Checklist para nômades digitais: como se preparar antes de cair na estrada

C

Você está pensando em se tornar um nômade digital? Se você é freelancer, viajar e trabalhar ao mesmo tempo é uma possibilidade real e pode se concretizar com um pouquinho de planejamento. A coisa mais importante para aqueles que desejam investir neste estilo de vida é saber se preparar para o que vem adiante. Se você não sabe nem por onde começar e gostaria de algumas dicas para investir neste projeto, observe o material que preparamos para você.

Um nômade digital é alguém que trabalha à distância e se utiliza da tecnologia para trabalhar. Graças à liberdade que este sistema permite, os nômades digitais podem se manter em contato com clientes e colegas através do computador enquanto viajam e trabalham de basicamente qualquer local do mundo que possua acesso à internet.
Como freelancer, dar o último passo em direção a este estilo de vida não costuma ser tão difícil – boa parte das pessoas que trabalham com este regime trabalham à distância. Tomar esta decisão, no entanto, exige algum preparo. Para auxiliá-lo, fizemos uma lista de coisas que você deve garantir antes de se tornar um nômade digital.

Deixe o seu trabalho alinhado antes de ir

Nômades digitais têm muitos obstáculos para superar. Nem todos os lugares possuem wi-fi e existem inúmeras distrações mundo afora. Se você está pensando em conseguir clientes enquanto viaja, talvez seja mais interessante trocar a ordem deste processo.
Ter uma rotina de trabalho e uma boa relação com seus empregadores antes de viajar permitirá que você tenha estabilidade financeira, bons conhecimentos e, claro, possibilidade de produzir muito mais. Uma vez na estrada, a tentação de deixar tudo para o outro dia é sempre muito grande… e isto é muito perigoso para o seu rendimento, para o andamento do seu trabalho e para o sucesso da sua missão. Acredite.

Carregue a tecnologia certa com você

Quando estiver viajando, o seu notebook será o seu melhor amigo. Você trabalhará em horários bastante irregulares se estiver em um local com fuso horário diferente e possivelmente terá que se conectar em horas estranhas caso o cliente solicite uma reunião de última hora. Antes de se atirar de cabeça no nomadismo digital, você precisa garantir que a tecnologia que carrega consigo esteja alinhada com as suas necessidades.
Tenha certeza de que todos os programas dos quais precisa estejam instalados e devidamente atualizados, especialmente se você for programador ou designer. Um mouse de boa qualidade, um disco rígido extra, fones de ouvido e microfone funcionais também são coisas indispensáveis.

Internet é essencial

Ser nômade digital é estar livre de boa parte das amarras do mundo. Perceba que dissemos “de boa parte” e não “de todas”. Por quê? Porque este estilo de vida faz com que você precise, o tempo inteiro, de uma conexão de internet decente. Isto significa que não, infelizmente você não poderá se isolar naquela ilha paradisíaca do pacífico se ela não puder lhe oferecer um sinal de wi-fi minimamente adequado.
Sim, sabemos que boa parte dos locais, estabelecimentos comerciais e hostels oferecem internet a seus frequentadores. Ainda assim, não é bom contar com a sorte. Adquirir um equipamento de internet móvel pode ser uma ótima ideia.

Informe os seus clientes

Trabalhar do outro lado do mundo implica que seus clientes receberão e-mails em horários estranhos e que nem sempre conseguirão falar com você na hora que eles desejam. Informe aos seus clientes quando estiver para tomar um avião, mas ofereça-os um plano detalhado sobre as suas horas de trabalho.
Lembre-se: seu cliente não se importa com o que você está fazendo e possivelmente não tem nada a dizer sobre as suas escolhas de vida. O que ele deseja de você é um trabalho bem feito e compromisso com as datas estabelecidas pelo contrato.
A regra de ouro é: guarde um tempo para nadar com tubarões ou passear pelas ruas de Veneza; viajar é ótimo e você decidiu ser um nômade digital para conhecer o máximo que puder do mundo, mesmo. Não se esqueça, no entanto, de honrar os seus compromissos. 

Tenha um plano de trabalho

Ter um plano de trabalho não é importante apenas para os seus clientes, mas também para você. Através dele, você terá uma ideia de quantas horas precisará trabalhar para terminar aquele job, poderá marcar dias específicos e estabelecer metas e conseguirá, num geral, trabalhar de forma muito mais fluida e inteligente.
Muitos nômades digitais contam com a ajuda de aplicativos para organizar e se manter em contato com seus clientes e companheiros de profissão. O Trello, por exemplo, é uma ferramenta excepcional para o gerenciamento de projetos. O Slack, por sua vez, é ótimo para enviar mensagens instantâneas. Com o Google Hangouts, você poderá manter um calendário atualizado de todas as suas reuniões e projetos e criar salas de conversa com seus clientes.

Se você gostaria de trabalhar como freelancer ao redor do mundo, cheque a nossa lista de cidades perfeitas para profissionais freelancers! Além disso, lembre-se de checar algumas das oportunidades disponíveis em nosso banco de dados!
 

Junte-se à comunidade de freelancers hoje mesmo! Crie seu perfil de expert em apenas 2 minutos.  
Registre-se grátis!

Você é freelancer e está pensando em aderir ao nomadismo digital? Conte-nos mais sobre os seus planos para os próximos meses!

Jota Del Rosso

Jota Del Rosso é redatora, tradutora, cientista social e atriz em formação. Acredita que trabalhar remotamente foi uma das melhores coisas que já decidiu fazer e por isso, é a pessoa perfeita para as traduções em português do freelancermap.com

Por Jota Del Rosso

Artigos recentes

Cookie Consent One Trust