Currículo Freelance: Como Listar Trabalho Freelance no Seu CV?

29.08.2018

Para pessoas com trabalhos das 9 às 5, criar um CV é um processo relativamente simples. Contudo, se você tem trabalho maioritariamente como freelancer, poderá ter algumas dificuldades em descobrir como listar os múltiplos projetos e trabalhos em que colaborou por ordem sequencial e viável para impressionar futuros empregadores.

Muitos freelancers estão constantemente buscando trabalho, pelo que o seu CV deve estar constantemente atualizado e deve exibir as suas habilidades e experiência como freelancer.

Se você está com dificuldades em listar o seu trabalho freelance de forma a que apresente tudo o que você consegue fazer, siga estas dicas para transformar o seu CV.

Você precisa de um currículo freelance?

Se você tem trabalho como freelance enquanto trabalha em full-time, pode tornar-se tentador em deixar o seu trabalho freelance for a do seu currículo.

Contudo, você deve fazer isso apenas se não tiver adquirido conhecimentos e experiência adicional no seu trabalho enquanto freelancer. Se você aumentou o seu leque de habilidades enquanto freelancer, poderá estar fechando portas a potenciais oportunidades ai não deixar que empregadores consultem o seu CV.

Por outro lado, se você tem realizado trabalhos freelance como a sua principal fonte de rendimento, deve definitivamente listar esses trabalhos no seu CV.  Deixar os seus projetos freelance de fora será um falha no seu CV, o que nunca causa boa impressão em potenciais empregadores.

Quer você esteja no mundo freelance a longo prazo ou esteja neste momento a tentar voltar para o mercado de trabalho, é sempre benéfico mostrar aos potenciais empregadores o que você tem andado a fazer.

Dica: Crie Vários Currículos

Muitos freelancers trabalham em mais do que um tipo de projeto freelance específico. Por exemplo, você pode ter experiência nas áreas do desenvolvimento web e web design.

Nestes casos, pode ser útil criar múltiplos CVs ajustados ao tipo de trabalho que você esteja candidatando-se, por exemplo a trabalhos de desenvolvimento ou de design.

Cada CV deve destacar a sua experiência mais relevante num nicho em específico e deve ser adequado ao tipo de empregador para o qual irá enviar o seu CV.  Você deve incluir também outras experiências fora do mundo freelancer, mas irá parecer mais experiente e adequado para a vaga a que se está candidatando em vez de ter a sua experiência dispersa por todo o tipo de trabalhos.

Criar múltiplos currículos é um processo demorado, mas poderá compensar se quiser alcançar diferentes nichos freelance e aumentar as suas oportunidades de sucesso em cada área.

Como listar o seu trabalho freelance no seu Currículo?

Existem diversas formas para você listar eficazmente o seu trabalho freelance no seu currículo, e geralmente depende da sua experiência anterior e há quanto tempo vem trabalhando como freelancer.

Veja aqui algumas opções que deve ter em conta:

Cronologicamente

É sempre uma boa ideia listar a sua experiência mais recente no topo da seção ‘Trabalho’ no seu currículo. Você deve incluir a empresa, as datas em que esteve ativo e um breve resumo do seu trabalho e das suas responsabilidades.

Um CV cronológico irá listar as suas outras experiêcias por ordem cronológica revertida (desde a mais recente à mais antiga). Formatar o seu CV desta forma é excelente se você vem trabalhando como freelance há vários anos e teve contratos com clientes a longo prazo para uma habilidade em particular, em vez de escolher projetos ocasionais para vários tipos de trabalhos.

Habilidades

Freelancers menos experientes podem preferir formatar os seus currículos de acordo com as suas habilidades. Este método também é aplicável se você já tiver realizado vários tipos de trabalhos freelance diferentes como Social Media, SEO, Copywriting, Web Design, etc.

Se você optar por listar o seu trabalho freelance de acordo com as suas habilidades, poderá ficar algo do gênero:

  • Social Media

Liste a sua experiência freelance em social media, incluindo o nome do cliente, datas de serviço e principais responsabilidades.

  • Copywriting

Liste a sua experiência, nomes dos clientes, datas de serviço, responsabilidades e endereços que considerar relevantes.

Se o seu trabalho freelance tem sido diverso com projetos de variadas habilidades, organizar o seu currículo desta forma irá demonstrar a sua experiência enquanto freelancer sem confundir potenciais empregadores no que você tenha a oferecer como freelancer.

Combinação (histórico de trabalho e habilidades)

Por fim, pode ser boa ideia listar a sua experiência freelancer como uma combinação de trabalhos e habilidades.

Neste caso, você iria listar o seu histórico de trabalho por ordem cronológica invertida (a mais recente primeiro), e de seguida incluiria uma seção separada de ‘Habilidades’ para destacar outros tipos de trabalhos realizados no passado.

Dicas para Criar um CV Perfeito como Freelancer

Seja implacável

Muitos freelancers no início da sua atividade terão que aceitar trabalhos menos lucrativos para conseguirem apanhar o ritmo. Ao listar a sua experiência freelance no seu CV, é essencial ser implacável e excluir qualquer trabalho que não demonstre as suas habilidades enquanto freelancer.

Isto aplica-se a trabalhos que você tenha realizado no início gratuitamente para a sua família e amigos. Apesar deste tipo de trabalho poder constituir um bom portefólio e um bom currículo no início de uma carreira como freelancer, você terá que considerar em remover estes trabalhos do seu CV logo após começar a aceitar trabalhos pagos.

Exiba o seu trabalho

Como freelancer, o seu trabalho deve falar por si. Inclua sempre um endereço para o seu portefólio no seu currículo, direcionando potenciais empregadores para uma galeria com os seus melhores trabalhos.

Apesar de ser muito importante ter um bom CV, ter um portefólio marcante que demonstre as suas habilidades como freelance deve ser a sua prioridade ao tentar encontrar mais trabalho.

Crie seu perfil de freelancer e encontre novos projetos agora mesmo.

 Cadastre-se grátis!

More articles

  • O que é o Acordo de Retenção Freelancer?

    Um dos maiores obstáculos que irá encontrar enquanto freelancer será o vencimento inconsistente todos os meses. Quando as suas contas se mantêm praticamente as mesmas todos os anos, mas o seu rendimento varia de mês para mês consoante os projetos em que consegue trabalhar, o mundo freelance rapidamente começa a parecer uma carreira instável e stressante.
  • Como Usar as Taxas Rápidas em Freelancer?

    Todos os freelancers (e todos os que já tenham trabalhado nesse sentido) já receberam projetos que os clientes ou empregadores querem feitos para ontem. Relaciona-se com isto?
  • Como o Twitter pode te ajudar a conseguir clientes

    Para muitos freelancers, utilizar redes sociais para atrair mais leads não é uma prática diária e comum. Isto precisa mudar: as plataformas deste tipo, como o Twitter, são excepcionais para aqueles que desejam atrair mais clientes para o seu negócio. Se você ainda não sabe como o Twitter pode ajudá-lo, aliás, este artigo foi especialmente para você.

Comments

  • No comments available

Comment this article