Contratar familiares para o seu negócio de Freelance

03.04.2019

Para um negócio freelance em crescimento, conseguir contar com as pessoas certas é tão importante como ter uma boa gestão dos clientes. Muitos freelancers percebem que não precisam de ir muito longe na sua busca por uma ótima equipa de freelancers. Contratar familiares é uma prática já muito antiga nos negócios e o freelancing não é exceção.

Embora esta prática possa receber muitas críticas por parte das pessoas que são contra o nepotismo, a verdade é que a contratação de familiares pode ter as suas vantagens – e não há como negligenciá-las.


O que é o nepotismo e como é que este pode afetar o seu negócio freelance?

De uma forma simplificada, o nepotismo é a prática de favorecer membros da família na contratação de colaboradores – sem se focar muito no seu mérito ou talento.

Na perspetiva dos críticos do nepotismo, existem várias razões pelas quais o favorecimento da contratação de membros da família pode ser prejudicial para o seu negócio. Entre elas:

 

  • A redução da qualidade do trabalho dos colaboradores não-favorecidos
  • As emoções nas relações com membros da família podem levar à desconsideração pelas políticas da empresa
  • Os familiares contratados nestes moldes podem não ser muito eficientes se não forem qualificados

 

No entanto, os adeptos do nepotismo discordam desta perspetiva – para eles, existem várias boas razões pelas quais se devem contratar familiares para qualquer tipo de negócio, seja ele grande ou pequeno.

 

Enumeramos algumas das vantagens que pode obter ao contratar familiares para o seu negócio freelance:

 

  • É uma ótima forma de assegurar a continuidade do negócio
  • Pode treinar os seus familiares para que eles se tornem qualificados em várias áreas, o que lhe permitirá levar o seu negócio mais longe; por exemplo: o seu companheiro pode gerir a comunicação e as contas dos clientes ou gerir as redes sociais do seu negócio.
  • A sua família estará sempre lá para si – algo que todos os responsáveis de negócios freelance necessitam, principalmente nas alturas mais difíceis e quando o negócio começa a abrandar

 

Posto isto, uma abordagem bem medida ao nepotismo é, na verdade, aquilo de que todos os negócios freelance necessitam. Embora a contratação de familiares não devesse ser um tema taboo, a verdade é que todos os donos de negócios devem criar um ambiente onde as recompensas devem surgir em função do mérito e não das relações.
 

Ao contratar familiar, assegure-se de que reúne condições para recompensar o mérito.

 

Então é boa ideia contratar familiares?

Claro que é. Desde que dê o mesmo tratamento aos seus familiares que dá aos outros colaboradores.

É básico: todos os negócios devem promover um ambiente onde todos os colaboradores possuam oportunidades de crescimento idênticas. Por isso, as diretrizes formais que regulamentam as responsabilidades e os deveres devem ser comuns a todos, independentemente da relação destes com o dono do negócio.

 

Vantagens e desvantagens de contratar familiares

Pros Cons
Conhecimento privilegiado da experiência e personalidade Emoções – Possibilidade de confusões por tratamento especial
Interesse pessoal no sucesso do negócio Insatisafção em caso de sobrecarga de trabalho (salário baixo, muitas horas de trabalho)
Melhor conhecimento do seu negócio e dos seus objetivos Falta de experiência/qualificações
Dispostos a receber formação e acumular várias funcções Dificuldade em conciliar o trabalho com a vida

Habitualmente os primeiros familiares a trabalharem consigo no seu negócio serão os seus filhos e o seu parceiro.

Agora que já abordamos o fator humano, vamos então concentrar a nossa atenção nos aspetos legais e nas considerações que deve ter em conta.


Aspetos a considerar quando contrata os seus filhos


A maior parte dos freelancers tentam incluir os seus filhos no seu negócio e, na verdade, porque não fazê-lo? Desde que tal seja legal no seu país, isto é perfeitamente aceitável. Apesar disso, é necessário ter em conta a legislação do seu país e eventuais restrições no que diz respeito às horas de trabalho e tipos de trabalho que podem ser desempenhados, em função da idade.

 

Há ainda a considerar as vantagens emocionais de trabalhar com os seus filhos, uma vez que isso também lhe permitirá passar mais tempo com eles e ajudá-los a aprender e a construírem o seu futuro de forma independente. Além disso, dar-lhes-á também todas as valências necessárias para eventualmente assumirem o seu negócio e assegurarem a sua continuidade, se for esse um dos seus objetivos para o futuro.

 

Aspetos a considerar quando contrata o seu conjugue

 

Se tiver um negócio e for casado, ninguém cuidará melhor do seu negócio como o seu conjugue. Por isso, contratar o seu conjugue pode fazer todo o sentido.

 

Mas será isso uma decisão inteligente? A resposta é sim! O seu conjugue tem interesse pessoal no seu negócio e estaria disposto/a a trabalhar horas a fio, ganhando menos dinheiro do que os outros colaboradores. E assim se junta o útil ao agradável.

 

Além disso, se já tiver um negócio suficientemente estabelecido e estabilizado, isto permitirá que também proporcione ao seu conjugue uma função com estabilidade, que lhe permitirá um maior equilíbrio do rendimento familiar. Ao pagar o salário ao seu conjugue em vez de a um colaborador externo, estará a adicionar (ou a manter) rendimentos no seu agregado familiar.

 

Finalmente...

 

O mundo do freelancing é altamente competitivo. Se fizer as contas e perceber que contratar alguns familiares para colaborarem consigo no seu negócio pode ser vantajoso e ajudar o seu negócio a crescer, então nem hesite! Contrate!

 

O seu negócio deve ser uma das suas prioridades e por isso há que considerar que o seu negócio será tão valioso quanto o são os seus colaboradores. Encontrar bons freelancers pode ser uma tarefa monumental e, se encontrar tudo o que necessita em casa, então todos ganham! E pode mesmo fazer toda a diferença nas suas relações.

Crie seu perfil de freelancer e encontre novos projetos agora mesmo.

 Cadastre-se grátis!

More articles

  • Teardowns: Desmontagem para mostrar do que e capaz

    Para a maior parte dos freelancers, ter um portfolio forte, que mostra efetivamente do que são capazes, é muito mais importante do que limitar-se a dizer aos seus potenciais clientes o que lhes pode oferecer. Mas, existem outras possibilidades?
  • Organizar uma sessão de Pergunte-me Qualquer Coisa como Freelancer

    Os freelancers estão sempre à procura de novos estratagemas para ultrapassar a concorrência. Para atrair potenciais clientes e dinamizar os que já tem, há que adaptar-se às novas tendências. E uma dessas tendências é a criação de sessões de Ask Me Anything (Pergunte-me Qualquer Coisa).
  • Porque é que todos os freelancers devem procurar ter um mentor

    “Se conhecesse X quando comecei…” – quantas vezes ouviu colegas freelancers a dizerem isto? Há muitos erros que pode cometer quando está a iniciar a sua carreira, e alguns deles não são tão óbvios.

Comments

  • No comments available

Comment this article