Ser freelancer no Brasil: Tudo o que você precisa saber em 2024

S

O mercado freelancer no Brasil tem crescido significativamente nos últimos tempos. Em 2024 esta modalidade de trabalho deve continuar atraindo profissionais que buscam mais flexibilidade e autonomia em seu trabalho. Neste artigo, você vai descobrir tudo o que precisa saber sobre ser freelancer no Brasil, incluindo as melhores plataformas, aspectos legais, vantagens e desvantagens, perfis mais procurados, salários e muito mais!

O cenário freelancer no Brasil em 2024

Segundo dados do IBGE, no último trimestre de 2022 já existiam mais de 25,7 milhões de trabalhadores independentes no Brasil. Este recorde histórico representa um aumento de  4,7% em relação ao ano anterior, demonstrando apelo cada vez maior do trabalho independente.

Mas por que as pessoas têm optado por ser freelancer? Inicialmente, a preferência por esta modalidade de trabalho começou a crescer devido aos avanços tecnológicos, assim como aos valores profissionais e estilo de vida das gerações Y e Z.

No entanto, com a pandemia do COVID-19 e o subsequente período de incerteza econômica ao redor do mundo, o trabalho freelancer se tornou única alternativa para muitos profissionais que se viram tendo dificuldades para encontrar ou manter empregos convencionais.

Em uma pesquisa realizada pelo freelancermap.com em 2023, cerca de 73% dos entrevistados afirmaram que a oportunidade de trabalhar de forma independente foi o principal motivo para a escolha de trabalhar como freelancer. Os outros dois motivos mais citados foram a oportunidade de receber maiores salários (52%) e a flexibilidade de horário (51%). Incrivelmente, o desemprego foi citado por apenas 15% dos entrevistados.

No Brasil, no entanto, os motivos para a adoção do trabalho independente parecem ser um pouco diferentes. Segundo a Sondagem do Mercado de Trabalho, feita pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas (Ibre/FGV), 32,1% dos entrevistados afirmaram ter optado trabalhar por conta própria devido à falta de emprego.

Estudo Freelancer 2023 freelancermap: Motivos para ser freelancer 
Estudo Freelancer 2023 freelancermap: Motivos para ser freelancer 

A independência e flexibilidade de horário foram citadas por apenas 22,9% e 13,6% dos entrevistados, respectivamente. No entanto, é inegável que oportunidade de ter uma renda maior, trabalhar remotamente e ter um estilo de vida mais flexível são vantagens cada vez mais atraentes.

Perfis freelancer mais procurados no Brasil

Existem diversos setores e industrias onde é possível trabalhar como freelancer no Brasil. No entanto, a realidade é que a escassez de talentos com competências tecnológicas dá vantagem a profissionais com perfis técnicos, como desenvolvedores web, programadores e analistas de sistemas.

Nesse sentido, os profissionais do mundo do software, relacionados à gestão de projetos e produtos digitais, têm muito mais chances de conseguir projetos e contratos como freelancers.

Em nosso último estudo sobre o mercado freelancer, os entrevistados apontaram os seguintes setores como mais relevantes para o futuro:

  • Segurança informática
  • Inteligência Artificial (IA)
  • Serviços em nuvem
  • Big Data
  • Internet das Coisas
Estudo Freelancer 2023 freelancermap: Setores de TI que terão maior crescimento no futuro.
Estudo Freelancer 2023 freelancermap: Setores de TI que terão maior crescimento no futuro.

Além disso, dentro do desenvolvimento de software e desenvolvimento web, as linguagens de programação mais citadas (e que, portanto, podem ser consideradas boas opções de trabalho) foram Python (46%), JavaScript (39%), Typescript (35%), SQL (28%) e Java (26%).

Mas não são apenas os profissionais de TI que podem ser freelancers no Brasil. Especialistas em marketing digital, redatores, criadores de conteúdo e designers gráficos também tem boas chances de conseguir trabalhar de forma independente.

