Freelancers: como encontrar o mercado certo em apenas 4 passos

F

Alguns freelancers atuam em áreas específicas, nas quais permanecem por anos – normalmente, é nestas áreas que eles possuem formação acadêmica ou experiência anterior de trabalho. Muito embora boa parte destes trabalhadores atue por paixão, a especificidade de suas habilidades pode, às vezes, fazer com que eles se sintam deslocados do mercado (o qual, por sua vez, adquire novas demandas o tempo inteiro). Como encontrar um espaço que faça jus às suas expectativas e esteja de acordo com aquilo que está no seu currículo?

Este artigo foi feito para freelancers que desejam encontrar um mercado que se encaixe em suas habilidades e que é viável enquanto opção de carreira. Dê uma olhada no nosso passo a passo para conquistar este objetivo:

1.Aperfeiçoe as suas habilidades

Você não sabe em qual mercado deve entrar? Não se desespere: por conta deste fato, você tem um mundo de possibilidades à sua disposição. Não caia na armadilha de correr atrás das coisas que estão na moda e em alta, porque as tendências mudam rápido demais e você deve sempre prezar por algo que você ame.
Como encontrar a opção certa para você? Experimente tudo o que aparecer. Parece um pouco louco, mas é verdade: este é o momento de pesquisar, entender, visitar seminários, conversar com experts e trabalhadores distintos (nós temos um diretório de freelancers que pode ser útil!) e conhecer mais sobre o que ainda não faz tanto sentido para você. Permitir-se adentrar em universos ainda desconhecidos é o primeiro passo para descobrir o seu caminho.

2. Pense a longo prazo

Você identificou um mercado ou nicho interessante? Isto é ótimo! Vamos ao que interessa: este mercado parece viável e possui aparente durabilidade? Você acredita que ele estará de pé e funcionando bem daqui a cinco anos e que lhe oferecerá boas possibilidades financeiras? E em dez anos, qual será o status de um trabalhador sênior desta área? Se você não consegue responder a estas perguntas, é possível que este nicho seja muito novo ou incerto. É claro que não é preciso investir apenas no que está consolidado, mas sempre vale a pena ser um pouco cauteloso.
Como fazer isso? Simples: não fique em uma coisa só. Torne-se versátil e capaz de atuar em diversos segmentos. Não aposte todas as suas fichas em um único número!

3. Paixão ou dinheiro?

Sempre que pensamos no regime de trabalho freelancer e em tudo aquilo que cerca esta opção de vida outrora mística, mas cada vez mais adotada, esta pergunta surge. Honestamente? Este questionamento é um tanto quanto ridículo. Não é preciso abrir mão das paixões por dinheiro, assim como não é preciso aceitar um salário indigno para ir atrás daquilo que se ama. Não estou dizendo que você deve investir em algo que certamente não lhe dará retorno e não, eu não sou um romântico incurável.
Acredite quando eu digo que a escolha mais pragmática é a paixão. Lembre-se de que você está escolhendo algo que irá nortear a sua vida pelos próximos dez ou vinte anos. Se você não escolher o que lhe dá prazer, as suas chances de se destacar no mercado são mínimas. Sem paixão, sem motivação. Sem motivação, sem boas ofertas, sem sucesso, sem dinheiro e sem felicidade na profissão. Leia um pouco mais sobre isso neste artigo em como transformar sua paixão em carreira.

4. Foco total!

Depois de identificar o mercado que faz sentido para você e se aperfeiçoar nas habilidades necessárias, é importante manter-se focado. Vários freelancers se perdem por acreditar que podem ser experts em absolutamente tudo e, embora seja bom saber um pouco de cada coisa, é extremamente necessário identificar os seus pontos fortes e torná-los indestrutíveis.
Em vez de tentar conquistar o mundo, que tal começar com o seu bairro ou cidade? Mantenha-se atento, interessado e trabalhe com qualidade: depois que você se tornar conhecido em sua região, tente expandir os seus negócios e a sua área de atuação.
 

Junte-se à nossa comunidade de freelancers hoje mesmo! Crie seu perfil de expert em apenas 2 minutos.  

Registre-se grátis!

Como sempre, comentários e perguntas são muito bem-vindos!

Jota Del Rosso

Jota Del Rosso é redatora, tradutora, cientista social e atriz em formação. Atua como freelancer em tempo integral e dedica-se a todas as suas paixões. Acredita que trabalhar remotamente foi uma das melhores coisas que já decidiu fazer e por isso, é a pessoa perfeita para as traduções em português do freelancermap.com

Por Jota Del Rosso

Artigos recentes