Web3: O que é e o que significa para os freelancers

W

Diz-se que a Web3 é o futuro da internet, prometendo uma versão descentralizada e imutável da web global – livre de intermediários e equipada com a mesma verificabilidade criptográfica das criptomoedas e tokens não fungíveis (NFTs). Mas o que isso realmente significa? E como isso pode impactar os freelancers? Leia mais para descobrir!

Web3, Blockchain e NFT: o que significam?

Web3 é atualmente um conceito um tanto vago cuja definição exata ainda não foi determinada. Trata-se de uma imagem ideal para uma web futura, ao invés de uma tecnologia utilizável sobre a qual os desenvolvedores podem trabalhar.

Evolução da Web
Evolução da Web: Web1, Web2 e Web3

Em poucas palavras, a Web3 é a próxima versão da Internet. Seu objetivo é descentralizar a Internet, fazendo com que:

  • Ela não pertença a ninguém
  • Os dados nela convirjam
  • Ela seja independente

A Internet sempre foi estruturada de forma descentralizada. Ela possui muitas redes interconectadas que se conectam entre si. O único problema é que a maioria dos sites e serviços de Internet agora são executados nos servidores de grandes corporações. Devido à dependência de sua infraestrutura de servidores, a Internet tornou-se significativamente mais centralizada.

Além disso, essas empresas geralmente coletam dados que são revendidos ou usados ​​para veicular anúncios. Um bom exemplo disso são redes sociais como o Facebook, ou o motor de busca Google, financiados principalmente através da sua rede de publicidade.

A Web3 deve, portanto, descentralizar a internet novamente. Tudo isso deve acontecer com a ajuda da tecnologia Blockchain, que permite o tráfego seguro de dados sem a interferência de intermediários. Atualmente, o Blockchain é usado em transações de criptomoedas e NFTs, por exemplo. 

Como a atual popularidade das criptomoedas e NFTs, há um aumento na demanda por tudo relacionado ao Blockchain, especialmente por desenvolvedores e engenheiros.

Mas o que exatamente é Blockchain? 

Resumidamente, o Blockchain nada mais é do que um grande banco de dados que começa com um bloco original ao qual novos blocos de dados são sempre anexados cronologicamente depois de verificados e confirmados. Assim, ele descreve um histórico de registro de dados (por exemplo, transações financeiras).

Na teoria, a descentralização por meio do Blockchain tem uma grande vantagem: a segurança de dados privados e pessoais. Se seus dados estiverem protegidos por Blockchain, ninguém poderá obter acesso não autorizado a eles. 

Mas o que realmente impulsiona a Web3? A resposta a esta pergunta são os DApps.

Os DApps são aplicativos descentralizados responsáveis ​​por conduzir e essencialmente impedir a monopolização da Web3.

Cada DApp é, por sua vez, alimentado por um token, fungível ou não fungível (NFT). Os tokens fungíveis são ativos não exclusivos e podem ser trocados. Exemplos disso são criptomoedas como Bitcoin, Ethereum, LTC, etc. Elas existem há algum tempo e por isso já são bem conhecidas. Os tokens não-fungíveis, por outro lado, ainda são novidade e podem ser bastante confusos. Vamos mergulhar um pouco mais em detalhes sobre eles abaixo.

O que é um NFT? 

Os NFTs são certificados digitais de autenticidade protegidos com uma cadeia de dados Blockchain. Eles são exclusivos e, por isso, quem possui seu código é comprovadamente o único proprietário do NFT no mundo digital. O importante é que ao comprar um NFT, você não recebe objetos em si, mas um código que o identifica como proprietário.

O termo NFT é a abreviação de “Non-Fungible Token”, e se aplica a tokens não permutáveis. A palavra token é descrita no dicionário como uma “sequência de dígitos ou letras”, entre outras coisas, mas tem um significado diferente no contexto dos NFTs.

