O futuro do trabalho: Tendências do mercado de trabalho a serem observadas em 2023

O

Quando o mundo foi paralisado pela pandemia, os horários e rotinas de trabalho passaram por uma grande reviravolta em quase todas as indústrias. Diversas empresas foram forçadas a fazer mudanças drásticas que resultaram na reformulação do trabalho como o conhecemos. Neste artigo, exploramos as tendências do mercado de trabalho moderno a serem observadas e o que esperar em 2023.

Tendências do mercado de trabalho: o que está acontecendo?

Abaixo detalhamos as principais tendências do mercado de trabalho observadas atualmente e como diferentes conceitos estão agindo como catalisadores na remodelação do trabalho.

#1 Escassez de talentos

A escassez de trabalhadores qualificados em todo o mundo é hoje um dos maiores desafios enfrentados pela indústria, profissões qualificadas, comércio e setor de serviços.

Em alguns setores (como TI, saúde e logística), a falta de funcionários adequados já pode ser notada diante do número de vagas não preenchidas.

A falta de pessoal está causando uma “guerra de talentos”. Por este motivo, é essencial que as empresas abordem ativamente os candidatos mais qualificados, ao invés de simplesmente esperar por candidaturas.

De acordo com um relatório publicado em novembro de 2022 pela Bitkom, só na Alemanha os setores de TI já carecem de cerca de 137.000 especialistas. Em média, uma vaga para profissionais de TI agora fica 7,1 meses sem preenchimento

#2 Quiet quitting

Outra tendência do mercado de trabalho que parece ter decolado é o quiet quitting, ou desistência silenciosa em português. O termo é utilizado para se referir a profissionais que limitam as suas tarefas diárias, assim como o tempo e o esforço dedicados a elas, ao mínimo possível para atender aos requisitos do trabalho.

O quiet quitting surgiu em março de 2022 e desde então se tornou um fenômeno viral em vários setores. Segundo a Gallup, os adeptos dessa prática já formam cerca de 50% da força de trabalho nos EUA.

Outros 18% foram identificados como “loud quitters”, ou funcionários vocalmente descontentes com suas funções.

A desistência silenciosa pode ser um grande desafio para empresas no futuro, já que o problema é visto como uma consequência da má gestão. Para lidar com isso, as empresas devem abordar o engajamento do gerente e promover conversas com os funcionários

#3 Trabalho remoto e híbrido

O próximo item da lista é o trabalho remoto ou híbrido. Depois da pandemia, estes modelos de trabalho atingiram o pico de popularidade nunca antes visto. Atualmente, a maioria dos funcionários preferem trabalhar em casa ao invés de se deslocara para o escritório todos os dias.

Diversas empresas ao redor do mundo agora oferecem a oportunidade de escolha entre o trabalho remoto, presencial, ou uma mistura de ambos. Quando estas opções não são oferecidas, os funcionários acabam procurando em outro lugar por oportunidades que lhes permitam maior liberdade.

Estudo Freelancermap 2022: Ambiente de trabalho ideal

Em um estudo recente, perguntamos a freelancers de todo o mundo sobre suas preferências quanto ao ambiente de trabalho. Cerca de 63% dos entrevistados afirmaram preferir o home-office, enquanto outros 43% apontaram o modelo híbrido como ideal.

Isso também se aplica aos funcionários em tempo integral. Um estudo realizado pela McKinsey & Company revelou que após a pandemia, 52% dos funcionários passaram a dar preferência a ambientes de trabalho híbridos.

Modelo de trabalho mais flexível no futuro
Fonte: McKinsey Reimagine Work: Employee Survey, Janeiro 2021

#4 Returnship

O termo “returnship” se refere a estágios oferecidos a funcionários que passaram por uma longa pausa na carreira. Trata-se de uma estratégia adotada por diversas empresas para atrair e reintroduzir talentos à força de trabalho, principalmente após a pandemia.

Mais de 600 posições de returnship estão atualmente listadas no Glassdoor, por exemplo. Isso prova que cada vez mais empresas estão dispostas a oferecer uma nova chance aos trabalhadores interessado em voltar ao mercado de trabalho.

