Como chatbots podem ajudá-lo a turbinar o seu negócio freelancer

C

Os chatbots têm sido muito comentados no meio tecnológico (e não é difícil saber o motivo disso). Automação sempre foi um objetivo a ser atingido por programadores e desenvolvedores, e é neste contexto que os chatbots surgiram – e se tornaram extremamente interessantes.

Softwares inteligentes, criados com a finalidade de facilitar a comunicação entre os clientes e os vendedores, não são novidade de forma alguma. Uma pesquisa conduzida pelo Business Insider descobriu que 67% dos consumidores ao redor do mundo utilizaram chatbots de atendimento ao cliente no ano passado. A melhor parte disso? Chatbots também podem ser utilizados por empresas menores e também por freelancers!

Chatbots podem turbinar o seu negócio freelancer de duas formas possíveis: você pode ajudar a criá-los ou utilizá-los você mesmo. Fizemos duas listas para cada uma destas possibilidades, para que você consiga entender melhor o caminho que deve seguir e ter boas ideias para conduzir o seu negócio.

Enquanto parte da criação

Vamos começar desconstruindo uma ideia básica: a de que você precisa ser um programador para criar um chatbot. Você pode ser, mas você não precisa. Nestes casos, você precisará de algumas ferramentas:

1. Ferramentas para construir chatbots

Existem várias ferramentas úteis para este fim, e cada uma delas possui uma especificidade ou um foco de atuação. Você pode olhar algumas aqui:

Chatfuel: Focado no ambiente mais propício para o desenvolvimento de chatbots na atualidade, o Facebook Messenger, o Chatfuel é um ótimo ponto de partida. Ele é fácil de usar, possui navegação intuitiva e ainda possui a vantagem de ser completamente grátis!

Motion: esta é uma ferramenta que vai um pouco além do Chatfuel. Ela ajuda a criar bots não apenas para o Facebook Messengers, mas para SMS, e-mails, web-chats e até mesmo para o Slack. Existe ainda a possibilidade de criar links com outras plataformas. Por conta da quantidade grande de informação presente em seu sistema e pelas múltiplas funcionalidades, o Motion não é tão simples de se mexer. Além disso, ele não é inteiramente gratuito.

2. Experimente, mas teste bastante

Ao entrar no mercado de criação de chatbots, a sua marca possivelmente crescerá bastante. Esta é uma habilidade bastante procurada pelos clientes, que nem sempre estão cientes de que esta é uma tecnologia que ainda está em teste. O que isso significa? Que você precisa saber e avisar aos seus empregadores que alguns erros podem acontecer.

O conselho mais importante para as pessoas que estão pensando em entrar nesta área é o seguinte: não tenha medo de ir além dos limites aparentes. Este é um campo dinâmico e que precisa de inovações constantes. Se você conseguir se destacar, pode ir realmente muito longe.

No entanto, lembre-se: você precisará testar absolutamente tudo aquilo que desenvolver. E terá que testar muitas vezes. No ano passado, a Microsoft “soltou” uma inteligência artificial no Twitter. Embora ela tenha começado a twittar de forma bastante inocente, em pouco tempo havia adquirido uma persona racista e que negava veemente a existência do Holocausto. Imagine o que isto poderia fazer com o seu cliente. Imagine o que isto poderia fazer com a sua carreira. Está convencido de que precisará testar muito?

Utilizando chatbots para o seu próprio negócio

Seja para responder ao seu FAQ, vender produtos ou mesmo desenvolver tarefas novas, os chatbots podem ser muito úteis para a sua carreira de freelancer. Existem dois jeitos de usá-los:

1. Perguntas recorrentes

A primeira coisa que a comunicação automatizada pode ajudá-lo a resolver é a questão das perguntas recorrentes. Acho que chegou a hora de encararmos o fato de que a maioria das pessoas não tem mais o costume de ler FAQs.

Por que não “contratar” um bot para responder as perguntas mais feitas? Esta é uma das funções mais simples desta tecnologia. Ao programar o bot com as respostas para as perguntas mais comuns, você já terá um belíssimo resultado.

2. Novos canais de vendas

Os chatbots têm sido muito usados no setor de vendas. Existem algumas razões por trás disto. Antes de tudo, boa parte das pessoas gosta da ideia de poder interagir com o seu vendedor, mesmo que ele não seja um ser humano. O bot também possui a vantagem de ser bastante paciente e oferece ao consumidor todas as possibilidades para que ele escolha de forma calma e consciente.

Os chatbots são tão versáteis que podem ajudar você a conquistar clientes, vender os seus produtos já prontos ou mesmo os seus serviços.

Você já pensou em utilizar ou fazer chatbots? Vá em frente – nunca foi tão fácil quanto é hoje! Conte-nos o que você acha sobre esta tecnologia abaixo e compartilhe este artigo com amigos interessados!

Jota Del Rosso

Jota Del Rosso é redatora, tradutora, cientista social e atriz em formação. Acredita que trabalhar remotamente foi uma das melhores coisas que já decidiu fazer e por isso, é a pessoa perfeita para as traduções em português do freelancermap.com

Por Jota Del Rosso

Artigos recentes