Estratégias para conseguir renda passiva enquanto freelancer

E

Normalmente a atividade de freelancer está associada à geração de rendimento de forma ativa – você é pago pelas horas que dedica a certa tarefa, idealmente um projeto completo. No entanto, existe outra forma de ganhar dinheiro enquanto freelancer: apostar em renda passiva.

  1. Vantagens de apostar em renda passiva
  2. Oportunidades de rendimentos passivos
    1. Vender espaços publicitários no seu blog ou site
    2. Vender conteúdos para blogs ou e-books
    3. Marketing afiliado
    4. Vender trabalhos que não utilizou
    5. Criar modelos de subscrição
    6. Aulas Virtuais
    7. Vender templates ou temas para WordPress
  3. Oportunidades de renda passiva para web designers e programadores
  4. Em conclusão: a arte de combinar renda ativa e passiva

A renda passiva ou rendimentos passivos deriva de algo a que o profissional não se dedica diretamente, mas que se torna também numa fonte de rendimento, e que requer preparação.

Tal como acontece em todas as áreas de atividade, é muito difícil começar a obter rendimentos passivos que sejam significativos. 

No entanto, se fizer tudo bem, os seus esforços poderão trazer um retorno financeiro assinalável, pedindo nada mais em troca do que alguma manutenção.

Vantagens de apostar em renda passiva

As vantagens dos rendimentos passivos são muitas, mas existem razões que são indubitavelmente mais fortes para gerar rendimento passivo recorrente, e que devem estar na sua lista de prioridades:

  • Estabilize o seu rendimento: Uma das grandes desvantagens de ser freelancer é a falta de um rendimento estável todos os meses. Perder um cliente ou um projeto podem ser suficientes para baixar drasticamente os seus rendimentos e deixá-lo numa posição delicada. Uma aposta firme na geração de renda passiva pode providenciar um meio mais estável e recorrente de ganhar dinheiro, podendo contar com ele mesmo quando o seu negócio enquanto freelancer abranda.
  • Trabalhe uma vez, ganhe para sempre: O dia só tem 24 horas, o que significa que o seu rendimento ativo estará sempre condicionado a um certo limite. Os rendimentos passivos requerem muito trabalho numa fase inicial, mas depois de ter tudo criado, basta dedicar algumas horas à manutenção de alguns pormenores para manter as coisas em andamento.

Oportunidades de rendimentos passivos

Ficou interessado em apostar em renda recorrente

Então veja estas seis ideias para gerar renda passiva como freelancer e descubra qual a que se adequa melhor à sua realidade. 

De notar que também incluímos alguns exemplos de nichos de mercado para diferentes campos de atividade de freelancer nas próximas secções.

1) Vender espaços publicitários no seu blog ou site

Uma das primeiras ideias que nos vêm à cabeça quando pensamos em ideias para gerar renda recorrente é a monetização dos seus instrumentos de marketing

O seu blog ou site pode muito bem servir um duplo propósito: em primeiro lugar, atrair clientes. 

Mas se tiver visitantes suficientes, também o poderá converter numa fonte de rendimentos passivos. Vender espaço publicitário é uma excelente forma de ganhar algum dinheiro adicional enquanto continua a angariar a sua própria audiência.

2) Vender conteúdos para blogs ou e-books

Outra forma de gerar rendimentos passivamente é a vender o seu know-how e experiência através de outros blogs. 

Se publica artigos interessantes e informativos no seu blog, porque não vendê-los também a outros? 

Conseguirá não só uma fonte de rendimento adicional, mas também atrair mais atenção para os seus próprios serviços.

Se gosta muito de escrever, também pode publicar um e-book. Como freelancer, no seu nicho em particular, terá provavelmente muito para dizer a outras pessoas que estejam a pensar seguir o mesmo caminho. Criar um e-book implica um grande esforço, mas tem também um grande potencial, se tiver sucesso. 

Por isso, esta é uma das melhores ideias para quem está a pensar em renda passiva.

3) Marketing afiliado

Tornar-se afiliado de um serviço que possa ser útil para os seus clientes é, por vezes, mal visto, mas pode ser uma excelente maneira de ganhar algum dinheiro extra. Recomendar um produto ou serviço aos seus clientes pode poupar-lhes muito tempo em pesquisas. 

Ou talvez tenha usado um determinado serviço ou lido um determinado livro que lhe pareceu muito útil. Mas seja sempre honesto no que diz respeito à obtenção de rendimentos desta forma.

A aposta em renda passiva não deve nunca prejudicar a sua imagem ou nome enquanto freelancer. Assim, se conseguir dizer de forma honesta que um produto ou serviço é bom, e ainda ganhar algum dinheiro com isso, vá em frente! Se não confia inteiramente num produto, simplesmente não o recomende. 

