Como construir relações sólidas com seus clientes

21.06.2018

Para muitos freelancers, manter relações cordiais e sólidas com seus clientes é a maneira mais segura de ir adiante nos negócios. Com bons relacionamentos, você terá mais frequência nos seus trabalhos (o que implica em conseguir mais dinheiro!) e poderá gastar menos tempo em busca de jobs. A grande pergunta é: como conquistar os seus clientes e garantir esta vantagem?

Quando você está começando a trabalhar como freelancer, pode ser um pouco difícil construir relações sólidas com seus clientes, de forma que não é nada anormal ir “pulando” de trabalho em trabalho por algum tempo.

 

Neste artigo, daremos algumas dicas para construir relações duradouras e crescer no mercado de trabalho

Por que é importante construir relações sólidas com seus clientes?

É possível que você esteja feliz com a ideia de trabalhar com vários clientes diferentes - menos monotonia, novas oportunidades, tudo isso é muito interessante, é verdade. Ainda assim, construir boas relações e ter trabalhos “fixos” mensalmente é excepcional para quem deseja crescer de verdade na carreira.

 

Antes de explicarmos como construir boas relações, vamos primeiro falar sobre o motivo pelo qual acreditamos que é bom estar sempre em contato com os mesmos clientes:

- Renda fixa

Uma das maiores preocupações dos profissionais que trabalham como freelancer é a renda fixa. Com toda a liberdade e a independência que vêm com o trabalho freelancer, vem também uma realidade que, às vezes, é um pouco chocante: sua renda não será tão estável quanto costumava ser.

 

Quando se constrói relações de confiança com clientes, isso implica em receber mais ofertas de trabalho e, assim, conseguir uma renda fixa. Saber que um valor específico estará disponível na sua conta ao final de um mês de trabalho é necessário para quem paga contas - e primordial para quem deseja se tornar referência em sua profissão ou continuar a trabalhar como freelancer.

 

Indiretamente, clientes fixos também o auxiliam a ganhar mais dinheiro. Por quê? Simples: você não precisará passar por processos de contratação, testes e enviar seu currículo para vinte empresas todos os meses. Com um trabalho “fixo”, as ofertas virão até você.

- Construção de confiança com clientes e potenciais clientes

Relações duradouras não são boas apenas para você e para aquele cliente, mas para todos os possíveis empregadores que você encontrará durante a vida.

 

Coloque-se agora no papel de um contratante: entre uma pessoa que já trabalhou com mil empresas diferentes, mas apenas uma vez, e outra pessoa que possui menos clientes, mas trabalha com eles há anos, qual seria a sua opção?

 

Ao construir parcerias de anos, você demonstra que seu trabalho é de confiança, que consegue produzir resultados e que é uma boa opção para o que quer que seja. Clientes de longa data também têm o costume de oferecer bons depoimentos, os quais são primordiais para a sua reputação dentro e fora da internet.

- Aumento das referências

Finalmente, é importante dizer o seguinte: seus clientes são capazes de torná-lo uma boa referência.

Se uma grande empresa conta com você, isto significa que você “dá conta do recado”. Não fique surpreso se começar a ser contatado por outras empresas: quando o seu empregador gosta do que você faz, ele faz questão de recomendar os seus serviços.

 

<blockquote>Construir relações sólidas com os seus atuais clientes é o caminho para construir relações sólidas com novos clientes.</blockquote>

Como construir relações duradouras com seus clientes:

- Faça o seu melhor

Para se destacar, você não pode se contentar com um trabalho medíocre. Lembre-se: a maior parte dos contratos não começa com promessas de durabilidade. Os empregadores querem testá-lo para saber se podem confiar em você. Ninguém irá se comprometer a trabalhar por tempo indefinido com uma pessoa que ainda não provou do que é capaz.

Oferecer trabalho de qualidade é a melhor forma de provar aos seus clientes que eles fizeram um  bom investimento. Se você entregar um projeto consistente, que traga resultados e atinja às expectativas, você será chamado em outra ocasião.

- Pequenas coisas fazem grandes diferenças

Ao fazer o seu trabalho direito, você também constrói boas relações com seus clientes. Para passar a imagem de que você é uma pessoa disponível e comprometida, lembre-se de sempre responder aos seus e-mails de forma rápida e profissional, cumprir prazos, etc.

