O que é um espaço de coworking? Opções e potencial

O

Um espaço de coworking permite que diferentes empresas, PMEs e freelancers trabalhem juntos em um escritório compartilhado. A pandemia do COVID-19 afetou esses espaços, mas a situação está melhorando novamente. Saiba mais sobre o que eles oferecem, os benefícios de usá-los e descubra se esta é uma boa opção para você!

  1. O que é coworking?
  2. Impacto da pandemia de Corona no coworking
  3. Tipos de espaços de coworking
  4. Serviços oferecidos por um coworking
  5. Benefícios de ingressar em um espaço de coworking
  6. Quais são as desvantagens do coworking?
  7. Quanto custa alugar um espaço de coworking?
  8. Devo aderir a um espaço de coworking? [checklist]

O que é coworking?

Coworking é um termo que define uma forma de trabalhar que permite que freelancers, empreendedores e PMEs trabalhem no mesmo espaço. A ideia por trás disso é que eles trabalhem em seus projetos profissionais de forma independente, mas que, ao mesmo tempo, também explorem a possibilidade de desenvolver projetos conjuntos em conjunto.

A base do coworking está na comunidade: esta é uma das suas características mais proeminentes e é o que o diferencia de um HUB, um escritório partilhado ou um centro de negócios. Esses espaços geralmente têm um gestor de espaço ou um construtor comunitário que é responsável por cuidar da comunidade e que atua como um elo entre os colegas de trabalho.

Simplificando, um espaço de coworking oferece áreas comuns onde diferentes pessoas com diferentes origens, diferentes indústrias, trabalhando para diferentes empresas, etc., podem trabalhar juntas enquanto compartilham um espaço, bem como seus serviços, ferramentas e instalações. Isso reduz seus custos fixos e permite que eles explorem novas ideias.

Impacto da pandemia do COVID-19 no coworking 

A pandemia do COVID-19 teve um grande impacto na maioria dos espaços de coworking nos últimos 2 anos.

De acordo com um relatório publicado pela Deskmag, em 2021, o distanciamento social estava entre as principais restrições que afetaram os espaços de coworking (60%), seguido pelos testes de saúde nas entradas.

 Restrições que afetaram os espaços de coworking  (Relatório Deskmag  "2021-22 coworking space trends")
Restrições que afetaram os espaços de coworking (Relatório Deskmag “2021-22 coworking space trends”)

Em termos de lucratividade, 41% dos espaços de coworking globais sofreram em 2021 por causa da pandemia, em comparação com apenas 15% que não foram lucrativos em 2019.

Lucratividade dos espaços de coworking nos ultimos anos (relatório Deskmag "2021-22 coworking space trends)
Lucratividade dos espaços de coworking nos ultimos anos (relatório Deskmag “2021-22 coworking space trends)

No entanto, visto que a pandemia está chegando ao fim e com cada vez mais países levantando as restrições, houve um novo aumento na demanda por preços de coworking.

De fato, de acordo com algumas fontes, o número de espaços de coworking está projetado para chegar a quase 40.000 até o final de 2024.

Isso se deve principalmente ao aumento das redes de coworking e ao fato de que a maioria das empresas agora está interessada no modelo de trabalho híbrido.

O que esperar em 2022:

Devido à crescente demanda por espaços de trabalho flexíveis, espera-se que a indústria de coworking cresça neste e nos próximos anos, com escritórios satélites e locais de trabalho localizados vendo um aumento na demanda.

O freelancermap recentemente realizou uma pesquisa para descobrir se freelancers estariam abertos para trabalhar em um espaço de coworking. 64% dos entrevistados responderam que de fato estariam abertos à possibilidade, enquanto 36% disseram que não.

Pesquisa "Espaços de coworking 2022" no freelancermap

Tipos de espaços de coworking

O melhor dos espaços de coworking é que existem diferentes tipos para cada necessidade e ocasião. Vejamos alguns dos mais comuns: 

1) Estação de trabalho compartilhada 

Para começar, um espaço de coworking deve incluir uma estação de trabalho. Tudo o que você precisa fazer é trazer seu laptop e escolher um local na área comum do espaço de coworking. A estação de trabalho flexível ou sala compartilhada permite que você acesse as instalações durante um dia de trabalho típico.

💡 Este tipo de espaço é perfeito para: nômades digitais, freelancers, trabalhadores remotos, estudantes e curiosos.