4) Vender trabalhos que não utilizou

Muitas vezes os freelancers produzem coisas que acabam por nem ser consideradas para os projetos a que se destinam. Sejam elas fotos, gráficos, conteúdos escritos ou qualquer outra coisa, certamente que conseguirá encontrar um comprador na internet. 

Terá, no entanto, que ter algum cuidado com as condições dos seus contratos, já que só poderá vender conteúdos que, legalmente, sejam seus. Se tem dúvidas sobre a propriedade dos trabalhos que realizou, não deixe de ler o nosso artigo Propriedade intelectual e Direitos de Autor para Freelancers.

Caso confirme que possa usar esses conteúdos, não deixe os seus trabalhos não utilizados na gaveta a criar pó. Em vez disso, torne-os numa fonte de renda passiva.

5) Criar modelos de subscrição

Os modelos de subscrição podem abranger diversos campos, dependendo da sua área de atuação enquanto freelancer. 

Quer seja manutenção de sites, trabalho SEO, conteúdos extra na newsletter ou qualquer outra coisa, uma subscrição implica sempre uma quantidade adicional de trabalho, mas, por outro lado, não terá de se preocupar em encontrar clientes.

Esses pequenos pagamentos mensais vão surgindo todos os meses, mas deverá considerar bem o tempo que dedica a estes clientes, para que não acabe a receber bem menos do que seria devido.

6) Aulas Virtuais

Outra forma de partilhar a sua experiência e conhecimento na sua área são as aulas virtuais. É verdade que produzir cursos digitais implica uma boa dose de esforço na preparação.

Porém, as aulas virtuais podem tornar-se numa ótima forma de renda passiva. 

Existem muitas maneiras de oferecer aulas virtuais: dependendo da sua estratégia de negócio, pode tentar vendê-las por correio, colocá-las no YouTube ou vendê-las através de uma plataforma dedicada, como o Fedora ou o Udemy.

7) Vender templates ou temas para WordPress

Esta é uma opção de renda recorrente particularmente importante para os designers gráficos. O Themeforest é um bom site onde pode vender os seus templates e, desta forma, conseguir rendimentos passivos. 

Como os temas para WP são atualmente muito populares, acabam por se tornar numa excelente fonte de renda passiva para os freelancers.

renda passiva infographic

Oportunidades de renda passiva para web designers e programadores

Existem muitas oportunidades de renda recorrente que são específicas para web designers e programadores. Algumas, bastante populares, são:

  • Manutenção de sites

A manutenção de sites inclui fazer atualizações que sejam necessárias, ajustes no layout e back-end do website, monitorizar a segurança e assegurar que o website funciona devidamente.

Há clientes que se dispõem a fazer um pagamento mensal ou semanal para que você se encarregue da manutenção do seu website, o que inclui estar disponível caso algo de errado aconteça.

  • Hospedagem de websites

Oferecer hospedagem de websites aos seus clientes pode ser uma lucrativa forma de gerar rendimentos passivos, mas necessita de conhecer bem o negócio para se assegurar de que, se algo correr mal, terá condições para proteger o site do seu cliente com o mínimo de consequências.

  • Serviços de segurança

O tópico da cibersegurança é cada vez mais relevante. A economia mundial é cada vez mais digital e isso também significa que a criminalidade cibernética também tem aumentado bastante. 

Quem tem boas competências em cibersegurança pode facilmente conseguir uma boa renda recorrente através da oferta de um serviço mensal de consultoria nesta área. 


Junte-se à nossa comunidade de freelancers hoje mesmo! Crie seu perfil de expert em apenas 2 minutos. Encontre Projetos sem comissão!


Em conclusão: a arte de combinar renda ativa e passiva 

Como já referimos, a capacidade de gerar renda passiva pode fazer uma grande diferença no bolso de um freelancer, principalmente pois oferece uma maior estabilidade e menor dependência relativamente a contratos e a clientes específicos. 

Quem nunca aceitou condições menos atrativas porque sentia que precisava de reter um cliente para garantir a sua estabilidade financeira? Quem tem uma boa fonte de rendimentos passivos fica menos preso a estas situações. 

Contudo, também é essencial frisar que manter equilíbrio entre a renda passiva e ativa é importante. Alguns dos métodos de gerar renda passiva requerem um extenso período de preparação. Por exemplo, escrever um bom e-book ou lançar um curso digital é um trabalho para diversos meses. 

Deve garantir sempre que o trabalho de preparação e/ou de manutenção, em relação às suas fontes de renda passiva não interferem com o seu trabalho regular. Caso contrário, o grande objetivo de alcançar uma maior estabilidade e independência financeira pode falhar. 

Tem alguma questão ou sugestão sobre a geração de renda passiva? Fale connosco através da secção de comentários abaixo. Gostamos muito de saber a opinião dos nossos leitores!

Natalia Campana
Por Natalia Campana

Artigos recentes