Desenvolvendo sua Marca Pessoal: O Poder do Personal Branding no Marketing para Freelancers

D

Quando pensamos em marcas e branding, a primeira coisa que vem a mente são empresas como Adidas ou Coca-Cola. No entanto, marcas menores são igualmente importantes. Ter uma marca pessoal pode ser incrivelmente vantajoso para você que trabalha como freelancer.

Assim como grandes empresas, você precisa oferecer mais do que um atendimento impecável e uma experiência profissional brilhante aos clientes. Você precisa ser reconhecido com facilidade e que as pessoas saibam o que você faz. Do contrário, não vai adiantar de nada ser o melhor em seu trabalho.

Por isso, é importante que você trabalhe o seu branding pessoal, ou personal branding, que nada mais é do que um conjunto de técnicas que ajudarão a promover a sua imagem, realçar os seus valores e diferenciar o seu trabalho da concorrência.

O conceito de branding pessoal está intimamente relacionado ao de marketing pessoal, pois ambos buscam valorizar o perfil profissional de um indivíduo, por meio de uma série de ações e estratégias com foco no aprimoramento profissional.

Além de aumentar as suas taxas de conversão, ter uma marca pessoal também vai ajudar você conquistar clientes com orçamentos mais altos.

Mas como criar um plano de branding pessoal para construir uma marca pessoal e melhorar sua presença online? Neste artigo explicaremos exemplos de branding pessoal e ideias de marketing para freelancers através do branding pessoal.

O que é uma marca pessoal?

Como freelancer, você não deve se posicionar apenas como um simples “matador de aluguel”, mas sim como uma pequena empresa individual

E como qualquer outra empresa, você precisa ter um nome, nicho, especialidade, estilo e uma série de outras características que o tornem memorável e que o diferenciem da concorrência. Esses elementos vão compor a sua marca pessoal, fazendo com que você seja visto como um profissional pelas pessoas que o encontram.

A sua marca pessoal também vai ajudar na sua carreira, expandindo a sua presença online e promovendo o seu negócio. Afinal, se você fizer tudo certo, em algum momento o seu nome vai começar a falar por si mesmo.

Marcas memoráveis, ​​como Coca-Cola, Adidas ou Amazon, têm uma enorme vantagem competitiva nos seus mercados. Não seria fazer o mesmo e estar na mente do seu cliente ideal caso ele precise de alguém com as suas habilidades? 

Claro que sim!

Por isso é importante trabalhar na sua marca pessoal como freelancer. Ela vai ajudar você a se aproximar do cliente ideal, levando o seu negócio na direção certa.

Quais profissionais precisam de uma marca pessoal?

  • Freelancers e trabalhadores autônomos
  • Empreendedores por trás de marcas, produtos ou serviços
  • Colaboradores que queiram desenvolver-se fora do seu emprego principal
  • Funcionários que desejam mudar de emprego
  • Qualquer indivíduo que queira aproveitar o potencial da Internet

Quais são os benefícios de ter uma marca pessoal?

Ter uma marca pessoal dentro do seu plano de marketing para freelancer é bem mais vantajoso do que você imagina. Aqui estão os seus principais benefícios:  

#1 Mais visibilidade online

Uma estratégia de marca pessoal bem planejada e estruturada torna você mais acessível às pessoas e clientes em potencial, além de melhorar sua visibilidade e presença online. Os clientes em potencial poderão interagir com você por meio de diferentes canais de marketing ou encontrá-lo mais rapidamente no Google ou em outros mecanismos de busca. 

Além disso, a sua marca pessoal pode ser inteiramente adaptada as suas preferências. Ou seja, se você quiser ser seletivo com o que compartilha e preferir que sua visibilidade não seja excessiva, suas estratégia poderá ser adaptada para respeitar esses limites. 

Lembre-se: você não precisa compartilhar tudo nas redes sociais. Existem outras maneiras de fazer a curadoria de sua marca pessoal. 

#2 Rede de contatos mais poderosa

A sua marca pessoal pode ajudar você a ampliar a sua rede de contatos. Isso porque através dela você poderá se conectar com outros profissionais do seu setor e também com pessoas de fora dele, mas que de alguma forma têm interesses em comum.

Essas pessoas se tornarão seus aliados ou parceiros (que fazem muita falta quando se trabalha como freelancer). 

#3 Diferenciação

Nem todo freelancer trabalha a sua marca pessoal, então se você trabalhar a sua, os clientes verão que você se preocupa com seu negócio e que podem confiar em você e no seu trabalho. 

