Como Melhorar o Seu Site Freelancer: Velocidade da Página, UX e Mais!

10.10.2018

O seu site freelancer é a sua oportunidade para demonstrar a sua personalidade e experiência enquanto freelancer, e será uma das principais montras para os seus potenciais clientes analisarem se você é a escolha mais adequada para as suas necessidades.

Se você ainda não criou um site próprio, veja aqui 4 razões para criar um site o mais rapidamente possível !


Você pode aplicar algumas pequenas mas eficazes alterações ao seu site freelancer para tirar o maior proveito, desde melhorar o seu SEO a reduzir os tempos de carregamento.

Neste artigo apresentamos algumas das nossas melhores recomendações para melhorar já hoje o seu site freelancer.

1) Melhore a Velocidade da Sua Página

A maioria de nós concorda que uma página não deve demorar muito tempo a carregar. Fartamo-nos de esperar muito rapidamente e optamos por clicar noutro endereço diferente para encontrarmos uma solução para encontrarmos os conteúdos que pretendemos de uma forma mais rápida.  

 

O seu site freelancer não deve fugir à regra – se a velocidade da sua página for demasiado baixa, poderá perder tráfego considerável e potenciais clientes para o seu negócio!

 

Verifique a velocidade da sua página em PageSpeed Insights – idealmente, o seu site deve demorar cerca de 1-3s a carregar. Se a velocidade da sua página não se enquadrar neste limite, deve fazer o seguinte:
 

Como melhorar a velocidade da página

  • Equilibre a cache do navegador
  • Ative a compressão Gzip
  • Minimize os redirecionamentos na sua página
  • Otimize as suas imagens e especifique as dimensões da imagem

2) UX – Experiência de Usuário Melhorada

Uma boa experiência de usuário é essencial se você quiser que as pessoas se mantenham no seu site após visitarem oo endereço.
 

Alguns dos aspetos que você deve considerar para melhorar o UX do seu site incluem:

  • É responsive (adaptável ao celular)?
  • Tem um menu?
  • Tem um tema instalado?
  • Tem mais que uma página?
  • Qual é o aspeto visual da marca do seu site? Cores, tipo e tamanho da letra, etc?

3) SEO – Search Engine Optimization

Melhorar o SEO do seu site freelancer é altamente benéfico – quanto melhor posicionado você estiver nas classificações do Google, mais tráfego irá obter. E quanto mais tráfego tiver, mais potenciais clientes visitarão o seu site!

 

Se você estiver usando um tema do WordPress para o seu site freelancer, o primeiro passo é instalar o plugin Yoast, que oferece um método simplificado para otimizar todas as suas páginas e publicações. De seguida, você deve pesquisar alguns palavras-chave com o Google Keyword Planner, ou um serviço SEO premium como o SEMrush ou Ahrefs, e encontrar as palavras-chave adequadas para obter uma melhor classificação no Google.

 

De seguida, ajuste as suas páginas e publicações consoante estas palavras-chave. Confira este guia de iniciante do SEO para mais informações.

4) Esquema do Website – Escolha um Tema Profissional

Como deve ser o esquema do seu site? Já fez um planeamento, ou ainda tem as configurações pré-definidas de quando criou o seu site?

 

Um bom esquema pode elevar ou destruir a qualidade do seu site. Se você estiver usando o WordPress, recomendamos configurar um tema que destaque o seu site dos outros.

 

Você configurar um modelo gratuito ou pagar por um modelo com recursos personalizáveis, e em muitos casos, obter um visual mais agradável.
 

Alguns dos melhores temas do WordPress para freelancer são:

5) Tenha um Portfólio Conectado ao Seu Site

Para todos os freelancers, é crucial ter um bom portfólio que demonstre as suas melhores capacidades. Como está o seu portfólio neste momento?

 

Você tem uma página dedicada no seu site com imagens e endereços para o seu trabalho? Ou é algo que você tem negligenciado há bastante tempo?

 

Existem várias formas para você criar um portfólio deslumbrante no seu site sem ter que pagar a um designer. Confira este simples tutorial do Color Melon para saber como.

6) Marca

O seu site é consistente com a sua marca enquanto freelancer? Pode ser difícil assimilar este conceito, mas uma das partes mais essenciais do mundo freelance é saber vender os seus serviços eficazmente, e esse processo começa com a criação de uma marca.

 

Alguns dos métodos que você pode seguir para melhorar a marca do seu site incluem:

 

  • Use a mesma fotografia de apresentação de freelancer no seu site e em todas as suas redes sociais
  • Use o mesmo tipo de letra no seu site e em todas as publicações no seu blogue
  • Redija com o mesmo tom (ou similar) no seu site e nas suas redes sociais – por exemplo, você prefere um tom mais informal e amigável, ou um tom mais forma e autoritário?
  • Mantenha as suas cores consistentes

Estas pequenas alterações podem ser bastante eficazes em conectar todas as suas contas diversas numa única ‘marca’ distinta – e irá fazer com que os visitantes do seu site se recordem de si no futuro.

Como você está a melhorar o seu site de freelancer? Partilhe connosco os seus melhores truques e dicas nos comentários em baixo!

Crie seu perfil de freelancer e encontre novos projetos agora mesmo.

 Cadastre-se grátis!

More articles

  • KPIs para Freelancers: Como acompanhar o crescimento do seu negócio enquanto freelancer

    Há muitas formas de medir o seu sucesso enquanto freelancer. Uma delas é a quantidade de dinheiro que está a ganhar, mas isso não é necessariamente a mais importante. Existem outros aspetos que também deve considerar, como o número de clientes que conseguiu angariar, o que está a ganhar verdadeiramente por hora de trabalho e a eficácia dos seus esforços de promoção. Se quer que o seu negócio seja bem-sucedido, “voar ao sabor do vento” não será, certamente, suficiente.
  • Recomendações do LinkedIn: Como Solicitar e Obter uma Recomendação!

    Não há nada mais satisfatório que consultar uma longa lista de recomendações para convencer potenciais empregadores que você é o melhor freelancer no mercado.
  • Currículo Freelance: Como Listar Trabalho Freelance no Seu CV?

    Para pessoas com trabalhos das 9 às 5, criar um CV é um processo relativamente simples. Contudo, se você tem trabalho maioritariamente como freelancer, poderá ter algumas dificuldades em descobrir como listar os múltiplos projetos e trabalhos em que colaborou por ordem sequencial e viável para impressionar futuros empregadores.

Comments

  • No comments available

Comment this article