uma quantidade enorme de ícones gratuitos. Alguns deles são vetores e outros já estão coloridos – a variedade de artigos presentes no site é enorme. A desvantagem é que, como são realmente muitos ícones à disposição, nem todos estão em perfeita qualidade. Ainda assim, vale (e muito) a pena descobrir todas as potencialidades do Iconfinder!
Um adendo importante: este site mostra as licenças de cada ícone, facilitando o trabalho do usuário. Alguns são gratuitos, outros não. Sempre importante pesquisar!
 
Você é web designer e está procurando por ícones gratuitos? Lembre-se de colocar o link deste artigo nos favoritos, então! Não se esqueça, também, de nos deixar um comentário com as suas impressões.

pic: ©geralt_pixabay

Jota Del Rosso

Jota Del Rosso é redatora, tradutora, cientista social e atriz em formação. Acredita que trabalhar remotamente foi uma das melhores coisas que já decidiu fazer e por isso, é a pessoa perfeita para as traduções em português do freelancermap.com

Por Jota Del Rosso

Artigos recentes