Além disso, ela vai diferenciá-lo da concorrência, permitindo que você se posicione como um especialista em sua área

Com o tempo, é provável que você se torne uma referência em sua especialização e com isso consiga influenciar sua comunidade, que o ouvirá através do conteúdo que você compartilha. 

Lista de benefícios para os freelancers de terem uma marca pessoal em sua estratégia de marketing pessoal

#4 Credibilidade, confiança e reputação

Conforme afirmado acima, a marca pessoal é fundamental para construir credibilidade e confiança. Aumentar a sua presença online diz às pessoas que há um rosto por trás da marca e que elas podem confiar em você devido as suas ações e não apenas suas palavras. 

As pessoas só acreditarão em você se você cumprir com o que diz. Ao manter uma identidade baseada no seu trabalho e em valores essenciais, você estará automaticamente no caminho da credibilidade.

Ao trabalhar o seu marketing pessoal, você também garantirá uma boa reputação, que será decisiva para atingir os objetivos do seu negócio.

#5 Mais trabalho, melhores negócios

Como resultado de tudo isso, será muito mais fácil encontrar trabalhos e fazer com que os clientes escolham você ao invés de outros freelancers ou profissionais. 

Graças a sua marca pessoal, o seu negócio vai começar a vender automaticamente e você deixará de ter que procurar ativamente por projetos, podendo escolher com quem e no que trabalha.

Conforme os resultados do nosso estudo sobre freelancers realizado em 2023 apenas 64% dos freelancers conseguem projetos de forma passiva.

64% dos freelancers usam métodos passivos para adquirir novos projetos.

Como criar sua marca pessoal?

Diante desses benefícios, você já pode imaginar que a maioria dos freelancers terá pelo menos um objetivo claro por trás da sua estratégia: conseguir mais e melhores clientes.

No entanto, existem diferentes objetivos por trás de uma marca pessoal, como ganhar experiência profissional em um novo nicho, agregar valor ao seu trabalho, etc.

Com um objetivo claro em mente (ou uma meta SMART, de preferência), é hora de criar a sua própria marca como freelancer. Mas como fazer isso? Confira a seguir.

#1 Descubra a identidade da sua marca 

Em primeiro lugar, você precisa descobrir o que faz de você o que é e o que o define como profissional

Para fazer isso, é importante que você passe por um processo de autoconhecimento e responda as seguintes perguntas: 

  • Quais são seus pontos fracos e fortes como profissional e pessoa?
  • Quais valores são importantes para você e sua empresa?
  • Alguma empresa se destacou depois de ter trabalhado com você?
  • Por que elas recomendariam o seu trabalho para um projeto freelancer?

Dependendo de como você se define, vai ser necessário pensar no seu público, cliente em potencial e cliente ideal. Quanto mais você souber sobre quem quer ser, mais fácil será definir a sua marca pessoal.

Depois de definir tudo isso, você precisa criar uma identidade de marca. Todas as marcas, tanto corporativas quanto pessoais, precisam ter uma identidade que inspire lealdade e confiança.

O ideal é que a identidade da sua marca se concentre no seguinte:

  • Valores e visão
  • Tom de voz 
  • Pontos fortes e atributos
  • Elementos visuais consistentes

A sua marca pessoal deve ser real e coerente. Portanto, não tente ser alguém que você não é, na esperança de atender às expectativas de outras pessoas. Seja você mesmo e deixe que seus instintos pessoais, visão e valores de negócios definam a identidade da sua marca.

Você também deve decidir um nome para sua empresa. Como freelancer, é perfeitamente aceitável que você use o seu próprio nome. No entanto, se o seu nome for muito comum, talvez seja necessário inventar algo mais criativo.

💡 Dicas para escolher um nome para o seu negócio freelancer

Além do nome, você vai precisar de uma USP (Unique Selling Proposition), ou Proposta de Valor, que destaque tudo o que você pode oferecer. Ou seja, você precisa deixar claro como vai resolver os problemas dos clientes.

Aqui, você também pode pensar no slogan que usará em seu marketing pessoal. Alguns exemplos:

  • João Gonçalves, criador de conteúdo especializado em hotelaria. Lote o seu restaurante graças ao poder persuasão
  • Maria Lopes, corrigindo problemas no Shopify e Woocommerce desde 2019
  • Paula Matos – Desenvolvimento de software focado na indústria automotiva

#2 Invista em imagens profissionais

Como freelancer, a sua imagem será um elemento chave na sua marca pessoal. Portanto, você vai precisar de uma foto de perfil profissional.

