Como o Meetup pode impulsionar seu negócio freelancer


Nos dias de hoje, muitas pessoas contam com a internet para fazer networking e buscar amizades, contatos e relações que sejam de seu interesse. Para facilitar a vida de quem busca criar vínculos com indivíduos interessantes e agregadores, foi criado o Meetup. Se você ainda não ouviu falar deste serviço, esta é a sua hora!


 

Primeiro, o que é Meetup?

Meetup é um site que permite que pessoas com perfis parecidos se encontrem. A plataforma ficou muito popular nos últimos anos, o que fez com que ela atingisse 32 milhões de membros. Estes membros, por sua vez, se organizam em grupos de interesse - existem cerca de 290.000 grupos, espalhados por 182 países. Enquanto você lê este texto, cerca de 10.000 pessoas estão organizando um encontro.

Por que você, enquanto freelancer, deveria organizar encontros?

Você possivelmente está pensando que “ok, soa legal organizar encontros com pessoas que gostam das mesmas coisas que eu, mas o que isso tem a ver com o fato de eu ser freelancer?”. Respondemos: uma das maiores dificuldades do universo freelancer é construir uma rede de relacionamentos sólidos (ou fazer networking) . Não há forma melhor de engrandecer o seu círculo social, pessoal e profissional do que encontros “no mundo real”. Desligar o computador às vezes é mais do que necessário!

Esqueça sobre conferências que ocorrem uma vez por ano, reúnem coisas que não lhe interessam e estão mais preocupadas em vender produtos do que em promover parcerias: encontros direcionados, com pessoas dispostas, permitem trocas de experiência enriquecedoras, favorecem parcerias e criam novos negócios. De acordo com o site do Meetup, já são quase meio milhão de freelancers mundo afora se encontrando.

Participar de encontros pode ser bom, mas organizá-los faz com que você dê um passo além. Ao colocar-se em uma posição de liderança e criar um evento, você criará relações de confiança com outras pessoas. Isto fará com que você seja olhado de outra forma, o que garantirá boa reputação e confiabilidade.

Gostou do artigo até aqui? Ótimo. Acompanhe agora o nosso guia de 7 passos para organizar encontros de freelancers:

Organizando um encontro em 7 passos

1. Procure membros em sua região

Antes de começar a organizar um evento, a sua primeira pergunta deve ser: “Alguém já pensou nisso e tomou a dianteira?”. Para que um evento seja relevante, ele precisa ser interessante para as pessoas. Se alguém já está organizando algo pelo Meetup, não tente sabotar o que já está ocorrendo.

Certifique-se de que não há nenhum encontro similar ocorrendo em sua região.

2. Visite alguns encontros

Em segundo lugar - e se esta é a primeira vez que você ouviu falar sobre o Meetup -, preocupe-se em fazer um trabalho de reconhecimento e exploração. Visite alguns encontros direcionados a freelancers e desmistifique expectativas, avalie o que funciona e organize aquilo que você gostaria de abordar em seu próprio encontro.

3. Escolha os tópicos corretos

No tópico um, falamos sobre a importância de verificar se o seu evento é interessante ou “mais do mesmo”. Isto acontece por uma razão simples: é mais fácil obter sucesso se você tem pouca competição. Ao criar um encontro, obviamente você deve ir atrás de tópicos que preenchem os seus interesses e habilidades.

Você pode escolher até 15 tópicos para abordar em um encontro. Se estiver muito animado, dê uma olhadinha no Meetup e cheque as sugestões oferecidas por eles.

4. Procure por patrocínio

Organizar encontros não é algo que sai de graça, mas pode sair bastante barato. Para grupos de até 50 membros, o site cobra cerca de 10 dólares por mês. Se você quiser a opção de grupos com membros ilimitados, pode optar pelo plano de 15 dólares.

Se você não quiser pular de cabeça e investir dinheiro do seu próprio bolso, cogite a possibilidade de buscar um patrocinador. Companhias que trabalhem em sua área de atuação podem se interessar por este tipo de projeto - e até mesmo enviar pessoas daquela área para participar do encontro.

5. Escolha o formato do seu evento

Existem muitas maneiras de organizar um encontro. Se você pensa em um evento pequeno, uma roda de debates pode ser suficiente. Se você gostaria, no entanto, de trabalhar com muitos tópicos diferentes e específicos, talvez fosse uma boa ideia investir em convidados com expertise.

Não tenha medo de ousar na hora de criar um evento. Quanto mais você oferece às pessoas, maior é chance de conseguir um público cativo.

6. Encontre um bom lugar

Depois de escolher o formato e os tópicos que serão abordados no seu encontro, chegou a hora de decidir uma coisa muito importante: o espaço onde o evento ocorrerá. Bares e restaurantes costumam ser a primeira opção, uma vez que ficam esvaziados durante a semana e oferecem certo conforto.

Certifique-se de explicar aos responsáveis pelo local escolhido o que você planeja - diversos espaços oferecem promoções e vantagens para grupos de pessoas.

7. Lembre-se que um pouquinho de precaução nunca matou ninguém

Se você vai utilizar slideshows, exibir vídeos, utilizar quadros ou microfones, lembre-se de testar todos os equipamentos pelo menos uma hora antes. Você precisa que tudo funcione perfeitamente bem - não tem nada mais desagradável do que descobrir que não trouxe o cabo necessário ou que o vídeo escolhido está sem som.

Você já esteve em algum encontro de freelancers? Como foi a sua experiência? Conte-nos mais: queremos muito ouvir as suas histórias!
Crie seu perfil de freelancer e encontre novos projetos agora mesmo.

 Cadastre-se grátis!

More articles

  • O valor dos estudos de caso para freelancers

    Enquanto freelancer, recomendações são uma ferramenta de marketing muitíssimo poderosa. Ao ser recomendado por alguém e pintado como uma profissional confiável, generoso e fácil de lidar, as suas chances de ser contratado aumentam consideravelmente.
  • Como agilizar a aquisição de clientes com um planejador de projetos e 11 elementos para incluir

    Você sabia que, em alguns supermercados, o cliente pode passar as suas compras sozinho? Ao permitir que o consumidor faça o seu “checkout”, os supermercados diminuem interações desnecessárias, economizam dinheiro e até mesmo agilizam os atendimentos. Pode parecer surpreendente, mas uma estratégia similar está começando a ganhar espaço no mundo dos freelancers.
  • Freelancer, saiba como contratar alguém em 4 passos

    Freelancers precisam confiar em si mesmos - para conseguir um bom desempenho, é preciso ter disciplina e muita organização. Se o volume de trabalho é muito grande, é primordial saber seguir o cronograma. O problema é que, às vezes, os jobs começam a se acumular. Se isto acontecer, talvez valha a pena cogitar a possibilidade de contratar alguém de confiança para ajudá-lo.

Comments

  • No comments available

Comment this article