Trabalho remoto: guia completo para um home office produtivo

T

O assunto trabalho remoto já estava ganhando mais espaço nos últimos anos, com o aumento no número de freelancers e empresas mudando suas concepções em relação a colaboradores, formas de contratar e como trabalhar. Mas sem dúvidas, desde março de 2020, tudo mudou por causa da pandemia: o trabalho remoto tornou-se regra e sem dúvidas muitas organizações gostaram da ideia.

E os freelancers? Bem, estes em sua maioria já tinham o home office como realidade (como veremos abaixo). Mas mesmo querido por muitos, o trabalho remoto tem seus desafios, especialmente para quem está acostumado à rotina de um escritório, trabalhar com mais pessoas e pegar o transporte ou o carro todos os dias. Como se adaptar? Esse é um dos tópicos que abordaremos no texto.

O trabalho remoto é feito em casa

O local de trabalho de freelancers é uma das perguntas que o estudo realizado pela freelancermap quis colocar em números. Como a pesquisa já tem sua história própria, a comparação ano a ano deixa o resultado ainda mais impressionante: em 2021 e por causa da pandemia, 89% dos freelancers tem suas casas como local para o trabalho remoto. Na pesquisa de 2022 esse número é de 63%.

É preciso considerar que a explosão do trabalho remoto realizado em casa tem relação também com a pandemia, afinal a permanência em casa tornou-se uma necessidade em muitos casos é uma questão de costume. É natural que esse número caia um pouco nos próximos anos, seja com as pessoas tentando pelo menos trabalhar algum dia da semana em um espaço de coworking (a preferência de 8% na pesquisa) ou até alugar um escritório próprio (a seleção de 9% dos entrevistados).

Mas a preferência pelo trabalho remoto em regime de home office faz sentido. O dia imediatamente “ganha horas”, não tendo a necessidade de se deslocar até o trabalho (um problema que pode gerar trajetos até de horas diárias em cidades grandes), de seguir códigos de vestimenta do local de trabalho e maior flexibilidade para refeições e intervalos.

Ao mesmo tempo, este período de trabalho forçado em casa foi de percepção para muitas pessoas que o trabalho remoto não é para elas. Seja a dificuldade de se concentrar por conta própria, a necessidade de convívio social diário ou um home office caótico, seja por barulho excessivo, muita gente na casa ou não ter a disciplina requerida, muitas pessoas irão voltar para os escritórios, seja aos poucos ou de uma vez só.

Home office lugar preferido dos freelancers
O número de pessoas que goste de trabalhar em casa é alto.

Como convencer um cliente que o trabalho remoto é a melhor solução?

Muitos clientes ainda são tradicionalistas apesar de escolher um freelancer para trabalhar em um projeto. O apego à ideia de ter um profissional presente fisicamente, pronto para uma reunião de última hora, para fazer algum ajuste ou simplesmente conferir se está trabalhando mesmo, ainda existe.

Por isso o profissional freelancer precisa convencer o cliente que seu trabalho remoto é eficiente e de qualidade. Para isso há alguns pontos que podem ser destacados:

Explicar por que o trabalho remoto faz sentido

O freelancer tem mais liberdade que um profissional contratado de forma tradicional para ter suas condições. Mas tudo tem que ser bem argumentado. Explique para o gestor do projeto como gastos com transporte e alimentação podem ser evitados, assim como não será necessário ter um espaço no escritório, equipamento próprio e a perda de horas semanais nos deslocamentos.

O argumento do corte de custos e maior eficiência com certeza será o de maior peso ao explicar por que o trabalho remoto é positivo.

Fique disponível e sempre conectado

Uma boa comunicação é fundamental em qualquer projeto. Por isso, se precisarem falar com você, não estar online no horário comercial na plataforma usada (seja o Slack, Skype ou qualquer outra) não é legal. O mesmo serve para não atender o telefone, não estar conectado no momento de uma reunião que estava marcada ou não responder mensagens no WhatsApp.

Claro que há limites – o horário comercial é feito para isso -, mas mesmo que você não esteja trabalhando, fique atento às plataformas e serviços usados e responda rapidamente.

Crie etapas e entregas   

Isto vale especialmente para grandes projetos. A criação de etapas e entregas em um cronograma organizado e que é seguido dá confiança a todas as partes envolvidas, principalmente para o cliente, que pode ir acompanhando o desenvolvimento do seu trabalho e também fazer ajustes.

Para o freelancer, esses ajustes a cada etapa podem evitar um problema grande no fim, quando o projeto for entregue finalizado, mas precisar de muitos ajustes, que normalmente não serão cobrados. Fazer o trabalho duas vezes e somente receber por um é um dos maiores problemas para freelancers.

