Instagram para freelancers: Como vender os seus serviços

I

O Instagram é uma plataforma com imenso potencial que nem sempre é explorada da melhor forma. Neste artigo vamos dar dicas de Instagram para freelancers, para que você possa começar a utilizar esta plataforma também como um suporte profissional, e não apenas como um fator de distração.

Saber usar o Instagram para evoluir profissionalmente é algo que não passa pela cabeça de muitas pessoas, mas quando levamos em consideração que o aplicativo não é apenas muito popular, mas também versátil: de motivação fitness a vídeos de animais, você consegue encontrar absolutamente tudo… 

Facilmente percebemos que vale a pena fazer um esforço para explorar todo o potencial existente no Instagram para aqueles que são freelancers.

Apenas pare e pense: o Instagram possui 1000 milhões de usuários ativos por mês. Estas pessoas, por sua vez, são responsáveis por alimentar a plataforma com quase 100 milhões de fotos e vídeos todos os dias.

Ficou surpreso? É verdade: O Insta possui uma base de usuários maior do que o Twitter e um engajamento que é muito maior do que o do Facebook ou do Twitter (ou seja: as pessoas interagem muito mais com o conteúdo postado no Instagram do que com o conteúdo postado nas demais redes sociais que também são consideradas “gigantes” em seu meio).

Foi convencido a usar o Instagram para melhorar a sua progressão profissional e conseguir mais clientes, trabalhos e também mais notoriedade?

Então dê uma olhadinha na lista de ideias para aplicar no Instagram para freelancer, que preparamos para você.

Como Vender no Instagram – Dicas e Ideias para vender seus serviços

Certamente já reparou que o Insta é uma excelente plataforma para vender todo o tipo de produtos. Porém, não são assim tantas as pessoas que utilizam a plataforma para promover seus serviços.

Isso é um erro, pois sendo uma plataforma com um excelente engajamento e níveis de alcance bem elevados, você só tem a ganhar se aprender como vender serviços no Instagram. Fique com nossas dicas para conseguir trabalho Freelancer em Instagram.

1. Observe sua biografia e seu perfil

O Instagram pode ser único, mas algumas coisas que você utiliza nas suas outras redes sociais podem ser transferidas para ele. Por exemplo, faz muito sentido colocar links para as suas demais redes sociais, para o seu site oficial e para o seu portfólio na sua biografia – você quer ser encontrado, não quer?

Quando você centraliza essas informações, você permite que as pessoas saibam sobre o trabalho que você desempenha de forma fácil e rápida.

Lembre-se, no entanto, que a sua biografia é a primeira coisa que um visitante verá ao acessar a sua página do Instagram. Vale, portanto, investir em mais do que uma descrição seca sobre a sua ocupação. Faça com que as pessoas se interessem, fiquem instigadas ou riam.

 Tudo depende do seu perfil, é claro, mas faça-se notar! Acredite que este aplicativo pode ser uma ferramenta forte para freelancers que sabem como vender no Instagram. 

A sua “bio” no Insta é o seu canal de anúncios, por isso você deve usá-la de maneira estratégica para atrair visitas e exposição ao seu site. Dentro dela, você pode usar no máximo até 150 caracteres para expressar o que você gera de valor para os seus clientes.

Outro ponto importante é que dentro da “bio” você pode colocar um único link externo para o seu site. Então esse link pode ir para uma campanha específica ou para uma página de captura de e-mail ou de produto.

Dica: Você pode contornar a limitação de colocar apenas um link utilizando ferramentas externas como a bio.fm. Em alternativa pode criar uma landing page em seu site WordPress (ou em qualquer outra plataforma), onde pode adicionar ligações para seus recursos mais importantes.

Seja no Instagram ou em qualquer rede social, dentro da Internet, você precisa expressar rapidamente o que você faz para chamar atenção do seu público. Aproveite o espaço da “bio” para usar emojis, chamar atenção de verdade e prender o público que possa estar interessado no que você tem para oferecer enquanto freelancer.  

Finalmente e igualmente importante, a questão da sua foto de perfil. Apesar do Instagram ser sobretudo uma rede social informal, você pode optar por usar um foto profissional para ilustrar seu perfil.

Com todo o trabalho que você teve a escrever a sua bio, não vai querer que uma escolha errada da foto de perfil arruine todo esse esforço. Leia este nosso artigo sobre Como uma foto profissional pode impactar o seu marketing pessoal

2. Trace uma meta

Agora que ultrapassamos o básico do seu perfil, é hora de pensar: por que você está no Instagram?

As razões básicas são estas:

  • Aumentar o tráfego de visitantes em suas redes e site oficial
  • Promover a sua marca pessoal
  • Aumentar as suas vendas.

Depois de traçar um objetivo, ficará mais “fácil” descobrir o que você deve postar. Quanto mais você se mantiver dentro de uma proposta e quanto mais claro for sobre o que deseja passar ao usuário, melhor!

