SAP e Módulos SAP: um guia completo

S

Quer saber mais sobre SAP, mas não consegue encontrar uma explicação curta e completa? Então você veio ao lugar certo! Este artigo responde às principais perguntas sobre SAP e módulos SAP do ponto de vista freelancer!

O que é SAP?

SAP é um pacote de software para ERP (Enterprise Resource Planning).  A sigla significa “Systems, Applications and Products”, ou “Sistemas, Aplicativos e Produtos” em português,  e como o nome sugere, cobre uma ampla variedade de tópicos.

O SAP é na verdade um framework muito amplo, que permite planejar e gerenciar qualquer área de um negócio: contabilidade, relações com o usuário, vendas, estoque, recursos humanos, gestão de recursos, etc.

Apesar das várias opções disponíveis, nem todas as empresas precisam utilizar todas as funcionalidades e componentes do framework. O SAP é modular e, portanto, se adapta às necessidades e preferências do cliente à medida que elas surgem.

Por que o SAP é tão popular?

Aqui estão alguns números que destacam a popularidade do SAP, o maior fornecedor de software Enterprise Application do mundo.

De acordo com a INUI, US $16 trilhões em compras de consumidores em todo o mundo passam por sistemas SAP. Além disso, o SAP já possuía mais de 101.450 funcionários em mais de 145 países em 2020.

O SAP é o nome mais popular em seu mercado há algum tempo e isso pode ser intimidante, especialmente para pequenas e médias empresas. Para lidar com isso, muitas delas contratam consultores SAP. É aqui que você pode entrar em cena.

Por que se especializar e trabalhar em SAP?

Existem várias razões para considerar o SAP como opção de especialização. Em primeiro lugar, como já mencionado, o pacote está em alta demanda e tem clientes em todos os setores. Ou seja, você pode trabalhar com diferentes módulos, em diferentes mercados, para diferentes empresas, etc.

O SAP também é bastante interessante economicamente. Atualmente, os consultores SAP estão entre os freelancers mais bem pagos. De acordo com nosso estudo do ano passado, freelancers que trabalham na área cobravam $ 120/h em média e ficaram em segundo lugar entre as tarifas mais altas por área de especialização.

Tarifas freelancer por área de especialização.

O que eu preciso saber antes de começar a usar o SAP?

O SAP irá forçá-lo a aprender e melhorar continuamente. À medida que a tecnologia avança e as necessidades mudam, o SAP lança novos produtos para completar seu portfólio de ERP.

Felizmente, o SAP oferece cursos e certificações, e existem diversos recursos disponíveis online para quem quer aprender.

Mesmo assim, é impossível não se preocupar com a possibilidade de que um dia o SAP se torne obsoleto e acabe com sua carreira. Infor, Microsoft Dynamics e Oracle são ERPs populares que podem oferecer bons efeitos de sinergia se o SAP não funcionar para você depois de um tempo.

Já mencionamos os módulos – pense neles como partes do SAP. A maioria dos freelancers escolhe um ou dois deles (geralmente no mesmo campo) como especialização. Mas como fazer esta escolha? Sua experiência de trabalho anterior é um bom começo, pois pode ajudá-lo a entender alguns módulos com mais facilidade.

Por onde começar?

Devido à popularidade do SAP, existem diversos recursos disponíveis por onde começar. Eles podem ser facilmente encontrados, principalmente por quem busca a rota do autodidatismo. Quem quiser optar pela rota oficial, também pode fazê-lo, já que não faltam cursos e treinamentos com disponibilidade online e offline.

Em resumo, é fácil começar a construir uma carreira como freelancer SAP. Tudo o que você precisa é ter certeza de estar conversando com outras pessoas no mercado e lendo online sobre histórias de sucesso e fracasso. Você pode aprender com os dois!

Módulos SAP

Pense no SAP como uma estrutura ampla que possui diferentes componentes para praticamente todo tipo de empresa e setor. Estes componentes são conhecidos como módulos SAP.

Seja em gerenciamento e planejamento financeiro, desenvolvimento de projetos ou recursos humanos, o SAP tem quase tudo que uma empresa precisa. No entanto, muitos campos exigirão conhecimentos específicos, experiência anterior e/ou certificações relevantes.

