Ted Talks para freelancers: uma lista imperdível

T

Dia 27 de Junho de 2006 foi um dia histórico para freelancers, pensadores livres e pessoas criativas de todo o mundo. Por quê? Bom, você pode não ter acompanhado a primeira transmissão, mas este dia marcou a criação do Ted Talks, programa único em sua originalidade, completamente gratuito e disponível online para quem se interessar! Por meio de vídeos de duração média (dificilmente passam de 20 minutos), os Ted Talks oferecem conselhos, ajudam-nos a utilizar nosso tempo de forma inteligente, nos inspiram a buscar novas formas de vender os nossos serviços com o máximo de retorno e muito mais.

Logo Ted Talks

A popularidade dos Ted Talks e a quantidade de assuntos abordados pela iniciativa cresceu exponencialmente nos últimos anos. Não é difícil de imaginar a razão disso: ao acessar os vídeos, sempre diretos, rápidos e em uma linguagem agradável, os usuários se sentem mais dispostos a ouvir, entender e absorver todo o conteúdo registrado. Abaixo, catalogamos uma listinha de sugestões para você que está buscando conhecimento e inspiração.
 

Ted Talks (e nós ouvimos)

Vários dos Ted Talks disponíveis são fantásticos para freelancers como eu e você. Uma vez que os palestrantes responsáveis pelos vídeos são pessoas que, como nós, tiveram que passar por diversas experiências para adquirir notoriedade e sabedoria, faz sentido que paremos para ouvir o que eles têm a dizer (e que utilizemos suas percepções para melhorar nossa vida pessoal e, claro, a forma como desempenhamos o nosso trabalho). Para garantir que você vá direto a 5 dos melhores Ted Talks já criados, fizemos uma bela compilação para você. Olha só:

1. David Pogue: Simplicity Sells

A palestra conduzida por David Pogue possui 22 minutos e trabalha a nossa habilidade de ler nas entrelinhas: enquanto se esforça para focar em informações acerca do trabalho de um designer, Pogue acaba sugerindo boas maneiras de se gerenciar um negócio e de cuidar da sua reputação enquanto provedor de serviços.

É importante também salientar que Pogue é um colunista renomado e um colaborador frequente dos Ted Talks. Suas experiências nas áreas de tecnologia e comunicação são memoráveis e suas sugestões podem gerar grandes insights.

2. Nigel Marsh: How to Make Work-Life Balance Work

Todos nós sabemos que devemos cuidar de diversos aspectos de nossa vida simultaneamente: é preciso ter tempo para a família e é preciso ter tempo para o trabalho. Fácil, certo? Antes fosse.
Nessa palestra de aproximadamente 18 minutos, Nigel Marsh fala sobre a importância de saber organizar o seu tempo e de saber balancear a vida pessoal e a vida profissional. Se você quer aprender a otimizar o seu trabalho, esse é o vídeo perfeito para você.

Marsh é mais conhecido no exterior por conta de outros projetos, como o Over-worked and Under-laid. Se você costuma ler em inglês e gostaria de praticar o idioma, anote essa fantástica sugestão. Nunca é tarde para ter um pouco de equilíbrio (e nunca é tarde para se tornar mais saudável, menos estressado e com mais possibilidades de aprimoramento!).

3. Nilofer Merchant: Got A Meeting? Take a Walk

Este incrível Ted Talk possui apenas 3 minutos e 24 segundos, mas está recheado de informações relevantes e inspiradoras que vão mudar as suas noções acerca do seu próprio corpo e sobre a forma como você se senta tanto no trabalho quanto em casa.

Merchant, uma empreendedora de sucesso, faz questão de utilizar a sua própria história de vida para demonstrar a importância de se tornar mais ativo e preocupado com a saúde. Durante pouco mais de três minutos, ela demonstra como não ser sedentário pode auxiliar nas questões pertinentes ao trabalho e também fora dele. Confira!

4. Scott Geller: The Psychology of Self-Motivation

Em aproximadamente vinte minutos e meio, o professor de Psicologia Scott Gellet mudará radicalmente a sua mania de se colocar para baixo e o auxiliará a buscar motivação por si mesmo. Este é um Ted Talk excepcional para todos os criativos, mas possivelmente falará de maneira ainda mais íntima para quem trabalha com letras.

Gellet fala sobre diversos conceitos e lança ao ouvinte  uma série de questionamentos. Entre eles, está um que mais fará com que você pense (e que pode trazer algumas noites de insônia produtivas!): qual é o valor que você dá ao fruto do seu trabalho? Você valoriza aquilo que produz? Permita-se descobrir novas formas de se motivar e novas razões para ser apaixonado pelo que você faz!

5. Gary Vaynerchuk: Do What You Love (No Excuses!)

Este Ted Talk se chama “Faça o que você ama”. Embora o nome pareça muito óbvio, garanto que você ficará muito surpreso com algumas das coisas ditas pelo autor de The Thank You Economy, Gary Vaynerchuk. Embora este palestrante seja conhecido pelo seu jeito inflamado e um pouco escandaloso, as suas dicas são tão boas que é impossível não ouvir o áudio até o final – são 15 minutos que passam voando!

Uma última coisa para estimulá-lo a procurar por este Ted Talk: você costuma mentir para si mesmo? Você diz que está feliz quando, na verdade, está louco para abrir a porta e sair correndo? Você acredita que pode alcançar os seus sonhos e viver daquilo que realmente ama? Assista.
 

Como conseguir tempo para assistir aos Ted Talks?

Se os seus horários são muito difíceis e você não costuma ter muito tempo para assistir a vídeos, não se estresse: os Ted Talks estão disponíveis também enquanto podcasts, de forma que você pode ouvi-los enquanto pega o ônibus, lava a louça ou escova os dentes. Aproveite!


Pic: © TED.com

Jota Del Rosso

Jota Del Rosso é redatora, tradutora, cientista social e atriz em formação. Acredita que trabalhar remotamente foi uma das melhores coisas que já decidiu fazer e por isso, é a pessoa perfeita para as traduções em português do freelancermap.com

Por Jota Del Rosso

Artigos recentes