Quais perfis frelancer são mais procurados no Brasil?

  • Desenvolvedores e programadores Web 
  • Designers gráficos
  • Redatores e editores de conteúdo
  • Profissionais de marketing digital
  • Tradutores

Quanto ganha um freelancer no Brasil?

Como jé mencionado, o potencial de renda é um dos principais motivos pelos quais os brasileiros têm optado pelo trabalho freelancer. Mas quanto realmente ganha um freelancer no Brasil?

O salário para freelancers no Brasil, assim como em qualquer outro país, pode variar dependendo de uma ampla variedade de fatores, incluindo experiência, habilidades, setor e localização. No entanto, uma média poder ser observada nas plataformas freelancer mais populares no país.

Segundo o diretório do freelancermap.com, por exemplo, os freelancers brasileiros cobram em média US $21/hora, com tarifas que costumam variar entre U$ $10 e US $36/hora.

É importante notar que estes números são aproximados e que freelancers com experiência e competências especializadas podem cobrar taxas mais elevadas. Além disso, a duração e a urgência do projeto também podem influenciar as taxas, com projetos de longo prazo e prazos apertados muitas vezes pagando mais.

O que é preciso para ser freelancer no Brasil?

A boa notícia é qualquer pessoa física pode ser freelancer ou profissional independente no Brasil. Basta ter uma profissão ou oferecer um serviço com alta demanda por empresas locais, nacionais ou até mesmo internacionais.

O Brasil também é bastante flexível quanto aos requisitos legais para a contratação de freelancers. De modo geral, os freelancers brasileiros podem ser separados em três categorias: prestadores de serviços, trabalhadores intermitentes e microempreendedores.

Os prestadores de serviço, como o nome sugere, são profissionais que atuam sob demanda direta, sem vínculo empregatício com o contratante. Apesar de ser uma das modalidades de contratação de freelancers mais comum, esta é a opção menos indicada, já que não garante qualquer tipo de amparo trabalhista.

É por este motivo que muitos freelancers brasileiros optam por atuar como microempreendedores individuais, ou MEI. Além de permitir a emissão de notas e contratação de funcionários, esta modalidade dá aos freelancers direito a aposentadoria, auxílio-doença e até mesmo licença maternidade.

Por outro lado, na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), o contrato de trabalho intermitente e se aplica a profissionais que trabalham e recebem por demanda ou pelo período trabalhado. Segundo a legislação, este tipo de contrato dá aos freelancers direito a férias, 13º salário proporcionais ao tempo trabalhado.

Impostos para freelancers brasileiros

Vale lembrar que, apesar de suas muitas vantagens, o trabalho freelancer não implica a isenção de obrigações tributárias. Assim, seus rendimentos poderão estar sujeitos a diversos tipos de tributação, dependendo do tipo de serviço que você realiza, do país para o qual trabalha e de da instituição bancária que utiliza.

Primeiramente, assim como qualquer outra pessoa física, os freelancers precisam declarar o Imposto de Renda quando se enquadram nos requisitos estabelecidos pela Receita Federal. Por isso, é sempre importante ter em mãos todos os documentos que comprovem os seus rendimentos e despesas anuais, incluindo notas fiscais, extratos bancários, e recibos de pagamento.

Freelancers que prestam serviços para clientes estrangeiros também devem ficar atentos às tarifas cobradas sobre a exportação de serviços. De modo geral, a exportação de serviços está isenta de impostos, com uma carga tributaria um pouco menor. No entanto, quem recebe em moeda estrangeira, está sujeito a cobrança do IOF, entre outros impostos cambiais.

Infelizmente, por trabalhar independentemente, muitos freelancers não contam com muita ajuda para administrar suas obrigações tributárias. Por isso, a regra de ouro para uma boa gestão de impostos e para garantir que tudo esteja em conformidade é contratar uma contabilidade ou consultor especializado.

Onde encontrar trabalho freelancer no Brasil?

