Freelancer, automatize o seu negócio com IFTTT

F

Algumas tarefas, como criar listas, separar e-mails, organizar e fazer download de anexos e limpar a agenda, consomem bastante tempo. Não parece, é verdade, mas estes são alguns bons minutos que poderiam ser utilizados para outra coisa – para dormir, caso você esteja muito cansado, ou para adiantar algum trabalho urgente…

Você gostaria de ganhar em produtividade e em tempo? Então está na hora de começar a utilizar o “If This Then That”, carinhosamente chamado de IFTTT, uma ferramenta online que automatiza tarefas diárias. Ela é fantástica porque, além de ser gratuita, funciona para inúmeros programas e aplicativos diferentes: é possível acessar e utilizar as suas contas do Gmail, do Dropbox, do Facebook, do Twitter, do iOS…
O IFTTT funciona com gatilhos. Como assim? Você programa o comando assim: “Se a pessoa X fizer um post no Facebook, me envie um e-mail”. O “se” é o gatilho. Sempre que isto acontecer, a ação seguinte será concretizada (ou seja, se a pessoa postar, você receberá um e-mail). Abaixo, veja algumas dicas de como otimizar a sua vida, programar o IFTTT e automatizar o seu negócio enquanto freelancer:

1. Salve os anexos dos e-mails no Drive

Anexos são normalmente grandes, levam tempo e podem se perder na sua caixa de entrada. Para facilitar a vida, programe o IFTTT para salvá-los automaticamente no Google Drive. Isso deixa a sua caixa mais limpa e faz com que você economize tempo.

2. Conte suas horas com o Google Calendar

Freelancers frequentemente precisam contar as suas horas de trabalho. Esta não é uma tarefa particularmente difícil, mas automatizá-la pode ser uma boa ideia. Com este comando. você pode programar a localidade do seu escritório e fazer com que o seu telefone comece a contar as horas de trabalho a partir do momento em que você chega lá. Simples, prático e inteligente!

3. Sincronize as suas nuvens

Você usa diversos serviços de armazenamento na nuvem? Não importa se você usa um para backup ou se está começando a migrar para outro, sincronizar os seus arquivos entre Dropbox, Google Drive e Amazon Cloud pode ser bem chato e demorado. Para poupar a sua paciência, utilize este comando para migrar do Dropbox para o Amazon, e este para migrar do Dropbox para o Drive.

4. Coloque o telefone no mudo durante aos reuniões

Você já esteve em uma reunião importante e se esqueceu de deixar o telefone no modo silencioso? O IFTTT pode impedir que esta situação chatíssima volte a acontecer. Para isso, utilize este comando. Tudo o que você precisa é de um registro no Google Calendar!
Dica a mais: você pode adicionar outras coisas ao seu calendário e, assim, impedir que a sua noite de filmes seja interrompida por ligações e similares. Não é ótimo?

5. Conecte Facebook, Twitter, Instagram

Você é um viciado em redes sociais? Se sim, sabe que costuma dar um certo trabalho postar a mesma foto em todas as suas redes. Para evitar isto, programe o IFTTT para postar as suas fotos do Instagram diretamente no Twitter e para manter as fotos de perfil do Twitter e do Facebook em sincronia. Se você quer tornar as coisas ainda mais sofisticadas, utilize o código que posta os seus Tweets no Facebook, mas apenas se eles vierem acompanhados de alguma hashtag pré-definida. Ufa!

6. Conecte o WordPress a tudo

Inúmeros freelancers mantêm blogs. Sempre que você faz um post novo, precisa replicá-lo no Facebook no Facebook, certo? Para poupar tempo, programe o IFTTT para twittar o seu novo post do WordPress e para compartilhá-lo no Facebook ou no Tumblr.

7. Receba um e-mail sempre que for mencionado no Reddit

Este código é um exemplo de como você pode investir em marketing com a ajuda do IFTTT. Imagine como seria ótimo ser informado sempre que alguém fala algo sobre você ou sobre a sua marca na internet. Pense no diferencial de ser capaz de resolver problemas no exato momento em que alguém fala sobre eles. Calcule como é legal para quem o elogiou receber um agradecimento. Por aí vai.
Existem inúmeras maneiras de programar o IFTTT para ajudá-lo nas suas tarefas cotidianas, como demonstramos acima. Se você acha que uma ferramenta destas não precisa se limitar a pequenos códigos e frivolidades, acesse o site oficial do projeto e use a ferramenta de busca para descobrir todas as possibilidades que ele oferece. Aventure-se neste mundo fabuloso!
 
Você tem perguntas ou comentários a fazer? Deixe a sua mensagem abaixo!

Jota Del Rosso

Jota Del Rosso é redatora, tradutora, cientista social e atriz em formação. Acredita que trabalhar remotamente foi uma das melhores coisas que já decidiu fazer e por isso, é a pessoa perfeita para as traduções em português do freelancermap.com

Por Jota Del Rosso

Artigos recentes