Empresas como a Amazon estão promovendo fortemente seus programas de returnship.

Tendências do mercado de trabalho a serem observadas em 2023
Tendências do mercado de trabalho a serem observadas em 2023

#5 Trabalhadores contingentes

A contratação de trabalhadores contingentes ou não contratados é outra tendência do mercado de trabalho a ser observada. Estes trabalhadores oferecem serviços sob contrato temporário ou conforme necessário.

Exemplos de trabalhadores contingentes incluem:

  • Freelancers
  • Trabalhadores temporários
  • Consultores
  • Prestadores de serviços independentes

Mais e mais empregadores passaram a terceirizar serviços para trabalhadores temporários, alimentando assim o crescimento da gig economy.

De acordo com um relatório publicado pela Mercer, a gig economy já caiu nas graças de 6 em cada 10 executivos. Uma das maiores razões para isso é que empresas de todo o mundo estão reconhecendo os benefícios da contratação de freelancers e trabalhadores temporários.

Este também é o caso dos fractional CxOs.

O termo Fractional CxO se refere a alguém que atua em um cargo executivo para mais de uma empresa.

Os Fractional CxOs podem atuar em qualquer capacidade executiva, como gerentes de produto, diretores, COOs, etc. Devido à escassez de talentos em TI, os CTOs são um dos perfis mais procurados neste contexto.

#6 Sobreemprego

Com a inflação se espalhando pelo mundo, mais e mais trabalhadores estão assumindo empregos extras para combatê-la. Um grande número de trabalhadores remotos começou a trabalhar em vários empregos ao mesmo tempo, dando origem ao fenômeno agora conhecido como “sobreemprego”.

Embora existam pessoas que consideram a prática antiética e errada, a tendência do sobreemprego defende essencialmente que os trabalhadores exerçam controle sobre suas vidas financeiras e profissionais.

Uma fração cada vez maior de pessoas trabalha como freelancer, procurando estabilidade financeira e uma maior realização profissional com carreiras mais significativas.

#7 Forças de trabalho aprimoradas por IA e automação

A ascensão da tecnologia nas últimas décadas fez com que certas funções humanas no local de trabalho fossem substituídas por recursos de inteligência artificial.

Embora isso possa parecer uma coisa ruim, na prática nem sempre é assim. Por exemplo, cada vez mais empresas estão usando IA para preencher funções que não são adequadas para seres humanos (extração de madeira, mineração, trabalho em plataformas de petróleo etc.).

Isso não apenas melhora a eficiência do trabalho em questão, mas também melhora drasticamente a segurança dos funcionários, resultando em menos acidentes e mortes.


Junte-se à nossa comunidade de freelancers hoje mesmo! Crie seu perfil de expert em apenas 2 minutos. Encontre Projetos sem comissão!


#8 Bem-estar dos funcionários

Outra tendência importante no local de trabalho é o bem-estar dos funcionários. A qualidade de vida no ambiente de trabalho não afeta apenas os trabalhadores em questão, mas também os resultados da empresa e sua prosperidade econômica.

Uma experiência de trabalho positiva para funcionário é crucial para o sucesso de qualquer organização. Por este motivo, muitas empresas têm adotado medidas que valorizam o bem estar dos seus colaboradores, como a criação de equipes híbrdas e distribuídas.

#9 Equipes globais distribuídas

Empresas e organizações começaram a contratar funcionários de todo o mundo, como forma de obter uma vantagem competitiva.

E embora o conceito de “local de trabalho digital” não seja particularmente novo, ele cresceu graças a popularização das ferramentas colaborativas usadas por empresas em todo o mundo.

O Loom facilita o trabalho assíncrono entre equipes remotas, por exemplo. O Trello é ótimo para gerenciamento de projetos. A Miro funciona como um quadro branco onde equipes podem trocar ideias juntas. A lista de opções é enorme!

Para garantir o entrosamento de suas equipes distribuídas, muitas empresas também passaram a investir em retiros e atividades colaborativas.

#10 Upskilling

Em um mercado de trabalho incrivelmente competitivo, é sempre uma boa ideia ter algum tipo de vantagem sobre os colegas de trabalho. O upskilling, ou requalificação em português, se refere ao ato de investir na carreira aprendendo coisas novas constantemente.