Do vermelho da Coca-Cola, às três listras da Adidas, quando pensamos em grandes marcas como as mencionadas acima, suas cores e logotipos são provavelmente a primeira coisa que vem a mente. Como freelancer, no entanto, a sua foto de perfil é ainda mais importante do que o seu logotipo, pois o seu rosto é uma parte importante da sua presença online. 

Você também vai precisar de uma paleta de cores bem definida e uma série de outros ativos de marketing para que os clientes reconheçam a sua marca.

Quais ativos de marketing podem ser interessantes para freelancers?

Ativos de marketing interno (Itens usados ​​internamente):

  • Cartões de visita
  • Modelos de documentos, como faturas, cotações, etc.
  • Panfletos
  • Guia da marca
  • Logotipo
  • Assinatura de e-mail
  • Formulários de questionário de integração do cliente

Ativos de marketing externo (elementos para atrair clientes e educá-los):

  • Site pessoal
  • Landing pages específicas
  • Iscas digitais para atrair clientes em potencial
  • Artigos de blog educacionais
  • Campanhas de marketing
  • Listas de e-mail
  • Brindes
  • Contribuições em revistas especializadas
  • Casos práticos
  • Redes sociais
  • Podcasts

#3 Conecte-se com pessoas contando histórias

A sua história como freelancer é um dos melhores argumentos de vendas que você pode usar em seu marketing pessoal. As pessoas querem trabalhar com profissionais autênticos, com quem se sintam confortáveis ​​a nível pessoal e com quem tenham coisas em comum.

Portanto, contar experiências pessoais ou como você começou como freelancer pode funcionar muito bem dentro da sua marca pessoal. O storytelling pode ser utilizado em diversos canais, como no seu site, na seção “sobre mim”, no seu blog ou nas redes sociais.

Conte sua história de uma forma convincente e eficaz. Aqui estão algumas técnicas de storytelling e copywriting que você pode usar em sua marca pessoal:

  • Fracasso e superação
  • Evento e momento de mudança
  • Descoberta de uma nova paixão
  • Descoberta inicial sem saber qual seria sua profissão
  • Crescimento exponencial em X
  • Urgência de mudança diante de algo que você viu e não gostou

Lembre-se de que não se trata apenas de compartilhar suas habilidades e experiência. Você precisa fazer com que as pessoas se conectem com você a nível pessoal

As pessoas podem se identificar com você por vários motivos. Vocês podem ter frequentado a mesma universidade, praticar o mesmo hobby, morar na mesma cidade, compartilhar um estilo de vida, etc.

Quanto mais detalhes sobre a sua história você oferecer, mais fácil será para essa conexão acontecer.

#4 Presença nas redes sociais

Querendo ou não, as redes sociais fazem parte de nossas vidas profissional e privada. E não é difícil entender o porquê. Para freelancers, que muitas vezes dependem do boca a boca e que podem beneficiar muito da sua rede de contatos, as redes sociais podem ser um dos principais canais de marketing e vendas.

Claro, você não precisa estar em todos os lugares. Concentre-se em algumas plataformas adequadas ao seu negócio e à sua marca. 

Por exemplo, se o tom da sua marca é mais casual e amigável, plataformas como Instagram, Twitter e até TikTok são boas opções. Por outro lado, se a sua marca é mais profissional, pode ser uma melhor ideia concentrar seus esforços no LinkedIn.

A presença nas redes sociais pode ser uma fórmula vencedora para o seu negócio freelancer, especialmente quando o seu orçamento é limitado. 

Mas lembre-se: a presença nas redes sociais vai além de ter um perfil ou postar links para um artigo em seu blog. Você precisa interagir com as pessoas

Inicie conversas que tenham a ver com o seu trabalho, comente posts de outras pessoas que atuam no mesmo nicho que você, dê sua opinião sobre assuntos da atualidade para construir relacionamentos duradouros e reais com outros profissionais como você. 

#5 Perfis em sites de trabalho freelancer

Falando em perfis online, se você está começando ou ainda não chegou ao ponto em que os clientes chegam diretamente até você, criar um perfil freelancer em plataformas especializadas nisso pode ser uma ótima forma de reforçar seu branding pessoal.

Existem diferentes plataformas freelancer dependendo da sua especialização e com diferentes modelos e custos. O freelancermap, por exemplo, é uma plataforma sem comissões, interessante para desenvolvedores web, consultores SAP e especialistas em TI. Outras, como Upwork, são mais gerais e cobram uma comissão entre 5% e 20% da renda do freelancer. 