2) Estação de trabalho fixa

A estação de trabalho combina o conforto de um home office com a eficiência e comodidade de um espaço de coworking. Quer se concentrar? Tudo o que você precisa fazer é colocar o fone de ouvido e trabalhar sem ser perturbado. Precisa de um ambiente privado? Acesse uma sala de reuniões privada. Quer tomar um café e bater um papo com alguém? Vá para a cozinha e encontre-se com os colegas de trabalho.

💡 Este tipo de espaço é perfeito para: freelancers, investidores, trabalhadores remotos, provedores de serviços de TI, empreendedores, freelancers ousados.

3) Escritórios particulares

Um espaço privado é separado do resto do espaço de coworking e permite que você mantenha sua privacidade enquanto permanece um membro ativo da comunidade de coworking. Um espaço privado geralmente envolve uma porta com chave, uma cozinha privativa e salas de conferência.

💡 Este tipo de espaço é perfeito para: startups, empresas estabelecidas, fundos de investimento, setores de grandes corporações, provedores de serviços de TI.

Serviços oferecidos por um coworking

Estes são alguns dos serviços mais comuns oferecidos por espaços de coworking:

  • Acesso a estações de trabalho totalmente equipadas
  • Salas de reuniões com equipamento audiovisual (telas, webcam, projetor, etc.)
  • Áreas comuns (cozinha, salas de reuniões, terraço)
  • Workshops, palestras, eventos, aperitivos, café da manhã, etc.
  • Endereço social, fiscal e administrativo
  • Internet cabeada de alta velocidade
  • Café e chá
  • Wi-Fi
  • Armários e armazenamento
  • Serviços de impressão

Benefícios de ingressar em um espaço de coworking

1) Eles mantêm você sob controle

Sejamos honestos – quando tem alguém na mesma sala trabalhando, ficamos motivados a fazer o mesmo. É muito mais fácil procrastinar e ignorar os prazos quando não há ninguém olhando por cima do seu ombro. Em um espaço de coworking, os níveis de motivação aumentam. Sim, isso pode significar que você é um pouco preguiçoso por dentro e precisa desse empurrão externo para continuar trabalhando, mas isso é apenas humano. E ei, funciona! Às vezes, isso é tudo o que importa.

Em uma linha de pensamento semelhante, os espaços de coworking proporcionam uma sensação de rotina. É fácil se distrair em casa, mas quando você está no escritório, seu cérebro sabe o que deveria estar acontecendo. Separar o trabalho de casa é mais fácil quando os lugares são diferentes.

2) Interação social

A interação social é muitas vezes negligenciada – mas é extremamente importante, tanto para seus níveis de motivação quanto para lidar com problemas. Às vezes você só precisa de outro ser humano para conversar, cara a cara, tomando um café, para tirar as suas preocupações diárias da mente. 

Os espaços de coworking oferecem oportunidades de socialização no local de trabalho – e isso é mais importante do que você imagina.

3) Networking

Socializar não é apenas bater papo, no entanto. Às vezes, trocar e discutir ideias com outras pessoas pode levar a mais do que qualquer um é capaz de fazer sozinho. Quando muitos profissionais com diferentes habilidades se reúnem em um escritório, ocorrem sinergias.

Juntos, vocês têm vários conjuntos de habilidades e várias maneiras diferentes de ver as coisas. Mais mão de obra também ajuda.

Em suma, construir equipes e encontrar pessoas com quem você gosta de trabalhar é fácil quando se trabalha em um escritório compartilhado.

4) Eventos

Os espaços de coworking há muito evoluíram de apenas um monte de mesas em um prédio comum. Hoje, a maioria deles também oferece diferentes tipos de eventos. Sejam palestras, sessões criativas de brainstorming ou apenas pessoas falando sobre suas paixões, estes eventos podem ser uma ótima maneira de aprender coisas novas. Qualquer um que tenha visto uma palestra no TED sabe o quão útil uma perspectiva externa pode ser. E é isso que muitos espaços de coworking oferecem hoje em dia.

5) Ter um local para reuniões

Aqui está algo que os freelancers iniciantes não costumam considerar, mas que pode ser absolutamente uma parte vital do seu negócio. 

Se você trabalha muito com clientes da sua região, conhecê-los pessoalmente pode ser bastante útil e, às vezes, absolutamente necessário. Alguns clientes simplesmente não se sentirão confortáveis ​​com uma conferência via Skype e há boas razões para isso.

