Como captar clientes e manter esses clientes em sua carteira

C

A trajetória de um freelancer pode ter diversas etapas, mas ela não existe sem algo básico: os clientes. Saber como captar clientes e manter esses clientes em sua carteira é fundamental para ser bem-sucedido nesse tipo de trabalho.

Mas como captar clientes? Se fosse fácil, todos fariam. Conseguir ofertar as suas habilidades e comprovar que você é uma boa adição a uma equipe ou um bom líder para um projeto tem seus segredos e truques. Saber onde procurar é um deles

Como captar clientes: formas e lugares

Um freelancer não pode simplesmente saber fazer algo. Ele precisa dizer ao mundo o que sabe fazer e depois comprovar isso com seu trabalho. Para o primeiro passo há diversos canais onde se apresentar. Este é o pontapé inicial para a resposta sobre como captar clientes.

#1 Redes sociais

As redes sociais são locais com grandes oportunidades de negócios. Não à toa é comum esbarrar no Instagram em inúmeros perfis de restaurantes, bares, lojas de roupas e a lista segue.

Criar um perfil profissional em redes como Instagram, Facebook e Twitter ou ter um perfil atualizado no LinkedIn podem servir para sair de sua bolha e captar clientes. Afinal, o alcance de uma rede social é enorme, especialmente se você investir em publicidade.

A melhor forma para encarar esse perfil é como se ele fosse uma vitrine. E com essa vitrine você irá captar clientes mostrando seus melhores trabalhos, depoimentos de pessoas e como as pessoas podem entrar em contato com você para mais informações. Afinal, apesar de ser possível conversar com um cliente por ali mesmo, muitos potenciais clientes podem preferir uma ligação telefônica ou até conversa presencial.

Compartilhar conteúdo interessante com seus seguidores também pode ser uma excelente ação em uma rede social, afinal você se posicionará como um especialista da área. Por exemplo, caso você traga conteúdo legal sobre a criação de sites, quando seu seguidor precisar criar um site ou dar uma indicação, seu nome pode surgir.

#2 Site próprio

Um site próprio é ao mesmo tempo uma excelente ferramenta e péssima. Mas fique tranquilo caso você já tenha uma página: só será péssima se você fizer mau uso desta. Atualizar um site é fundamental, tanto porque é importante dar a ideia de cuidado e atenção como o algoritmo do Google valoriza sites com conteúdo novo e acessos constantes quando for posicionar ele.

E é isso que todo dono de site deve buscar: o melhor posicionamento possível ao procurar por uma certa palavra-chave. Por exemplo, um designer de apps pode ter um site para mostrar seus trabalhos, expor contatos e posicionar seu conteúdo nas primeiras páginas em buscas como “design de apps”, “como criar um app” e “quero ter um app”. Ter um site próprio pode ser uma ótima resposta para “como captar clientes?”.

#3 Rede de influência

Não se pode subestimar a importância de um bom networking e o famoso boca a boca para captar clientes e sempre manter seu nome quente. Amigos, conhecidos, colegas em projetos anteriores, todos eles podem ser de enorme ajuda para conseguir novos trabalhos.

A rede social ajuda bastante os profissionais quando há algum anúncio importante, mas é legal manter sua rede de influência ativa com cafés, almoços profissionais e até reuniões. E, claro, você também pode ser a pessoa que indica outras, criando um círculo vicioso. 

#4 Plataformas de trabalho

Estar disponível significa ter que se expor para o mundo para conseguir seu próximo trabalho. Há diversas plataformas de trabalho online, uma delas o freelancermap, que conecta profissionais que têm habilidades e oferecem seu trabalho a pessoas ou empresas que precisam que um serviço seja feito.

Criar um perfil completo e informativo, expor suas experiências anteriores e boas avaliações é uma boa resposta para a pergunta “como captar clientes ?”.

A automatização da conquista de clientes

A palavra automatização está na moda. E poder usar ferramentas para deixar a tecnologia trabalhar por você é com certeza algo que deve ser buscado. Mais de dois terços dos freelancers citam a aquisição de clientes como seu maior desafio.

