Como captar clientes e fazer com que eles venham até você

C

Frequentemente falamos sobre como é importante saber se aproximar dos clientes, escrever cartas de interesse ou formalizar contratos. Não costumamos falar, no entanto, sobre outra iniciativa: como captar clientes para posteriormente  fazer com que eles venham atrás de você para oferecer trabalho.

  1. Como captar clientes: formas e lugares
    1. Redes sociais
    2. Site próprio
    3. Rede de influência
    4. Plataformas de trabalho
  2. Já sei como prospectar clientes: e agora?
Como captar potenciais clientes
4 formas para captar clientes

Ser procurado por clientes pode parecer algo que é um privilégio de poucos, algo que só profissionais com uma marca pessoal conseguem. Mas a verdade é que não só isso é mais comum do que se pensa como é fruto de um planejamento e ação que podem ser executados.

Só é convidado e procurado aquele que se coloca à disposição e está nos lugares certos – e isto não está relacionado apenas à presença física. Às vezes, uma posição firme no Twitter, uma fanpage bem atualizada ou um portfólio chamativo podem colocá-lo no topo da lista. Quanto mais pessoas o conhecerem e souberem o que você faz, maior a chance de você se tornar um freelancer requisitado.

Saber como prospectar clientes e a resposta para a pergunta “como divulgo meu trabalho?” são meio caminho andado. Com isto em mente, analise as possibilidades que listamos abaixo e descubra o que melhor se adapta às suas predileções e ao seu modelo de negócios. Vamos estruturar em duas partes: como captar clientes, se expondo nos locais certos ou da forma certa e, por fim, como aumentar suas chances de ser procurado por eles.

Como captar clientes: formas e lugares

Graças à internet há uma ampla gama de possibilidades para captar clientes. Entre elas:

#1 Redes sociais

As redes sociais são locais com grandes oportunidades de negócios. Não à toa é comum esbarrar no Instagram em inúmeros perfis de restaurantes, bares, lojas de roupas e a lista segue.

Criar um perfil profissional em redes como Instagram, Facebook e Twitter ou ter um perfil atualizado no LinkedIn podem servir para sair de sua bolha e captar clientes. Afinal, o alcance de uma rede social é enorme, especialmente se você investir em publicidade.

A melhor forma para encarar esse perfil é como se ele fosse uma vitrine. E com essa vitrine você irá captar clientes mostrando seus melhores trabalhos, depoimentos de pessoas e como as pessoas podem entrar em contato com você para mais informações. Afinal, apesar de ser possível conversar com um cliente por ali mesmo, muitos potenciais clientes podem preferir uma ligação telefônica ou até conversa presencial.

Compartilhar conteúdo interessante com seus seguidores também pode ser uma excelente ação em uma rede social, afinal você se posicionará como um especialista da área. Por exemplo, caso você traga conteúdo legal sobre a criação de sites, quando seu seguidor precisar criar um site ou dar uma indicação, seu nome pode surgir.

#2 Site próprio

Um site próprio é ao mesmo tempo uma excelente ferramenta e péssima. Mas fique tranquilo caso você já tenha uma página: só será péssima se você fizer mau uso desta. Atualizar um site é fundamental, tanto porque é importante dar a ideia de cuidado e atenção como o algoritmo do Google valoriza sites com conteúdo novo e acessos constantes quando for posicionar ele.

E é isso que todo dono de site deve buscar: o melhor posicionamento possível ao procurar por uma certa palavra-chave. Por exemplo, um designer de apps pode ter um site para mostrar seus trabalhos, expor contatos e posicionar seu conteúdo nas primeiras páginas em buscas como “design de apps”, “como criar um app” e “quero ter um app”.

#3 Rede de influência

Não se pode subestimar a importância de um bom networking e o famoso boca a boca para captar clientes e sempre manter seu nome quente. Amigos, conhecidos, colegas em projetos anteriores, todos eles podem ser de enorme ajuda para conseguir novos trabalhos.

A rede social ajuda bastante os profissionais quando há algum anúncio importante, mas é legal manter sua rede de influência ativa com cafés, almoços profissionais e até reuniões. E, claro, você também pode ser a pessoa que indica outras, criando um círculo vicioso. 

#4 Plataformas de trabalho

Estar disponível significa ter que se expor para o mundo para conseguir seu próximo trabalho. Há diversas plataformas de trabalho online, uma delas o Freelancer Map, que conecta profissionais que têm habilidades e oferecem seu trabalho a pessoas ou empresas que precisam que um serviço seja feito.

Criar um perfil completo e informativo, expor suas experiências anteriores e boas avaliações é uma boa resposta para a pergunta “como captar clientes?”

Já sei como prospectar novos clientes: e agora?

Agora que você se expôs e está presente para centenas ou até milhares de pessoas, fica mais fácil conseguir novos clientes. Mesmo assim, não é só por isso que os clientes vão te reconhecer como um ás da sua área e te inundar de ofertas. O trabalho é constante e é preciso:

  • Manter sempre suas informações atualizadas
  • Pedir feedback de seus clientes e manter uma relação com eles; afinal clientes antigos podem ter novos trabalhos ou serem excelentes indicadores
  • Estar atento a demandas de mercado e novos conhecimentos ou tendências

E, mais importante de tudo, ser um bom profissional. Caso você entregue o que é pedido, no tempo proposto e tenha bons feedbacks, captar novos clientes sempre será mais fácil, afinal você soluciona um problema para alguém da melhor forma possível. 

Se há demanda na sua área, ser um bom profissional possibilita um grande número de oportunidades e até o aumento do preço de seu serviço

É normal que empregadores, antes de fechar com um profissional para fazer o serviço, façam uma pesquisa de mercado para saber preços, indicações e o que procurar/demandar. É nessa fase que seu nome pode aparecer e fazer com que a oportunidade de trabalho venha até você e não o contrário. Por isso fique sempre alerta, posicione-se de forma clara e crie pontes com as pessoas.

Você costuma receber muitas propostas? Como você divulga o seu trabalho? Conte-nos um pouco mais sobre as suas experiências pessoais

Jota Del Rosso

Jota Del Rosso é redatora, tradutora, cientista social e atriz em formação. Acredita que trabalhar remotamente foi uma das melhores coisas que já decidiu fazer e por isso, é a pessoa perfeita para as traduções em português do freelancermap.com

Escreva um comentário

Artigos recentes

Cookie Consent One Trust