Como tirar férias freelancer [Guia completo]

C

Aproveitar um tempo de descanso é indispensável em qualquer profissão, mesmo aquelas que não permitem férias remuneradas. Aqui estão algumas dicas sobre como tirar férias sendo freelancer e aproveitar ao máximo o verão e fim de ano.

Tirar férias como freelancer: fatos interessantes

Como freelancer, é possível que você se sinta constantemente ocupado, e até mesmo sobrecarregado, com uma fila interminável de projetos. Você não é o único. De acordo com o Estudo Freelancer 2022, os freelancers trabalham em média 45 horas horas por semana. Claramente quem trabalha tanto precisa de tirar boas férias freelancer.

Fatos interessantes sobre as férias e as horas de trabalho dos freelancer

Ainda de acordo com o estudo, os freelancers tiram cerca de 25 dias de férias por ano, mas a realidade é geralmente mais complicada do que o esperado. Pouco antes do início das férias um cliente liga pedindo ajuda com urgência. O projeto é curto, mas super lucrativo e tirar férias já não parece uma boa ideia. No entanto, é importante lembrar que tirar férias como freelancer pode ter um impacto bastante positivo na sua criatividade e produtividade profissional. Abaixo, revelamos como você pode esfriar a cabeça e recarregar as baterias com boas férias, mesmo sendo freelancer.

O que fazer antes de tirar férias como freelancer

Para tirar férias freelancer da forma mais relaxada possível é importante que você siga as seguintes dicas:

1. Planeje suas férias com antecedência

Os freelancers geralmente conseguem estimar quando é o momento certo para uma pausa observando anos anteriores e um planejamento anual detalhado de quando seu trabalho será mais ou menos procurado. Assim, faz sentido que os trabalhadores autônomos passem seu tempo livre em períodos de menor demanda.

Como os freelancers estão sempre ocupados com a aquisição, desenvolvimento e até mesmo a contabilidade de vários projetos, pode ser difícil definir prazos específicos No entanto, os prazos são bem importantes para quem deseja deixar tudo em dia antes das férias. Desta forma, as horas extras podem ser mantidas ao mínimo após o intervalo.

2. Organize as suas finanças

As férias não remuneradas são sem dúvidas uma das maiores desvantagens do trabalho como freelancer. Por este motivo, é indispensável que você leve em conta seus dias de férias ao planejar quanto vai cobrar pelo seu trabalho. Uma boa ideia é criar uma conta de férias, onde um valor fixo pode ser depositado mensalmente. Assim, quando as férias chegarem você terá acesso a reservas suficientes para aproveitar ao máximo os seus dias de folga.

3. Informe seus clientes de forma proativa

Seus clientes precisam ser avisados com antecedência se você estiver planejando tirar férias freelancer. Comunique seus planos de forma clara e proativa, com bastante antecedência. Assim, você também terá tempo suficiente para finalizar todos os projetos sem ter que trabalhar com pressa em tarefas de última hora.

Antes de partir, também é importante que você atualize o seu site e assinatura de e-mail como um lembrete sobre a sua ausência.

💡 Dica extra: Pode ser uma vantagem marcar o período “oficial” de férias para dois dias antes do seu real início. Dessa forma, tarefas que foram deixadas para a última hora podem ser concluídas sem pressa e sem que você precise trabalhar durante as férias.

4. Compartilhe seu trabalho com freelancers substitutos

Se dar bem com colegas de trabalho é sempre uma vantagem. Fazer parte de uma comunidade estável de freelancers sempre vale a pena quando você precisa dar uma pausa no trabalho. Não tenha medo de compartilhar o seu trabalho com outros freelancers ou indicar colegas como substitutos durante o seu período de férias quando necessário.

Como alternativa, você também pode considerar contratar um assistente virtual. Esta pessoa poderá filtrar suas chamadas e mensagens, comunicando apenas problemas e tarefas urgentes.

5. Complete projetos antes de ir

Como mencionado acima, é importante terminar todo o seu trabalho antes de tirar férias freelancer. Nas semanas que antecedem as férias, lembre os clientes de que qualquer trabalho adicional só será concluído no seu retorno.

Outra coisa a considerar é priorizar sua carga de trabalho. Faça uma lista de todos os seus projetos e resolva-os de acordo com quando eles devem ser entregues. Desta forma, você será capaz de gerenciá-los efetivamente e não terá que fazer horas extras durante seus dias de folga.

