Como escolher um nome para o seu negócio freelancer?

C

A pergunta mais feita por quem está começando um negócio é a seguinte: “Como devo nomeá-lo?”. E, de fato, este é um questionamento muito válido. O nome da sua empresa será a forma pela qual você será lembrado, então ele não pode ser escolhido aleatoriamente. Como escolher um nome para sua empresa ou negócio?


  1. Próprio nome para o nome de empresa
  2. Vender serviços freelance sob um nome corporativo ou como uma agência
  3. Como você escolhe o nome de sua empresa? Checklist

Você precisa de dicas para escolher um nome para vender seus serviços?

Alguns freelancers, neste momento, preferem escolher nomes suntuosos, que funcionam bem tanto para empresas grandes quanto para companhias menores; outros, por sua vez, preferem utilizar o seu próprio nome para divulgar os seus serviços.

Qual é a melhor opção, afinal? Depende.

Existem vantagens e desvantagens nas duas escolhas. Neste artigo, falaremos um pouco sobre este tema e o ajudaremos a escolher qual é o nome que faz mais sentido para você.

Uma dica: Embora isto possa parecer a coisa mais importante para você começar, na verdade não é. Portanto, não valorize demasiado. Vá em frente! 🚀

Próprio Nome: Usar seu nome como nome da seu negócio

Escolher nome de empresa - Nome próprio para negócio freelancer

Vantagens de utilizar o seu próprio nome

#1 Mais pessoal

Utilizar o seu próprio nome permite que você conte uma história pessoal. Muitos freelancers pautam-se no storytelling para criar seus negócios e, por conta disso, utilizar-se de sua própria imagem para divulgar seu trabalho pode ser útil.

Se você prefere focar sua marca em você e suas capacidades, então usar seu nome ou iniciais pode funcionar muito bem.

Esta é uma ótima opção para os freelancers que valorizam a transparência e a abordagem pessoal

#2 Mais acessível (inclusive financeiramente)

Nomes pessoais soam muito mais acessíveis e financeiramente viáveis para a maior parte dos clientes e investidores. A maior parte das empresas que está em busca de parceiros leva em consideração o seu preço; isso não pode ser esquecido.

Em geral, as pessoas acreditam que as agências praticam preços mais caros. Se você coloca seu nome na sua empresa, poderá dar aos seus potenciais clientes a ideia de que pratica preços mais acessíveis.

Isso significa que eles vão acreditar que você vai-se adequar melhor ao orçamento deles (mesmo que não seja muito diferente do preço de uma agência!)

#3 Um nome pessoal e próprio auxilia no desenvolvimento do SEO

Por fim, se você possui um nome bastante único, utilizá-lo para nomear o seu negócio pode ser uma excelente ideia. Existem muitas vantagens em escolher um nome raro para divulgar o seu trabalho. Se você se chama José da Silva, no entanto, uma pesquisa no Google não irá colocá-lo em um patamar muito alto. Pense nisso!

Contras de utilizar o seu próprio nome como marca

#1 Pode prejudicar o seu crescimento profissional

Escolher um nome próprio pode parecer uma boa ideia quando você está começando. Imagine, no entanto, o que vai acontecer quando você começar a crescer.

Se você eventualmente contratar uma equipe ou começar a conquistar clientes maiores, precisará de algo além do seu próprio nome. Em casos assim, empresas compostas por nomes próprios tendem a ser vistas como pequenas ou menos profissionais.

#2 É difícil vender um negócio com o seu nome

Perguntar-se o que vai acontecer com o seu negócio se você sair não é algo que costuma passar pela mente de quem está começando, mas deveria.

Se você adquire uma grande carta de clientes, a ideia de vender o seu negócio não é tão ruim assim. Mas isso será mais difícil de fazer se seu negócio tiver seu nome.

#3 Torna difícil separar a vida pessoal da vida profissional

Pessoal que estão interessadas no seu trabalho possivelmente buscarão o seu nome na internet. É difícil pensar em privacidade no mundo contemporâneo, certo?

Pois é: se você pensa em compartilhar conteúdos pessoais nas suas redes sociais, linkar o seu nome próprio ao seu negócio pode não ser uma boa ideia. Você não quer que os seus clientes encontrem fotos suas na balada. Acredite.

Nome Criativo: Seja criativo na hora de escolher o nome da sua empresa

Como escolher nome de empresa - Nome comun para o seu negócio

Benefícios de escolher um nome comercial para diferente para seu negócio freelancer

#1 Soa mais profissional

Não adianta: uma empresa que não possui o nome de uma única pessoal parece, sim, muito mais profissional. Isso pode até não fazer sentido racionalmente, mas é algo que já está fixado nas nossas mentes.

