10 Competências Indispensáveis a qualquer Freelancer

1

Fala-se muitas vezes do que é necessário para obter sucesso enquanto freelancer, mas raramente se especifica o que realmente é necessário. Que competências e habilidades interpessoais são necessárias para começar e ter sucesso?

Neste artigo vamos focar-nos nas habilidades interpessoais e nas habilidades comportamentais necessárias se alcançar um bom nível de crescimento enquanto freelancer.

  1. Hard Skills vs. Soft Skills: qual é a diferença?
    1. O que são hard skills?
    2. O que são soft skills?
    3. Competências que se complementam
  2. Habilidades interpessoais indispensáveis para freelancers
    1. Confiança
    2. Vender as suas ideias
    3. Gestão de tempo
    4. Planeamento a longo e a curto-prazo
    5. Paixão em aprender
    6. Comunicação eficiente
    7. Lidar com o stress
    8. Persistência
  3. Hard Skills indispensáveis para um freelancer
    1. Contabilidade e finanças
    2. Marketing
  4. Treinar habilidades interpessoais: Como melhorar?
  5. Como apresentar suas habilidades em seu perfil freelance

Todos os que já tentaram ser freelancers pelo menos durante um ano ou dois sabem quão vasta pode ser a lista de requisitos e habilidades.

Assim, para todos os que estão a pensar enveredar pelo freelancing e se questionam acerca do que devem fazer para aumentar as hipóteses de sucesso, apresentamos aqui as competências que são absolutamente indispensáveis.

Hard Skills vs. Soft Skills: qual é a diferença?

Quando falamos acerca das habilidades necessárias para efetuar um determinado serviço, muitas vezes surgem termos como ‘hard skills’ e ‘soft skills’. Mas qual é exatamente a diferença entre elas? 

Vamos começar exatamente por este ponto: hard skills vs soft skills, o que precisa de saber enquanto freelancer.

O que são hard skills?

As hard skills são competências mensuráveis, que se podem aprender, e que são cruciais para um determinado trabalho.

Estas competências podem ser claramente definidas e muitas vezes são aprendidas, e não intrínsecas. Também são conhecidas como habilidades técnicas.

Exemplos de hard skills:

  • Um programador que é especialista numa determinada linguagem de código
  • Um web developer com capacidade de construir um website em WordPress
  • Um web designer que é especialista em Sketch
  • Um escritor com conhecimentos de WordPress e no plugin Yoast

De certa forma, podemos categorizar as hard skills como as competências técnicas necessárias para a execução de um trabalho.

Estas são claramente habilidades para currículo, ou seja, competências que deve sempre adicionar ao seu currículo.

O que são soft skills?

As soft skills, por outro lado, são traços de personalidade que podem ajudar uma pessoa num determinado trabalho.

Embora não sejam cruciais, são extremamente úteis e podem perfeitamente marcar a diferença entre o sucesso e o falhanço. As soft skills também são conhecidas como habilidades interpessoais ou habilidades com pessoas.

Exemplos de habilidades interpessoais:

  • Comunicação
  • Feitio
  • Pensamento crítico
  • Orientação para resultados
  • Paixão por aprender
  • Liderança de equipe
  • Adaptabilidade

Assim, podemos afirmar que as soft skills são habilidades comportamentais. E ainda que as mesmas não sejam requisitos fundamentais para a execução da maioria das tarefas, podem ajudar grandemente em certas funções.

Competências que se complementam

Os freelancers necessitam de diferentes hard skills, que dependem muito da sua área de especialização. Obviamente que um freelancer que se dedica à escrita necessitará de possuir um conjunto de hard skills manifestamente diferente das que necessita um programador.

Apesar disso, no que diz respeito às soft skills, existem alguns traços de personalidade que se podem revelar muito úteis para todos os freelancers. No próximo capítulo, dedicaremos atenção a essas habilidades comportamentais.


Junte-se à nossa comunidade de freelancers hoje mesmo! Crie seu perfil de expert em apenas 2 minutos. Encontre Projetos sem comissão!


Habilidades interpessoais indispensáveis para freelancers

As diferenças entre as habilidades interpessoais constituem fatores de diferenciação. Todos somos diferentes em termos de personalidade, por isso todos temos diferentes caraterísticas, diferentes habilidades interpessoais e diferentes habilidades comportamentais.

Ainda assim, apresentamos um conjunto de habilidades interpessoais particularmente relevantes para o sucesso enquanto freelancer.

1) Confiança

Todos os freelancers devem ser confiantes acerca daquilo que sabem fazer e das suas competências. Se você não acreditar em si próprio, os seus potenciais clientes também não vão acreditar.

A confiança não é um dado adquirido e pode ser aprendida, principalmente se der o seu melhor no seu trabalho e conseguir ter consciência de tudo o que já conseguiu conquistar.

2) Vender as suas ideias

Convencer os outros de que precisam dos seus serviços é essencial quando você é o seu próprio chefe e 100% responsável pelos seus rendimentos todos os meses.

Além disso, terá que conseguir fazê-lo num curto período de tempo, quer seja através da escrita, através do seu website ou cara a cara. Os potenciais clientes vão abordar vários freelancers, por isso você terá que conseguir causar impacto rapidamente para prender a atenção do cliente a si e aos seus serviços.

3) Gestão de tempo

Ser capaz de criar horários e, ainda mais importante, cumpri-los, é decisivo no sucesso do seu negócio.

Trabalhar como freelancer é muito diferente de trabalhar num escritório – ninguém var verificar se está sob mais ou menos pressão. Terá que descobrir por si mesmo a melhor forma de manter o nível de motivação alto e a sua agenda organizada, com o mínimo de procrastinação possível.

