Como utilizar o YouTube para atrair clientes

14.06.2018

Atualmente, existe muita evidência de que o futuro do marketing online está na produção de vídeos que provoquem interesse e possuam conteúdo viral. Mais e mais pessoas estão contado com plataformas como o YouTube para consumir material, então você, enquanto dono de um negócio, deveria pensar seriamente em como começar a utilizar esta ferramenta.

O YouTube é o segundo site mais popular do mundo, perdendo apenas para o próprio Google. Se você tem se perguntado se começar um canal no You Tube é uma boa ideia, eis aí a sua resposta!

Com tanta popularidade e tanto potencial de alcance, todos os freelancers deveriam pensar em como podem utilizar a plataforma para benefício próprio. Abaixo, você encontrará algumas razões pelas quais acreditamos que utilizar o YouTube para promover o seu próprio negócio pode ser um grande divisor de águas na sua vida profissional:

  • Construção de confiança

Pode ser muito efetivo utilizar o YouTube como uma ferramenta de marketing, uma vez que ele é capaz de construir confiança. É muito mais fácil chamar atenção e criar reputação online com vídeos do que os posts tradicionais em blogs e similares.

  • Melhora da sua estratégia de SEO

Todo freelancer sabe (ou deveria saber) que o SEO é chave para adquirir tráfego constante e consistente para o seu website. Atualmente, o YouTube é uma opção excelente para aumentar o seu rankeamento no Google - mesmo porque, bem, o Google é dono da plataforma.

Com esta combinação de fatores, criar conteúdo para o YouTube pode ser um caminho rápido e inteligente para construir relações sólidas e de confiança com potenciais clientes - e ainda pode aumentar a sua exposição dentro da sua área de atuação.

Então, sabemos que existem muitos clientes potenciais que podem ser atraídos pelo YouTube. Mas que tipo de vídeo você, enquanto freelancer e criativo, deveria criar?

Melhores maneiras de utilizar o YouTuber para atrair potenciais clientes

Torne-se alguém influente ou uma personalidade virtual

Você certamente já deve ter ouvido falar de YouTubers famosos, uma vez que o Brasil tem produzido inúmeros profissionais da área. Ter redes sociais de grande alcance tem sido mais vantajoso para grandes marcas do que métodos tradicionais de propaganda, como você pode imaginar, então todos os que produzem conteúdo para redes tendem a chamar bastante atenção (e podem, por isso, ganhar uma boa quantidade de dinheiro).

Se você acredita que é uma pessoa carismática e possui uma boa quantidade de energia, pode considerar utilizar o YouTube para tornar-se um influenciador. Quantos mais pessoas seguirem a sua conta, mais clientes baterão à sua porta.

Mostre produtos e serviços em vídeo

Você está tentando promover algum produto digital? Aposte em vídeos: este tipo de conteúdo, se for bem feito, pode mostrar a possíveis compradores as vantagens de utilização, os benefícios do item em questão, etc. Vídeos também permitem que você tire dúvidas e entre em contato mais rapidamente com as pessoas que você deseja influenciar.

Estudos de caso e depoimentos

Peça a seus clientes mais fiéis e carismáticos para falarem um pouco sobre como foi trabalhar com você - em vídeo, é claro. Se eles não quiserem, peça para que enviem um depoimento por escrito e pergunte se pode utilizar este material para fazer um vídeo sobre o seu melhor projeto. Crie então um estudo de caso em vídeo, sinalize qual foi a sua contribuição para atingir os resultados e, então, leia ou adicione ao vídeo o depoimento recebido.

Vídeos educacionais: “Como fazer” ou “Faça você mesmo”

O termo mais procurado no YouTube é, literalmente, “Como fazer”. Obviamente, utilizar-se deste conhecimento é essencial para chamar atenção na plataforma.

Criar vídeos educacionais para demonstrar que é um profissional da área e sabe o que está fazendo é excelente para, de novo, construir uma relação de confiança entre você e o seu potencial cliente.