Para ajudá-lo na escolha, preparamos uma lista com alguns dos módulos SAP mais conhecidos:

#1 SAP Basis

O SAP Basis é a espinha dorsal de todo o framework e, como tal, é muito utilizado. Consultores do SAP Basis são responsáveis por corrigir, instalar, depurar e solucionar quaisquer problemas técnicos relacionados ao framework. Para quem possui experiência com programação, esta é a área mais fácil de entrar.

#2  ABAP (Advanced Business Application Programming)

Advanced Business Application Programming, ou Programação Avançada de Aplicativos de Negócios em português, é a linguagem de programação utilizada no desenvolvimento de quaisquer adições ao SAP. Esta é a segunda habilidade mais procurada por empresas que usam SAP e é por este motivo que os consultores ABAP estão sempre em alta demanda.

Profissionais que ainda estão aprendendo dificilmente são contratados, portanto, não espere encontrar um emprego sem ter experiência ou certificados ABAP. Habilidades de codificação e programação são definitivamente úteis para quem deseja aprender este módulo.

#3 FI (Financial Accounting)

Este é o módulo SAP de natureza funcional que tem como foco processos financeiros. Ele é projetado para relatar, gerenciar e/ou controlar os fluxos financeiros internos de um negócio.

Para abranger os diferentes processos dentro da área financeira, o módulo FI possui diferentes subcomponentes, incluindo:

  • Contas a pagar (AP)
  • Contas a Receber (AR)
  • Impostos (TAX)
  • Contabilidade Bancária (BL)
  • Razão Geral (GL)

Ter formação em contabilidade ou uma carreira nas áreas de economia, gestão ou administração de negócios pode ajudar na hora de entender como o FI é construído.

#4 CO (Controlling)

O CO é o módulo para gerenciamento de custos e controladoria. Ele é o principal responsável pela gestão de custos e lucros, sendo indispensável para o apoio financeiro.

O módulo CO muitas vezes trabalha em conjunto com o módulo FI e complementa informações permitindo análises de otimização de custos que a contabilidade financeira por si só não é capaz de fornecer.

Alguns dos subcomponentes do FI são:

  • EC (Centros de Lucro)
  • OM (Controle de despesas)
  • PC (controle de custos)
  • CO PA (Conta de Renda)

#5 SD (Sales and Distribution)

O SD é outro módulo muito popular que auxilia no planejamento e gestão dos processos de vendas e distribuição de produtos ou serviços.

O módulo SD detecta o que os clientes desejam e a melhor forma de fornecer isso a eles. Ele inclui todo o processo de distribuição, desde a entrada da encomenda até a preparação logística, transporte e entrega.

Entre os submódulos de SD estão:

  • Funções e dados básicos em SD (BF) – incluem PR, EC, CM, AS
  • Vendas (SLS) – incluindo FT, BIL, EDI
  • Expedição (LE) e Transporte (TRA)

O módulo SD também ajuda no gerenciamento de preços em diferentes regiões. Assim como no módulo FI, ter experiência anterior em negócios e/ou logística pode ser muito útil para quem busca se especializar neste componente.

#6 MM (Materials Management)

O MM é um módulo que ajuda empresas e negócios com gerenciamento de materiais e estoque.

Ele inclui planejamento de compras, verificação de faturas ou distribuição de mercadorias. Entre os subcomponentes do MM estão:

  • Compras (PUR)
  • Gerenciamento de estoque (IM)

#7 PP (Production Planning)

Este módulo oferece suporte ao planejamento da produção e ao gerenciamento do processo de fabricação. Seu objetivo é garantir a fabricação e entrega de produtos de acordo com a demanda.

Ele permite gerir a produção por encomenda, por lote ou a gestão integrada das cadeias de abastecimento.

Os submódulos do PP são:

  • MRP – Planejamento de Necessidades de Material
  • SFC – Ordem de Produção
  • KAB – Fabricação Kanban
  • REM – Manufatura Repetitiva
  • PI – Processos Industriais

#8 HCM (Human Capital Management)

HCM é o módulo SAP para recursos humanos. Ele permite a gestão de pessoal e processos relacionados, incluindo folha de pagamento, gestão de férias e assiduidade, despesas de pessoal, etc.