É claro que você possui liberdade para ousar, mas tente se fazer entender (e tente permanecer interessante; do contrário, seus seguidores sumirão com a mesma rapidez com a qual apareceram).

Vender pelo Instagram não é somente uma questão de apresentar os seus serviços. É necessário que você se consiga diferenciar. Esse é o fator que fará toda a diferença.

Não hesite em definir uma meta ambiciosa, mas realista. Uma das vantagens de escolher o Insta para promover os seus serviços é que a concorrência deverá ser menor. Como já vimos, não existem assim tantos freelancers a usar o Instagram com o objetivo de crescimento profissional, o que será uma grande vantagem para você.

3. O que postar para conseguir vender pelo Instagram

Como dissemos acima: repasse os seus objetivos e descubra qual é o conteúdo que torna visível aquilo que você deseja transmitir aos seus seguidores.

Se você quer aumentar o número de visitas no seu site oficial, poste fotos e links para a página que deseja que as pessoas acessem.

Uma boa maneira de estimular isso é postar uma parte do conteúdo no Instagram e outra parte no seu Facebook: se o usuário gostou do que leu, possivelmente clicará no link para ver o resto da matéria ou as demais imagens que compõem aquele ensaio, por exemplo.

Se você está procurando por formas inovadoras de divulgar a sua marca pessoal, o primeiro passo é explicar os seus valores: o que você faz? Quais são os pontos fortes do seu trabalho?

Você possui alguma filosofia? Qual o seu nível de experiência? Todas essas informações são relevantes porque fazem com que os usuários se identifiquem com você e se lembrem do que você faz.

Seu objetivo é aumentar as vendas? Crie ofertas exclusivas para seguidores do Instagram. Ofereça um código promocional que dá 5% para todos que curtirem ou compartilharem a sua publicação. Seja criativo!

dicas de Instagram para freelancers

4 Dicas de Instagram para freelancers

Agora, que você já tem mais conhecimento teórico sobre as potencialidades do Insta, reunimos 4 dicas práticas de como usar o Instagram para vender mais:

Dica #1 – Utilize hashtags ao seu favor

Com a evolução da ferramenta de busca de dentro do Instagram, fica cada vez mais importante utilizar as hashtags certas na hora de publicar uma foto ou um vídeo. O menu atual de resultados de busca não só mostra aquilo que tem mais interação em um dia ou hora específica na rede, mas também agrega conteúdo semelhantes através das hashtags.

Assim, você pode utilizar esta ferramenta para encontrar mais conteúdo para suas publicações e outras publicações que estão viralizando para interagir.

Se você começar a utilizar as hashtags corretas, o resultado efetivo disso é levar mais tráfego gratuito para os seus posts e, consequentemente, mais usuários interagindo diretamente com a sua marca.

Mas como em tudo na vida, lembre-se: as hashtags quando usadas em excesso também são demais. Procure utilizar as hashtags certas.

Dica #2 – Misture a publicação de fotos e vídeos

Quando utilizamos o perfil pessoal é normal que façamos vídeos para mostrar nossos momentos com amigos ou alguma situação inusitada. Saiba que dentro do seu perfil profissional, você também pode se utilizar deste recurso para que sua voz chegue mais longe.

Mesmo que os vídeos pareçam uma ferramenta avançada demais, já existem centenas de aplicativos que vão te ajudar a editá-los com qualidade profissional. Para a edição dos vídeos, recomendamos o aplicativo WeVideo, que possui sua versão para Iphone e também para Android.

Esta é talvez uma das dicas mais importantes sobre como usar o Instagram comercial: os vídeos importam! Quem pretende vender produtos ou serviços, precisa de apostar em conteúdos multimédia visualmente fortes e apelativos. 

Dica #3 – Quando postar

Os hábitos dos usuários do Instagram podem modificar o alcance seu conteúdo, também. Se você deseja que as pessoas interajam com as suas publicações no momento em que elas forem ao ar, você deve levar a hora da postagem em consideração.

O primeiro horário de pico ocorre pela manhã, cedinho, na hora que o despertador toca: por incrível que pareça, várias pessoas têm o costume de checar as redes sociais assim que acordam.

O segundo horário de pico ocorre por volta do meio-dia, quando os seus seguidores estão na pausa do almoço.

O último horário de pico, por sua vez, começa logo após o fim do expediente. Quem não quer relaxar depois que sai do trabalho?

Agora, é hora de usar estas dicas de Instagram para freelancers

Esperamos que tenha gostado destas sugestões e ideias, mas é preciso realçar que não basta ler. Você deve passar da teoria à prática.

Coloque em prática nossas dicas de Instagram para freelancers diariamente. Se os resultados não surgirem de imediato não desanime logo. Por vezes demora algum tempo. Seja simples e utilize cada uma delas da maneira correta para aumentar não apenas o número de seguidores no Instagram, mas também o número de potenciais clientes que se conectam com a sua marca pessoal.

André Alface
Por André Alface

Artigos recentes

Cookie Consent One Trust