Recentemente, fizemos uma enquete em nosso LinkedIn e perguntamos aos freelancers em quantas plataformas poderíamos encontrar os seus perfis. Cerca de 35% dos entrevistados afirmaram estar presentes em 3 a 5 sites:

Pesquisa no LinkedIn: Em quantas plataformas de freelancers podemos encontrar seu perfil de freelancer?
Pesquisa no LinkedIn: Em quantas plataformas de freelancers podemos encontrar seu perfil de freelancer?

#6 Site pessoal

Hoje em dia, toda empresa respeitável possui o seu próprio site. Ou seja, ter um site como freelancer mostra comprometimento e profissionalismo.

Seu site dever funcionar como um local centralizado onde clientes em potencial podem encontrar tudo o que precisam saber sobre você, incluindo seus serviços, experiência, clientes anteriores, etc., e onde eles podem contatá-lo se estiverem interessados.

A boa notícia é que você não precisa ser designer ou desenvolvedor para ter um site próprio. Com o WordPress, você pode escolher entre milhares de temas e lançar um site facilmente.

Seu site não pode ser puramente funcional; ele deve ter um “visual” que transmita a imagem da sua marca. O design, as imagens de fundo, o esquema de cores e a fonte são aspectos importantes da sua marca e devem estar presentes no seu site.

Precisa de ajuda com o seu site?
Conecte-se com especialistas e diga-lhes o que precisa, sem compromisso

👨‍💻 Mais de 4.000 Desenvolvedores Web Freelance 👨‍💻

Existem também outros sites que permitem que você exiba o seu portfólio sem ter que comprar um domínio próprio. Por exemplo, ter um perfil GitHub pode ser uma boa opção para desenvolvedores web, assim como ter uma conta Dribble ou Behance pode ser uma alternativa para designers freelancers.

#7 Criação de conteúdo 

O compartilhamento de conhecimento por meio de conteúdo de qualidade fará com que você seja reconhecido como um especialista em seu nicho e demonstre sua autoridade.

Além disso, isso vai ajudar você a alcançar mais pessoas, que mais tarde poderão pagar pelos seus serviços.

Existem muitos canais onde você pode compartilhar conteúdo e você vai ter que definir quais deles melhor se encaixam com a sua estratégia.

Aqui estão algumas opções de canais onde você pode compartilhar conteúdo:

  • Blog próprio: A principal vantagem de publicar o conteúdo no seu próprio site ou blog é a possibilidade de trabalhar uma estratégia de SEO que faça com que os clientes cheguem ao seu site caso estejam em busca de uma solução para determinado problema.
  • Artigos convidados em outros blogs e publicações: Essa prática também pode ajudar muito na sua marca pessoal, principalmente se essas publicações já tiverem um público estabelecido. Você alcançará uma nova audiência e melhorará sua visibilidade.
  • Entrevistas e podcasts: A popularidade dos podcasts continua a crescer. Eles podem ajudar você a se conectar com clientes e também com outros especialistas e líderes. Além disso, você pode explicar em tempo real o que tem a oferecer e obter feedback valioso ali mesmo.
  • Lead magnets: Os lead magnets, ou iscas digitais, são conteúdos relevantes para o seu público-alvo que podem ajudar você a alcançar pessoas interessadas em seus serviços (geração de leads). Webinars, e-books, templates, descontos, treinamentos, entre outros, são exemplos de iscas digitais.
  • E-mail ou newsletter: As comunicações por e-mail também podem ser incluídas na sua estratégia de branding pessoal. O e-mail é o único canal que está sempre ativo, que chega diretamente ao destinatário e que é controlado por você. 
  • YouTube: Com o YouTube você pode alcançar pessoas em todo o mundo. E quem nunca visitou o YouTube tentando resolver um problema? O YouTube (como qualquer outra plataforma de vídeo) pode ajudar você expandir sua marca pessoal e aumentar sua presença online.
  • Palestras: Você também pode se tornar um palestrante em diversos eventos caso se sentir confortável com isso. Obviamente, pessoas com uma marca pessoal estabelecida são mais procuradas, mas você pode usar esta abordagem para elevar a sua.

#8 Colaborações

Como diz o ditado: “Duas mentes pensam melhor que uma”. E isso também vale para a indústria freelancer. Colaborar com outros freelancers ou profissionais similares é uma ótima forma de expandir seu alcance e conquistar novos clientes.

