Como um mês de trabalho no exterior pode mudar a sua carreira

C

Você se sente preso e desmotivado com a rotina? Quando ter novas ideias e investir em criatividade passa a ser muito difícil, você precisa tirar um tempo para você. Freelancers costumam tirar férias com muito menos regularidade do que trabalhadores em regime tradicional e não é difícil entender o motivo disso, uma vez que trabalhar “por conta” faz com que você tenha que se organizar de formas menos convencionais.

Existe um jeito, no entanto, de livrar-se do bloqueio mental, de mudar de ares e de conhecer lugares novos enquanto mantém o fluxo de dinheiro: trata-se de trabalhar no exterior. Alguns freelancers decidem optar por um retiro em alguma cidade bonita e tranquila; outros gostam mais da ideia de ir para um país exótico, com uma cultura diferente e boas opções de entretenimento para os momentos livres. Não importa qual é o seu perfil: acredite, um mês de trabalho pode fazer milagres pela sua carreira e também pela sua saúde mental. Abaixo, listamos cinco motivos pelos quais você deveria pensar nessa possibilidade:

     1. Mudanças de perspectiva

Quando você está há muito tempo no mesmo lugar, acaba preso em uma bolha. Mesmo que você conheça várias pessoas diferentes e que tenha o costume de ir atrás de coisas novas, a sua cultura é a mesma. Ou seja, no final das contas, você terá acesso a pensamentos similares, lugares similares e, num aspecto geral, a pessoas com comportamentos bastante parecidos.

Quando você decide sair do seu país de origem, a coisa toda muda de figura. Em um ambiente diferente, você se obriga a mudar a frequência do pensamento e a avaliar toda a sua forma de conduzir a sua vida – e, claro, todas as limitações, peculiaridades e afins de sua cultura original. Mesmo as coisas mais simples, como a forma de se vestir ou de se comunicar, podem fazer com que você repense inúmeras coisas. Mudanças de perspectiva costumam ser muito inspiradoras e, obviamente, são excelentes para pessoas que precisam criar.

      2. Expansão da sua rede

Uma grande vantagem de sair de sua bolha é conhecer pessoas novas. Você precisará realmente fazer um esforço maior para conversar com novos grupos quando está no exterior, o que também é ótimo para quem precisa trabalhar a sua comunicação pessoal e a timidez. Uma excelente maneira de fazer amigos e contatos é buscar congressos, conferências e workshops no país para o qual você está planejando viajar.

Participar de eventos na sua área de atuação sempre será uma boa maneira de expandir a sua rede de contatos. Quando você está em outro país, a situação fica ainda mais mágica: todos parecem mais dispostos a conversar e a falar sobre as suas experiências e percepções. Aproveite esta oportunidade para ouvir histórias sobre pessoas de outros lugares, entender mais sobre novas formas de fazer negócios e, obviamente, trocar contatos. Conexões do tipo são imprescindíveis para qualquer pessoa que deseja ir longe profissionalmente – e para todos que são apaixonados por seres humanos e por suas especificidades.

     3. Criar oportunidades futuras

Assim como em sua cidade de origem, todas as pessoas que você conhece podem vir a trabalhar com você um dia, em diversos papéis: sim, aquele rapaz que estudou com você pode se tornar o seu chefe. Sim, isso é um estímulo para que você sempre seja gentil e não destrate ninguém. Quando você está no exterior, todas estas regras se aplicam.

Enquanto freelancer, você tem liberdade para trabalhar com quem quiser e, na maior parte das vezes, pode trabalhar de qualquer parte do mundo. As pessoas que você conhecer podem, por isso, optar por fazer parcerias à longa distância, agora ou futuramente. Não tenha vergonha de transformar pessoas que você conheceu em ocasiões específicas em possíveis clientes: todas as oportunidades desperdiçadas não retornarão, lembre-se sempre disso.

Encontrar clientes de diversas partes do mundo trará alguns benefícios para você: o primeiro, obviamente, é a diversificação da sua fonte de renda. O segundo está atrelado ao seu portfólio. Ao envolver-se com projetos em diferentes línguas ou trabalhar com clientes espalhados pelo globo, você se tornará uma pessoa mais confiável para quem desejar contratá-lo e, claro, conseguirá muito mais experiência.

     4. Turbinar o seu currículo

Passar um mês ou alguns meses no exterior faz com que o seu currículo seja muito mais atraente aos seus possíveis empregadores. Se você esteve em vários países diferentes e lidou com a dificuldade de novas culturas ou idiomas, o seu perfil será muito requisitado. Clientes querem contratar pessoas que não têm medo. Quando você se coloca à disposição de uma grande aventura, mostra que quer ir além, que está pronto para dificuldades e para desafios. Enquanto freelancer, você sabe que precisa vender o seu trabalho e, por tabela, vender a sua imagem. Trabalhe nela, portanto: quanto mais confiável você parecer, maiores serão as oportunidades.

     5. Recarregar as suas baterias

Por fim, trabalhar no exterior significa que você terá tempo para fazer coisas diferentes e, assim, relaxar. Sim, você ainda terá que trabalhar, mas toda mudança é benéfica e faz com que você se sinta mais motivado, mais aberto, mais livre.

Em seu tempo vago, você poderá ir além do que normalmente faz. Se você tem o costume de assistir a seriados e a dormir muito quando não está trabalhando, possivelmente buscará novas formas de entretenimento quando estiver sozinho e em outro país. Você estará mais disposto a conhecer coisas e a falar com as pessoas e possivelmente não terá preguiça de sair para explorar. Mesmo a atividade de ir ao supermercado pode ser muito excitante quando você está em um lugar diferente, com um idioma diferente e pratos exóticos. Pense no que tudo isso pode fazer por você!

Se você tivesse que escolher um país para visitar agora, qual seria e por quê? Conte-nos mais sobre as suas percepções abaixo!

Jota Del Rosso

Jota Del Rosso é redatora, tradutora, cientista social e atriz em formação. Acredita que trabalhar remotamente foi uma das melhores coisas que já decidiu fazer e por isso, é a pessoa perfeita para as traduções em português do freelancermap.com

Por Jota Del Rosso

Artigos recentes