Fazer um Portfólio Freelance: Dicas e Exemplos

F

Fazer um portfólio deve ser uma prioridade para todos os freelancers. Embora sua marca pessoal possa despertar o interesse, é seu portfólio que sempre ajudará a fechar o negócio!

Pronto para levar seu portfólio para a próxima etapa?Continue lendo para obter algumas dicas sobre como fazer um portfólio.

  1. Porque precisa de um portfolio un freelancer?
  2. O que deve incluir num Portfolio Profissional?
  3. Como criar um Portfólio que Converta Clientes
  4. Exemplos de portfólio profissional de colegas freelancer

Por que você precisa fazer um Portfólio?

Qual é a única coisa que distingue um freelancer de sucesso dos outros? Um portfólio bem elaborado! Mas vamos por partes…

Em primeiro lugar, o que é um portfólio? Seu portfólio freelancer reúne alguns dos seus maiores e melhores projetos. É uma prova do que você pode fazer.

Para poder ganhar os projetos que você deseja, você precisa de exemplos relevantes e de demonstrar sua experiência.

Antes da Internet, designers, artistas e outros profissionais criativos tinham que montar fisicamente seus portfólios e esperar mostrá-los a alguém durante uma entrevista.

No entanto hoje não é mais assim: os clientes desejam primeiro ver seu portfólio para depois decidir se suas habilidades são as que eles precisam.

Então é ainda mais importante que seu portfólio reflita não só suas habilidades, mas também sua criatividade e profissionalismo.

“Você deve fazer um portfólio porque ele serve para mostrar suas habilidades, talentos e qualificações.” 

Óbvio, a criação de um portfólio deve servir o objetivo de atrair mais clientes, mas também pode ajudá-lo a criar a sua marca.

Criar um portfólio convincente pode ser difícil – é muito importante que você preste muita atenção em todos os aspectos do seu portfólio.

Nós criamos este artigo para ajudá-lo aperceber como fazer um portfólio freelance bem-sucedido que, destaca suas habilidades e os seus melhores projetos!

Como fazer um portfolio o que deve incluir

Tipos e formatos de Portfólio

Existem diferentes maneiras de fazer um portfólio freelance e você pode usar várias delas ao mesmo tempo.

Os formatos mais comuns de portfólio incluem ter um site para seu portfólio, com seus trabalhos anteriores (portfólio digital). Ou então um portfólio padrão em PDF que também pode ser enviado como anexo num e-mail.

Além disso, vários freelancers da área criativa também carregam seus portfólios em plataformas como Behance, Dribbble e/ou outros canais sociais.

💙 A Freelancermap também oferece um espaço para onde os freelancers podem carregar seu portfólio digital e visual Crie seu perfil agora (opens in a new tab)”>> Crie seu perfil agora

Antes de fazer seu portfólio freelance você precisa entender qual o tipo de portfolio que funciona melhor em seu mercado. Identifique seus potenciais clientes e perceba como pode alcançá-los da melhor maneira.

Existem vários sites para fazer portfolio online:

Que incluir em seu Portfólio profissional?

Tenha atenção no que você inclui no seu portfólio para torná-lo profissional. Não vale a pena se empolgar e listar todos os projetos em que você já trabalhou. Não precisa sobrecarregar seus clientes com informação.

Reserve um tempo para rever todos os seus trabalhos e escolher trabalhos dos quais você se orgulhe ou em que acha que ficaram bem.

Seus clientes são pessoas ocupadas e seu portfólio precisa falar em seu nome. Portanto, verifique se é claro e fácil de analisar.

Para criar um portfólio sucinto, você deve se colocar na pele dos seus clientes:

  • Que informações seu cliente precisa para escolher trabalhar com você?
  • Que sabe o seu cliente sobre seu trabalho?
  • Quem analisa seu portfólio acaba por fechar o negócio?

Essas perguntas podem ajudá-lo a perceber o que o seu portfólio deve conter para conquistar novos clientes.

Além disso, listamos alguns detalhes importantes que todo portfólio freelance deve conter:

#1 Os melhores trabalhos e os últimos trabalhos

Adicione detalhes sobre os seus trabalhos mais recentes e alguns dos seus melhores trabalhos.

Por exemplo, se você é escritor freelancer e tem um tema pelo qual é apaixonado e sobre o qual ama escrever, então o seu portfólio deve incluir exemplos de trabalhos sobre esse tema.

