O que é o Acordo de Retenção Freelancer?

21.08.2018

Um dos maiores obstáculos que irá encontrar enquanto freelancer será o vencimento inconsistente todos os meses. Quando as suas contas se mantêm praticamente as mesmas todos os anos, mas o seu rendimento varia de mês para mês consoante os projetos em que consegue trabalhar, o mundo freelance rapidamente começa a parecer uma carreira instável e stressante.

Dito isto, existem sempre formas para os freelancers tornarem a sua carga de trabalho mensal mais viável. A principal forma para assegurar a estabilidade da sua carreira freelance é encontrar trabalho recorrente como os acordos de retenção freelancer.

 

Neste artigo vamos ficar a conhecer este tipo de trabalho, quando vale a pena usar um acordo de retenção freelancer, e porque você deve concentrar os seus esforços neste tipo de freelance a longo-prazo.

O que é o Acordo de Retenção Freelance?
 

Um acordo de retenção freelance é uma relação contratual entre você e uma empresa que garante uma quantidade de trabalho específica (quer através de um acordo de horas predeterminadas, ou um projeto com tarefas acordadas para serem concluídas) por um valor específico durante um período de tempo acordado.

 

Este acordo tende a ser recorrente, quer semanalmente ou mensalmente, e o objetivo é permitir que você programe a sua agenda de trabalho. Os acordo de retenção freelancer são também uma excelente forma de assegurar um rendimento constante sem ter que procurar por novos projetos todos os meses.

Quando Você Deve Usar um Acordo de Retenção?

Os acordos de retenção são recomendados para trabalhos que você realize para os seus clientes regularmente, incluindo trabalhos como:

  • Marketing de redes sociais
  • Escrita para blogues
  • Manutenção de websites e design
  • Branding e Marketing
  • Criação de conteúdos
  • Marketing de email
  • Projetos complexos a longoprazo (que exijam um certo número de horas do seu tempo todas as semanas)
Benefícios dos Acordos de Retenção Freelancer
 

Garantir apenas um acordo de retenção freelancer com um cliente pode mudar a sua vida, e muitos freelancers experientes estão a procurar estabelecer acordos de retenção freelancer a longo prazo em vez de estarem constantemente à procura de trabalho.

 

Os principais benefícios deste tipo de trabalho freelance incluem:

Um Rendimento Estável
 

Normalmente, os acordos de retenção freelancer são pagos antecipadamente, ou têm um valor específico acordado no contrato entre você e o cliente.

 

Isto significa que em cada vez você recebe um rendimento garantido (ou pode estimar o valor se passar recibos com o valor por hora). Para freelancer que estejam habituados a receberem valores diferentes todos os meses dependendo da quantidade de trabalho enviado pelos seus clientes regulares, ou consoante os novos trabalhos que conseguem encontrar, este tipo de acordo pode ser determinante.

 

Outra dica útil para garantir um rendimento mais estável é diversificar o seu rendimento freelancer.

Uma Agenda de Trabalho Mais Livre

 

Quando você acorda um fluxo de trabalho ou horas específicas com um cliente, você pode agendar o seu fluxo de trabalho mais facilmente todas as semanas. Assim saberá o tempo necessário que deve dispender em cada trabalho recorrente, e pode aumentar ou reduzir o seu fluxo de trabalho conforme sentir necessário.

 

Sendo que a maioria dos acordos de retenção exigem aviso prévio caso o cliente já não tenha trabalho suficiente, você deve ter sempre uma ideia de como será a sua agenda de trabalho nos meses seguintes.

 

Uma Relação de Trabalho Mais Forte e Mais Confiável

Ter um acordo com um cliente sobre quanto trabalho irá realizar e em quanto tempo é bem menos stressante do que andar à procura interminavelmente de clientes, negociar valores e pagamentos.

 

Além disso, é bem mais fácil para um cliente saber que as suas tarefas propostas são concluídas e entregues todos os meses por um valor fixo, e que estão trabalhando com um freelancer confiável e honesto. Estes acordos não são apenas benéficos para os freelancers – ambas as partes ganham. É uma excelente forma de construir uma relação de trabalho sólida com o seu cliente

Desvantagens dos Acordos de Retenção
 

Apesar de todas as vantagens, também existem algumas vantagens nos acordos de retenção freelancer. Veja alguns dos obstáculos com que se poderá deparar e como lidar com eles:

Entregas de projetos a mais ou a menos
 

Muitos freelancers acabam por cobrar valores inferiores sabendo que o acordo com o cliente será de longo prazo. Apesar de não existir nada de errado em cobrar valores inferiores (veja os pros e contras de oferecer descontos freelance) pois existem imensos benefícios relacionados com o trabalho recorrente, você deve ter atenção para não entregar trabalho excessivo durante os projetos e gastar demasiado tempo que não compense o seu lucro.

 

Pode ser igualmente fácil cometer lapsos durante os trabalhos após garantir um rendimento fixo de cada cliente todos os meses, mas é importante garantir a qualidade do serviço para cada pagamento. Se você está trabalhando sob acordo por hora, deve monitorizar as suas horas de trabalho para assegurar que recebe o devido pagamento.

Estar sempre disponível

Mais uma desvantagem deste tipo de acordo é que os seus clientes podem começar a achar que você está sempre disponível. Alguns clientes confundem facilmente em contratar um freelancer em retenção e um funcionário a tempo inteiro.
 

Como tal, você será solicitado para concluir tarefas de última hora e pode tornar-se difícil dizer que não enquanto freelancer, especialmente se tiver uma boa relação de trabalho. Se você for inundado com pedidos de trabalho adicional fora dos termos do acordo, poderá ser altura de renegociar os termos do contrato com o seu cliente para assegurar que é devidamente compensado pelo seu trabalho.

No geral, um acordo de retenção freelancer pode tornar-se fundamental para construir uma carreira freelance segura e sustentável com um rendimento estável. Se você conseguir identificar clientes existentes que estejam dispostos em acordos benéficos para ambas as partes, envie-lhes as suas sugestões e valores. Desde que ambas as partes ajam de forma justa, este tipo de acordo pode ser extremamente benéfico para clientes e freelancers.

Crie seu perfil de freelancer e encontre novos projetos agora mesmo.

 Cadastre-se grátis!

More articles

  • Como Usar as Taxas Rápidas em Freelancer?

    Todos os freelancers (e todos os que já tenham trabalhado nesse sentido) já receberam projetos que os clientes ou empregadores querem feitos para ontem. Relaciona-se com isto?
  • Como o Twitter pode te ajudar a conseguir clientes

    Para muitos freelancers, utilizar redes sociais para atrair mais leads não é uma prática diária e comum. Isto precisa mudar: as plataformas deste tipo, como o Twitter, são excepcionais para aqueles que desejam atrair mais clientes para o seu negócio. Se você ainda não sabe como o Twitter pode ajudá-lo, aliás, este artigo foi especialmente para você.
  • Como a sua foto de perfil pode impactar o seu marketing pessoal

    Enquanto vários freelancers, em especial redatores, tendem a gostar de deixar que as palavras falem por eles, é imprescindível se mostrar ao mundo de outras formas nos dias de hoje. O que queremos dizer com isso? Simples: mesmo que você trabalhe com textos, oferecer uma referência visual sua aos seus possíveis clientes aumenta a sua confiabilidade e cria empatia.

Comments

  • No comments available

Comment this article