Como se tornar um web designer freelancer de sucesso em 5 passos

C

Web design é, sem sombra de dúvidas, um campo lucrativo. Sabemos bem que esta é uma profissão que tem sido bastante celebrada e requerida nos últimos anos e esta tendência só tende a crescer. Afinal, websites e aplicativos não param de borbulhar e, uma vez que são elementos essenciais nas estratégias de diversas companhias, demandam o trabalho de uma equipe de programadores, redatores e profissionais do design. Saiba mais sobre como se tornar um web designer.

Passos para se tornar um web designer

Para se tornar um web designer de sucesso, se precisa de uma série de diferentes habilidades, e este artigo tem como objetivo listá-las. Iremos nos aprofundar em algumas especializações necessárias, falar sobre ferramentas específicas e analisar como estas coisas contribuem para o trabalho de um profissional do meio (especialmente se ele é freelancer). Olha só:

1. Domine as ferramentas mais importantes

Parece óbvio, mas o primeiro e mais essencial passo é conhecer o básico. Isso inclui o Photoshop, o Illustrator e alguns de seus competidores mais renomados. Você pode escolher se prefere se tornar especialista em um programa particular ou se deseja saber um pouco de cada, mas é sempre importante ter pelo menos uma noção do que há no mercado.

A maior parte dos softwares de design funciona de maneira similar, de forma que você não terá tantos problemas em entender alguns mecanismos de funcionamento.

Os programas que você usa, claro, têm muito a ver também com as predileções e orçamento de seu contratante. Para saber quais são os softwares mais populares do momento, consulte este artigo aqui.

2. Saiba um pouco de programação

Embora você trabalhe com design, sempre vale a pena saber um pouco sobre programação. Essa tem sido uma habilidade bastante valorizada, então é sempre bom garantir seu diferencial. Muitos clientes esperarão que você seja capaz de guiá-los durante o processo de criação de um website, o que significa que gostarão de saber que você entende, pelo menos um pouco, sobre códigos.

Seu ponto de partida pode ser o HTML, por exemplo. Depois disso, que tal investir no básico do CSS e do JavaScript? Ambas as linguagens o auxiliarão a entender mais sobre o trabalho dos desenvolvedores e poderão tornar todo o processo de criação de um site muito mais interessante e enriquecedor.

3. Não pare de buscar conhecimento

Agora que você já aprendeu algumas coisas novas, deixe que lhe demos algumas notícias boas… e outras ruins. Ser um web designer é divertido e muito dinâmico. Tudo muda muito rápido, então você nunca ficará entediado. O problema disso, entretanto, é que você não terá muito tempo para respirar: mudanças bruscas exigem renovação de conhecimento constante, de maneira que você não pode nunca parar de estudar.

Isso, por incrível que pareça, não tem apenas a ver com ferramentas “da moda”. Os conceitos de design e as filosofias por trás de algumas tendências são frequentemente atualizados. Os formatos, cores, relevos e sombras têm motivo e querem dizer alguma coisa, e eles estão sempre sendo alterados. Como web designer, é sua obrigação permanecer atento às oscilações do mercado.

4. Adapte-se aos seus clientes

Você precisa de mais do que apenas disciplina e boas ferramentas. Como um web designer freelancer, você precisará aprender a se comunicar com os seus clientes. Um dos maiores erros profissionais é não ouvir o que os seus contratantes têm a dizer.

Muitos web designers têm predileções e gostam de fazer o seu trabalho de um jeito específico e isso não é, necessariamente, ruim. No entanto, você precisa entender que adaptar o seu estilo às necessidades de seus clientes é vital. Se você seguir apenas a sua intuição, pode até ficar feliz no final – o cliente, entretanto…

5. Pense adiante

Por último, entenda que  manter um negócio ou empreendimento requer planejamento. Antes de começar, tenha dinheiro para ficar tranquilo por pelo menos três meses. Os clientes não surgem de uma hora para outra, então você precisa se precaver.

Capital inicial sugerido para um freelancer - Pesquisa freelancer 2021 freelancermap
freelancers sugerem começar como freelancer com um capital de $ 17,000.

Calcule bem o seu preço para garantir que você não terá problemas e não se esqueça de se preparar para períodos de vacas magras. Alguns meses são mais agitados, outros são mais ociosos. Mantenha-se na ativa o máximo que puder, entretanto!

Jota Del Rosso

Jota Del Rosso é redatora, tradutora, cientista social e atriz em formação. Acredita que trabalhar remotamente foi uma das melhores coisas que já decidiu fazer e por isso, é a pessoa perfeita para as traduções em português do freelancermap.com

Por Jota Del Rosso

Artigos recentes