Se você é um designer profissional, pode considerar criar vídeos como:

  • Como utilizar o Photoshop: um guia para iniciantes
  • Como se tornar um designer gráfico
  • Como criar imagens de alta resolução

E a lista vai! Muitos potenciais clientes estão em busca de respostas, então estar presente no YouTube é uma boa forma de dizer a eles que você é o que eles procuram, além de dar a eles a oportunidade de conhecê-lo antes de contratá-lo.

Boas maneiras de criar vídeos de sucesso no YouTube

Depois que você souber o tipo de vídeo em que irá trabalhar, é hora de otimizar o seu material e garantir que ele seja encontrado. Seguem algumas dicas para utilizar corretamente o YouTube como uma ferramenta de marketing:

Título e Thumbnails chamativos

Você precisa criar thumbnails e títulos interessantes para atrair clientes que realmente clicarão nos seus vídeos. Uma tática popular é incluir o título do vídeo na imagem do thumbnail, sem esconder o seu rosto. Esta imagem deve estar em alta definição.

Postagens frequentes

Se um cliente encontrar você em um vídeo antigo, ele possivelmente procurará por suas novas postagens. Se você tiver uma conta no YouTube que não é atualizada há meses ou anos, você dará a ele a impressão de que abandonou os negócios. Para ter um canal no YouTube, você precisa postar com regularidade. Se não puder fazer vídeos semanais ou quinzenais, aposte em postagens mensais!

Incluir um Call to Action ao final dos vídeos

Regra de ouro do marketing: nunca se esqueça do Call to Action. Convide seus espectadores a te seguirem nas redes sociais, mencione outros vídeos relevantes para eles, peça para que curtam o seu canal.

Compartilhamento e Divulgação

Uma estratégia sólida de social media é a chave para o sucesso de qualquer negócio, seja ele pequeno ou grande. Enquanto alguém que está trabalhando com mídias sociais, você precisa se expor para aqueles que compõem o seu público-alvo. Se você possui contas no Twitter, no Facebook, no Google+ e em outras redes, lembre-se de compartilhar os seus vídeos por lá.

Você já utilizou o YouTube para divulgar o seu trabalho? Conte-nos mais sobre as suas experiências abaixo!

Crie seu perfil de freelancer e encontre novos projetos agora mesmo.

 Cadastre-se grátis!

More articles

  • KPIs para Freelancers: Como acompanhar o crescimento do seu negócio enquanto freelancer

    Há muitas formas de medir o seu sucesso enquanto freelancer. Uma delas é a quantidade de dinheiro que está a ganhar, mas isso não é necessariamente a mais importante. Existem outros aspetos que também deve considerar, como o número de clientes que conseguiu angariar, o que está a ganhar verdadeiramente por hora de trabalho e a eficácia dos seus esforços de promoção. Se quer que o seu negócio seja bem-sucedido, “voar ao sabor do vento” não será, certamente, suficiente.
  • Programadores precisam ser bons em matemática?

    Muitos programadores estudaram matemática ou computação (que é uma área que envolve muita matemática, de qualquer maneira). Isto pode fazer com que as pessoas achem que é necessário ter excelentes conhecimentos matemáticos para programar, mas isso não é necessariamente verdade. Matemática e programação se cruzam, de fato, mas não são a mesma coisa. Ser bom em uma delas não é requisito para conseguir fazer a outra. Abaixo, confira seis razões pelas quais você não precisa ser bom em matemática para programar:
  • Como escolher um nome para o seu negócio freelancer?

    A pergunta mais feita por quem está começando um negócio é a seguinte: “Como devo nomeá-lo?”. E, de fato, este é um questionamento muito válido. O nome da sua empresa será a forma pela qual você será lembrado, então ele não pode ser escolhido aleatoriamente.

Comments

  • No comments available

Comment this article