Como o Quora pode ajudar Freelancers

C

Como um freelancer que atua com marketing, você está constantemente em busca de maneiras de gerar valor através de novas informações e conteúdo relevante. Para demonstrar a possíveis empregadores o seu expertise, você precisa fazer com que o seu material seja interessante – e bom o suficiente para ser, digamos, o seu cartão de visitas. Qual é a plataforma perfeita para fazer isso?

Como qualquer freelancer irá responder, plataformas populares como o Facebook e o Twitter possuem várias vantagens e desvantagens quando pensamos em marketing (especialmente no tipo de marketing que citamos acima). Existe um site, no entanto, que foi criado com o propósito de trazer respostas às perguntas mais espinhosas de inúmeros campos de atuação: esta plataforma, como você pode imaginar pelo nome deste artigo, é o Quora. Não importa se você já ouviu falar ou ainda não: o que importa é saber que o Quora pode ser uma ferramenta ótima para o seu marketing freelancer. Neste artigo, falaremos um pouco sobre as especificidades do Quora e falaremos um pouco sobre como se utilizar dele da melhor maneira possível.

O que é Quora, afinal?

O Quora é um site que, basicamente, permite que as pessoas façam perguntas e recebam respostas de experts. A comunidade pode avaliar as respostas e perguntas e, assim, determinar quais são os tópicos mais chamativos e as informações mais completas. Existem perfis e tópicos que podem ser seguidos – e, claro, uma infinidade de assuntos a serem debatidos. O Quora foi criado há mais ou menos oito anos, por dois ex-empregados do Facebook. Adam D’Angelo, um dos co-fundadores, este envolvido com o setor de tecnologia e engenharia de informação do Facebook antes de criar o seu próprio negócio. Desde a sua criação, o Quora cresceu muito: hoje recebe cerca de cento e noventa milhões de visitantes únicos e foi avaliado em 1.8 bilhões de dólares. Nada mau. Gostou da ideia? Dê uma olhada nas nossas dicas para ter uma boa experiência com o Quora:

1. Crie um perfil

Criar um perfil no Quora é bem simples: se você já esteve em redes sociais cujo objetivo era impulsionar a carreira dos cadastrados, como o LinkedIn (aliás, que tal saber mais sobre como tornar o seu perfil do LinkedIn bem mais atraente?), não terá problemas nesta parte. Para efetuar o cadastro, você precisará de uma foto profissional – uma que você não se importaria de colocar no currículo, por exemplo -, um breve resumo das suas experiências profissionais e um link para as suas referências, portfólio ou trabalhos. Existe uma parte em que você pode incluir credenciais, falar sobre os locais onde você estudou e por aí vai. Após escolher os tópicos que você mais domina, você terá uma sessão que indica quais são os pontos fortes e os assuntos sobre os quais você sabe falar.

2. Identifique o que as pessoas querem saber

A plataforma é um lugar incrível para freelancers que estão focados em marketing através de divulgação de informação porque consegue responder à maior de todas as perguntas: o que meus leitores querem? Quando você está no Quora, você consegue saber exatamente o que as pessoas querem saber. Antes de tudo, olhe para as perguntas em evidência em um tópico específico – como o tópico HTML. O Quora lhe dirá quando a pergunta foi postada, quantas mensagens ela recebeu e quantas pessoas estão observando aquele tópico específico. Tudo isso é muito relevante.

3. Escolha as perguntas certas

Agora que você viu as perguntas, precisará escolher aquelas que melhor se adequam aos seus conhecimentos e especialidades. Existem centenas de milhares de perguntas sendo respondidas no Quora todos os dias, então você certamente não conseguirá cobrir tudo o que aparecer por lá. Como você decide qual é o melhor caminho a seguir, então? Antes de tudo, você precisa mirar nos posts que possuem uma grande quantidade de seguidores. Ao fazer isto, você garantirá que a sua resposta será visualizada por um grande número de pessoas. Além disso, dê uma olhada nos posts recentes e que ainda não possuem muitas mensagens – se alguém já disse tudo o que deveria ser dito, de maneira inteligente e fácil de ser compreendida, você possivelmente não terá muito mais a adicionar.

4. Responda de forma simples e descomplicada

Se você quer que as suas respostas obtenham destaque, você precisa ser conciso, abrir mão das firulas e ir direto ao que interessa. Pense: se você está em uma situação adversa e precisa de respostas, você costuma ler textos enormes, sem formatação ou clareza? Óbvio que não. Uma boa estratégia para se dar bem no Quora é limitar o primeiro parágrafo a duas ou três frases e então se aprofundar. Utilizar listas e mirar em frases curtas e de fácil entendimento são sempre possibilidades boas.

 

Resuma suas respostas em até 3 sentenças e então vá para os detalhes. Use listas e foque em ser claro e consiso.

 

5. Faça perguntas

Por fim, lembre-se que é preciso participar do outro lado também: você não pode ser sempre a pessoa que responde. De vez em quando, você precisa ser aquela que pergunta. Marque presença na comunidade, seja ativo, fale com os seus seguidores e não tenha medo de fazer perguntas. Fazer parte de uma grande discussão é muito valioso e certamente irá colaborar para o seu desenvolvimento pessoal e para o seu crescimento.

Você tem perguntas para fazer ou feedback para nos dar? Nos conte mais nos comentários abaixo: queremos saber o que você têm a dizer!

Jota Del Rosso

Jota Del Rosso é redatora, tradutora, cientista social e atriz em formação. Acredita que trabalhar remotamente foi uma das melhores coisas que já decidiu fazer e por isso, é a pessoa perfeita para as traduções em português do freelancermap.com

Por Jota Del Rosso

Artigos recentes