Aquisição de clientes é o maior desafio para freelancer
A aquisição de clientes é uma pedra no sapato para muitos freelancers

O freelancermap não só é um marketplace aberto para projetos e clientes, como também ajuda os freelancers a terem trabalhos de forma mais fácil e rápida. Para fazer isso ser possível e providenciar para nossos membros o maior apoio para ser bem-sucedido na aquisição de clientes, nós oferecemos gratuitamente o serviço de project agent (agente de projetos).

Com esta ferramenta, a aquisição de clientes pode ser convenientemente automatizada. Você quer saber como captar clientes sem ter que precisar arregaçar as mangas todas as vezes?

Automatizar a aquisição de clientes com o agente de projetos

O agente de projetos pode ser usado gratuitamente por todos os membros do freelancermap. Ele pode ser configurado de acordo com suas necessidades e preferências e envia um email com os últimos projetos disponíveis, seja imediatamente ou diariamente, dependendo da configuração.

Como configurar o agente de projeto

Logo que você estiver cadastrado e logado, você pode usar o agente de projeto. Você pode encontrar a parte de configurações em ➡️ “Project Alerts” (“Minha conta”).

O agente de projetos enviará as novas ofertas de produtos com as categorias específicas diretamente para seu email. Você nunca perderá novas oportunidades de projetos!

1. Coloque o nome do seu agente de projetos.

2. Você pode restringir os lugares dos quais seus projetos chegam. Os filtros podem ser colocados como “Worldwide” (todo o mundo) até uma região específica.

alerta projeto freelancermap

3. A seguir, coloque o contrato que você preferir. Você quer só receber ofertas para projetos remotos? Sem problemas, só selecionar na caixinha.

4. É preciso definir a categoria principal que você quer do seu projeto. Elas estão divididas entre “Development” (Desenvolvimento), “Graphics, Content, Media” (Artes Gráficas, Conteúdo, Mídia), “IT Infrastructure” (Infraestrutura de TI), “Consulting & Management” (Consultoria e Gestão), “SAP” e “Engineering” (Engenharia).

alerta projeto freelancermap

5. Use palavras-chaves para garantir que suas ofertas vão ao encontro de suas habilidades e os requerimentos sejam os mais próximos possíveis.

6. Caso você não queira receber ofertas de certos criadores de projetos, você pode excluí-los no próximo passo. No último bloco você também pode escolher a opção “só projetos para consumidores finais”, se você só quiser receber projetos de consumidores finais.

alerta projeto freelancermap keywords

7. Selecione a frequência do envio de mensagens (imediatamente ou uma vez por dia)

8. Finalmente selecione o formato desejado de e-mail (texto ou HTML) e você quer receber projetos só em inglês ou também em outros idiomas.

alerta projetos freelancermap exceções

Salve as configurações e seu agente de projetos estará pronto. A partir de agora você receberá as ofertas indicadas por e-mail e poderá captar clientes de forma muito mais fácil.

Construir uma relação entre cliente e freelancer

Por que é importante construir uma relação entre cliente e freelancer?

É possível que você esteja feliz com a ideia de trabalhar com vários clientes diferentes – menos monotonia, novas oportunidades, tudo isso é muito interessante, é verdade.

Ainda assim, construir uma boa relação entre cliente e freelancer e ter trabalhos “fixos” mensalmente é fundamental para quem deseja crescer de verdade na carreira. Por isso ter a resposta para a pergunta como captar clientes é ótimo, mas saber como mantê-los é tão ou mais importante.

Antes de explicarmos como construir boas relações, vamos primeiro falar sobre o motivo pelo qual acreditamos que é bom estar sempre em contato com os mesmos clientes:

Renda fixa

Uma das maiores preocupações dos profissionais que trabalham como freelancer é a renda fixa. Com toda a liberdade e a independência que vêm com o trabalho freelancer, vem também uma realidade que, às vezes, é um pouco chocante: sua renda não será tão estável quanto seria com um emprego tradicional e salário.