6. Aproveite as suas férias

“Aproveite as férias”. Pode parecer uma dica banal, mas muitos freelancers ficam com a consciência pesada ao tirar férias freelancer devido à perda de ganhos. Os freelancer fazem trabalhos importantes o ano todo e, portanto, merecem uma pausa. Lembre-se de que é sempre importante dar uma pausa no trabalho para renovar as energias e se manter criativo e produtivo no futuro.

Para aproveitar o tempo de folga ao máximo, evite trabalhar desnecessariamente no seu tempo livre. Em termos concretos, isso significa: desligue as notificações de e-mail no seu celular e, se possível, não leve um laptop com você. Se há trabalho a ser feito durante as férias, tente limitá-lo ao menor tempo possível, como uma hora fixa por dia.

Dicas extra para as férias de Natal

A temporada de fim de ano é basicamente sinônimo de férias para grande parte dos trabalhadores freelancers. No entanto, esta também é uma época cheia de oportunidades para quem deseja promover seu trabalho entre novos e antigos clientes. Abaixo listamos algumas dicas que podem ajudar a manter os seus clientes engajados e contentes com o seu trabalho, mesmo quando você tirar suas férias freelancer.

1. Considere presentear os seus clientes

A temporada de fim de ano é uma época de solidariedade. Com este espírito em mente, considere presentear seus clientes com promoções, ofertas e benefícios. Aqui, técnicas de marketing relativamente simples, como descontos, vales-presentes e brindes, são destinadas a aumentar vendas durante quando você tirar suas férias freelancer. Para a maioria dos freelancers, a época festiva é uma época em que eles não costumam trabalhar muito e o pequeno incentivo extra pode ir longe.

2. Participe de eventos comunitários

Uma das melhores coisas sobre a temporada de férias é a sensação geral de alegria e positividade. É por isso que é uma boa ideia construir sua estratégia de marketing em torno de sua comunidade. Se você tem um blog, site ou uma presença ativa nas redes sociais, peça à comunidade ao seu redor para se unir e criar algo especial. Pode ser uma doação para uma organização de caridade, uma lista de presentes para um campo específico (como tecnologia) ou até mesmo uma competição. Além de aumentar o engajamento dos seguidores, isso vai lembrar as pessoas que você é mais do que apenas um monte de posts que aparecem regularmente na linha do tempo.

3. Atualize o seu site e redes sociais

Os passos acima são um pouco demais para você? Não se preocupe, há também coisas mais simples que você pode fazer. Considere atualizar o seu site e redes sociais, por exemplo. Crie uma versão do seu logotipo com alguns flocos de neve, caixas de presente ou qualquer coisa relacionada com a época festiva. É um pequeno detalhe que pode fazer diferença. Imagens festivas provocam emoções positivas e lembram aos clientes que você é uma pessoa real com sentimentos e emoções, abrindo assim o caminho para um melhor relacionamento.

4. Compartilhe seus pensamentos

O final do ano é um ótimo momento para você interagir abertamente com seus clientes. Seja via Facebook ou e-mail, converse com eles sobre o que você conquistou este ano e sobre os caminhos que deseja tomar no futuro. Você provavelmente já pensou nisso de qualquer maneira, mas compartilhar seus pensamentos com colaboradores pode ser inestimável. Seus clientes verão um freelancer engajado que reflete sobre seu passado e planeja seu futuro – esta é uma pessoa em quem eles podem confiar.

5. Deseje boas festas aos seus clientes

Aproveite a ocasião para ser legal com seus clientes. Lembre-os da sua presença e colaboração. Diga a eles que está feliz com o trabalho realizado durante o ano que passou e ansioso pelo que está por vir. Seja breve, mas pessoal e agradável. Seja por cartão postal, e-mail, post no Facebook ou tweet, você não pode errar ao desejar boas festas genuinamente a alguém.

Aproveitando o verão como freelancer

Se você acha que não vai conseguir escapar de trabalhar durante o verão, não se deprima ou desespere: existem formas de aproveitar a estação mais quente do ano sem abrir mão das atividades profissionais. Lembre-se que, sendo freelancer, você tem possibilidades que a maioria dos trabalhadores com horário fixo não possui.

