Ferramentas essenciais para qualquer designer gráfico

F

Se você tem a intenção de se tornar um designer gráfico, temos uma dica para você: para tal, você precisará se familiarizar com algumas ferramentas específicas do meio. Este artigo tem como objetivo falar sobre sseis coisas que você definitivamente precisa ter em mente para seguir neste caminho – algumas delas, como softwares e sistemas de armazenamento na nuvem, servirão para a parte prática de seu trabalho; outras, por sua vez, o auxiliarão na tarefa de aprimorar cada vez mais a sua arte.

Ferramentas básicas para qualquer designer gráfico

1. Softwares de Design

Tanto o Adobe Photoshop quanto o Illustrator são programas que muitos designers utilizam, e acredite: eles são extremamente úteis e importantes. O problema, veja, é que ter ambas as ferramentas pode ser um pouco doloroso para o seu bolso, especialmente se você estiver começando: cada uma delas custa, em média, 20 dólares por mês ou 240 dólares por ano. O pacote completo, atualmente, custa 50 dólares por mês.

Sendo um freelancer, você dificilmente conseguirá alguém para pagar por estes programas para você. O que fazer neste caso? Investir em algumas alternativas!

Dois softwares poderosos que são bons substitutos ao Photoshop são o Gimp e o Pixlr. O primeiro é um software livre e, por isso, inteiramente grátis. O Pixlr, por sua vez, possui dezenas de funcionalidades gratuitas e permite que o usuário adquira o serviço premium pela bagatela de um dólar e quarenta e nove (!) cents por mês. Sim, ele é dez vezes mais barato que o Photoshop, mas não se engane: a qualidade do serviço que ele proporciona é excepcional. Designers gráficos e designers web podem investir sem medo.

Um último adendo: como alternativa ao Illustrator, tente o Inkscape!

2. Mesas digitalizadoras

As mesas digitalizadoras são ferramentas que designers gráficos, especialmente os que trabalham com desenho digital, simplesmente amam. Tais objetos requerem certa prática e um tempo de experiência – afinal, você terá que aprender a segurar a caneta que acompanha a mesa de forma a não permitir que a sua mão toque na tela do tablet. Uma vez acostumado, entretanto, você terá a possibilidade de criar verdadeiras obras de arte.

Quando você ouve “mesa digitalizadora”, Wacom é a primeira marca que vem à sua cabeça, certo? Isso faz sentido porque, no fim das contas, a companhia permanece como a líder de seu segmento no mercado. Atualmente, existem vários artigos à disposição dos freelancers no site oficial da marca, e muitos custam por volta de 100 dólares. Outras marcas com bons preços incluem a Huion, a Ugee e a Aiptek.

3. Inspire-se com grandes comunidades

A era da internet não apenas propiciou que tivéssemos ao nosso alcance dezenas de softwares gratuitos e gadgets interessantes. O advento deste meio de comunicação permitiu que dezenas de grupos de interesse se formassem online, atraindo pessoas com paixões em comum. Uma destas grandes comunidades é o DeviantArt. Caso você não conheça este site, não perca tempo: vá atrás dele agora! Os trabalhos expostos nele certamente lhe fornecerão a inspiração da qual você precisa e o colocarão em contato com vários artistas distintos.

Outra vantagem do DeviantArt é o fato de que você pode também publicar suas próprias peças e aguardar pelo feedback de outros designers, além de poder hospedar seu portfólio em um domínio de grande visibilidade e respeito.
 

4. Hospedagem na nuvem

Você precisará encontrar uma forma de salvar e transportar o seu trabalho sem grandes dificuldades. Para fazer isso, você precisará de uma conta em um sistema de hospedagem na nuvem – o que, hoje em dia, não é algo difícil de se fazer. Várias ferramentas oferecem um espaço razoável de armazenamento de graça, e outros nomes populares do mercado abaixaram seus preços para conseguirem se manter ativos e recomendados. Já ouviu falar do Dropbox ou do Google Drive? Eles serão seus melhores amigos.
 

5. Nunca abandone o papel e o lápis

Se você tem o costume de rascunhar suas ideias e fazer desenhos no papel: continue assim! Às vezes, velhos hábitos podem ser preciosos. Ao desenhar no papel você conseguirá visualizar melhor o que quer e estará livre das amarras que alguns softwares e hardwares podem imputar ao seu trabalho. Ter um caderno sempre à mão é uma ótima maneira de evitar que grandes ideias passem.

6. Sites para conseguir ícones grátis

1. Font Awesome
No Font Awesome, você terá acesso a 628 ícones que podem ser tratados como fontes por meio do CSS. Isso significa que você pode ajustar cor, tamanho e muito mais! Além disso, os ícones presentes no Font Awesome são vetores e não sofrem perda de qualidade em telas maiores.
A maior parte dos ícones deste site é bem básica, o que permite que você trabalhe neles de forma bem  mais livre. Adapte-os para a paleta de cores que preferir, escolha o tamanho que melhor couber… e divirta-se.

2. Icomoon
Assim como o link acima, o Icomoon fornece aos usuários ícones que podem ser tratados como fontes. Esta plataforma é uma das principais do meio na internet: se você fizer o download do app, o site do Icomoon promete que você terá acesso a mais de 4000 ícones gratuitos. Isso é muito significativo, certo? Fica ainda mais quando você pensa que companhias com a Apple, o Google e a Microsoft já utilizaram os serviços deste portal.

3. Smashing Magazine
A Smashing Maganize, especializada em web design, oferece uma coleção imensa de ícones gratuitos. E o melhor: o site deles é atualizado com muita frequência, o que permite que você esteja por dentro de tendências de maneira bem rápida. Não é preciso dizer como isso é relevante para quem trabalha com internet.
O Smashing Maganize oferece ícones para diversos nichos e funcionalidades: para que você tenha uma noção das possibilidades, é possível encontrar ícones feitos para lojas de café, portais de economia doméstica e até mesmo para datas especiais.

4. Behance
O Behance é outro site que funciona bem para agregar ícones de diversos temas. Você pode passear pelas páginas e portfólios disponíveis não só para adquirir inspiração, mas também para encontrar exatamente o que você precisa: é possível fazer pesquisas e receber imagens de uma categoria específica, o que poupa tempo e otimiza o seu trabalho.

5. Iconfinder
O Iconfinder é um banco de dados pesquisável que possui uma quantidade enorme de ícones gratuitos. Alguns deles são vetores e outros já estão coloridos – a variedade de artigos presentes no site é enorme. A desvantagem é que, como são realmente muitos ícones à disposição, nem todos estão em perfeita qualidade. Ainda assim, vale (e muito) a pena descobrir todas as potencialidades do Iconfinder!
Um adendo importante: este site mostra as licenças de cada ícone, facilitando o trabalho do usuário. Alguns são gratuitos, outros não. Sempre importante pesquisar!

Você é designer gráfico? Queremos saber o que você achou das nossas dicas e ouvir as suas recomendações – que tal nos deixar um comentário no formulário abaixo?

Jota Del Rosso

Jota Del Rosso é redatora, tradutora, cientista social e atriz em formação. Acredita que trabalhar remotamente foi uma das melhores coisas que já decidiu fazer e por isso, é a pessoa perfeita para as traduções em português do freelancermap.com

Por Jota Del Rosso

Artigos recentes