Como o Twitter pode te ajudar a conseguir clientes

13.08.2018

Para muitos freelancers, utilizar redes sociais para atrair mais leads não é uma prática diária e comum. Isto precisa mudar: as plataformas deste tipo, como o Twitter, são excepcionais para aqueles que desejam atrair mais clientes para o seu negócio. Se você ainda não sabe como o Twitter pode ajudá-lo, aliás, este artigo foi especialmente para você.

Atualmente, o Twitter possui cerca de 330 milhões de usuários, o que faz dele um ótimo lugar para conectar-se com outros freelancers e encontrar potenciais clientes.

Se você não é um heavy user de redes sociais, deve estar se perguntando qual é o caminho para transformar coisas como o Twitter em máquinas de conversão. Acredite: esta ferramenta tem sido amplamente utilizada para marketing e para criação de networking. Confira as informações abaixo para entender um pouco mais sobre isso.


Como utilizar o Twitter para promover o seu negócio

Vamos do início. O primeiro passo é otimizar o seu perfil, para que ele perca a característica de perfil pessoal.

 

Sua biografia do Twitter deve incluir:

  • O seu nome (ou o nome do seu negócio)
  • Uma foto recente e profissional
  • Uma foto de capa que não seja agressiva (e que, de preferência, fale sobre o seu negócio)
  • Um link para o seu website ou para o seu portfólio
  • O biografia concisa, que fale sobre a sua formação e pontos fortes ou sobre o trabalho que você desempenha agora.


Em segundo lugar, você precisa se habituar a utilizar o Twitter. É importante contar com esta rede para demonstrar a sua experiência dentro da sua área de atuação e provar para os seus seguidores e possíveis empregadores que você é um expert.
 

A maior parte dos profissionais de marketing recomenda a regra 80/20: 20% do seu conteúdo deve ser sobre o seu trabalho (posts do seu blog, tweets de vendas, etc), enquanto 80% deve trazer material que faça com que o seu perfil seja atrativo para o seu público.
 

O que isto significa? Que você pode retweetar posts de assuntos pertinentes ao seu campo de atuação, conversar com outros freelancers e influencer ou dar opiniões concretas sobre assuntos que interessam aos seus seguidores.


 
Find new clients at freelancermap - Free profile Unlimited applications 0 comission feesSign up for free!

1. Networking é a chave
 

O Twitter permite que você encontre outros freelancers e também pessoas que podem se interessar pela possibilidade de contratá-lo. Dentro da plataforma, você pode fazer contato com centenas de milhares de pessoas - e sem precisar pedir para ser amigo deles ou estabelecer conexões maiores, como no caso do LinkedIn ou do Facebook.

 

Siga pessoas que trabalham com o mesmo que você, envolva-se em tópicos de discussão no Twitter e faça comentários relevantes sobre posts. Construir estas conexões faz muita diferença (e pode fazer com que você seja lembrado no futuro).

2. Use hashtags e a pesquisa do Twitter
 

Muitas companhias postam no Twitter quando estão procurando por um freelancer. Utilize-se deste conhecimento para encontrar oportunidades.

 

É claro que, por ser uma plataforma aberta, a competição é acirrada. Ser o primeiro a enviar material para uma vaga aumenta as suas chances de ser notado, então não perca tempo: ao visualizar uma oportunidade, envie uma mensagem!

 

Se você é, por exemplo, um web designer, escreva algo como “procura-se web designer” ou “web designer freelancer” na pesquisa e dê uma olhada nos resultados. É possível que você tenha que tentar algumas combinações antes de encontrar algo que seja interessante, mas eventualmente algo irá aparecer.

 

Por fim, utilizar hashtags como #ProcuramosumWebDesigner ou #WebDesignerFreelancer podem ser uma boa possibilidade de encontrar trabalho no Twitter. Vá tentando: seu esforço será recompensado.

3. Atraia bons seguidores
 

Conseguir alguns seguidores no Twitter é algo que pode ser conseguido por várias pessoas. A grande dificuldade, no entanto, é encontrar seguidores que estejam realmente interessados no que você tem a dizer ou no seu negócio.

 

Se o seu objetivo no Twitter é encontrar clientes, você quer atrair seguidores que querem consumir o seu conteúdo e também os seus serviços. A melhor maneira de conseguir isso é seguir influenciadores e participar de discussões pertinentes de forma regular.

 

Se o seu nome aparece frequentemente em debates, é inevitável que as pessoas comecem a percebê-lo. Se elas o perceberem, possivelmente seguirão o seu perfil. Este é o momento em que você se torna um influenciador de nicho.

 

4. Seja pró-ativo
 

Uma ótima forma de utilizar o Twitter para encontrar clientes é ser criativo e encontrar oportunidades que não estão tão visíveis. Se você encontrar alguém que está com muitas dúvidas no seu campo de atuação, pode perguntar se eles estão precisando de alguma coisa específica.

 

Ele pode não estar em busca de alguém para contratar, é claro, mas este contato permite que você abra um diálogo com uma pessoa que, um dia, pode ser um contato ou mesmo um cliente. Ao oferecer uma sugestão ou enviar o link do seu site com uma oferta de ajuda, você pode estar no caminho de conquistar um cliente fiel.

 

O primordial, ao utilizar o Twitter para conseguir empregadores, é ser consistente nas suas postagens e trabalhar uma imagem de autoridade em seu campo de atuação. Conversar com as outras pessoas, claro, tem que acontecer o tempo inteiro.

 

As redes sociais são ferramentas fabulosas para criar conexões entre pessoas de todo o mundo e, por isso, permitem que você tenha acesso a possibilidades múltiplas. Aproveite estas facilidades para tornar-se ativo e atualizar-se sobre as coisas que mais têm chamado a atenção do seu público. Quem não é visto, não é lembrado!

Crie seu perfil de freelancer e encontre novos projetos agora mesmo.

 Cadastre-se grátis!

More articles

  • KPIs para Freelancers: Como acompanhar o crescimento do seu negócio enquanto freelancer

    Há muitas formas de medir o seu sucesso enquanto freelancer. Uma delas é a quantidade de dinheiro que está a ganhar, mas isso não é necessariamente a mais importante. Existem outros aspetos que também deve considerar, como o número de clientes que conseguiu angariar, o que está a ganhar verdadeiramente por hora de trabalho e a eficácia dos seus esforços de promoção. Se quer que o seu negócio seja bem-sucedido, “voar ao sabor do vento” não será, certamente, suficiente.
  • Como a sua foto de perfil pode impactar o seu marketing pessoal

    Enquanto vários freelancers, em especial redatores, tendem a gostar de deixar que as palavras falem por eles, é imprescindível se mostrar ao mundo de outras formas nos dias de hoje. O que queremos dizer com isso? Simples: mesmo que você trabalhe com textos, oferecer uma referência visual sua aos seus possíveis clientes aumenta a sua confiabilidade e cria empatia.
  • Prazos apertados? Veja algumas dicas para se organizar!

    Enquanto freelancer, sua reputação é tudo. Isto significa que, se você se tornar alguém que é conhecido por não entregar os seus trabalhos no prazo, o seu negócio tem data de validade. Se você tem encontrado dificuldades para respeitar as suas deadlines, este artigo foi feito para você.

Comments

  • No comments available

Comment this article