Abaixo, confira quatro dicas que preparamos para auxiliá-lo na tarefa de unir trabalho e lazer durante o verão:

1. Leve o seu escritório para fora

Sabe quando você está sentado, já cansou de olhar para os objetos que estão na sua mesa de trabalho e, frequentemente, volta os olhos para o sol que brilha ao lado de fora da janela? Este é o momento em que você deve pegar as suas coisas, colocá-las em uma mochila e sair. Diversos trabalhos freelancers não exigem muito mais do que uma boa conexão de internet, de forma que você pode sair para caçar parques, bares, restaurantes, cafeterias e espaços de convivência interessantes e, assim, variar o seu local de trabalho. Trabalhar sob o céu aberto ou perto da natureza pode fazer milagres pelo seu bem estar e ajudá-lo a produzir de forma inacreditavelmente melhor.

Com sol, sombra e água fresca (ou um suco bem geladinho), trabalhar pode ser bastante relaxante. Imagine a possibilidade de fazer as suas reuniões em um espaço arejado e bonito? Garantia de boas ideias e transações bem sucedidas!

Dica especial para redatores e escritores: deixe o seu notebook em casa. Saia apenas com um caderno e uma caneta. Conheça áreas de muito verde e beleza. Sente-se em meio aos arbustos e respire bem fundo, relembrando o seu corpo de como é respirar menos poluição. 

2. Viaje para trabalhar

Você possivelmente já deve ter visto fotos de pessoas trabalhando na praia, com um notebook ao lado e um copo de bebida do outro. Acredite, isto é possível – embora exija, sim, um certo grau de planejamento.

Não importa se você prefere viajar sozinho ou se irá levar alguém junto: a primeira regra para fazer acontecer é criar um cronograma de atividades. Você não conseguirá aproveitar a viagem se não definir horários certos para dormir, trabalhar ou e relaxar.

É por isto que você sempre deve planejar tudo o que vai fazer. Quantas horas você quer trabalhar durante as suas férias? Quanto você vai ganhar por dia? Trabalhar por oito ou nove horas seguidas não é algo interessante neste contexto, então você precisará definir bem quais são os projetos que merecem a sua dedicação e o seu foco total. É dessa forma que você vai conseguir criar um equilíbrio entre a vida profissional e pessoal.

3. Mude as suas horas e aumente o seu tempo de lazer

Viajar para longe não está nos seus planos? Considere então a possibilidade de mudar as suas horas de trabalho. Como assim? Tente finalizar os seus trabalhos à noite ou comece a trabalhar no meio da tarde. Aproveitar o sol da manhã é excepcional e fará com que você tenha muito mais energia pelo resto do dia.

Flexibilidade é uma das maiores vantagens de se trabalhar como freelancer e ela pode realmente ser a sua melhor amiga. Lembre-se de que você ficará muito tempo em casa no inverno – quem é que gosta de sair quando a temperatura exige dois casacos, um cachecol e botas até os joelhos? -, então aproveite para dar à sua cabeça e ao seu corpo bastante movimento, muitas conversas edificantes e momentos de tranquilidade, diversão e satisfação.

4. Invista em exercícios

Vale a pena reforçar a importância da atividade física para todos aqueles que trabalham sentados e ficam muito tempo na mesma posição. Ao se exercitar, você terá mais motivação, se sentirá mais empolgado e, assim, terá mais disposição para curtir a vida. Não há melhor época para fazer isso do que no verão!

Lembre-se também que, ao praticar esportes, você interage com as outras pessoas. Para freelancers que trabalham muito em casa, isto é primordial. Quantas vezes você parou para conversar com alguém pessoalmente nas últimas semanas (não vale dizer que conversou com o entregador de pizza na hora de pegar o seu jantar)? Quantas conversas inteligentes, longas e agradáveis você teve no último mês? É preciso ter tempo para socializar e ver o mundo. Regimes de trabalho home-office às vezes fazem com que nos isolemos. Isto é terrivelmente ruim para a nossa saúde, tanto física quanto mental.

Como você costuma aproveitar as férias? Quais são os seus planos para o verão e final deste ano? Conte-nos mais sobre as suas expectativas e experiências!


Também interessante para você:

Milena Parno

Milena Parno é uma redatora e tradutora no freelancermap.com. Com anos de experiência em conteúdo digital, Milena já trabalhou em parceria com diversas empresas ao redor do mundo, escrevendo remotamente sobre negócios, marketing, tecnologia e muito mais. Hoje, ela é responsável por trazer as dicas, experiências e conteúdos mais relevantes para freelancers que buscam impulsionar suas carreiras.

Por Milena Parno

Artigos recentes