A maioria dos espaços de coworking tem salas de conferência exatamente para esse propósito. Nelas você pode atender seus clientes no prédio em que trabalha. Isso é um pouco difícil de se fazer quando você está trabalhando em casa.

Quais são as desvantagens do coworking?

Embora existam muitas vantagens no coworking, também existem algumas desvantagens, incluindo:

1) Distrações

Os escritórios podem ser barulhentos e isso muitas vezes pode levar a distrações. As pessoas inevitavelmente farão ligações e falarão umas com as outras, e isso pode dificultar o foco em seu trabalho. No entanto, se você optar por trabalhar em um escritório particular, isso não será um problema.

2) Falta de privacidade

Esta é provavelmente uma das maiores desvantagens dos espaços de coworking. Embora, novamente, existam opções com escritórios particulares, elas geralmente são caras e podem não caber no orçamento de alguns freelancers.

Além disso, se você está acostumado a trabalhar com dados confidenciais, trabalhar em um espaço de coworking pode ser problemático.

3) Deslocamento

Esta é uma desvantagem óbvia. Os espaços de coworking, assim como os escritórios, são lugares para onde você terá que se deslocar todos os dias (ou dependendo da frequência com que trabalha). Isso pode aumentar rapidamente suas despesas mensais como freelancer.

4) Competição sob o mesmo teto

Como você trabalhará com outros trabalhadores, é provável que haja alguém com quem você esteja competindo pelos negócios. Embora isso possa potencialmente levar à colaboração, também podem surgir momentos desconfortáveis ​​e até mesmo conflitos.

Quanto custa alugar um espaço de coworking?

O custo para alugar um espaço coworking, claro, depende de onde você mora e dos tipos de espaços disponíveis perto de você. No Brasil as mensalidades costumam variar de R$ 300 a R$ 1.000 para estações compartilhadas, por exemplo. Taxas adicionais também podem ser cobradas pela utilização de auditórios, salas de reunião, espaços de eventos, etc. Já em Portugal, os preços variam entre € 90 a € 1000.

Devo aderir a um espaço de coworking? [checklist]

Agora que você já leu sobre o potencial de um espaço de coworking deve estar se perguntando: devo ingressar em um espaço de coworking?

Se ainda tiver dúvidas e decidir que quer visitar uma destas instalações, peça ao gestor do espaço ou construtor da comunidade que lhe fale um pouco sobre o local (atividades que são realizadas para promover a comunidade, os diferentes profissionais que trabalham no espaço e tudo o que você precisa saber).

Pode ser um grande compromisso e você precisa ter certeza de que é o espaço certo para você. Então, aqui estão algumas perguntas que você deve responder antes de tomar a decisão:

  • Consigo pagar? Se o custo mensal do espaço de coworking for consumir sua renda, você deve considerar outras alternativas.
  • O que recebo cobre parte do custo? O custo por mês geralmente inclui café grátis, frutas, aulas de ioga, etc. Pense se você vai usar essas coisas e se você pagaria por elas de qualquer maneira.
  • Quem já trabalha neste espaço de coworking? Isso pode mudar, mas verifique se as conexões que você construirá parecem interessantes para você. 
  • Que atividades são oferecidas? Pergunte ao gestor da comunidade quais atividades eles realizam. Além disso, o que outros membros gostam de fazer enquanto estão lá. 
  • Você pode apenas experimentá-lo? Peça para experimentar o serviço por alguns dias antes de assinar qualquer contrato mensal. Converse com todos e pergunte sobre sua experiência – o que eles gostam/não gostam no espaço de coworking? Você sente uma conexão com essas pessoas? Então esse é o espaço de coworking certo para você!

Você já tentou trabalhar em um espaço de coworking? Compartilhe sua experiência ou deixe suas dúvidas na seção de comentários abaixo.

Milena Parno

Milena Parno é uma redatora e tradutora no freelancermap.com. Com anos de experiência em conteúdo digital, Milena já trabalhou em parceria com diversas empresas ao redor do mundo, escrevendo remotamente sobre negócios, marketing, tecnologia e muito mais. Hoje, ela é responsável por trazer as dicas, experiências e conteúdos mais relevantes para freelancers que buscam impulsionar suas carreiras.

Por Milena Parno

Artigos recentes