Conheça 9 profissões que não serão automatizadas

C

Com o rápido desenvolvimento da tecnologia, não é difícil entender o motivo pelo qual tanta gente tem medo do futuro e da possibilidade de ser substituído por máquinas: como sabemos, os robôs já modificaram de forma bastante significativa a nossa forma de trabalhar. Existem algumas coisas, no entanto, que não podem deixar de contar com o auxílio das mãos humanas.

9 profissões que não serão automatizadas

Com o rápido desenvolvimento da tecnologia, não é difícil entender o motivo pelo qual tanta gente tem medo do futuro e da possibilidade de ser substituído por máquinas: como sabemos, os robôs já modificaram de forma bastante significativa a nossa forma de trabalhar. Existem algumas coisas, no entanto, que não podem deixar de contar com o auxílio das mãos humanas.

Máquinas não possuem criatividade, habilidades interpessoais e não são programadas para “pensar fora da caixa”.

Da mesma forma que a revolução industrial modificou o jeito de trabalhar das pessoas, os atuais desenvolvimentos tecnológicos estão transformando diversas áreas de atuação. Já existem, por exemplo, supermercados que dispensam atendentes humanos. Nem todos os serviços, no entanto, estão à mercê da revolução das máquinas.

Conheça abaixo 9 profissões que possivelmente não serão automatizadas em um futuro próximo:

1. Web designers

Qualquer um que já tenha tentado criar um website, mesmo o mais simples deles, poderá dizer a mesma coisa: este é um definitivamente um processo criativo. Existem várias decisões pequenas a serem tomadas e todas elas possuem influência no resultado final. Websites podem expressar personalidade, emoção, ideologias, intenções. Esta não é uma tarefa fácil e dificilmente será automatizada.

2. Desenvolvedores de games

Este é o outro campo que possivelmente permanecerá em nossas mãos. Embora saibamos que computadores podem criar jogos com base em uma série de regras pré-estabelecidas, criar  personagens, roteiros, sistemas e tecnologias novas são tarefas que apenas pessoas de verdade conseguem fazer.

3. Desenvolvedores de VR

VR (virtual reality ou realidade visual) é uma tendência que está em alta já há bastante tempo. Não é difícil entender o que faz dela tão interessante: quem é que não gosta da ideia de interagir com um ambiente virtual e poder, mesmo que por algum tempo, “escapar” do universo que já se conhece?
Tornar-se um desenvolvedor VR demanda muito trabalho, criatividade e imaginação. Sim, existe um lado bastante técnico que deve ser levado em consideração. Acima de tudo, no entanto, criar ambientes de realidade virtual é uma arte.

4. Engenheiros mecânicos

Máquinas não se constroem sozinhas. Embora máquinas possam construir outras máquinas ou repará-las, é preciso que haja um elemento humano nesta equação. Por conta deste fato, até bastante óbvio, engenheiros mecânicos possivelmente jamais deixarão de ser solicitados.

5. Programadores

Como as máquinas trabalharão sem alguém para programá-las? Por trás dos sistemas mais modernos e dos robôs mais revolucionários estão mentes pensantes que são deveras humanas. Criar códigos e programá-los de maneira a otimizar o trabalho de uma máquina exige não apenas grande conhecimento, mas criatividade, paciência e persistência.

Dê uma olhada nos últimos projetos para programadores.

Se você trabalha com programação e está em busca de projetos desafiadores para alavancar a sua carreira, não deixe de dar uma olhadinha na lista de jobs disponíveis em nossa plataforma!

6. Experts em cibersegurança

Assim como os programadores, que são peça fundamental para um futuro repleto de tecnologia funcional, os experts em cibersegurança terão emprego garantido por muito tempo. Nos últimos tempos, o mundo presenciou inúmeros ataques de hackers a bancos, serviços de trem e até mesmo a hospitais. Isto nos faz pensar em duas coisas: a primeira é que, quanto mais dependemos da tecnologia, mais vulneráveis nos tornamos. A segunda é que, exatamente por esta possibilidade de exposição, precisamos investir pesado em proteção e segurança.

7. Analistas de dados

Esta é uma profissão que pode gerar um pouco de polêmica: se os robôs conseguem processar quantidades imensas de informação em pouquíssimo tempo, por que precisamos de analistas de dados? Por uma razão simples: embora computadores e máquinas consigam processar informações, nem sempre eles conseguem compreendê-las corretamente ou analisar e isolar correlações inesperadas.

8. Coaches

Finalmente, qualquer trabalho que envolva relações interpessoais ou comunicação não poderá ser dominado por máquinas. Sim, é divertido e até bastante cômico conversar com a Alexa ou com a Siri. Mas se você tem algum problema sério e real, certamente preferirá conversar com alguém de carne e osso.

Esta é a razão pela qual os coaches continuarão a ter uma carreira sólida. Guardar e transmitir informação é fácil; ir além disso é impossível para uma máquina. Empatia, como é de conhecimento geral, é uma habilidade humana que não pode ser mimetizada pelas máquinas.

9. Gerentes de projetos

Para que você consiga gerenciar projetos de maneira bem sucedida, você precisa ter uma comunicação clara, empatia desenvolvida e, claro, conseguir se relacionar com diversas pessoas ao mesmo tempo. Encontrar a estratégia certa não é decorar porcentagens ou cobrar resultados de uma equipe sem levar em consideração o seu estágio de euforia, cansaço ou motivação. Para ser um gerente de projetos memorável, você precisa ser humano. Literalmente. As máquinas pedem números, resultados e afins. As pessoas pedem compreensão, ajuda e gentileza.

Você consegue pensar em outros empregos na área da tecnologia que não serão substituídos pela automação? Conte-nos mais sobre isso!

Jota Del Rosso

Jota Del Rosso é redatora, tradutora, cientista social e atriz em formação. Acredita que trabalhar remotamente foi uma das melhores coisas que já decidiu fazer e por isso, é a pessoa perfeita para as traduções em português do freelancermap.com

Por Jota Del Rosso

Artigos recentes