O processo de requalificação é particularmente importante para trabalhadores temporários e freelancers. Ele garante que estes profissionais se mantenham competitivos, desejáveis ​​e produtivos, independentemente do setor em que atuam e de quantos concorrentes diretos possam aparecer.

Mas a prática também pode ser importante para funcionários em tempo integral. Devido às novas tendências do mercado de trabalho, empresas podem se beneficiar de programas de atualização e rotação de cargos.

#11 Shift shock

O shift shock se refere ao choque pelo qual os novos recrutas passam quando aceitam uma nova função. De acordo com um relatório recente, 72% dos entrevistados afirmaram ter se arrependido instantaneamente após começar um novo emprego.

As expectativas não atendidas por parte da empresa são a principal razão para isso. Muitos trabalhadores assumem novas funções com certas expectativas, só para descobrir mais tarde que a empresa é bem diferente do que deu a entender.

Depois de arcar com todo o processo de recrutamento, as empresas podem ter dificuldades para lidar com o shift shock. Isso porque os novos recrutas provavelmente começarão a procurar outras oportunidades muito em breve se estiverem descontentes. 

Como isso afeta o recrutamento?

Mas como tudo isso afeta o processo de recrutamento? Os recrutadores precisam lidar com as novas tendências do mercado de trabalho para despertar o interesse de novos candidatos.

A melhor forma de fazer isso é através do recrutamento 4.0.

O termo recrutamento 4.0 se refere ao recrutamento digitalizado de funcionários qualificados. Neste cenário, um anúncio de emprego pode ser publicado simultaneamente em vários portais de empregos e mídias sociais usando um processo de publicação múltipla, por exemplo.

Os principais benefícios do recrutamento digital incluem:

  • Maior alcance dos anúncios de emprego
  • Comunicação direcionada com os candidatos
  • Aceleração o processo de candidatura

Freelancers: A solução 

Como mencionamos antes, as vagas de emprego agora são cada vez mais difíceis de preencher. Projetos permanecem em espera por muito tempo, e isso acaba custando muito dinheiro às empresas.

Ou seja, a contratação de freelancers pode ser fundamental para levar projetos importantes adiante.

A principal vantagem para as empresas é poder contar com profissionais independentes e qualificados.

Os freelancers têm vários anos de experiência, trabalham com diferentes tipos de empresas, trazem consigo um amplo conjunto de habilidades e conhecimentos e também são imparciais. Além disso, muitas vezes, estes profissionais são capazes de contribuir com ideias estratégicas importantes para crescimento da empresa.

A criação de pools de freelancers qualificados que podem ser contratados quando necessário se tornou uma prática comum em diversas empresas. Esta estratégia é auxiliada principalmente por plataformas de trabalho freenlancer.

O Freelancermap conecta empresas a freelancers e consultores de TI na Alemanha desde 2005, e no mundo todo desde 2012.

Agora você tem acesso a um grupo de mais de 100.000 freelancers qualificados e motivados, sempre dispostos a trabalhar em projetos significativos. O Freelancermap não cobra comissões de empresas ou freelancers. Venha experimentar:

  1. Inscreva-se gratuitamente e publique um anúncio de emprego (2 anúncios de emprego gratuitos por mês) 
  2. Receba candidaturas
  3. Analise e selecione candidatos
  4. Agende entrevistas
  5. Selecione a opção mais adequada
  6. Discuta detalhes do projeto, prazos, etc.
  7. Burocracia: Contratos, ferramentas, acesso, etc. 
  8. Dê início ao projeto!
Milena Parno

Milena Parno é uma redatora e tradutora no freelancermap.com. Com anos de experiência em conteúdo digital, Milena já trabalhou em parceria com diversas empresas ao redor do mundo, escrevendo remotamente sobre negócios, marketing, tecnologia e muito mais. Hoje, ela é responsável por trazer as dicas, experiências e conteúdos mais relevantes para freelancers que buscam impulsionar suas carreiras.

Por Milena Parno

Artigos recentes