You are here:  Freelancer Tips  »  Article

 
02.08.2017

4 Dicas para freelancers aproveitarem o verão


Tudo bem que ainda estamos no inverno, mas… Vale a pena já ir se preparando para a estação mais quente do ano. Por quê? Bem, enquanto freelancer, você realmente precisa programar as suas férias com antecedência - ninguém quer passar o final do ano (e perder dias que poderiam ser melhor aproveitados na praia!) na frente de um computador.



Verão costuma ser uma época com menos trabalho para muitos freelancers. Mas se você acha que não vai conseguir escapar de trabalhar em Dezembro, não se deprima ou desespere: existem formas de aproveitar o verão sem abrir mão das atividades profissionais. Lembre-se que, sendo freelancer, você tem possibilidades que a maioria dos trabalhadores com horário fixo não possui.

Abaixo, confira quatro dicas que preparamos para auxiliá-lo na tarefa de unir trabalho e lazer durante o verão:

1. Leve o seu escritório para fora

Sabe quando você está sentado, já cansou de olhar para os objetos que estão na sua mesa de trabalho e, frequentemente, volta os olhos para o sol que brilha ao lado de fora da janela? Este é o momento em que você deve pegar as suas coisas, colocá-las em uma mochila e sair. Diversos trabalhos freelancers não exigem muito mais do que uma boa conexão de internet, de forma que você pode sair para caçar parques, bares, restaurantes, cafeterias e espaços de convivência interessantes e, assim, variar o seu local de trabalho. Trabalhar sob o céu aberto ou perto da natureza pode fazer milagres pelo seu bem estar e ajudá-lo a produzir de forma inacreditavelmente melhor.

Com sol, sombra e água fresca (ou um suco bem geladinho), trabalhar pode ser bastante relaxante. Imagine a possibilidade de fazer as suas reuniões em um espaço arejado e bonito? Garantia de boas ideias e transações bem sucedidas!

Dica especial para redatores e escritores: deixe o seu notebook em casa. Saia apenas com um caderno e uma caneta. Conheça áreas de muito verde e beleza. Sente-se em meio aos arbustos e respire bem fundo, relembrando o seu corpo de como é respirar menos poluição. Deixe o mundo te inspirar!

2. Viaje para trabalhar

Você possivelmente já deve ter visto fotos de pessoas trabalhando na praia, com um notebook ao lado e um copo de bebida do outro. Acredite, isto é possível - embora exija, sim, um certo grau de planejamento.

Não importa se você prefere viajar sozinho ou se irá levar o par com você: a primeira regra para fazer acontecer é criar um cronograma de atividades. Você não conseguirá aproveitar a viagem se não definir horários certos para dormir, trabalhar ou nadar com golfinhos.

É por isto que você sempre deve planejar tudo o que vai fazer. Quantas horas você quer trabalhar durante as suas férias? Quanto você vai ganhar por dia? Trabalhar por oito ou nove horas seguidas não é algo interessante para você neste contexto, então você precisará definir bem quais são os projetos que merecem a sua dedicação e o seu foco total. É dessa forma que você vai conseguir criar um equilíbrio entre a vida profissional e pessoal.

3. Mude as suas horas e aumente o seu tempo de lazer

Se viajar para longe não está nos seus planos, você pode considerar a possibilidade de mudar as suas horas de trabalho. Como assim? Tente finalizar os seus trabalhos à noite ou comece a trabalhar no meio da tarde. Aproveitar o sol da manhã é excepcional e fará com que você tenha muito mais energia para lidar com o resto do dia.

Flexibilidade é uma das maiores vantagens de se trabalhar como freelancer e ela pode realmente ser a sua melhor amiga. Lembre-se de que você ficará muito tempo em casa no inverno - quem é que gosta de sair quando a temperatura exige dois casacos, um cachecol e botas até os joelhos? -, então aproveite para dar à sua cabeça e ao seu corpo bastante movimento, muitas conversas edificantes e momentos de tranquilidade, diversão e satisfação.

Uma dica amiga: não gaste seus dias de verão na frente do computador, vendo seriados ou filmes! Fazer isso de vez em quando é ótimo, é claro, mas tente aproveitar a vida real também. Sair de casa e conhecer gente nova faz muito bem para você!

4. Invista em exercícios

Precisamos admitir que todos somos vaidosos. Uns mais, outros menos, é verdade, mas não há ninguém que não possua algum grau de vaidade. O verão, com todas as suas roupas curtas e piscinas, às vezes faz com que nos sintamos um pouco inadequados.

Não queremos, de forma alguma, endossar um ideal de beleza completamente inalcançável. O que queremos é reforçar a importância da atividade física para todos aqueles que trabalham sentados e, por isso, ficam muito tempo na mesma posição. Ao se exercitar, você terá mais motivação, se sentirá mais empolgado e feliz e, assim, terá mais disposição para curtir a vida fora do seu escritório.

Lembre-se também que, ao praticar esportes, você interage com as outras pessoas. Para freelancers que trabalham muito em casa, isto é primordial. Quantas vezes você parou para conversar com alguém pessoalmente nas últimas semanas (não vale dizer que conversou com o entregador de pizza na hora de pegar o seu jantar)? Quantas conversas inteligentes, longas e agradáveis você teve no último mês? É preciso ter tempo para socializar e ver o mundo. Regimes de trabalho home office às vezes fazem com que nos isolemos e isto é terrivelmente ruim para a nossa saúde, tanto física quanto mental. Deixe-se ser visto!

Como você costuma aproveitar o verão? Quais são os seus planos para o final deste ano? Conte-nos mais sobre as suas expectativas e experiências!

Crie seu perfil de freelancer e encontre novos projetos agora mesmo.

 Cadastre-se grátis!

More articles

  • O que é Deep Work e como ele pode ajudar freelancers

    Se você, como eu, é uma dessas pessoas que gosta de ler livros sobre produtividade e se interessa por entender como impérios e carreiras são construídos, você vai amar o Cal Newport. Este autor, que também é um professor de 35 anos de idade e dá aula de ciência da computação na Universidade de Georgetown, possui uma série de livros interessantes (se tiver tempo, dê uma olhada em tudo o que ele já produziu!). A minha indicação de hoje é a sua última publicação, chamada de “Deep Work: Rules for Focused Success in a Distracted World”, a qual considero ideal para freelancers. Se você tem problemas com distrações e acha que elas atrapalham o seu rendimento profissional, esta dica é para você.
  • Growth Hacking para Freelancers em 6 passos

    Growth hacking é um termo que tem sido usado com muita frequência já há alguns anos. Como toda estratégia que adquire notoriedade, no entanto, o Growth hacking acabou se tornando alvo de um certo misticismo. Este artigo tem como objetivo quebrar com algumas noções acerca do que seria esta estratégia de marketing e auxiliar você, freelancer, a utilizá-la de forma inteligente e útil.
  • Como Facebook Ads podem ajudar freelancers

    Facebook: a plataforma sobre a qual todos lemos, na qual todos estamos… e a qual insistimos que está morrendo, embora ela não pare de crescer. Esta rede social, cercada de polêmicas e avaliada em quantidades inacreditáveis de dinheiro, está presente em nossas vidas de todas as formas possíveis. Por conta disto, ela também é uma das melhores formas de divulgar o seu negócio e de crescer profissionalmente: o fato de que o Facebook permite que você mostre o seu trabalho e se conecte com clientes ao redor do mundo faz com que ele seja uma ferramenta e tanto para quem quer se destacar no mercado e fortalecer a carreira de freelancer.

Comments

  • No comments available

Comment this article