Tendências TI Freelancer 2022: O Que Esperar para o Ano

T

Freelancers do campo da Tecnologia da Informação (TI) são flexíveis e podem trabalhar em qualquer lugar e de qualquer lugar – ótimos pré-requisitos para manter-se ativo durante a pandemia. Mas que linguagens de programação, software e habilidades estarão em demanda neste ano? Nós avaliamos os dados de 3 milhões de palavras-chave nos perfis dos freelancers e procuras de projetos do freelancermap para saber quais são as tendências TI e o que você pode esperar em 2022.

Introdução

Já se passaram dois anos desde o começo da pandemia e desde esse momento a indústria de freelancer teve um boom. Agora as coisas estão voltando a se normalizar. 

Perda de padrão de vida dos freelancers - Estudo Freelancer 2022
Perda de padrão de vida dos freelancers – Estudo Freelancer 2022

De acordo com a Pesquisa Freelancer de 2022, 73% dos freelancers não temem uma grande perda no padrão de vida. Apesar de metade dos freelancers sentirem as consequências da pandemia no meio do ano, 64% dos especialistas independentes agora veem a situação como (muito) boa.

Situação econômica dos freelancers 2022

Para amenizar os efeitos da pandemia, a maioria dos participantes dependeram de projetos remotos, trabalhando de casa e estudando mais. Vamos dar uma olhada nas tendências TI e de freelancers em 2022 para sabermos o que esperar.

Linguagens de Programação e Framework

O crescimento da linguagem de programação Scala (que é funcional e object-oriented) é exponencial. Com um aumento de 150% se comparado com o último ano, a linguagem sofisticada é a campeã neste ano. 

Typescript está em um nível similar: Com uma taxa de crescimento de 137%, a linguagem desenvolvida pela Microsoft está em uma competição cabeça a cabeça com a Scala.

Os desenvolvedores estão lutando pelo terceiro lugar no ranking: a sempre favorita Python também cresce de forma impressionante, com 98%. Outras linguagens de programação populares que também tem um crescimento considerável são Javascript (77%), SQL (62%) e Java (61%), todas elas ainda com uma alta demanda. Não Podemos esquecer também do.NET framework, que está entre os líderes com um crescimento de 68%.

Tendências TI 2022: Linguagens de programação e Framework
Tendências TI: Linguagens de programação e Framework
Linguagens de programação e frameworkCrescimento em %
Scala150
Typescript137
Python98
Javascript77
.NET68
SQL62
Java61
Angular61
Swift53
C#53
Kotlin52
C46
CSS43
Ruby40
HTML40
VBA18
PHP9
C++4
ABAP-3

Software & Plataformas

Em destaque entre as plataformas e softwares está a aplicação Spring Boot. A solução para o framework de Java, Spring, mostra o maior crescimento do ultimo ano, com 288%. 

Mas a aplicação Git, GitLab, também começa o ano entre as tendências TI, com grandes oportunidades de expansão: a gestão de versões para projetos de software tem uma capacidade de crescimento de 255%.

Outros campeões de crescimento são a plataforma de computação na nuvem Azure (191%), Amazon Web Services (163%), e o software gratuito Docker (105%). A popularidade dessas aplicações mais do que dobrou se comparado ao ano passado.

Tendências TI 2022: Software & Plataformas
Tendências TI e Freelancers: Software & Plataforma
Software & plataformaCrescimento em %
Spring Boot288
GitLab255
Azure191
AWS163
Docker105
Jenkins86
Jira71
Power Point71
Git56
VMware55
Office 36546
iOs39
Excel37
Linux32
SharePoint31
MySQL23
SAP20
Oracle19
Windows19
MS Office16

Expertise & Habilidades

Os Freelancers que trabalham em soluções na nuvem podem esperar um grande crescimento neste ano. O acesso simples e flexível, a retirada da necessidade de investimento em hardware e a rápida implementação de novas aplicações interessam de forma particular as empresas que cada vez mais dependem de opções de home office.

Por exemplo, a palavra-chave cloud é uma campeã em crescimento em termos de expertise e habilidades, com um aumento de 132%.

Também há um crescimento de freelancers trabalhando nas áreas de gestão (crescimento de 123%). Habilidades como planejamento, organização, gestão e controle na área específica do profissional e em indústrias do gênero estão em alta.

Os dados também mostram que a metodologia Agile está se tornando cada vez mais uma das tendências TI, com um crescimento de 112%. 

O escopo e objetivos dos projetos estão mudando de forma mais rápida e frequente, e parece que a agilidade é quase um fim em si mesmo para completar um projeto de forma bem-sucedida. Então não  é surpresa que softwares de gestão de projetos como Jira também são mais populares (71% de crescimento em Software & Plataformas).

Tendências TI 2022: Expertise & Habilidades
Tendências TI: Expertise & Habilidades
Expertise & HabilidadesCrescimento em %
Cloud132
Gestão123
Agile112
Reportar102
Segurança de TI97
Design95
Redes94
Gestão de Projetos92
Desenvolvedor85
Comunicação84
Aplicações81
Apoio Técnico74
Automação73
Testes72
Análise69
Configurações64
Consultoria61
Migrações49
Documentação41
Administração29

Conclusão: Outro ano estável para os freelancers de TI

Para concluir o artigo sobre Tendências TI para freelancers, os negócios devem se manter estáveis para os freelancers de TI em 2022. Profissionais liberais que conseguirem dominar essas habilidades, são ligados em dados e sabem trabalhar de forma ágil – inclusive dominando a metodologia Agile – estão em demanda no mercado de freelancer.

Desenvolver suas próprias habilidades nessas áreas é cada vez mais relevante, especialmente para especialistas em TI e em áreas da engenharia. Independentemente de ser um segundo diploma ou um curso de treinamento, as plataformas de e-learning são, em nossa opinião, a melhor alternativa.

Quais são as suas previsões para as tendências TI deste ano? Fala para a gente nos comentários abaixo!

Miguel Amado

Freelancer desde 2014, Miguel Amado é um criador de conteúdo, analista SEO e editor/apresentador de podcasts.

Por Miguel Amado

Artigos recentes