Quando se constrói relações de confiança com clientes, isso implica em receber mais ofertas de trabalho e, assim, conseguir uma renda fixa. Saber que um valor específico estará disponível na sua conta ao final de um mês de trabalho é necessário para quem paga contas – e primordial para quem deseja se tornar referência em sua profissão ou continuar a trabalhar como freelancer.

Indiretamente, clientes fixos também o auxiliam a ganhar mais dinheiro. Por quê? Simples: você não precisará passar por processos de contratação, testes e enviar seu currículo para vinte empresas todos os meses. Com um trabalho “fixo”, as ofertas virão até você e seu tempo será gasto com produção, não captação.

Então uma boa relação entre cliente e freelancer não só traz dinheiro de forma mais rotineira, como ainda poupa tempo que teria que ser gasto em prospecção. Por isso, ao descobrir como captar clientes, dê preferência para quem oferece o potencial de uma longa relação.

Construção de confiança com clientes e potenciais clientes

Relações duradouras não são boas apenas para você e para um aquele cliente específico, mas para todos os possíveis empregadores que você encontrará durante a vida.

Coloque-se agora no papel de um contratante: entre uma pessoa que já trabalhou com mil empresas diferentes, mas apenas uma vez, e outra pessoa que possui menos clientes, mas trabalha com eles há anos, qual seria a sua opção?

Ao construir parcerias de anos, você demonstra que seu trabalho é de confiança, que consegue produzir resultados e que é uma boa opção para o que quer que seja. Clientes de longa data também têm o costume de oferecer bons depoimentos, os quais são primordiais para a sua reputação dentro e fora da internet e uma ótima ferramenta para responder como captar clientes e ser bem-sucedido. A confiança é fundamental na relação entre cliente e freelancer.

Aumento das referências

Finalmente, é importante dizer o seguinte: seus clientes são capazes de torná-lo uma boa referência.

Se uma grande empresa conta com você, isto significa que você “dá conta do recado”. Não fique surpreso se começar a ser contatado por outras empresas: quando o seu empregador gosta do que você faz, ele faz questão de recomendar os seus serviços.

Construir relações sólidas com os seus atuais clientes é o caminho para construir relações sólidas com novos clientes.

Como construir uma relação duradoura entre cliente e freelancer

Já deu para perceber os benefícios de construir uma relação entre cliente e freelancer. Mas como? É isso que vamos falar agora.

1 – Faça o seu melhor

Para se destacar, você não pode se contentar com um trabalho medíocre. Lembre-se: a maior parte dos contratos não começa com promessas de durabilidade. Os empregadores querem testá-lo para saber se podem confiar em você. Ninguém irá se comprometer a trabalhar por tempo indefinido com uma pessoa que ainda não provou do que é capaz.

Oferecer trabalho de qualidade é a melhor forma de provar aos seus clientes que eles fizeram um bom investimento. Se você entregar um projeto consistente, que traga resultados e atinja as expectativas, você será chamado em outra ocasião e a relação entre cliente e freelancer será fortalecida.

2 – Pequenas coisas fazem grandes diferenças

Ao fazer o seu trabalho direito, você também constrói boas relações com seus clientes. Para passar a imagem de que você é uma pessoa disponível e comprometida, lembre-se de sempre responder os seus e-mails de forma rápida e profissional e cumprir prazos.

3 – Identifique as necessidades do seu cliente

Uma boa maneira de construir relações é identificar aquilo que o seu cliente quer – agora e no futuro. A maior parte das companhias contrata um freelancer porque não possui um empregado fixo que possa cumprir aquela função. Se você for um trabalhador multiuso, digamos assim, poderá oferecer consultoria em outras áreas do negócio.

Por exemplo: se você foi contratado para ser um copywriter, pode se oferecer para atualizar, de forma frequente, o blog de uma empresa. Mostre que você é importante para o crescimento e o funcionamento de uma empresa e torne-se um funcionário desejável!

Alguns cenários que você pode ir além nos seus serviços:

  • Designer: caso você tenha sido contratado para criar uma arte para um post no blog, que tal se oferecer para fazer artes para os perfis nas redes sociais?
  • Criação de sites: você foi contratado para criar um site? Que tal oferecer um serviço de monitoramento e atualização deste site por uma taxa mensal?
  • Infraestrutura de TI: Solucionar um problema pode dar um trabalhão, mas é algo pontual. Que tal propor uma atualização da estrutura ou até do maquinário?