Existem vários métodos para trabalhar em casa no Brasil. Além de páginas especializadas como o freelancermap.com, existem outras opções para oferecer os seus serviços como profissional independente e encontrar novos clientes.

1. Plataformas e sites freelancer

Atualmente, há um grande número de plataformas freelancer que podem ajudar na hora de encontrar o primeiro emprego freelancer. Recomendamos que você procure plataformas especializadas na sua área de atuação.

No freelancermap.com, por exemplo, a maioria dos clientes procura de profissionais qualificados em áreas do TI, incluindo:

  • Consultoria e gestão
  • SEIVA
  • Arquitetura de TI
  • Desenvolvimento de software
  • Engenharia de software
  • Design, conteúdo e mídia

Você pode criar um perfil e se inscrever em vários projetos disponíveis sem ter que pagar qualquer comissão. Os detalhes do projeto são discutidos diretamente entre o freelancer e a empresa contratante, assim como as condições de pagamento, etc.

Outras opções menos segmentadas são Workana, Freelancer.com, Fiverr e Upwork. Porém, cada uma dessas plataformas cobra comissões pelas vendas que você gera, e você pode acabar perdendo de 6% a 20% dos rendimentos de cada contrato. Portanto, é importante ler os termos e condições atentamente antes de começar a oferecer os seus serviços nessas plataformas.

2. Redes sociais

As redes sociais são uma ótima opção para conseguir trabalho como freelancer no Brasil, pois permitem que você entre em contato direto com potenciais clientes interessados em serviços semelhantes aos que você oferece.

O Facebook e o LinkedIn, por exemplo, são plataformas onde ofertas de emprego em diversas áreas são publicadas constantemente. Certifique-se de configurar o seu perfil com informações corretas e atualizadas para chamar a atenção de potenciais clientes.

Outra opção muito interessante dentro das redes sociais é entrar em grupos que compartilham ofertas de emprego, conteúdos importantes e dúvidas relacionadas. 

3. Webinars e eventos

Outra forma de expandir sua lista de contatos é criando webinars e eventos que chamem a atenção de sua rede. Não basta oferecer um serviço de qualidade, seja em programação, design ou redação, você precisa ser capaz de vendê-lo.

Portanto, recomendamos que você participe de eventos online ou locais. Desta forma, você conhecerá outros freelancers e empresas que o ajudarão a encontrar projetos mais relevantes

4. Site pessoal

A melhor forma de divulgar o seu trabalho como freelancer no Brasil é criar um site pessoal. Desta forma, os clientes poderão saber mais sobre você, suas habilidades, serviços que oferece e sua forma de trabalhar, além de conferir os projetos que você realizou anteriormente.

Com um site pessoal você pode gerar conteúdo relevante e trabalhar no SEO para se posicionar no topo dos principais mecanismos de busca e, dessa forma, atrair mais potenciais clientes.

Vantagens e desvantagens do trabalho freelancer

Mas será que realmente vale a pena ser freelancer no Brasil? Esta modalidade de trabalho certamente tem inúmeras vantagens, mas também alguns desafios. Aqui estão as cinco principais vantagens e as cinco principais desvantagens do trabalho freelancer no país:

Vantagens

  • Flexibilidade de horários: Como freelancer, você tem a liberdade de definir seus próprios horários e adaptar o seu dia de trabalho às suas preferências e necessidades pessoais.
  • Diversidade de clientes e projetos: Você pode trabalhar com uma grande variedade de clientes e projetos, o que lhe dá a oportunidade de ganhar experiência em diversas áreas e ampliar seu portfólio profissional.
  • Independência e autonomia: Você é seu próprio chefe, o que lhe confere um alto grau de independência e autonomia na tomada de decisões relacionadas ao seu trabalho e carreira.
  • Economia de tempo e dinheiro com deslocamento: Você não vai precisar acordar as 5 da manhã para conseguir estar no escritório às 8. Como freelancer, você pode acordar, tomar um bom café e estar trabalhando em questão de minutos.
  • Trabalho remoto: A modalidade de trabalho freelancer permite realizar as suas tarefas a partir de qualquer lugar com acesso à Internet, o que facilita o equilíbrio entre trabalho e vida pessoal e a possibilidade de viajar enquanto trabalha.