Infelizmente, ainda existem muitos freelancers que veem os outros como concorrentes. Este não deveria ser o caso. 

Os freelancers devem atuar como uma força unida, pois há trabalho para todos, desde que todo mundo trabalhe com profissionalismo e qualidade. 

Existem conjuntos de freelancers que funcionam muito bem, como Redator + UX/UI Designer ou Desenvolvedor Front-End + Desenvolvedor Back-End.

Para a sua marca pessoal, também será fundamental que você obtenha depoimentos que funcionem como prova social do seu talento. Os depoimentos de outros profissionais ou clientes podem fazer com que potenciais clientes vejam que podem realmente confiar em você.

Além de depoimentos, você pode listar os clientes com quem já trabalhou ou incluir seus logotipos no seu site, caso sejam grandes empresas reconhecidas pela maioria.

#9 Eventos e feiras

Você pode apoiar sua estratégia de marca pessoal online com uma boa estratégia de marketing offline

Conheça as comunidades que existem na sua cidade ou os eventos que diferentes instituições e organizações realizam para o seu setor. 

Feiras, eventos sociais, eventos universitários, masterclasses, workshops… estas são ótimas opções para se promover. Novamente, você nunca sabe de onde poderá vir a próxima oportunidade.

Passos para criar uma marca pessoal como freelancer
Passos e ações para construir uma marca pessoal sólida como freelancer

Exemplos de profissionais com grandes marcas pessoais

São muitos os profissionais que trabalham bem a sua marca pessoal e que, graças às suas ações, conhecimento e perseverança, conseguem ser uma referência no setor em que atuam.

Todo mundo reconhece nomes famosos como Elon Musk, Steve Jobs ou Mark Zuckerberg, porém, você não precisa ser tão grande assim para se tornar uma autoridade. Nomes menos conhecidos também conseguem gerar bons rendimentos e conquistar bons clientes por meio de sua marca pessoal.

Aqui estão alguns exemplos de profissionais com grandes marcas pessoais que vão ajudar você a entender o potencial de ter uma marca própria e a ter ideias para trabalhar a sua.

Joel Sousa

Joel Souza é um especialista em branding, design e marketing com mais de 10 anos de experiência ajudando pessoas e marcas a conseguir mais clientes.

Luciane Costa

Formada em Comunicação Social (Jornalismo), Luciane Costa atua como consultora e freelancer em marketing Digital​, oferecendo insights sobre planejamento de marketing, gestão de projetos, geração de leads e muito mais.

Nuno Maduro

Nuno Maduro é um palestrante, desenvolvedor e engenheiro de softwares na Laravel. Ao longo dos anos, ele criou dezenas de projetos populares de código aberto, incluindo Laravel Zero, Collision, Larastan, PHP Insights, Termwind e PEST (o segundo PHP Testing Framework mais utilizado no mundo).

Mensurando resultados

O marketing como freelancer faz parte do seu trabalho, assim como o gerenciamento de clientes ou geração de faturas. Estas atividades não são a base do seu trabalho, mas são indispensáveis para o sucesso do seu negócio.

Por isso, é muito importante que você mensure os resultados das suas ações de marketing. Analise quais canais funcionam melhor através das diferentes ferramentas de análise disponíveis na web, como o Google Analytics, e peça feedback aos seus clientes para saber como eles encontraram você.

Também é importante que você analise resultados com base no seu objetivo final. Por exemplo, se o seu objetivo é fechar mais com clientes e projetos, analise quais ações e canais estão funcionando nesse sentido

Criar uma marca pessoal pode parecer uma tarefa difícil, mas definitivamente vale a pena. Uma marca forte irá separá-lo da concorrência, aumentar sua credibilidade e ajudá-lo a encontrar clientes com maior orçamento. Mas para fazer isso, você vai precisar investir parte do seu tempo. Por isso, é importante que você analise sua estratégia de marketing pessoal no longo prazo.

Convencido de que vale a pena investir na sua marca pessoal? Esperamos que este guia ajude você a trabalhar a sua.

Milena Parno

Milena Parno é uma redatora e tradutora no freelancermap.com. Com anos de experiência em conteúdo digital, Milena já trabalhou em parceria com diversas empresas ao redor do mundo, escrevendo remotamente sobre negócios, marketing, tecnologia e muito mais. Hoje, ela é responsável por trazer as dicas, experiências e conteúdos mais relevantes para freelancers que buscam impulsionar suas carreiras.

Por Milena Parno

Artigos recentes