4 – Agradeça pelas oportunidades

Seu cliente possivelmente possui diversas opções no seu nicho, não importa qual seja ele. Ainda assim, ele escolheu você. Isso é incrível e precisa ser reconhecido, portanto, pense em um agradecimento profissional ao cliente.

Nesse sentido a palavra profissional quer dizer que não é preciso exagerar, mas apenas demonstrar que está agradecido e que deseja manter aquela relação de trabalho.

Um e-mail de agradecimento já faz uma bela diferença. Se você quiser ir um pouco além, pode oferecer a eles alguma coisa mais. Por exemplo: se você criou um website para alguém, fale sobre esta empresa e publique coisas sobre o seu trabalho (e sobre o seu cliente, claro) em suas redes sociais. 

Algo como “Este foi o design que fiz para o cliente X. Muito obrigado pela oportunidade de trabalhar com este projeto incrível” já basta para causar uma boa impressão.

Por fim, não se esqueça deles. Eles receberam algum prêmio importante recentemente? Envie uma mensagem com suas congratulações. É aniversário do dono da empresa? Envie um cartão. Estas coisas farão com que o seu nome seja lembrado e a relação entre cliente e freelancer ganhe outro nível.

Fidelizar clientes: como manter uma boa relação entre cliente e freelancer

Saber como captar clientes e fazer um trabalho não é algo fácil, mas o verdadeiro desafio é manter esses clientes, fidelizando-os para não só ser o escolhido toda vez que for necessário um determinado trabalho – seja criar um site, escrever um texto, trabalhar com programação etc – mas também ser indicado para outros trabalhos e assim criar uma rede de confiança.

Depois da conquista e do domínio de como captar clientes é preciso seguir o bom trabalho para manter a relação entre cliente e freelancer. Com o tempo, você perceberá que isso não é um bicho de sete cabeças. Uma das melhores formas de manter relações sólidas é com comunicação honesta e regular: afinal, quem não é visto não é lembrado.

Lembre-se de sempre responder os seus e-mails de forma rápida. Não deixe para depois: se você pode responder agora, faça isso. Do contrário, você pode se esquecer e acabar retornando o contato semanas depois. Não é preciso dizer que esta não é uma boa maneira de melhorar as suas relações com os seus clientes.

Um conselho básico é: sempre trate os seus clientes antigos como se fossem novos. O que isso significa? Faça questão de impressioná-los, enviar uma mensagem de agradecimento profissional a clientes e demonstrar que os seus serviços são relevantes. Um profissional com este perfil raramente será esquecido. 

Outras dicas para construir uma parceria sólida são:

  • Organize-se: mantenha uma pasta com as produções para cada cliente e guarde informações como preferências e cobranças
  • Mostre proatividade: ofereça seus serviços e tente buscar informações e resolver dúvidas antes de pedir ajuda e mandar mais um email. O freelancer é contratado para resolver e tirar problemas da frente, não criar novos
  • Atualize seus conhecimentos: corra atrás de novas ideias, formas de trabalhar e serviços e ofereça isso para seus clientes. Não fique estagnado.

Mais dicas para fidelizar após captar os clientes

Dicas sempre são bem-vindas e trabalhar a relação nunca será algo dispensável. Confira abaixo mais algumas dicas que focam nos processos, seja no momento de produção ou então quando for preciso fidelizar após captar os clientes e ter realizado algum trabalho anterior.

#1 Envolva-os no processo de trabalho

Alguns contatos funcionam mais ou menos assim: o cliente entra em contato com você, você fica por dentro dos detalhes do contrato, aceita os prazos e entrega o trabalho dentro de algumas semanas. Este processo pode ser eficiente em alguns casos, mas é uma ótima maneira de fazer com que o cliente não se lembre do seu nome.

O melhor jeito de evitar esta situação é simples: comunicação. Fale com o cliente sobre detalhes importantes do serviço, faça perguntas, invente novas formas de criar conteúdo, envolva-os no seu processo de trabalho. Isto garantirá que eles receberão o que desejam e que associem a sua imagem a algo bem feito.

