Ofereça Pacotes de Serviços Freelancer a seus Clientes

O

Você trabalha com várias empresas e oferece vários tipos de serviços diferentes? Por vezes pode ser complicado mostrar a seus clientes tudo o que pode fazer por eles. E a melhor forma de o fazer é criando pacotes de serviços que vão ajudá-lo a aumentar seus negócios como freelancer.

Embora o mercado freelancer esteja crescendo em uma velocidade assustadora, nem tudo é tão óbvio. Por vezes os próprios clientes não sabem bem o que esperar de você e não aproveitam o seu trabalho da melhor forma. E isso significa menos lucro para você!

É normal que, como freelancer, você esteja acostumado a fazer vários tipos de trabalhos diferentes, mesmo que estejam relacionados com a mesma área.

Muitos clientes têm dificuldades em contratar freelancer, seja porque não sabe bem do que precisa ou porque há demasiada oferta e escolher a pessoa certa se torna difícil…

E como é que você pode ajudar seus clientes na hora de escolher?

Crie pacotes de serviços! Desta forma vai também ajudar seus clientes, criando menos dúvidas na hora de escolher você para um determinado projeto.

De seguida vamos ajudá-lo a entender:

  1. O que é um pacote de serviços
  2. Porque é importante criar uma oferta de serviços agregados
  3. Como criar um pacote de serviços [Guia + Exemplos]
  4. Conselhos para o ajudar a criar um pacote de serviços de sucesso

O que é um pacote de serviços

A primeira coisa que você deve saber é o que é um pacote de serviços. Não é mais do que uma oferta agregada de vários serviços em um só e por um preço único.

Os pacotes ou packs de serviços não são algo novo ou recente. Há muitos negócios que há muito perceberam as vantagens de fazer uma oferta mais completa a seus clientes. É o caso dos cabeleireiros (corte + lavagem, corte + lavagem + penteado, etc.). E os freelancers também podem beneficiar com a agregação dos seus serviços.

Antes de tudo, você precisa escolher quais os trabalhos que quer oferecer em conjunto. E o que você deve fazer é agrupar serviços que estejam relacionados entre si, de forma a proporcionar uma experiência mais completa ao seu cliente.

Também pode fazer sentido jogar com descontos ou ofertas, contanto que o preço final de um pacote de serviços seja mais baixo ou mais vantajoso do que a contratação desses serviços de forma individual.

E que benefícios você pode tirar por fazer uma oferta de serviços agregada enquanto freelancer? Isso vamos ver se seguida.


Junte-se à nossa comunidade de freelancers hoje mesmo! Crie seu perfil de expert em apenas 2 minutos. Encontre Projetos sem comissão!


Porque é importante criar uma oferta de serviços agregados

1. É mais fácil para o seu cliente

Um pacote de serviços deve servir para facilitar a vida e os negócios do seu cliente. Como já mencionamos, por vezes nem ele sabe muito bem do que realmente necessita.

Se você pode oferecer para ele vários serviços agregados, de tal forma que ele sabe que sua oferta vais com certeza se adequar, então tudo se tornará mais fácil para ele.

2. Ajuda-o a entender melhor

Se seu cliente contrata um pack de serviços onde você descrimina tudo o que está incluído, fica mais fácil para ele perceber o que pode ou não fazer com você no projeto.

Assim você evita também que no final o seu cliente fique acrescentando tarefas que você não contemplou inicialmente e que por vezes seu próprio cliente não percebeu que não fariam parte do seu serviço.

3. Facilita seu trabalho

Ao descriminar todos os passos do seu trabalho, isso ajudará você a organizar seu trabalho, entender todo o projeto, e ao seu cliente a entender o que você vai fazer em concreto. Isso dará um excelente ponto de partida para ambos.

4. Ajuda você a escolher os projetos que realmente lhe interessam

Rejeitar um projeto é difícil. Mas se você não o fizer, por vezes acabará entrando em projetos que não lhe interessam ou que não lhe agradam. Aprenda a dizer não quando você sente que isso é o melhor para ambas as partes.

Se você negoceia um pacote de serviços com seu cliente, isso significa que você estará negociando somente serviços em que você é realmente bom e que gosta de fazer.

5. Aumenta seu volume de negócios

É óbvio: mais serviços é igual a mais ganhos. E, claro, seu cliente ganha a possibilidade de conhecer ainda melhor seu trabalho e suas capacidades, aumentando a probabilidade de vir a contratá-los para ainda mais serviços no futuro.

Como fazer um pacote de serviços

Como fazer um pacote de serviços em 4 passos

Se você ficou convencido com nossos argumentos, saiba agora como deve fazer para criar pacotes de serviços e juntá-los à sua oferta.

1. Use sua experiência e pesquise

Antes de tudo, você precisa escolher quais os trabalhos que quer oferecer em conjunto. Seja lógico em sua escolha. Não faz sentido oferecer serviços muito diferentes. Ofereça serviços que se completem, que sirvam o mesmo objetivo.

Se você trabalha com marketing online e redes sociais, faz sentido oferecer assistência em várias plataformas num mesmo pacote.