Da mesma forma, se você é um designer gráfico freelancer e gosta de criar logotipos, seu portfólio como designer gráfico deve incluir os melhores logotipos que você já projectou.

Uma dica: Ao selecionar seus trabalhos para o seu portfólio, considere também o tipo de clientes você deseja. Se você deseja fazer um tipo específico de trabalho, destaque os trabalhos que podem apelar para o grupo-alvo relevante. Esteja preparado para alterar seu portfólio caso você faça mais de um tipo de serviço.

#2 Informações básicas

Detalhes como seu nome, número de telefone e endereço de e-mail, bem como o tipo de trabalho freelancer que você oferece. Essas informações básicas devem estar bem evidentes.

Essa visão geral ajuda seu futuro cliente a reunir todas as informações importantes. Também é uma boa ideia possuir outras contas de mídia social nas quais o cliente possa descobrir mais sobre você e seu trabalho.

Uma carta de apresentação também é uma ótima maneira de entrar em contato e se conectar com seu cliente.

#3 Testemunhos e resenhas

Testemunhos e resenhas de clientes podem ser uma enorme contribuição para convencer seus futuros clientes de que você merece seu tempo e investimento.

Não tenha medo de incluir referências de clientes anteriores, resenhas, possível cobertura da mídia ou qualquer outra coisa que mostre sua experiência e seus clientes satisfeitos.

Você está procurando por projetos de freelancer?

> Consulte as últimas ofertas <

Como fazer um portfólio profissional que converte clientes

Agora que já cobrimos o que deve conter um portfólio de sucesso, vamos ver como criar um portfólio que atraia clientes!

#1 Escolha os trabalhos certos

E chegamos enfim à maior dúvida na criação de um portfólio: a seleção do trabalho.

O que você deve incluir no seu portfólio e o que não deve ser mostrado? Isso depende do seu grupo-alvo. Quais projetos poderiam seu grupo-alvo a escolher você?

Para um portfólio em pdf, recomendamos uma seleção de 5 a 7 trabalhos. Quanto mais material você tiver para representar um projeto, menos projetos você deverá incluir. Isso apenas ajuda os clientes a se concentrarem no seu melhor trabalho.

Caso você decida ter um portfolio online em um site, ou outro tipo de portfólios online, é claro que você pode mostrar todos os projetos que os interessados possam querer ver. Eles podem então filtrar mais facilmente e consultar trabalhos anteriores em formato digital.

#2 E se você não tem experiência…

Se você não tem projetos suficientes (ou se não tem mesmo nenhum) para mostrar, seja criativo!

Uma das opções ao projetar um portfólio é, obviamente, explorar extensivamente os poucos trabalhos que você já fez.

Por exemplo, para um projeto de logotipo, você pode mostrar todo o processo de design que você seguiu, o guia de estilo e a aparência desse logotipo em todas as mídias e em cores diferentes.

Se você ainda não tem trabalhos para incluir em seu portfólio, crie alguns!

Ofereça seus serviços gratuitamente em pequenos projetos, trabalhe para uma organização sem fins lucrativos que você gostaria de apoiar ou trabalhe para um conhecido seu que também está começando e precisa de sua ajuda.

Você também pode simplesmente criar coisas sem ter um cliente que irá usar esse trabalho. Por exemplo, se você estiver criando um portfólio de web designer, também poderá redesenhar um site que você costuma usar ou criar uma nova página de destino que funcione para eles.

O mais importante é ser empreendedor! O que você acha importante hoje para conquistar seu primeiro cliente amanhã?

#3 Trabalhe seus textos e conteúdos

Depois dos recursos visuais do seu portfólio, trabalhe o texto. Pense em seu portfólio na perspectiva de seu cliente. Que tipo de linguagem eles entendem? Use uma linguagem familiar para comunicar melhor com seus clientes.

Mesmo que você não seja escritor, esta é uma parte importante no design de seu portfólio. Suas palavras podem ajudar seus clientes a obter uma imagem do seu trabalho – e isso aumenta seu sucesso como freelancer!

Ter texto em seu site seria ótimo como ferramenta de SEO, portanto, se você não é bom com as palavras mas tem margem para investir, pode contratar um redator para escrever os textos para seu portfólio.

Sua capacidade de se comunicar com os clientes é tão importante quanto suas qualidades técnicas, por isso você deve usar um texto fácil de ler, que ajudará você a se conectar com eles!

“Verifique se a cópia do seu portfólio não tem erros de digitação e é se compreensível para o cliente” 

Não esqueça que os clientes nem sempre sabem o que precisam e ficam confusos sobre o trabalho que um freelancer faz.