#2 Seja pró-ativo e ofereça soluções

Outra maneira de oferecer valor ao cliente é oferecendo a sua experiência ao entrar em contato com um projeto pela primeira vez. Seu cliente pode ou não saber quais são os objetivos do projeto e o caminho mais interessante a trilhar, mas você é o expert. Você sabe o que funciona e o que não faz sentido. Divida seus conhecimentos com ele.

Vamos dizer que você tem o costume de criar websites e o design que o seu cliente deseja não é uma boa ideia. Ou você é um redator e precisa escrever um artigo de seis páginas, que você sabe que ninguém vai ler. Em vez de criar um website medíocre ou escrever um texto que não terá finalidade, ofereça a sua visão sobre o problema. Desta forma, você receberá crédito quando o cliente obtiver sucesso.

#3 Seja responsável

Este é um ponto óbvio, mas é sempre importante reforçá-lo. Uma das maiores preocupações de todos que desejam se aproximar ou contratar freelancer é o sentimento de insegurança que às vezes ronda este sistema de trabalho.

Alguns clientes têm medo de que os freelancers não cumpram os prazos estabelecidos, por exemplo. Prove-os que isto é um equívoco: entregue todos os seus projetos na hora certa. Trabalhe para que o resultado do seu esforço seja atraente, chamativo e cumpra todos os requisitos necessários. Mostrar-se responsável e preocupado com o andamento de um projeto e com o que você entrega cria uma imagem profissional sólida.

#4 Não se esqueça do feedback

A melhor maneira de sinalizar que uma relação de trabalho não chegou ao fim só porque um projeto foi completado é fazer o que chamamos de follow up. Espere algumas semanas e entre em contato com o seu cliente. Pergunte se eles estão satisfeitos com o resultado do seu trabalho e peça feedback.

Alguns freelancers levam este passo adiante e criam uma pesquisa de opinião, a qual é enviada aos clientes no final de cada job. Isto é interessante porque permite, além de tudo, que você registre e documente informações sobre os seus trabalhos.

#5 Relações existentes podem sempre ser melhoradas

Enquanto freelancer, sua personalidade é parte essencial do seu negócio. Você é um indivíduo com uma série de habilidades, mas também trabalha em um mercado bastante personalizado. Suas fotos e hobbies importam. Como você interage com os seus clientes importa – e isto vai além das interações formais.

Ser amigável e gentil é uma das coisas que mantém as suas relações pessoais funcionando e também se aplica ao seu negócio freelancer. Seu cliente mencionou que teve um filho recentemente? Pergunte como a criança está. Ele visitou algum lugar bonito nos últimos meses? Pergunte sobre a viagem. Não subestime a validade destes detalhes: eles garantirão que você será lembrado como mais do que um nome nos e-mails.

#6 Lembre-os de que você existe

Clientes ocupados podem esquecer de projetos específicos. Mesmo que você tenha deixado uma boa impressão, manter-se atento a todos os freelancers que passaram por uma empresa ou projeto pode ser complicado. Como você pode lidar com isso? Mantendo o contato.

Existe uma razão pela qual tantos freelancers possui newsletters e costumam enviar cartões e mensagens nas datas comemorativas mais importantes aos seus clientes. Diversas estratégias de marketing consistem em garantir que os clientes lembrem da sua existência. Tire um dia a cada três meses para mandar mensagens para antigos contatos!

Saber trabalhar as relações é algo necessário tanto na sua vida pessoal como na profissional. Os freelancers precisam ser especialmente habilidosos no trato social porque ao contrário de profissionais em trabalhos tradicionais, é provável que precisem lidar com mais clientes, mais demandas, diferentes necessidades e tudo de forma mais direta.

Jota Del Rosso

Jota Del Rosso é redatora, tradutora, cientista social e atriz em formação. Acredita que trabalhar remotamente foi uma das melhores coisas que já decidiu fazer e por isso, é a pessoa perfeita para as traduções em português do freelancermap.com

Escreva um comentário

Artigos recentes