O HCM também permite gerenciar a retenção de pessoal com ações de desenvolvimento, workshops, viagens, etc.

Este módulo é fundamental para recrutadores e seletores de talentos, portanto, ter experiência neste campo pode ser útil para quem deseja trabalhar com ele.

Os principais submódulos do HCM são:

  • Controle de tempo e cálculo de folha de pagamento (OP)
  • Gestão da Organização (PA)

#9 QM (Quality Management)

O módulo QM permite o gerenciamento e controle de qualidade dos processos de fornecimento, vendas, produção e manutenção.

Ele também permite controlar a qualidade dos materiais ou fazer controles em busca de erros ou defeitos, para os quais é um módulo útil nas atividades de auditoria.

As funções do módulo QM são complementadas por outros componentes de aplicação integrados do sistema SAP (por exemplo: MM ou PP).

#10 Project System (PS)

Como o nome sugere, o PS é feito para dar suporte a projetos. Desde o planejamento do próprio fluxo de trabalho até a divisão de pessoas em grupos e equipes, o PS é uma ampla ferramenta de gerenciamento. Ele também ajuda a alocar dinheiro e outros recursos para determinados objetivos do projeto.

Possuir experiência em gerenciamento de projetos como freelancer pode ser útil aqui, mas como consultor PS você terá que implementar esse conhecimento em uma escala (provavelmente) muito maior.

#11 HANA e S4/HANA

O SAP HANA é uma plataforma e banco de dados in-memory que pode ser implantado localmente ou em nuvem.

Trata-se de uma combinação de hardware e software que integra diferentes componentes, como banco de dados SAP HANA, servidor SAP SLT (System Landscape Transformation), conexão direta do extrator SAP HANA e replicação Sybase.

Este é um dos módulos SAP vem sendo cada vez mais utilizado e consultores especializados em S/4HANA estão em alta demanda atualmente.

Módulos SAP: Técnicos e funcionais.
Módulos SAP: Técnicos e funcionais.

Outros produtos fora do ERP

Como já mencionamos no início deste artigo, o portfólio da SAP atualmente não se limita aos seus produtos ERP. Ou seja, freelancers podem se especializar na implementação de outros produtos SAP.

Soluções em nuvem 

Essa é uma das tendências que o SAP aderiu e que muitas empresas estão adotando. O serviço em nuvem é, portanto, um bom nicho de trabalho para freelancers especializados em HANA Enterprise Cloud (HEC) ou Amazon Web Services (AWS).

Também existem grandes oportunidades com o SAP SuccessFactors, o núcleo das ofertas Human Capital Management (HCM) ou Hybris Cloud.

Outro tópico muito importante no que diz respeito a soluções em nuvem é segurança e integrações cloud-to-cloud-to-ground com HANA Cloud Platform (HCP).

Big Data e Análise Avançada (BW)

SAP BW e Business Objects são dois outros produtos SAP que estão em alta demanda no mercado freelancer.

O SAP BW fornece recursos e ferramentas que permitem que as empresas relatem e analisem dados de negócios para obter vantagens competitivas. Além disso, a integração com o SAP BusinessObjects permite o uso eficiente de interfaces no mecanismo de análise.

Novos requisitos chegam com o Big Data, pois dados precisam ser analisados ​​com mais flexibilidade e em tempo real. E para isso, as empresas precisam de uma migração de BW para HANA com BW/4HANA.

Como você pode ver, o potencial do SAP do ponto de vista freelancer é muito interessante. O SAP como empresa é muito forte e investe pesado em inovação, lançando novos produtos à medida que surgem novas necessidades.

Esquecemos algum módulo sobre o qual você gostaria de saber mais? Deixe suas dúvidas e perguntas nos comentários abaixo!

Milena Parno

Milena Parno é uma redatora e tradutora no freelancermap.com. Com anos de experiência em conteúdo digital, Milena já trabalhou em parceria com diversas empresas ao redor do mundo, escrevendo remotamente sobre negócios, marketing, tecnologia e muito mais. Hoje, ela é responsável por trazer as dicas, experiências e conteúdos mais relevantes para freelancers que buscam impulsionar suas carreiras.

Por Milena Parno

Artigos recentes