Por exemplo, um cliente pode entrar em contato com um ilustrador e pedir uma ilustração, quando na realidade precisa de uma animação. Ou então esperar que um designer de UX crie um site.

#4 Mostre sua personalidade

Quem está olhando para seu portfólio não quer ver a mesma coisa que viu em outros dez portfólios – seja o mais criativo possível e inclua seus melhores trabalhos, aqueles que você considera mais imaginativos.

Outra ótima maneira de se destacar é incluindo um toque pessoal, adicionando uma foto de rosto bem profissional. Isso ajuda a personalizar seu portfólio e a que seus clientes criem uma imagem mental do você enquanto profissional.

#5 Defina uma chamada para ação (CTA)

Para muitos freelancers não é fácil anunciar seu trabalho. No entanto, isso deveria ser uma parte essencial do seu trabalho como freelancer. Por isso que é importante adicionar um CTA (call to action ou chamada para ação) ao criar um portfólio.

  • O que deve o cliente fazer depois de ver seu portfólio PDF?
  • O que deve um visitante do seu site fazer de seguida?

Ajude-os adicionando um CTA no seu portfólio. Isso pode ser:

  • Um link ou botão para contratar você
  • Um link para agendar uma primeira reunião gratuita
  • Formulário de contato, onde os clientes podem explicar melhor quais as suas necessidades para os seus projetos
  • Os seus detalhes de contato para que eles possam ligar ou escrever-lhe um e-mail

Torne as coisas o mais fácil possível para que seu cliente dê o próximo passo com você!

#6 Mais algumas dicas para seu Portfólio

Coloque um lembrete no seu calendário para atualizar seu portfólio com regularidade. Recomendamos que você o atualize a cada 6 meses.

Como já explicamos, se você tem diferentes grupos-alvo ou se deseja mudar seu grupo-alvo, pode criar portfólios diferentes, adequados a cada caso.

Mesmo que você tenha muitos estilos ou designs diferentes, deve haver um encadeamento comum em seu portfólio. Tente classificar seu trabalho (por exemplo, por cor ou tema) ou organizá-lo em padrões criativos (por exemplo, alternando entre preto e branco e cores).

E claro, nunca esqueça as necessidades dos seus clientes quando estiver fazendo o seu portfólio!

Exemplos de portfólios profissionais de outros freelancers

Precisa de inspiração para criar um portfólio bem maneiro? Então procure exemplos profissionais de portfólio de outros freelancers.

Confira alguns portfólios incríveis de alguns freelancers aqui:

Sean Halpin

Sean é um web designer e programador de Toronto que usa cores suaves e imagens simples para apresentar seu trabalho. Ele também inclui sua disponibilidade e um CTA para enviar uma mensagem diretamente a ele, se você quiser contratá-lo.

Studio Schurk

O estúdio de ilustração e animação com sede na Holanda usa imagens divertidas, feitas num estilo que cutuca nossa criança interior, voam pela tela e deixam os visitantes com um sorriso. O ponto forte deles é o estilo de criar ilustrações e animações ousadas e coloridas, e por isso fazem questão de incluir esses elementos em seu portfólio.

Portfólio online exemplo ilustração
® Studio Schurk Portfolio

Melanie Daveid

Melanie é designer de UX e diretora de arte da Áustria, morando atualmente em Berlim. A primeira coisa que você vê quando entra no site dela? Um logotipo simples e elegante no fundo de uma mão negra. Faz você se questionar e desperta sua curiosidade. Os melhores portfólios devem incentivá-lo a explorar mais depois de ver a “capa” deles. Então você pode ler mais sobre ela, seu trabalho, entrar em contato com ela ou ir em sua loja.

Dragos Muntean

Dragos é Designer de Produtos Digitais e usa seu portfólio “como um reflexo do meu trabalho e da minha evolução como designer”. Ele adiciona uma seção de contato onde você pode entrar em contato com ele e onde ele se abre um pouco, mostrando mais sobre suas paixões numa galeria de imagens.

Exemplo portfolio designer de produtos digitais
© Portfolio Dragos Muntean

Você tem seu portfólio atualizado? Aplique todas estas dicas e certifique-se de que você cria o portfólio perfeito! Ter um portfólio profissional pode ser tudo o que você precisa para ter sucesso!

Também lhe pode interessar:

Natalia Campana

Escreva um comentário

Artigos recentes