Se você está em busca de criar uma imagem sólida e se preocupa com o que os clientes vão pensar, esta preocupação é necessária.

#2 É possível que você consiga clientes dispostos a pagar mais

Nomes grandes atraem grandes clientes e investidores. Muitas empresas grandes optam por não trabalhar com freelancers porque elas consideram que as pequenas são amadoras ou pouco profissionais.

Se o seu nome é pomposo, possivelmente chamará a atenção de peixes grandes. Isto, obviamente, fará com que você receba mais atenção e ganhe mais. Porque, como regra geral, as grandes empresas tendem a pagar melhor.

Então, resumindo…a escolha do nome da sua empresa depende de como você quer posicionar sua marca. A questão é: você gostaria de ser visto como uma grande marca premium?

Se você quer atrair grandes empresas e convertê-los em seus clientes, escolher um nome corporativo pode ser uma boa opção para você. 

Auxilia a criação de parcerias e de equipes

Outra pergunta que você deve considerar: Você se vê trabalhando com uma equipe no futuro? Pessoas que trabalham na Amazon não falariam tanto sobre as suas profissões se trabalhassem na Companhia do Jeff Bezos.

Se você tem intenção de crescer profissionalmente e contratar diversos colaboradores, é melhor pensar nisso.

Contras de escolher um nome mais “genérico” para o seu negócio

#1 Pode espantar clientes menores

Sim, isso pode acontecer. Ao mesmo tempo em que você pode atrair clientes grandes, pode espantar clientes menores.

De novo, isso tem a ver com o fato de que companhias com nomes mais “profissionais” tendem a cobrar mais caro do que empresas pequenas.

Assim, os nomes de empresa com um nome comum são tidos como menos acessíveis (e também menos familiares) do que os nomes pessoais.

As pequenas empresas se sentem mais valiosas quando trabalham diretamente com marcas individuais. Eles geralmente sentem uma conexão pessoal e se sentem mais identificados com empresas de menor dimensão. 

#2 Encontrar um bom nome não é fácil

A busca pelo nome perfeito pode ser longa e um tanto quanto difícil. Ela requer criatividade e bom conhecimento do seu campo de atuação. Existe uma razão pela qual muitas pessoas optam por utilizar os seus nomes: é mais simples.

Você acha que um nome corporativo pode funcionar melhor para vender seus serviços freelancer?

Siga estas dicas sobre como criar um nome para sua empresa:

  • Pense em possíveis nomes que descrevam seus serviços e o que você faz
  • Analise o mercado – Quais nomes mais usados? Por que você gosta deles? Eles funcionam?
  • Faça uma seleção – 3 ou 5 nomes de empresa que lhe agradam
  • Peça a opinião aos seus contatos e conhecidos (pesquise, vote em seu nome favorito)
  • Verifique se o nome que você prefere está disponível se você consegue criar um domínio para seu website com ele
  • Registre o nome de sua empresa

#3 Não tão flexível assim

Por fim, um nome mais profissional não é, necessariamente, tão flexível assim. Muitas companhias possuem nomes que “explicam” aquilo que elas fazem. Se estas empresas decidirem mudar de nicho, possivelmente terão que escolher outro nome: afinal, não faz sentido oferecer um serviço que elas não são mais capazes de fornecer.

Você já decidiu um nome para seu negócio freelance?

Como escolher o nome da sua empresa?

Você já sabe quais os  prós e contras de dar o seu próprio nome ao seu negócio freelance ou criar um novo nome para a sua empresa.

Você pode já ter uma idéia clara, mas mesmo assim, deixamos algumas perguntas o ajudarão a definir sua decisão final:

  • Como você quer se posicionar?
  • Você tem um nome único?
  • Quem é seu cliente ideal?
  • Você quer ser acessível e pessoal para os clientes?
  • Como você posiciona outros freelancers que você segue e admira?
  • Você quer ter uma equipe no futuro?

Nunca esqueça que os negócios evoluem e você pode querer mudar a direção do seu negócio no futuro – isso é uma coisa natural! 

Nosso conselho:

Recomendamos que você use seu próprio nome para seu negócio e trabalhe naquela marca pessoal que o ajudará a se posicionar como um especialista em seu nicho. Dessa forma você sempre terá a opção de integrar sua marca pessoal em outro negócio.

Você já escolheu o nome de sua empresa? Conte-nos mais sobre as suas expectativas e sobre o seu processo criativo!

Jota Del Rosso

Jota Del Rosso é redatora, tradutora, cientista social e atriz em formação. Acredita que trabalhar remotamente foi uma das melhores coisas que já decidiu fazer e por isso, é a pessoa perfeita para as traduções em português do freelancermap.com

Por Jota Del Rosso

Artigos recentes