Em segundo lugar, sempre avalie as suas experiências passadas com clientes. Alguma vez teve que fazer um trabalho extra? Ou foi contratado de novo depois de entregar seu trabalho para fazer alguma coisa que não fazia parte do serviço inicial? As possibilidades estão aí, é só agarrar!

E finalmente, nunca deixe de pesquisar. Analise as ofertas de emprego e, principalmente, fale com seus clientes e produza um agregado de serviços que se enquadre no seu perfil e necessidades.

Uma boa ideia para um pacote de serviços seria a oferta de uma formação básica (sobre como instalar e utilizar o WordPress, por exemplo), juntamente com um serviço de desenvolvimento e manutenção de um website. Ou ainda uma auditoria estratégica inicial de um produto, que ajudará a conquistar clientes mais pequenos.

Aqui deixamos um exemplo de um pacote de serviços para uma auditoria de produto:

Exemplo de pacote de serviços para auditoria web
Exemplo de um pacote de serviços para auditoria web

Outra ideia seria um pack para definir uma estratégia para seus conteúdos:

Exemplo de pacote de serviços para estratégia de conteúdo
Exemplo de um pacote de serviços para definição de estratégia de conteúdos

2. Crie pacotes específicos

Então…criar pacotes de serviços é importante porque ajuda a simplificar todo o processo junto dos seus clientes. Por isso, na hora de apresentar, não complique.

Você não precisa dizer coisas como “eu tenho anos de experiência nos campos x, y, z, por isso deve me contratar”. Você deve simplesmente ser específico na descrição dos serviços incluídos no seu pacote.

Vá direto ao assunto: “eu posso criar um website, colocá-lo online, monitorá-lo e resolver todos os problemas relacionados com ele por 6 meses”.

Pronto! Uma descrição muito clara do seu pacote de serviços que não deixará qualquer dúvida em seu cliente.

3. Ofereça a quantidade certa de pacotes de serviços (aprenda a ancorar)

E o que significa ancorar? Não é mais do que uma estratégia para proporcionar um ponto de referência a seu cliente para que ele faça uma escolha mais vantajosa para ele.

Pense assim: você oferece três pacotes de serviços – básico, avançado e premium. O básico custa 100 dólares, o avançado custa 200 dólares e o premium custa 500 dólares. Ao receber estas propostas, uma boa parte dos seus clientes, vai escolher o serviço avançado.

Esta é uma estratégia muito utilizada para planos de subscrição. Além disso, você pode ainda colocar o pacote avançado como “recomendado” ou “mais comprado“, dando um argumento adicional para que seu cliente faça essa escolha!

Suas âncoras, o pacote básico e o pacote premium, estabeleceram um preço que para você é aceitável. Se você tivesse apenas dois serviços, um de 100 e outro de 200 dólares, poucos clientes escolheriam o mais caro.

Aqui fica um exemplo de pacotes de serviços para re-desenvolvimento de uma página web, que poderia incluir estas 3 opções:

Exemplo de pacote de serviços con 3 opções: Básico, profissional, vip
Exemplo de pacotes de serviços com 3 opções

Básico, profissional e avançado são nomes muito utilizados para pacotes de serviços, mas você pode também inovar. Seja original e crie seus próprios títulos. Você pode até usar sua marca pessoal para fazer isso.

4. Determine o preço

Nunca é fácil escolher o preço certo para o seu pacote de serviços. Primeiro você precisa fazer algumas contas: quantas horas você precisará para os serviços oferecidos no pacote x?

Muitos freelancers cobram um preço por hora de trabalho. Se este é o seu caso, comece a partir daí.

Lembre-se, no entanto, que deve considerar todas as situações. Vai precisar de fazer alterações no final? Terá que planejar estratégias de marketing ou outros detalhes?

Você pode também incluir um marco temporal quando descreve seu pacote de serviços para seu cliente. Utilizando nosso exemplo anterior com os 3 pacotes, você poderia determinar que o pacote Básico lhe tomará cerca de 2 meses, o Profissional cerca de 3 meses e o VIP cerca de 4 meses a completar.

E não tenha medo de modificar os preços ou a estrutura dos seus pacotes de serviços. Encontrar um equilíbrio nem sempre é tão fácil, por isso vá com calma.

Conselhos gerais para montar pacotes de serviços

  • Crie os seus pacotes de serviços em função das necessidades de seus clientes
  • Seja bem específico na hora de descriminar o que está incluído em cada uma das suas opções
  • Não tenha medo de mudar sempre que for preciso
  • Pense em serviços que realmente sejam valorizados por seus clientes
  • Considere fazer parcerias com outros freelancers para oferecerem pacotes de serviços agregados (por exemplo: Designer + Programador)
  • Adicione um CTA ao seu pacote para que seus clientes o possam contratar diretamente

Você já oferece pacotes de serviços ou está pensando fazer isso 🎁? Conte-nos um pouco sobre as suas experiências!

Jota Del Rosso

Jota Del Rosso é redatora, tradutora, cientista social e atriz em formação. Acredita que trabalhar remotamente foi uma das melhores coisas que já decidiu fazer e por isso, é a pessoa perfeita para as traduções em português do freelancermap.com

Por Jota Del Rosso

Artigos recentes