6 dicas para fidelizar os seus clientes

6

Trabalhar com os mesmo clientes – ou fidelizá-los, se você preferir o termo – é uma das coisas mais importantes para quem optou por ser freelancer. Relações concretas com seus clientes fazem com que você tenha um fluxo de trabalho constante, o que, por sua vez, implica em mais estabilidade e mais tranquilidade para trabalhar. Resumidamente, trabalhar com clientes com os quais você já trabalhou antes é essencial para manter o seu negócio funcionando.

Além de tudo, conseguir novos clientes é mais caro e trabalhoso do que “ativar” clientes antigos. Se você souber como abordá-los e conquistar a atenção deles, o seu nome será sempre lembrado quando projetos similares voltarem a acontecer. Abaixo, confira seis dicas para fidelizar seus empregadores e conseguir bastante trabalho:

  1. Envolva-os no processo de trabalho

Alguns contatos funcionam mais ou menos assim: o cliente entra em contato com você, você fica por dentro dos detalhes do contrato, aceita os prazos e entrega o trabalho dentro de algumas semanas. Este processo pode ser eficiente em alguns casos, mas é uma ótima maneira de fazer com que o cliente não se lembre do seu nome.

O melhor jeito de evitar esta situação é simples: comunicação. Fale com o cliente sobre detalhes importantes do serviço, faça perguntas, invente novas formas de criar conteúdo – ou seja, envolva-os no seu processo de trabalho. Isto garantirá que eles receberão o que desejam e que associem a sua imagem a algo bem feito.

  1. Seja pró-ativo e ofereça soluções

Outra maneira de oferecer valor ao cliente é oferecendo a sua experiência ao entrar em contato com um projeto pela primeira vez. Seu cliente pode ou não saber quais são os objetivos do projeto e o caminho mais interessante a trilhar, mas você é o expert. Você sabe o que funciona e o que não faz sentido. Divida seus conhecimentos com ele.

Vamos dizer que você tem o costume de criar websites e o design que o seu cliente deseja não é uma boa ideia. Ou você é um redator e precisa escrever um artigo de seis páginas, que você sabe que ninguém vai ler. Em vez de criar um website medíocre ou escrever um texto que não terá finalidade, ofereça a sua visão sobre o problema. Desta forma, você receberá crédito quando o cliente obtiver sucesso.

  1. Seja responsável

Este é um ponto óbvio, mas é sempre importante reforçá-lo. Uma das maiores preocupações de todos que desejam se aproximar ou contratar freelancer é o sentimento de insegurança que às vezes ronda este sistema de trabalho. Alguns clientes têm medo de que os freelancers não cumpram os prazos estabelecidos, por exemplo. Prove-os que isto é um equívoco: entregue todos os seus projetos na hora certa. Trabalhe para que o resultado do seu esforço seja atraente, chamativo e cumpra todos os requisitos necessários. Mostrar-se responsável e preocupado com o andamento de um projeto e com o que você entrega cria uma imagem profissional sólida.

  1. Não se esqueça do feedback

A melhor maneira de sinalizar que uma relação de trabalho não chegou ao fim só porque um projeto foi completado é fazer o que chamamos de follow up. Espere algumas semanas e entre em contato com o seu cliente. Pergunte se eles estão satisfeitos com o resultado do seu trabalho e peça feedback.

Alguns freelancers levam este passo adiante e criam uma pesquisa de opinião, a qual é enviada aos clientes no final de cada job. Isto é interessante porque permite, além de tudo, que você registre e documente informações sobre os seus trabalhos.

  1. Relações existentes podem sempre ser melhoradas

Enquanto freelancer, sua personalidade é parte essencial do seu negócio. Você é um indivíduo com uma série de habilidades, mas também trabalha em um mercado bastante personalizado. Suas fotos e hobbies importam. Como você interage com os seus clientes importa – e isto vai além das interações formais.

Ser amigável e gentil é uma das coisas que mantém as suas relações pessoais funcionando e também se aplica ao seu negócio freelancer. Seu cliente mencionou que teve um filho recentemente? Pergunte como a criança está. Ele visitou algum lugar bonito nos últimos meses? Pergunte-os sobre a viagem. Não subestime a validade destes detalhes: eles garantirão que você será lembrado como mais do que um nome nos e-mails.

  1. Lembre-os de que você existe

Clientes ocupados podem esquecer de projetos específicos. Mesmo que você tenha deixado uma boa impressão, manter-se atento a todos os freelancers que passaram por uma empresa ou projeto pode ser complicado. Como você pode lidar com isso? Mantendo o contato.

Existe uma razão pela qual tantos freelancers possui newsletters e costumam enviar cartões e mensagens nas datas comemorativas mais importantes aos seus clientes. Diversas estratégias de marketing consistem em garantir que os clientes lembrem da sua existência. Tire um dia a cada três meses para mandar mensagens para antigos contatos!

Enquanto freelancer, o que você acha sobre o tópico que abordamos neste artigo? Conte-nos as suas percepções abaixo!

Jota Del Rosso

Jota Del Rosso é redatora, tradutora, cientista social e atriz em formação. Acredita que trabalhar remotamente foi uma das melhores coisas que já decidiu fazer e por isso, é a pessoa perfeita para as traduções em português do freelancermap.com

Por Jota Del Rosso

Artigos recentes