Recomendações do LinkedIn: Como Solicitar e Obter uma Recomendação!

05.09.2018

Não há nada mais satisfatório que consultar uma longa lista de recomendações para convencer potenciais empregadores que você é o melhor freelancer no mercado.

Se você tem usado o LinkedIn para conectar-se com outros freelancers e empresas na sua área, já deve ter reparado no sistema de 'recomendações' - mas já experimentou?

Receber recomendações no seu perfil do LinkedIn pode ajudar bastante quando candidatar-se a novos trabalhos, mostrando que tem experiência na área e criando uma forte primeira impressão nos seus futuros empregadores e colegas.

O Especialista de Marketing do LinkedIn, Richard Lowe, falou na importância das recomendações no seu artigo LinkedIn para freelancers – e agora vamos falar sobre como solicitar uma recomendação nas suas conexões do LinkedIn, e como obtê-la!

Recommendations vs Apoios – qual é a diferença?

Se você ainda não tem recomendações no seu perfil do YouTube, provavelmente tem apoios. Com os apoios, as suas conexões no LinkedIn podem autenticar a sua experiência ao contribuírem para a reputação das suas habilidades listadas.

Provavelmente você já foi solicitado a apoiar habilidades de algumas das suas conexões automaticamente pelo LinkedIn quando entra na sua conta, com uma caixa do género:

O João Pedro sabe web design?

Se você já tiver trabalhado com o João Pedro num projeto de web design, irá clicar em Sim e será considerado como um apoio à sua habilidade nessa área específica.

Contudo, as recomendações são redigidas pelas suas conexões do LinkedIn a fim de funcionarem como um testemunho sobre o seu trabalho e suas habilidades. As recomendações são mais específicas, e têm um maior peso quando os potenciais empregadores estão a analisar o seu perfil.

Como Solicitar uma Recomendação no LinkedIn

Para solicitar uma recomendação de uma das suas conexões no LinkedIn, siga ests passos:

          1.Coloque o cursor sobre a sua foto de perfil no canto superior direito da sua página do LinkedIn.
          2.Selecione ‘Visualizar Perfil’ no menu.
          3.Se receber recomendações, vá à seção Adicionar no perfil, e no menu de opções selecione a aba ‘Informação 
Adicional’ – ‘Solicitar uma Recomendação no Perfil’. Sob a seção das ‘Definições’ clique em ‘Gerir as Suas         Recomendações’.


          4.De seguida irá surgir a janela para ‘Solicitar Recomendações’. Siga as instruções para solicitar uma recomendação a  alguma pessoa em específico.

Nem todas as recomendações são iguais, e solicitar recomendações a toda a gente possível poderá na verdade comprometer o seu perfil do LinkedIn em vez de o beneficiar.

Dicas para Obter as Recomendações Certas no Seu Perfil do LinkedIn

Solicite Apenas a Pessoas que Conheça

Solicitar uma recomendação a alguém que não conhece e com quem nunca trabalhou é uma perda de tempo – já para não falar do tempo deles!

Solicite recomendações apenas a pessoas: a) com quem já tenha trabalhado, b) que você conheça profissionalmente. No fim de contas, o LinkedIn é uma plataforma de networking para profissionais ­­– a última coisa que você quer é que a sua mãe escreva uma análise para os seus futuros empregadores lerem!

Explique o que Pretende

Muitas pessoas no LinkedIn nunca usaram o sistema de recomendações, e poderão não responder à sua solicitação porque não sabem o que você pretende e o quão longa deve ser a sua recomendação.

Envie uma mensagem personalizada à pessoa que você está a solicitar a recomendação, incluindo uma nota breve sobre o que pretende. A sua mensagem deve ser algo deste género:

Olá João,

Gostei imenso de trabalhar consigo em {Projeto/Trabalho} na semana passada. Seria possível redigir uma breve recomendação sobre o meu trabalho, mencionando as habilidades X e Y em específico? Entre 3-5 frases deve ser suficiente.

Muito obrigado,

{O seu nome}

Solicite Recomendações Variadas para Habilidades Diversas

As recomendações são uma excelente forma de demonstrar as suas habilidades e experiência como freelancer, além de permitirem  criar relações duradouras com os seus clientes ou ex-colegas.

Faça por solicitar recomendações a várias pessoas para garantir que o maior número possível das suas habilidades e relações profissionais são exibidas no seu perfil do LinkedIn.

Incluindo também mais que somente colegas profissionais. Por exemplo, você está conectado a alguém com quem tenha trabalhado num comité de voluntariado ou num projeto independente? Estas conexões são igualmente importantes para você solicitar recomendações que demonstrem uma vasta amplitude da sua experiência passada.

Recomende as Suas Conexões

Gostaria de receber uma recomendação de um colega em particular? Então partilhe primeiro a sua recomendação para ele/ela. Geralmente, se você escrever uma boa recomendação para alguém no LinkedIn, essa pessoa irá retribuir a recomendação.

Assim é uma forma de agradecer e mostrar a colegas antigos que gostou do tempo que passaram a trabalhar em conjunto e que aprendeu com eles.

Mostre Agradecimento

As pessoas tiram tempo dos seus dias para escreverem uma recomendação para si, por isso é justo você mostrar agradecimento quando partilham um testemunho agradável consigo.

Personalize o seu bilhete de agradecimento e ofereça-se para retribuir a recomendação se ainda não o fez.

A próxima vez que entrar no LinkedIn, encontre alguns dos seus colegas de trabalho de quem gostaria de receber algumas recomendações, e siga as dicas em cima para receber os melhores testemunhos possíveis para o seu trabalho.

Crie seu perfil de freelancer e encontre novos projetos agora mesmo.

 Cadastre-se grátis!

More articles

  • Currículo Freelance: Como Listar Trabalho Freelance no Seu CV?

    Para pessoas com trabalhos das 9 às 5, criar um CV é um processo relativamente simples. Contudo, se você tem trabalho maioritariamente como freelancer, poderá ter algumas dificuldades em descobrir como listar os múltiplos projetos e trabalhos em que colaborou por ordem sequencial e viável para impressionar futuros empregadores.
  • O que é o Acordo de Retenção Freelancer?

    Um dos maiores obstáculos que irá encontrar enquanto freelancer será o vencimento inconsistente todos os meses. Quando as suas contas se mantêm praticamente as mesmas todos os anos, mas o seu rendimento varia de mês para mês consoante os projetos em que consegue trabalhar, o mundo freelance rapidamente começa a parecer uma carreira instável e stressante.
  • Como Usar as Taxas Rápidas em Freelancer?

    Todos os freelancers (e todos os que já tenham trabalhado nesse sentido) já receberam projetos que os clientes ou empregadores querem feitos para ontem. Relaciona-se com isto?

Comments

  • No comments available

Comment this article