O que faz um Engenheiro de Projetos?

O

O termo engenheiro de projetos refere-se a engenheiros que, na posição de gerente de projetos, são responsáveis ​​por um grupo de trabalho e projeto específicos. Vamos descobrir quais são suas responsabilidades diárias, habilidades exigidas, histórico e muito mais!

O que é engenharia de projetos?

O Papel do Engenheiro de Projetos
O Papel do Engenheiro de Projetos

A engenharia de projetos se refere ao gerenciamento de projetos técnicos e de engenharia – desde o gerenciamento de equipes e funcionários, passando pelo orçamento e cronograma – tudo para entregar um resultado de projeto bem-sucedido.

Um “projeto” é composto de uma gama interconectada de atividades ou tarefas executadas por designers, redatores, engenheiros de uma ou mais disciplinas ou departamentos de engenharia.

No dia a dia, a engenharia de projeto consiste em tarefas relacionadas a:

  • realização de cálculos
  • elaboração de especificações
  • revisão de propostas
  • elaboração de propostas de equipamentos
  • criação de desenhos – elétricos, de tubulação e outros desenhos usados ​​no projeto e na construção

Enquanto projetos menores geralmente são executados por um único engenheiro de projeto, projetos maiores podem exigir um gerente de projeto ou equipe de gerenciamento.

Algumas instalações trabalham com funcionários internos para lidar com pequenos projetos, enquanto as grandes empresas geralmente têm um departamento dedicado que faz a engenharia de projeto interna. Projetos maiores são normalmente terceirizados para empresas de engenharia.

Os engenheiros de projeto existem em quase todas as empresas do setor de manufatura. Mas as suas funções e tarefas acabam sendo específicas para cada projeto e podem ser diferentes, dependendo do setor, empresa ou projeto.

Em geral, eles regulam processos, atribuem responsabilidades e garantem que os projetos sejam executados com mais eficiência e, assim, garantem o sucesso da empresa no longo prazo.

Você procura um Engenheiro de Projetos?

Responsabilidades

Função e Responsabilidades do Engenheiro de Projetos
Função e Responsabilidades do Engenheiro de Projetos

As tarefas gerais de um engenheiro projetista são múltiplas. Eles estão em contato constante com sua equipe, documentando o progresso do projeto, encontrando e resolvendo problemas e atribuindo responsabilidades de forma que cada participante possa se concentrar melhor nos aspectos específicos de um projeto.

Eles reportam o andamento do projeto e coordenam as atividades por meio de interfaces com desenvolvimento de produto, marketing ou vendas.

Responsabilidades do dia-a-dia de um Engenheiro de Projeto:

  • Desenvolver os objetivos do projeto
  • Colaborar com os engenheiros seniores para desenvolver métodos e práticas eficientes.
  • Desenvolver especificações para todas as ferramentas e equipamentos necessários.
  • Manter, desenvolver e estruturar as métricas do projeto de monitoramento
  • Gerenciar os dados coletados do projeto
  • Formular parâmetros realistas para cada projeto
  • Gerar documentação relativa ao progresso do projeto
  • Alocar responsabilidades
  • Encontrar e resolver problemas
  • Controlar a conformidade para com os requisitos de tempo e orçamento

Skills

Skills do Engenheiro de Projetos
Skills do Engenheiro de Projetos

Em primeiro lugar, é claro, as skills profissionais da respectiva área são importantes. No entanto, dependendo do setor e da empresa, elas podem ser bastante diversificadas, conforme permite o termo “engenheiro”.

Existem engenheiros de projeto com alto nível de conhecimento especializado nas áreas de engenharia elétrica, mecatrônica, engenharia civil e muitas outras.

Algumas das habilidades técnicas gerais necessárias para ser um Engenheiro de Projeto incluem:

  • Análise de Requisitos
  • Gerenciamento de Projetos
  • Habilidades de design
  • Métodos e procedimentos de fabricação
  • Compreensão técnica
  • Melhoria de processos
  • Habilidades de documentação
  • Solidworks
  • Matlab
  • Gestão da segurança
  • Projeto de circuito CAD/CAM

Além disso, as soft skills (habilidades sociais) também são extremamente importantes. Por causa da responsabilidade de gerenciamento, um engenheiro de projeto deve ser capaz de trabalhar de forma independente e organizada.

Eles são caracterizados pela determinação e um alto senso de responsabilidade. Por meio de habilidades de comunicação precisas e um alto nível de empatia com as necessidades da equipe do projeto, eles conseguirão obter o máximo de eficiência dos funcionários.

O que devo fazer para ser engenheiro projetista?

Normalmente os engenheiros de projeto são funcionários experientes de uma empresa que está no ramo há vários anos. Os recém-formados na universidade podem ter excelentes habilidades teóricas, mas ainda não conhecem o dia a dia de uma empresa e, portanto, não estão aptos para assumir a responsabilidade por projetos.

Como tal, os engenheiros de projetos são, na maioria dos casos, acadêmicos. Eles vêm das áreas de engenharia mecânica, engenharia elétrica, engenharia automotiva, química, materiais ou ciências da computação. Os engenheiros industriais não são a regra, mas uma exceção neste campo.

As oportunidades de emprego aumentam quando os módulos sobre o tópico de gerenciamento de projetos já foram enfatizados durante o curso. Além disso, as certificações também podem ajudar a impulsionar a sua carreira.

5 principais certificações para engenheiros de projeto:

Você procura um novo trabalho?

Qual é o salário de um engenheiro de projetos?

Em média, um Engenheiro de Projetos ganha cerca de 68.000 dólares por ano nos Estados Unidos. No entanto, estes valores variam sempre em função do setor, da empresa e até da localização.

Em Portugal o salário médio de um Chefe de Projetos em Portugal é de 42.500 euros por ano.

No Brasil os Engenheiros Projetistas ganham cerca de 87.700 reais por ano.

PaísSalário Médio
Estados Unidos$ 68.000
Portugal€ 42.500
BrasilR$ 87.700

Quanto ganha um Engenheiro de Projetos freelancer?

Engenheiro de Projetos no freelancermap cobram em média:

$/hora

As tarifas neste campo variam entre $33 e $106/hora para a maioria dos freelancers.

A tarifa diária para um Engenheiro de Projetos (8 horas de trabalho) fica em torno de:

$/dia
Atualizado em
Carina Mendes

Carina é formada em Comunicação mas é completamente apaixonada pela Tradução. Ela trabalha como Freelancer e colabora com a freelancermap para os artigos em português.

Por Carina Mendes

Artigos recentes