Como fazer a entrevista perfeita no Skype em 5 passos

25.08.2016

Se você é freelancer e trabalha internacionalmente, possivelmente já teve que fazer algumas entrevistas pelo Skype (e possivelmente terá que fazer mais). Se você está começando nesta profissão, bem… vale a pena começar a se preparar já.


 
As entrevistas do Skype não são tão diferentes das entrevistas presenciais, mas existem alguns detalhes que devem ser considerados: pequenos cuidados podem fazer a diferença entre uma entrevista boa e uma entrevista péssima. Para descobrir o que fazer para garantir a sua contratação, continue a ler este artigo!

1. Internet sólida e plano B
Nada frustrará mais o seu possível empregador do que não conseguir falar com você - uma conexão boa de internet é, portanto, imprescindível. Se o vídeo trava e o áudio dá problema frequentemente, as pessoas precisam se repetir. Isso, por si só, já é um exercício de paciência. Se você já esteve em uma situação como esta, você sabe que, depois de dez minutos, tudo o que você quer é desilgar o computador e dormir.
Para evitar que isto ocorra, teste a sua conexão de internet antecipadamente. Você pode fazer um teste de velocidade online ou utilizar uma rede que não costuma dar problema. Se você possui cabo, faça uma conexão direta. Uma outra boa ideia é ter internet ilimitada no celular (rotear o seu telefone é uma ótima opção caso o provedor de internet resolva parar de funcionar). Independente da sua opção, uma coisa é certa: ter um plano B é preciso.
 
2. Hardware decente
Como alguém que utiliza o Skype frequentemente e já teve que trocar de aparelhos e dispositivos algumas vezes, uma coisa eu posso garantir: o tipo de hardware escolhido faz muita diferença na qualidade do seu áudio. Não se trata de gastar quantidades imensas de dinheiro e de transformar o seu quarto em um estúdio de gravação, claro - o que importa é que o outro lado consiga ouvi-lo perfeitamente, de forma límpida e clara. Fones de ouvido com microfone, por exemplo, garantem que você não precisará se debruçar sobre o notebook para que a outra pessoa o escute. Pense nisso!
 
3. Background
Depois de conseguir uma conexão boa e de garantir que será ouvido, é hora de ligar para o entrevistador e fazer o seu show. O que você deseja mostrar para quem está ao outro lado? O que a sua câmera captura? Analise se faz sentido mostrar ao seu possível empregador um quarto bagunçado, cheio de papéis espalhados, caixas empilhadas e afins. Não, certo? Pois é. Nada transpira mais confiabilidade e tranquilidade do que um fundo limpo e que não oferece muitas distrações. Poucas cores e pouco movimento dão foco ao que realmente importa (que, neste caso, é você).
Se você costuma trabalhar de casa e já criou um home office, não pense duas vezes antes de utilizá-lo como background para as suas entrevistas por Skype, fica a dica!
 
4. Iluminação
Se você sabe um pouquinho sobre fotografia, sabe que a iluminação pode mudar a sua aparência drasticamente. O posicionamento da luz pode, por exemplo, lançar sombras sobre o seu rosto e fazer com que você pareça cansado, mais velho ou soturno. Uma luz clara e natural, do contrário, faz com que você pareça amigável e jovial.
Se estou pedindo para que você compre um equipamento fotográfico profissional? Não, de forma alguma: estou sugerindo, na verdade, que você se sente diante de uma janela e garanta que a luz que vem de fora o alcance. Se você não pode fazer isso, ligue algumas fontes de luz auxiliares no quarto ou atrás de seu notebook e veja a magia acontecer.
 
5. Teste, teste e teste de novo.
Você sabe utilizar o Skype? Parece uma pergunta bem boba, mas nada é pior do que não conseguir resolver problemas técnicos durante uma chamada (problemas técnicos, neste caso, podem envolver não conseguir colocar áudio, desligar o áudio, esconder seu vídeo e programar o volume do microfone). A única maneira de aprender isso? Testando. Ligue para um amigo que esteja longe ou para os seus pais, se preferir. Utilizar o Skype por algumas horas e prestar atenção a estes detalhes fará com que você se sinta familiarizado com a ferramenta e, por incrível que pareça, irá contribuir para a sua futura entrevista. Vá pegá-los, campeão! 

Bônus: É Web Developer? Veja essas dicas para se preparar para a sua entrevista.
 
Você tem perguntas ou comentários sobre este artigo? Conte-nos mais sobre os seus pontos de vista nos comentários abaixo!

---
Pic: © contrastwerkstatt
Crie seu perfil de freelancer e encontre novos projetos agora mesmo.

 Cadastre-se grátis!

More articles

  • O que fazer quando atrasam o seu pagamento como freelancer?

    Infelizmente, atrasos no pagamento são um pouco constantes no mundo dos freelancers. Por algum motivo, muitos empregadores parecem acreditar que os trabalhadores freelancer podem “esperar”. Lidar com isso pode ser bastante estressante: o que pode ser pior do que não conseguir pagar os boletos que não param de chegar?
  • Como competir com freelancers que cobram menos que você

    O preço a ser cobrado é um dos tópicos que mais causam furor entre os freelancers - afinal, como escolher o preço que melhor se adequa às propostas recebidas? Para piorar, sabe-se que a competição às vezes é muito desleal e sempre há alguém disposto a vender o seu trabalho por, bem, quase nada...
  • 4 cursos gratuitos para fazer durante o próximo Verão

    No Verão, vários freelancers percebem uma queda na quantidade de trabalho: nesta época do ano, é comum que os clientes tirem férias ou prefiram adiar projetos maiores - afinal, que sentido faz aumentar a carga de trabalho se boa parte da equipe aproveita o calor para viajar? Embora você deva sempre manter em mente que é importante tirar um tempo para descansar, às vezes o tédio bate e você não sabe mais como aproveitar tantas tardes livres...

Comments

  • No comments available

Comment this article