Segue um exemplo que explica melhor o conceito:

Uma nota de dez euros é um token permutável. Ela pode ser substituída por outras notas ou moedas e o valor permanece o mesmo. No entanto, nem todas as moedas ou notas de dinheiro são permutáveis. Notas e moedas que não são mais produzidas e possuem características específicas não são permutáveis ​​e possuem valor próprio. Um exemplo seria a moeda “Double Eagle” de 1933. Seu valor nominal era de US$ 20, mas ela foi vendida em junho de 2021 por US$ 18,9 milhões. Embora seja um token não permutável, esta moeda não é considerada um NFT.

Tweet de web3

Impacto da Web3 no futuro do trabalho

Agora que você já sabe o básico sobre a Web3, vamos falar sobre o impacto que ela pode ter no futuro do mercado de trabalho. Antes disso, porém, precisamos entender o que é DAO.

As DAOs (Descentralized Autonomous Organizations) representam a base da Web3 e o futuro do trabalho. Elas estão se tornando a estrutura definidora de tudo o que vai compor a nova internet.

O conceito original é simples. As DAOs foram concebidas como organizações orientadas por desenvolvedores, que usam contratos inteligentes e a tecnologia Blockchain para alcançar funções e processos de negócios. Seu conceito central é nivelar processos de negócios complexos e organizações diversas, transformando ativos em interações digitais orientadas para um futuro onde o processamento de transações seja mais barato, rápido e livre da interferência de intermediários.

Para isso, as DAOs substituem intermediários digitais, proporcionando transparência e dando status às organizações sem a necessidade de grupos e órgãos tradicionais e outras formas de ação coletiva. 

E como as DAO são essencialmente lideradas pela comunidade como um todo, esse modelo poderá ser responsável por uma nova economia freelancer, onde os freelancers poderão escolher em quais empregos e DAOs desejam trabalhar.

Como resultado, a Web3 impactará o mercado de trabalho ao favorecer o trabalho não linear ao invés do trabalho tradicional, bem como o trabalho freelancer.

Benefícios da Web3 para freelancers 

O modelo DAO levou a uma nova economia freelancer, por assim dizer. Como a Web3 elimina a necessidade de intermediários e corporações centralizadas, os freelancers agora têm o benefício de ter propriedade total do trabalho que produzem.

Outros benefícios incluem:

  • Recebimento mais rápido de pagamentos: Por meio da criptomoedas, a Web3 elimina a necessidade de taxas de câmbio e tarifas de transferência.
  • Taxas de comissão zero : Criadores de conteúdo freelancer podem evitar o pagamento de taxas de comissão para grandes corporações vendendo seu conteúdo como NFTs.
  • Capacidade de monetizar conteúdo: Freelancers não precisam mais depender de aplicativos centralizados como Instagram e Facebook para monetizar seu conteúdo. Agora eles podem usar aplicativos sem intermediários, como Mirror e Bitcloud.

Mas será que os freelancers estão planejando usar a Web3? 

Pesquisa freelancermap sobre o web3

Recentemente, realizamos uma pesquisa para saber se os freelancers estão realmente cientes do que é a Web3 e se planejam utilizá-la em seus negócios. Os resultados indicaram que 50% dos freelancers usariam Web3 enquanto 25% não. Os entrevistados restantes afirmaram não saber o que é Web3.

Como freelancers podem usar a Web3 para monetizar seus serviços

Existem muitas maneiras diferentes de os freelancers usarem a Web3 para monetizar seu conteúdo, dependendo do que fazem. 

#1 Redatores

Como redator freelancer ou criador de conteúdo, você pode vender seu trabalho escrito como um NFT, ou simplesmente vender seu trabalho para startups baseadas em Web3. Se optar pela primeira opção, você poderá vender seu trabalho em plataformas como Mirror, Scriptarnica, Sigle, Minds, entre outras.

#2 Designers/Ilustradores

Como designer (gráfico ou de moda), você pode ser pago como freelancer projetando avatares ou roupas NFT para o Metaverso. O Metaverso é o hype no momento e até mesmo algumas das maiores marcas de moda, como Dolce & Gabbana, já criaram coleções para serem utilizadas no Metaverso. Como freelancer, você pode exibir seus designs em plataformas como Sensorium ou Decentraland .

Os designers de UX/UI também estão em demanda na criação de aplicativos Web3 com interfaces amigáveis. 

