Como uma foto profissional pode impactar o seu marketing pessoal

C

Enquanto vários freelancers, em especial redatores, tendem a gostar de deixar que as palavras falem por eles, é imprescindível se mostrar ao mundo de outras formas nos dias de hoje. Oferecer uma referência visual sua aos seus possíveis clientes aumenta a sua confiabilidade e cria empatia. Porque você precisa de uma foto profissional como freelancer?

Com um perfil nas redes sociais, um website profissional e uma breve biografia nos sites em que você costuma oferecer os seus serviços, você irá muito longe, sem dúvidas. Se juntar uma bela foto de perfil, então, o seu negócio tenderá a crescer ainda mais.

O seu rosto também faz parte da sua marca, mesmo que você não goste muito de modelar. Lembre-se que você não precisa parecer um ator indo para um casting, mas simplesmente um profissional apresentável. 

Não colocamos fotos em nossos perfis apenas para que os nossos clientes consigam nos reconhecer caso nos vejam em algum lugar, certo? Certo: fotos em seu portfólio online ou no seu site oficial passarão uma mensagem aos seus visitantes. Se você quer ser visto como capacitado, inteligente ou especialista, precisa transmitir confiança.

Tudo isso para dizer o seguinte: sim, uma foto de perfil é um elemento-chave no seu marketing pessoal enquanto freelancer.

Como escolher a foto profissional certa, no entanto?

Abaixo, daremos algumas dicas sobre coisas que você jamais deve fazer. Depois, falaremos um pouco sobre como conseguir a melhor foto para o seu perfil virtual.

O que evitar quando tira uma foto profissional

1. Sem selfies!

Uma foto sua em uma festa de amigos ou utilizando um pau de selfie não é uma boa opção para as suas redes profissionais, com certeza. Para tirar fotos com ar de estúdio, lembre-se de utilizar um tripé, fundo neutro e roupas que valorizem o seu perfil.

2. Fotos de eventos

As pessoas vão associar a sua imagem pessoal com o seu trabalho, inevitavelmente. Isso significa que o seu objetivo é encontrar a melhor foto possível – ou seja, nada de postar fotos do casamento da sua tia ou da despedida de solteira da sua melhor amiga. Estamos utilizando exemplos exagerados, óbvio, mas é só para deixar os pontos bem definidos.

3. Fotos tiradas de longe

Pense que a sua foto deve ser como uma foto 3×4 que você apresentaria ao RH de uma empresa física. Ela deve apresentá-lo enquanto pessoa. Se você inserir em seu perfil uma foto de perfil em que você não esteja visível, pode passar a impressão de que não quer que as pessoas te encontrem.

Quem não é visto não é lembrado, mas mais que isso: por que você se esconderia? A confiança se constrói também nestes pequenos detalhes.

Como tirar uma foto profissional para o seu perfil

Agora que você sabe o que não deve fazer, confira abaixo o caminho das pedras para ir muito longe do seu comércio freelancer:

1. Contrate um fotógrafo para a sua foto profissional

Sim, sabemos que chamar um amigo para tirar umas fotos suas é bem mais barato, mas apenas um fotógrafo profissional conseguirá captar a sua personalidade com alguns cliques. Pode parecer exagero, mas não é: como em todas as áreas, somente os experts conseguem entregar resultados diferenciados.

Fotógrafos podem dizer se a sua postura está boa, qual é o melhor ângulo para valorizar o seu rosto, se o seu sorriso está forçado ou não, enfim. Com esta direção técnica, é fato que você terá material de muito melhor qualidade para divulgar o seu trabalho.

2. Fotos nítidas

Todas as suas fotos devem ser nítidas e possuir boa resolução. Não há nada pior do que imagens pixeladas ou sem foco em redes sociais, especialmente se estamos falando de alguém que se vende como profissional.

Atualmente, não é difícil fazer fotos boas: alguns smartphones, inclusive, são capazes de fotografar em alta qualidade e gravar HD. Você tem os recursos, então saiba utilizá-los!

3. Roupas apropriadas

Escolha roupas que fazem com que você se sinta bem e que falem um pouco sobre como você se vê. Se você não está confortável com a ideia de utilizar terno e gravata, uma camisa bonita pode fazer a diferença.

Mantenha as suas roupas neutras, bonitas e adequadas ao seu perfil. Lembre-se de direcionar o seu trabalho a um público específico: você sabe para quem quer vender, não sabe? Então certamente sabe como se vestir para chamar a atenção de quem importa.

4. Iluminação

Outra razão para contratar um fotógrafo profissional: eles sabem como utilizar a iluminação de um espaço para fazer com que as fotos fiquem bonitas e interessantes.

Se você acredita que pode tirar boas fotos sozinho, deve sempre se lembrar de conferir como está a luz antes de fazer alguns cliques. Não existe melhor iluminação do que a luz natural, então vale a pena dar uma volta no parque e fotografar de manhãzinha ou no meio da tarde, quando o sol não está tão forte.

Ótimos exemplos de fotos de perfil do freelancermap 

Exemplo perfil freelance foto perfil profissional SAP

Por estar em uma posição de consultor, George escolheu roupas mais conservadoras. Um sorriso e um terno bonito fazem muita diferença!

» Perfil freelancer de George, SAP BPC expert

Foto perfil profissional Agile product owner

Gola alta: sim! Um belo sorriso, boa iluminação e uma postura de confiança fazem com que a imagem de Caroline seja de uma empreendedora de sucesso.

» Perfil de Caroline, Agile product owner

Exemplo perfil freelance foto perfil profissional Freelance Art Design director

Neste perfil, o nicho muda: estamos falamos sobre um diretor de arte. Sua foto é um pouco mais conceitual, com brincadeiras de foco e desfoco, mas profissional ainda assim.

» Perfil freelancer de Luis, Freelance Art & Design director

Nossa dica mais importante é: divirta-se!

Em conclusão: Uma foto profissional vale o esforço!

Tirar fotos e escolher qual é a que melhor representa o seu negócio e a sua personalidade pode parecer uma tarefa chata para quem não gosta muito de estar diante das câmeras, mas acredite: você pode acabar ficando viciado nisso.

Sem contar que, depois de ver os resultados que uma boa foto profissional traz, você saberá que todo o trabalho valeu a pena.


Junte-se à nossa comunidade de freelancers hoje mesmo! Crie seu perfil de expert em apenas 2 minutos. Encontre Projetos sem comissão!


Jota Del Rosso

Jota Del Rosso é redatora, tradutora, cientista social e atriz em formação. Acredita que trabalhar remotamente foi uma das melhores coisas que já decidiu fazer e por isso, é a pessoa perfeita para as traduções em português do freelancermap.com

Por Jota Del Rosso

Artigos recentes