4) Planeamento a longo e a curto-prazo

Quer seja para cumprir o deadline ou descobrir o futuro do seu negócio, o planeamento faz muitas vezes todas a diferença, distinguindo os bons freelancers dos ótimos freelancers.

Os freelancers precisam não só de gerir o seu tempo e a carga de trabalho semanal, mas também estabelecer um objetivo a longo-prazo para o destino que querem dar ao seu negócio.

5) Paixão em aprender

Esta quinta dica é de importância vital – praticamente todas as áreas em freelancing são extremamente dinâmicas. As regras do jogo podem mudar numa questão de meses.

É sua responsabilidade melhorar sempre e aprender novas e relevantes competências que manterão os seus serviços atuais e apelativos para novos potenciais clientes.

6) Comunicação eficiente

Você vai precisar de comunicar muito, principalmente com clientes. E isso deve ser feito de forma eficaz. Por um lado, deve ser capaz de transmitir de forma curta e precisa aquilo que consegue realmente fazer e mediante que condições.

Por outro lado, deve compreender porque é que o outro lado comunica de certa forma. Isto implica ler nas entrelinhas, identificar problemas e compreender as expetativas do cliente.

7) Lidar com o stress

O stress e a exaustão são facilmente eliminadas quando não está numa situação comparável, mas fazê-lo pode revelar-se um verdadeiro desafio. Manter a cabeça fria e não se exceder serão fatores decisivos na sobrevivência do seu negócio.

8) Persistência

Não desistir e ser paciente também é muito importante – quer esteja à procura de um novo projeto em freelancing, à espera da resposta dos seus clientes, a tentar alargar a sua rede de contactos ou a trabalhar numa tarefa particularmente desafiante.

Há que manter a paciência durante um período de tempo que se possa considerar razoável.

Habilidades profissionais para freelancers

Hard Skills indispensáveis para um freelancer

Embora cada freelancer tenha um conjunto diferente de hard skills, que depende da sua área de atuação, existem algumas hard skills que todos os freelancers devem adquirir para que possam conduzir o seu negócio com sucesso. E estas são:

9) Contabilidade e finanças

Como freelancer, você será o seu próprio departamento financeiro. Determinar onde investir para melhorar o seu negócio, manter os impostos em dia, fazer o negócio crescer e ainda viver, tudo ao mesmo tempo, pode ser bastante complicado.

É por isso que antes de começar se deve familiarizar bem com o enquadramento financeiro da carreira que escolheu.

Afortunadamente, há software de contabilidade no mercado que o pode ajudar com isto. Alguns dos mais conhecidos internacionalmente são Freshbooks (30 dias de teste gratuito) ou Bonsai.

10) Marketing

As palavras Linkedin, SEO ou networking significam alguma coisa para si? Se não, então provavelmente não está pronto para promover o seu negócio como freelancer. Conseguir visibilidade é das coisas mais difíceis no início, por isso será muito útil saber dar um empurrão extra sempre que possível, no que a isto diz respeito.

Treinar habilidades interpessoais: Como melhorar?

Se leu a lista de habilidades interpessoais (soft skills) e acha que tem algumas em falta que lhe parecem bastante úteis, não desespere !É possível aprender e melhorar as soft skills, mesmo não sendo mensuráveis.

Você já deu o passo essencial: reconheceu que necessita de melhorar uma determinada soft skill. Ter essa consciência é essencial para poder melhorar algo que para si não lhe é natural, seja uma má gestão de tempo ou falta de confiança.

O seu treino deve também incluir pesquisa e prática. Leia livros que expliquem o que pode fazer para se tornar mais confiante. Encontre um mentor que seja vendedor-nato e tente apreender as suas técnicas. Leia acerca da técnica Pomodoro e a gestão de tempo.

Praticar estas soft skills todos os dias no seu negócio de freelancing é a melhor forma de as tornar em hábitos e, eventualmente, incorporá-las na sua personalidade. Pode demorar algum tempo – mas não há dúvida de que é possível mudar e melhorar as suas soft skills.

Como apresentar suas habilidades em seu perfil freelance

O Freelancermap inclui uma seção completa de habilidades (skills) onde você pode fazer uma lista das coisas em que você se destaca, seu conhecimento técnico e a experiência acumulada.

Você deve usar este espaço para listar suas habilidades técnicas e interpessoais.

Acho que você tem que se destacar entre muitos outros freelancers e que simplesmente mencionar que você tem confiança em si mesmo e é um bom comunicador não terá um grande impacto.

É melhor mostrar que você tem essas habilidades sociais sem explicitamente enumerá-las.

Exemplo soft skills e hard skills freelance

Você pode fazê-lo por ser assertivo em suas frases, respondendo no tempo se uma nova proposta chegar e ser educada e profissional ao se comunicar com clientes em potencial. Isso terá um impacto muito maior do que simplesmente dizer que você é um bom comunicador.

Além disso, recomendamos começar com os anos de experiência que você tem e fazer uma lista na qual é fácil entender suas habilidades mais técnicas.

Se você ainda não tiver seu perfil freelancer no freelancermap, sinta-se à vontade para criar sua conta gratuita para se conectar com empresas e clientes em todo o mundo.

Freelancing pode ser difícil e definitivamente não é para todos. Mas ninguém nunca aprendeu a nadar sem tocar na água! Os erros são uma parte natural e importante do processo de aprendizagem.

Vá lá, dê o seu melhor e veja se você tem o que é preciso para ser bem sucedido em freelancing.

Boa sorte! Estamos felizes por estar ao seu lado nesta emocionante jornada.

Natalia Campana
Por Natalia Campana

Artigos recentes