- Identifique as necessidades do seu cliente

Uma boa maneira de construir relações é identificar aquilo que o seu cliente quer - agora e no futuro. A maior parte das companhias contrata um freelancer porque não possui um empregado fixo que possa cumprir aquela função. Se você for um trabalhador multiuso, digamos assim, poderá oferecer consultoria em outras áreas do negócio deles.

 

Por exemplo: se você foi contratado para ser um copywriter, pode se oferecer para atualizar, de forma frequente, o blog de uma empresa. Mostre que você é importante para o crescimento e o funcionamento de uma empresa e torne-se um funcionário desejável!

 

- Agradeça pelas oportunidades
 

Seu cliente possivelmente possui diversas opções no seu nicho, não importa qual seja ele. Ainda assim, ele escolheu você. Isso é incrível e precisa ser reconhecido, portanto, não se esqueça de demonstrar que está agradecido e que deseja manter aquela relação profissional.

 

Um e-mail de agradecimento já faz uma bela diferença. Se você quiser ir um pouco além, pode oferecer a eles alguma coisa mais. Por exemplo: se você criou um website para alguém, fale sobre esta empresa e publique coisas sobre o seu trabalho (e sobre o seu cliente, claro) em suas redes sociais. Algo como “Este foi o design que fiz para o cliente X. Muito obrigado pela oportunidade de trabalhar com este projeto incrível” já basta para causar uma boa impressão.

 

Por fim, não se esqueça deles. Eles receberam algum prêmio importante recentemente? Envie uma mensagem com suas congratulações. É aniversário do dono da empresa? Envie um cartão. Estas coisas farão com que o seu nome seja lembrado.

Como manter uma boa relação?

Manter relações sólidas com seus clientes não precisa ser difícil. Com o tempo, você perceberá que isso não é um bicho de sete cabeças. Uma das melhores formas de manter relações sólidas é com comunicação honesta e regular: afinal, quem não é visto não é lembrado.

 

Lembre-se de sempre responder aos seus e-mails de forma rápida. Não deixe para depois: se você pode responder agora, faça isso. Do contrário, você pode se esquecer e acabar retornando o contato semanas depois. Não é preciso dizer que esta não é uma boa maneira de melhorar as suas relações com os seus clientes.

 

Um conselho básico é: sempre trate os seus clientes antigos como se fossem novos. O que isso significa? Faça questão de impressioná-los, agradá-los e de demonstrar que os seus serviços são relevantes. Um profissional com este perfil raramente será esquecido.

 

Você está procurando por clientes fixos ou está em busca de estabilidade? Conte-nos sobre as suas experiências, dificuldades e desafios abaixo!

Crie seu perfil de freelancer e encontre novos projetos agora mesmo.

 Cadastre-se grátis!

More articles

  • Como utilizar o YouTube para atrair clientes

    Atualmente, existe muita evidência de que o futuro do marketing online está na produção de vídeos que provoquem interesse e possuam conteúdo viral. Mais e mais pessoas estão contado com plataformas como o YouTube para consumir material, então você, enquanto dono de um negócio, deveria pensar seriamente em como começar a utilizar esta ferramenta.
  • Programadores precisam ser bons em matemática?

    Muitos programadores estudaram matemática ou computação (que é uma área que envolve muita matemática, de qualquer maneira). Isto pode fazer com que as pessoas achem que é necessário ter excelentes conhecimentos matemáticos para programar, mas isso não é necessariamente verdade. Matemática e programação se cruzam, de fato, mas não são a mesma coisa. Ser bom em uma delas não é requisito para conseguir fazer a outra. Abaixo, confira seis razões pelas quais você não precisa ser bom em matemática para programar:
  • Como escolher um nome para o seu negócio freelancer?

    A pergunta mais feita por quem está começando um negócio é a seguinte: “Como devo nomeá-lo?”. E, de fato, este é um questionamento muito válido. O nome da sua empresa será a forma pela qual você será lembrado, então ele não pode ser escolhido aleatoriamente.

Comments

  • No comments available

Comment this article