You are here:  Freelancer Tips  »  Article

 
26.06.2018

Por que freelancers e startups combinam?


Muitos freelancers acabam fazendo um ou vários trabalhos para startups. E a maior parte das startups, por sua vez, conta com o apoio dos freelancers para conseguir entregar os seus projetos e satisfazer os clientes. Parece haver uma conexão aí, certo? Certíssimo: startups e freelancers dão match, digamos assim.

Ambos fazem parte de uma nova geração de trabalho, que está baseada na ideia de que é possível criar uma companhia ou um produto em um tempo específico e sem a quantidade de renda que costumava ser necessária. Tanto os freelancers quanto as startups agem de maneira a concretizar grandes objetivos mesmo com equipes reduzidas.

Confira abaixo cinco razões pelas quais acreditamos que a parceria entre freelancers e startups é necessária para o crescimento coletivo:

Tanto os criadores de startups quanto os freelancers desejam criar algo próprio

 

Qual é a grande vantagem do trabalho freelancer? Ser o seu próprio chefe, decidir como e quando você trabalha e escolher quais são os projetos nos quais você deseja trabalhar. De forma resumida, ser freelancer é ter a liberdade de dizer o que você vai fazer com o seu tempo.

Qual é a grande vantagem das startups? Adivinha. Tanto os freelancers quanto os criadores de startup desejam abandonar as formas tradicionais de trabalho e a chatice de obedecer o horário comercial. Isto pode se dar tanto pela percepção de que é possível trabalhar e crescer de outra forma quanto pelo fato de que, bem, trabalhar das oito às seis é tedioso depois de um tempo.

Este espírito empreendedor é capaz de promover verdadeiros milagres - e de criar conexões pessoais entre as pessoas. Por conta disso, acreditamos que freelancers e donos de startup podem se conectar num nível muito mais profundo. Esta situação, como você pode calcular, gera incríveis resultados.

Ambos os trabalhos exigem assumir riscos

 

Um outro pré-requisito para ser freelancer ou criar uma startup é ter disposição para assumir riscos. Sejamos honestos: é sempre mais seguro trabalhar para uma companhia, com horário fixo e salário fechado. Estabilidade é importante e é importante saber que, às vezes, as coisas podem dar errado. Ainda assim, você nunca vai saber se pode ser grande se não der o primeiro passo. Esta é a forma como freelancers e empreendedores tendem a pensar. E uma das razões, claro, pelas quais podem fazer um excelente trabalho em conjunto.

Sim, é verdade que fazer as coisas de forma improvisada não é a melhor opção para crescer. Você não vai longe se assumir todos os riscos e torcer para que tudo der certo. Essa mistura entre racionalidade e ousadia está presente na maior parte dos que optam pela carreira freelancer (e faz com que estes trabalhadores sejam interessantes, atualizados e confiáveis - exatamente o que as startups precisam).

Os freelancers são flexíveis e as startups podem ter fluxo de trabalho variável

Quando você está no processo de criar uma equipe para a sua startup, não é difícil cometer alguns deslizes. Nem sempre você será capaz de saber, no início de um projeto, que ter um escritor em tempo integral é necessário, por exemplo. Será que é necessário contratar outro designer? Tudo depende do andamento das coisas. Esta é a hora dos freelancers.

Freelancers são flexíveis e costumam gostar de trabalhar em projetos fechados, por um tempo específico. Você pode contratar um freelancer por algumas semanas, avaliar o trabalho e só então decidir o que fazer. Talvez você precise de mais ajuda. Talvez não precise de mais ninguém. É mais fácil tomar decisões quando você conta com o trabalho de um freelancer do que com o trabalho de alguém com carteira assinada.

Freelancers costumam se preocupar com a questão do marketing


Quando você está começando a crescer no mercado, é normal que o orçamento fique um pouco apertado. Os freelancers sabem bem como isso funciona, uma vez que têm o costume de cuidar bem de suas finanças. Como um pessoa que não tem muito dinheiro para gastar, você pode se beneficiar muito da experiência de um freelancer. Eles possivelmente conhecem uma série de ferramentas gratuitas ou baratas, podem direcioná-lo quando você estiver perdido e, possivelmente, sabem o que funciona e o que não funciona em sua área de atuação. Confie no seu especialista.

Freelancers já trabalharam para diversos clientes e possuem muito expertise

 

É possível fazer a mesma coisa de diferentes formas. Os freelancers sabem bem disso, uma vez que costumam trabalhar para diversos clientes e, às vezes, para projetos diferentes ao mesmo tempo. Em vez de investir em alguém que passou a vida inteira no mesmo trabalho, cogite a possibilidade de contratar alguém que consiga avaliar a mesma coisa sob diversos prismas.

Enquanto uma startup que ainda está se organizando, você tem muito a ganhar. Você pode examinar os pontos fracos e fortes de diversas estratégias e determinar qual é aquela que funciona melhor para o serviço ou produto que você deseja vender. Uma vez que souber para onde ir, ficará muito mais fácil saber com quem contar.

Está convencido de que contratar um freelancer é uma boa ideia?

O Freelancermap pode ajudá-lo nesta tarefa. Comece este processo agora: basta postar o seu projeto e aguardar os contatos.

Você é um freelancer que trabalha com startups? Quais são as maiores vantagens dessa parceria? Conte-nos sobre as suas percepções abaixo!

Crie seu perfil de freelancer e encontre novos projetos agora mesmo.

 Cadastre-se grátis!

More articles

  • Como construir relações sólidas com seus clientes

    Para muitos freelancers, manter relações cordiais e sólidas com seus clientes é a maneira mais segura de ir adiante nos negócios. Com bons relacionamentos, você terá mais frequência nos seus trabalhos (o que implica em conseguir mais dinheiro!) e poderá gastar menos tempo em busca de jobs. A grande pergunta é: como conquistar os seus clientes e garantir esta vantagem?
  • Como utilizar o YouTube para atrair clientes

    Atualmente, existe muita evidência de que o futuro do marketing online está na produção de vídeos que provoquem interesse e possuam conteúdo viral. Mais e mais pessoas estão contado com plataformas como o YouTube para consumir material, então você, enquanto dono de um negócio, deveria pensar seriamente em como começar a utilizar esta ferramenta.
  • Programadores precisam ser bons em matemática?

    Muitos programadores estudaram matemática ou computação (que é uma área que envolve muita matemática, de qualquer maneira). Isto pode fazer com que as pessoas achem que é necessário ter excelentes conhecimentos matemáticos para programar, mas isso não é necessariamente verdade. Matemática e programação se cruzam, de fato, mas não são a mesma coisa. Ser bom em uma delas não é requisito para conseguir fazer a outra. Abaixo, confira seis razões pelas quais você não precisa ser bom em matemática para programar:

Comments

  • No comments available

Comment this article