Machine Learning e trabalho freelancer: 4 razões para aderir

M

Machine Learning – ou Aprendizado de Máquina – tem sido um assunto recorrente nos meios de tecnologia. Esta coisa mágica está por trás de coisas como carros que se dirigem, assistentes digitais (como a Alexa) e é utilizada até mesmo em sistemas de recomendação online, como aqueles que encontramos no Netflix…

O que isso tem a ver com freelancers? Como eles podem se utilizar deste campo para trabalhar? Se você acha que Machine Learning e Freelancing são coisas que não podem andar juntas, bem… Pense de novo. Dê uma olhadinha na nossa lista e descubra algumas boas razões para investir nesta área nova, mas deveras interessante:

1. Machine Learning cresce a cada dia

Quando você está procurando por um nicho específico de trabalho, a primeira coisa que você deve se perguntar é: como este mercado estará em dois ou três anos? Ele ainda existirá na próxima década? Quando pensamos em Machine Learning, a única resposta possível é “sim”. Se você é um apaixonado por tecnologia e está sempre de olho nas inovações e notícias, sabe que a inteligência artificial está dominando o mundo. Uma breve pesquisa no Google demonstra, por exemplo, que a Alexa está sendo utilizada em dezenas de dispositivos, de diversas marcas e modelos e que o Amazon criou um novo conceito de supermercado.
O ponto é: freelancers são uma força de trabalho inestimável e estão presentes em dezenas de projetos grandes. O Machine Learning é assunto em todos os lugares e, conforme cresce, precisa de cada vez mais investidores e entusiastas. Unir as duas coisas é quase um processo natural, você não acha?

2. Existem inúmeros cursos online

A melhor parte sobre esta era em que vivemos é o fato de que estamos conectados a tudo… o tempo todo. Isto faz com que os conhecimentos cheguem até nós de forma muito mais rápida. Ah, a internet!
No caso do Machine Learning, por exemplo, você tem cursos como o da Udacity, que dura 10 semanas. Os cursos oferecidos pela edX estão em condições similares. Com um pouco de pesquisa, você pode encontrar ainda mais opções para conhecer mais sobre esta e outras disciplinas de seu interesse – e o melhor, vários cursos são gratuitos ou possuem preços populares. Se você realmente quer aprender tudo o que puder sobre aprendizado de máquinas, este é o melhor jeito de chegar lá.

3. Machine learning é muito mais do que apenas inteligência artificial

Uma das razões pelas quais as pessoas não costumam associar o trabalho de um freelancer com Machine Learning é o desconhecimento do que está inserido neste termo. Isto não é absurdo, dado o fato de que o conceito de “aprendizado de máquinas” soa mesmo um pouco mais complicado do que parece.
Quando falamos sobre ML, é claro que estamos falando sobre inteligência artificial e sobre como ela pode revolucionar gadgets e a a própria vida humana. Isso, no entanto, não impede que utilizemos esta técnica para turbinar nossos serviços de e-mail, sistemas de análise de preços e muito mais. Machine Learning é algo que se adapta a diversos nichos.
O que importa é saber que, se você é um programador ou trabalha com tecnologia, você acabará se deparando com esta área em algum  momento. Não vale a pena fugir do que é inevitável e pode lhe render tantas coisas boas.

4. Você estará na frente

Nosso último argumento já foi introduzido anteriormente, mas é tão importante que merece até um parágrafo próprio. Vamos lá: como o campo do aprendizado de máquinas é relativamente novo e está em expansão, não existem muitos especialistas nesta área. A procura é maior do que a oferta, ou seja, o salário e o status de um expert em Machine Learning seguem elevados. Esta é uma situação que não deve mudar tão cedo, então… Arregace as mangas e vá em frente!
Se você conseguir oferecer ao seu cliente este diferencial, acredite: você terá muito trabalho para fazer nos próximos meses… e anos. Muitas companhias grandes estão em busca de quem possa lhes oferecer novas possibilidades e este serviço costuma ser feito através de profissionais não-alocados ou por contrato. Este é o seu momento de brilhar, freelancer!
 

Junte-se à comunidade de freelancers hoje mesmo! Crie seu perfil de expert em apenas 2 minutos.  
Registre-se grátis!

Você está pensando em adentrar o mundo da machine learning por si mesmo? Gostaríamos de saber mais sobre as suas motivações e pontos de vista! Conte-nos mais sobre o que você acha na sessão de comentários abaixo.
 

Jota Del Rosso

Jota Del Rosso é redatora, tradutora, cientista social e atriz em formação. Acredita que trabalhar remotamente foi uma das melhores coisas que já decidiu fazer e por isso, é a pessoa perfeita para as traduções em português do freelancermap.com

Por Jota Del Rosso

Artigos recentes