Seja transparente

Como você não estará presente todos os dias fisicamente, a transparência na comunicação é muito importante. Respeite os deadlines e explique o porquê se algum deles não foi seguido. Caso correções e apontamentos sejam exagerados, aponte isso e como o projeto pode ser atrasado sem que essas mudanças tragam melhorias.  Seja franco, sempre considerando as necessidades do cliente e como trabalhar da melhor forma para resolvê-las.

Como tirar o melhor de um home office?

O trabalho remoto sempre existiu, mas o número de pessoas que tiveram que adotar o home office explodiu nos últimos dois anos. Seja um freelancer ou profissional contratado, muitas pessoas tiveram que aprender a trabalhar em casa e descobrir se gostam disso ou não.

A tendência é que cada vez mais empresas usem forças de trabalho remoto e também contratem freelancers para projetos específicos. Por isso, saber como tirar o melhor de um home office é muito importante. As dicas abaixo podem aumentar sua produtividade no trabalho remoto e também fazer a experiência gerar mais conforto e efetividade.

#1 Estipule as horas a serem trabalhadas

Uma reclamação recorrente de profissionais que tem um trabalho remoto é não conseguir se desligar. Sempre há um email, uma mensagem no WhatsApp, uma reunião que se prolonga. Isso infelizmente também é uma realidade de profissionais que trabalham em escritório e continuam conectados ao chegar em casa.

Voltando a quem trabalha em home office, estipule um horário de trabalho fixo e mantenha-se nele, considerando o volume de trabalho, as horas que sua equipe e seu gestor estão conectados e o momento que você se sente mais produtivo. Caso você não renda tão bem pela manhã e não seja necessário participar de uma reunião ou conversas às 8h ou 9h da manhã, é sim possível começar um pouco mais tarde o dia. O mesmo vale para o fim da tarde. Fazer a gestão do tempo de forma apropriada ainda é o melhor amigo de um freelancer, especialmente no trabalho remoto.

#2 Crie uma rotina

A ideia de uma rotina pode parecer tediosa, mas é importante para se cansar menos e inclusive para sua saúde mental. Trabalhar das 8h às 17h um dia e das 15h às 22h no seguinte não é saudável. Nessa rotina inclua não só suas horas trabalhadas, mas os momentos de almoço, jantar, descanso e até de exercícios, saídas e bem-estar.

#3 Tenha o seu canto

Outro problema recorrente apontado por quem está começando no trabalho remoto é a falta de um espaço apropriado para trabalhar. Pode parecer muito confortável estar na cama ou sentado no sofá, mas esses são espaços que não são indicados para o trabalho, não só para a saúde de sua coluna, pescoço e braços, mas também porque eles precisam ser únicos para momentos de descanso e lazer. Ter um espaço de trabalho não é benéfico apenas para o corpo, mas também para a mente.

Faça de tudo para ter um espaço dedicado ao trabalho em sua casa. De preferência que seja confortável, não tenha barulho e seja bem-arejado.

#4 Encontre um espaço reserva  

Seja por causa do barulho (desde trânsito na rua até crianças na casa) ou pela necessidade de encontrar pessoas, encontre um espaço reserva para trabalhar por algumas horas, se for o caso. Uma biblioteca, no parque, um café ou até a mesa da cozinha caso não seja possível sair de casa. Mas novamente: tente manter os espaços pessoais e a separação entre casa/lazer e trabalho.

#5 Premie-se e saiba desligar

O dia de trabalho foi produtivo? A cabeça já está a mil depois de tanto trabalho? Saber o momento de se desligar e até se premiar é fundamental. Assistir vídeos no YouTube, jogar um pouco de videogame, fazer uma comida que você gosta, tudo isso é possível e não tem que ser visto como gasto de tempo. Recarregar as baterias e desfrutar dos prazeres da vida é tão importante quanto trabalhar.

#6 Saiba a hora de pedir ajuda

Não é vergonha nenhuma pedir ajuda. Um freelancer pode não ter uma equipe para se escorar e depender, por isso a organização e planejamento é fundamental. Se tudo está demais, converse com familiares, amigos, peça ajuda para conciliar os deveres do trabalho e da casa ou de relacionamentos. Consulte-se com um profissional de saúde mental e não se descuide da saúde física.

O que comprar para ter um home office ideal?

O investimento em um home office ideal tem que ser visto como um investimento na carreira, já que irá melhorar a sua produtividade de forma imediata e possibilitar uma melhor qualidade do trabalho, menos horas gastas, mais clientes e fazer, em suma, a roda girar.