Desvantagens

  • Renda irregular: A instabilidade de renda é uma desvantagem comum no mundo freelancer. Você pode passar por meses de alta renda seguidos de períodos de menor atividade.
  • Falta de benefícios profissionais: Como freelancer, muitas vezes você não terá acesso a benefícios trabalhistas tradicionais, como férias remuneradas ou aposentadoria, o que pode aumentar seus custos pessoais.
  • Responsabilidades Fiscais: Você precisa gerenciar as suas responsabilidades tributárias sozinho, o que pode ser complicado e exigir a contratação de um contador ou consultor tributário que o ajude a manter tudo em conformidade.
  • Dificuldade em conseguir os primeiros clientes: O mercado freelancer pode ser altamente competitivo, o que às vezes resulta em pressão para conseguir os primeiros clientes quando seu portfólio ainda é limitado.
  • Isolamento e falta de colaboração: Trabalhar de forma independente pode levar a uma sensação de isolamento, uma vez que você não interage diariamente com colegas. Além disso, pode haver falta de colaboração em projetos em comparação com um ambiente de escritório.

Dicas extra: o que você precisa saber para ter sucesso como freelancer

Deixamos aqui uma lista de dicas que vão ajudar você a ter sucesso como trabalhador independente no Brasil:

1. Encontre um espaço de trabalho apropriado

Como freelancer, geralmente você não terá acesso a um escritório especialmente projetado para trabalhar. Ou seja, você deve pensar bem no melhor local de trabalho para passar horas prestando seus serviços profissionais remotamente.

Assim, antes de começar a trabalhar como freelancer no Brasil, é fundamental que você encontre em casa um espaço de trabalho onde se sinta confortável e onde tenha o que precisa para trabalhar (internet, equipamentos, etc.).

2. Defina o preço dos seus serviços

Você deve definir o preço dos seus serviços com clareza ao trabalhar como freelancer. Os preços devem ser ajustados ao seu nível de experiência e número de projetos concluídos como freelancer, etc. 

Você pode se basear nas taxas indicativas compartilhadas anteriormente, ou conversar com outros freelancers mais experientes. Geralmente, a comunidade de profissionais independentes costuma ser muito generosa e disposta a ajudar e orientar novos profissionais que estão começando a oferecer seus serviços como freelancer. 

Pense também no seu público-alvo, nas suas necessidades e possíveis orçamentos para definir tarifas acessíveis e justas.

Tenha alguns templates preparados para poder enviar propostas que o cliente possa aceitar. Preste atenção aos detalhes, chame a pessoa por trás do projeto pelo nome.

3. Organize seu tempo disponível

Manter as finanças em ordem é essencial, mas o tempo também é um fator importante

De acordo com nosso estudo, 57% dos freelancers trabalham com mais de um cliente ao mesmo tempo. Portanto, é provável que você tenha que gerenciar vários projetos e clientes ao mesmo tempo, e cumprir diferentes prazos de entrega

Para evitar conflitos e garantir a qualidade em cada trabalho realizado, você deve aprender a usar o seu tempo de maneira otimizada. E se perceber que não tem mais tempo, não tenha medo de dizer não e rejeitar um cliente.

4. Estabeleça um horário de descanso

Organizar o tempo de descanso também é importante para se desligar do trabalho e evitar a sobrecarga. Quando seu cérebro não descansa o suficiente, os níveis de produtividade diminuem. E isso afeta diretamente a qualidade do trabalho!

Portanto, fique atento aos horários em que você é mais produtivo (ou aqueles horários em que o cliente exige que você trabalhe) e introduza períodos de descanso para se desconectar. 

