Escrever um eBook como Freelancer: Por que e como publicá-lo em 5 passos

22.06.2017

Você está pensando em escrever um eBook? Se não, você definitivamente deveria! Ao escrever e publicar um eBook, você pode alavancar a sua carreira de freelancer de inúmeras formas distintas: não se trata apenas de ganhar um dinheirinho a mais ou de promover o seu nome - estamos falando do prazer e do desenvolvimento pessoal, também!



Aqui vai a melhor notícia de todas: publicar nunca foi tão fácil quanto é hoje. Sim, é claro que existem alguns cuidados que devem ser tomados e sim, você precisa ser muito cauteloso na hora de escolher o que fica e o que sai do seu livro virtual, mas acredite quando dizemos que o processo de ser publicado hoje é infinitamente mais simples do que costumava ser - afinal, todos os editores e sites especializados na publicação de eBooks possuem páginas online e podem ser acessados facilmente. A Internet, esta coisa magnífica, oferece possibilidades múltiplas para quem publicar o seu trabalho.
Abaixo, explicaremos as razões pelas quais acreditamos que escrever um eBook e lançá-lo para o mundo são coisas que podem fazer com que a sua carreira mude radicalmente:

Como escrever um eBook pode mudar os seus negócios

1. Melhora da reputação e divulgação

Antes de tudo, saiba que os eBooks podem ser uma estratégia de marketing e tanto. Quando você tem um livro publicado, isso automaticamente faz com que você seja visto de outra forma por seus clientes, sejam eles novos ou antigos. O ato de trabalhar em um projeto grande e de trazê-lo à luz demonstra dedicação, conteúdo, coragem e, acima de tudo, compromisso. Estas características, como você pode imaginar, são primordiais para qualquer profissional, freelancer ou não, que deseje sucesso (e são procuradas por todos os empregadores).
Além disso, se você conseguir repercussão e sucesso, as portas estarão abertas para outros projetos. De convites para fazer parcerias com outros freelancers a ofertas de jobs de empresas que você nunca contatou, tudo pode acontecer. Deixe que o seu trabalho fale por você e as coisas acontecerão quase que naturalmente depois disso. 

2. Lucro extra

Em segundo lugar, saiba que manter um ou mais eBooks à venda pode lhe render um lucro extra. Sim, você terá que investir tempo, dinheiro e esforço para criar material de qualidade. Se você conseguir fazê-lo, no entanto, a possibilidade de ter um bom retorno existe.
Este lucro pode vir de diversas fontes. A mais óbvia, claro, envolve vendas. Se as pessoas compram o seu livro, você ganha por isso. Isso não é tudo, entretanto: há também a chance de que empregadores busquem outros serviços seus, já que confiam no seu trabalho e sabem que você pode oferecer a eles bons resultados.
Um eBook também aumentará o tráfego do seu site. Se você trabalha com anúncios, isso também pode implicar em dinheiro.

3. Organizar seus pensamentos e conhecimentos

Por fim, o processo de escrever um eBook pode realmente ajudá-lo em um processo de autoconhecimento. Escrever pode ser catártico. Pensar sobre o que aconteceu na sua vida, fazer um balanço de todos os aprendizados e sucessos e registrar tudo isso vai ajudar não apenas os seus leitores, que estão em busca de um conselho ou de ajuda, mas a você mesmo.
Caso você já tenha escrito coisas menores, como posts de blogs ou status um pouco maiores ou complexos no Facebook ou no Twitter, use-os. Compilar o que você fez de melhor em um único livro pode ajudá-lo a fazer um balanço da sua carreira e permitirá que você consiga traçar melhor o caminho que deseja seguir a partir de agora.

O processo de publicação, passo a passo

Agora, vamos olhar para os procedimentos que envolvem a publicação em si. Antes disso, permita que façamos um adendo: este artigo não tem como objetivo ensiná-lo a escrever ou sugerir assuntos para que você produza conteúdo. O que interessa a você é muito pessoal e não faz qualquer sentido tentar obrigá-lo a falar sobre coisas que não fazem a sua cabeça. Você sabe qual é a sua paixão. Apenas corra para ela, com vontade e de peito aberto.
Abaixo, veja algumas dicas para aproveitar ainda mais este processo:

1. Criando um arquivo de eBook

Para criar um eBook, você precisará escolher o tipo correto de arquivo. Hoje, o padrão da indústria é o EPUB. Lembre-se disso e trabalhe com ele desde o início do seu processo criativo: infelizmente, exportar arquivos feitos com softwares como o Microsoft Word para o EPUB não costuma dar muito certo.
Felizmente, existem muitos softwares úteis, valiosos e não tão complexos na internet. Uma ferramenta simples e que faz o trabalho muito bem é a PressBooks. Se você gosta muito de tecnologia, vá de Sigil. Para os apaixonados pela Apple, vale usar o Vellum. Existem muitas ferramentas à sua disposição, então não tenha medo de usá-las.

2. Escolhendo canais de distribuição

Existem muitos caminhos possíveis. Se você está em busca de um mercado amplo e com chance de lucros grandes, vá direto para a Amazon. Se você quer atingir mais pessoas, mas não se importa de lucrar um pouco menos, invista em um distribuidor como o Smashwords.
Por fim, se você é um influenciador digital e possui muitos seguidores, você pode publicar o seu eBook na sua própria loja, por meio de sites como o Shopify. Tudo depende do que você prefere e do que está procurando. O que importa é saber que publicar um eBook não é nenhum bicho de sete cabeças.
Se você é um redator freelancer e é completamente apaixonado pela escrita, este é o seu momento de brilhar! Queremos ouvir as críticas de vocês sobre este artigo. Deixem-nos alguns comentários!
Crie seu perfil de freelancer e encontre novos projetos agora mesmo.

 Cadastre-se grátis!

More articles

  • KPIs para Freelancers: Como acompanhar o crescimento do seu negócio enquanto freelancer

    Há muitas formas de medir o seu sucesso enquanto freelancer. Uma delas é a quantidade de dinheiro que está a ganhar, mas isso não é necessariamente a mais importante. Existem outros aspetos que também deve considerar, como o número de clientes que conseguiu angariar, o que está a ganhar verdadeiramente por hora de trabalho e a eficácia dos seus esforços de promoção. Se quer que o seu negócio seja bem-sucedido, “voar ao sabor do vento” não será, certamente, suficiente.
  • Freelancer, automatize o seu negócio com IFTTT

    Algumas tarefas, como criar listas, separar e-mails, organizar e fazer download de anexos e limpar a agenda, consomem bastante tempo. Não parece, é verdade, mas estes são alguns bons minutos que poderiam ser utilizados para outra coisa - para dormir, caso você esteja muito cansado, ou para adiantar algum trabalho urgente...
  • Bagunça digital: como se organizar e ser mais produtivo

    Uma casa limpa ou uma mesa organizada podem fazer com que você se sinta equilibrado e muito mais produtivo. Fazer uma “limpa” no mundo digital também é algo que pode ser muito útil (e que também tem este efeito “libertador”). Existem inúmeros arquivos e documentos inúteis em nossos computadores e celulares e, quando finalmente dizemos adeus a eles, recuperamos um pouco do controle do nosso espaço e evitamos nos perder no caos. Se você se sente soterrado por e-mails, fotografias, arquivos de Power Point de 2005 e similares, talvez seja a hora de apertar o botão “delete” sem medo.

Comments

  • No comments available

Comment this article