Primeiro de tudo, planeje para saber quanto você pode gastar com um espaço dedicado ao trabalho remoto e o que é mais importante. Você faz muitas reuniões? Então uma câmera e um microfone são mais importantes que um teclado e mouse de primeira linha. Faça uma lista de necessidades e coloque em ordem de prioridade.

fundamentos para um home office e um trabalho remoto bem sucedido
Ter um bom home office pode impactar diretamente nos seus ganhos.

1. Um bom computador ou laptop

Programadores, editores de vídeo e profissionais que lidam com tecnologia sabem que ter um computador bom e não apenas um mediano é a diferença entre horas gastas a mais, dores de cabeça com problemas na peça e lentidão que irrita qualquer um.

Mas a verdade é que qualquer profissional no trabalho remoto precisa de um computador acima da média porque aquele será o instrumento que o conecta com o mundo e que será o grande diferencial no dia a dia. Separe recursos para comprar uma máquina com boa memória RAM (pelo menos de 4GB), com uma placa de vídeo de boa marca, monitor de alta definição e grande capacidade de armazenamento.

Os softwares também são vitais para um bom trabalho e infelizmente seus preços muitas vezes são salgados, especialmente os que são cobrados em dólar. Entretanto, poupar em softwares pode impedir a entrada em um novo projeto ou ter que gastar muito mais tempo fazendo de outra forma. Coloque no balanço para saber se vale a pena.

2. Cadeira

Não é preciso uma cadeira gamer ou gastar milhares de reais por um assento, mas uma cadeira desconfortável pode gerar problemas muito maiores do que o gasto inicial com a compra. De preferência, visite uma loja para testar cadeiras e também poder negociar presencialmente.

3. Luzes

Caso o seu local de trabalho não seja bem iluminado ou então o seu trabalho à noite seja comum, é importante criar mais focos de iluminação, desde com um abajur ou até luzes artificiais. Mas nada substitui a luz natural, afinal a artificial em excesso, especialmente as de telas de computador e celular podem ser prejudiciais para a vista.

4. Acessórios e itens de decoração

Mouses e teclados ergonômicos, fone de ouvido com Bluetooth, microfones de boa qualidade, todos esses acessórios podem trazer grande conforto no dia a dia e valem o investimento. O mesmo serve para flores e plantas, obras de arte, porta-retratos, velas, incensos e itens que tragam conforto e uma sensação de tranquilidade, foco e energia positiva.

Quando o trabalho remoto não faz mais sentido

Como apontamos ao longo do texto, o trabalho remoto não é para todos e não há problema nisso. Algo que também pode acontecer é uma mudança de opinião e notar quando você azedou em relação ao trabalho remoto e quer tentar algo novo é fundamental. Afinal, ficar nessa sem gostar pode refletir de forma negativa no seu trabalho.

Mas como perceber isso? Alguns sinais são claros nesse sentido e sempre fazer uma autoavaliação é necessário.

Seu espaço não serve mais

Nem todas as casas estão preparadas para receber um home office. E sentir-se desconfortável ao trabalhar é uma sensação péssima. Por isso pense se o espaço que você usa ajuda o seu trabalho ou é um problema a mais para lidar. Se não há outro em sua casa, alugar um escritório ou tentar um coworking são soluções.

Você se sente estagnado

Conhecer pessoas, empresas e “ver o mundo” é uma necessidade de freelancers, que precisam sempre se manter ativos e procurar oportunidades. No momento que trabalhar só em casa e não encontrar ninguém significa a estagnação, é preciso sair.

É preciso fazer reuniões presenciais

A necessidade de fazer reuniões presenciais com clientes e até para facilitar a entrada de novos projetos pode exigir a mudança para um escritório, onde seja mais cômodo para todos tratar de assuntos profissionais.

Você sente falta das pessoas e as rotinas

Sair de casa todos os dias pode ser algo negativo, mas também positivo. Ver pessoas, conversar, ter uma hora marcada para chegar, toda essa criação de uma rotina e socialização é comprovadamente positiva para as pessoas. Caso você sinta falta disso, pode ser o momento de optar por um espaço coletivo de trabalho.

Como você faz para manter o seu home office limpo e organizado? Você acha que ter um espaço em sua casa para trabalhar ajuda na sua produtividade? Conte-nos mais sobre as suas experiências!

Jota Del Rosso

Jota Del Rosso é redatora, tradutora, cientista social e atriz em formação. Acredita que trabalhar remotamente foi uma das melhores coisas que já decidiu fazer e por isso, é a pessoa perfeita para as traduções em português do freelancermap.com

Por Jota Del Rosso

Artigos recentes