5. Crie uma marca pessoal

Anunciar seus serviços em diferentes plataformas online é crucial para alcançar mais clientes. Afinal, não basta apenas ser bom no que faz, todo freelancer tem que saber vender o seu trabalho

Para isso, vale a pena trabalhar na criação de uma marca pessoal que mostre sua personalidade, competências e habilidades.

As redes sociais, por exemplo, são um ótimo lugar para começar a gerar conteúdo relevante. Você pode falar sobre o que você faz e deixar claro todos os motivos por que você é único. 

Recomendamos que você também trabalhe na sua marca pessoal enquanto trabalha como contratado em tempo integral. Seu trabalho freelancer provavelmente será apenas um complemento no início, então não pare de trabalhar em seu marketing pessoal.

6. Networking

Trabalhar nas relações pessoais e profissionais nunca é errado. Estar em contato com outras pessoas pode ajudá-lo a alcançar mais clientes e ser mais reconhecido

Se outros profissionais recomendarem o seu trabalho, é muito provável que você acabe conseguindo novos projetos. As referências pessoais são um dos canais de aquisição de projetos mais eficazes.

7. Ofereça diferentes alternativas de pagamento

É importante oferecer opções de pagamento que facilitem a vida de seus clientes. Caso contrário, você corre o risco perdê-los para outros profissionais que ofereçam opões mais convenientes. 

Experimente diferentes opções para descobrir quais são melhor aceitas pelos seus clientes. Também é importante que você defina muito bem os prazos de pagamento.

8. Assine um contrato com seus clientes

Um bom contrato freelancer é a melhor forma de estabelecer um negócio confiável, seguro e que realmente funcione. Além disso, ele dá maior proteção tanto ao freelancer quanto ao cliente. 

Entre em contato com um advogado para redigir um contrato que siga as regulamentações de forma adequada com base nos serviços que você oferece. Ele deve definir taxas, escopo do projeto, possíveis direitos autorais, formas e prazos de pagamento, etc.

Você também pode usar templates prontos disponíveis online. Existem plataformas para a gestão para freelancers como o Bonsai, que já possuem templates para diversos perfis profissionais. Além disso, essas ferramentas facilitam o processo para o cliente que pode assinar o contrato com um único clique.

9. Domine o Inglês

A língua empresarial por excelência (especialmente em equipes internacionais) é o inglês. Portanto, se você deseja trabalhar para um mercado de trabalho internacional, é indispensável dominar esse idioma.

Além de abrir as portas para mais oportunidades de trabalho remoto, saber falar inglês também é uma ótima forma de conseguir acesso a clientes com orçamentos mais altos.

10. Segurança financeira

Um aspecto fundamental que você deve levar em consideração ao se tornar freelancer é sempre economizar dinheiro. De acordo com o nosso estudo, a instabilidade de renda é o segundo maior desafio enfrentado pelos freelancers.

Portanto, ter uma reserva de emergência fundamental para garantir a viabilidade do seu negócio. Estas poupanças serão o seu apoio nas épocas baixa, quando é difícil encontrar novos clientes (ou projetos suficientes). 

Conclusão

Ser freelancer no Brasil é uma jornada cheia de desafios, mas as vantagens são inegáveis. Esperamos que este artigo tenha ajudado a esclarecer as suas dúvidas e que agora você esteja melhor preparado para mergulhar no trabalho freelancer.

Ainda tem alguma dúvida? Compartilhe elas com a gente nos comentários. Você também pode entrar em contato com outros freelancers brasileiros para aprender com a sua experiência ou obter aconselhamento.

Milena Parno

Milena Parno é uma redatora e tradutora no freelancermap.com. Com anos de experiência em conteúdo digital, Milena já trabalhou em parceria com diversas empresas ao redor do mundo, escrevendo remotamente sobre negócios, marketing, tecnologia e muito mais. Hoje, ela é responsável por trazer as dicas, experiências e conteúdos mais relevantes para freelancers que buscam impulsionar suas carreiras.

Por Milena Parno

Artigos recentes