#3 Arquitetos/designers de interiores

Como arquiteto ou designer de interiores, você pode criar prédios, casas e estruturas no Metaverso usando plataformas como Sandbox e Cryptovoxels

☝️ O Metaverso é cheio de possibilidades para arquitetos e designers, pois é essencialmente uma utopia onde os arquitetos não precisam se preocupar com as restrições do mundo físico.

#4 Músicos

Artistas de música podem lançar tiragens exclusivas ou limitadas de seus trabalhos na forma de NFTs e também usar a Web3 para simplificar a porcentagem de royalties que eles ganham pelo uso de tokens de música. Eles também podem publicar seus trabalhos por meio de aplicativos Web3 como OpenSea ou Royal.

#5 Desenvolvedores

Desenvolvedores freelancers podem vender seu trabalho para organizações ou startups da Web3 em troca de recompensas tokenizadas. Você também tem a opção de trabalhar em projetos rápidos e fáceis (chamados de recompensas) que são fornecidos por indivíduos ou organizações na Web3.

Outra forma de ganhar dinheiro é desenvolvendo dApps para diferentes startups e organizações como freelancer.

Tornando-se um desenvolvedor Web3

Agora que já sabe o que a Web3 significa para o futuro dos freelancers, você pode estar se perguntando se vale a pena mergulhar no desenvolvimento Web3. Se este é o caso, você já está muito à frente da concorrência!

Tornar-se um desenvolvedor Web3 é algo que, como tudo no mercado de trabalho, começa com iniciativa. Se você acha que pode atuar nessa área, é hora de planejar e se especializar.

meme web3

O primeiro passo é considerar em qual aspecto do desenvolvimento Web3 você está interessado.

Assim como a Web2, a Web3 tem diversas facetas, incluindo:

  • Desenvolvimento de front-end: Desenvolvimento relacionado à parte de front-end de sites e aplicativos, ou seja, parte do site e aplicativos com os quais os usuários interagem diretamente.
  • Desenvolvimento de back-end: Desenvolvimento relacionado ao back-end (lado do servidor) de aplicativos e sites.
  • Contratos inteligentes: São programas armazenados em um Blockchain que contêm termos de um acordo entre um comprador e um vendedor

Tornando-se um desenvolvedor Web3 – Recursos e guias:

O primeiro passo para começar sua jornada como desenvolvedor Web3 é se familiarizar com os conceitos básicos relacionados a Web3 e depois aprender uma linguagem de desenvolvimento fron-tend – JavaScript, em particular. Felizmente, existem muitos recursos disponíveis on-line que podem ajudá-lo com JavaScript (vídeos do YouTube, artigos, etc.) Você também pode se inscrever em aulas on-line para melhorar sua proficiência. Confira abaixo algumas opções:

Se você está mais interessado nos contratos inteligentes, considere a leitura da documentação Ethereum e Solidity, para uma compreensão mais aprofundada sobre como escrever contratos inteligentes. 

Por causa da popularidade da Web3, existem muitos tutoriais e comunidades sendo criados online regularmente. Novos cursos são adicionados todos os dias a sites como Udemy e Coursera e cada vez mais comunidades de aprendizado como Web3 University e Build Space vêm sendo formadas.

Perfis de trabalho para desenvolvedores na Web3

Se você estiver interessado em aprender um pouco mais detalhadamente sobre os diferentes tipos de desenvolvedores relacionados à Web3, você está com sorte! Adicionamos uma lista de perfis de trabalho abaixo para você se familiarizar e aprender como estas carreiras diferem umas das outras.

Tem mais informações sobre Web3 que gostaria de compartilhar? Conte-nos nos comentários!

Milena Parno

Milena Parno é uma redatora e tradutora no freelancermap.com. Com anos de experiência em conteúdo digital, Milena já trabalhou em parceria com diversas empresas ao redor do mundo, escrevendo remotamente sobre negócios, marketing, tecnologia e muito mais. Hoje, ela é responsável por trazer as dicas, experiências e conteúdos mais relevantes para freelancers que buscam impulsionar suas carreiras.

Por Milena Parno

Artigos recentes