Como Usar as Taxas Rápidas em Freelancer?

C

Todos os freelancers (e todos os que já tenham trabalhado nesse sentido) já receberam projetos que os clientes ou empregadores querem feitos para ontem. Relaciona-se com isto?

Estes tipos de trabalhos rápidos são bastante comuns entre os freelancers, mas não deixe que a inconveniência o apanhe desprevenido.

Veja em seguida porquê e como deve usar as taxas rápidas como freelancer. 

As taxas rápidas devem ser tipicamente aplicadas em projetos que:

  • Obriguem a trabalhar durante o fim-de-semana
  • Obriguem a colocar outros projetos ou datas de entrega pendentes
  • Tenham uma data de entrega particularmente curta (48 horas ou menos)

No entanto, o que constitui uma tarefa rápida depende inteiramente de si e da sua agenda. 

As tarefas rápidas estão tipicamente associadas ao stress e à inconveniência, pois poderá obrigá-lo a por de lado outos planos e trabalhos para satisfazer esse pedido do cliente.Claro que dizer ‘não’ é uma opção totalmente válida – mas se você aceitar o projeto, é igualmente justo pedir uma compensação pelo trabalho.

Deve Aceitar Trabalhos Rápidos? 

Os trabalhos rápidos podem ser extremamente stressantes para ambas as partes, e geralmente irá obrigar a trabalhar nos fins-de-semana para conseguir terminar os trabalhos. Por essa razão, muitos freelancers nunca aceitam estes trabalhos rápidos.

Contudo, certas circunstâncias podem fazê-lo considerar aceitar trabalhos rápidos, tais como:

  • Ajudar um cliente de longa duração que você sabe que é confiavel e cuja relação quer preservar
  • Quando a sua carga de trabalho é mais reduzida e você esteja à procura de tabalho/lucro extra
  • Se o tamanho do projeto ou a data de entrega não for completamente despropositada de forma a conseguir ajusta a sua agenda

Quanto Devo Cobrar por uma Taxa Rápida?

As opiniões dividem-se na quantia que os freelancers devem cobrar por taxa rápida, pois não vai querer ganhar uns míseros trocos mas também não deverá aproveitar-se do seu cliente (especialmente se trabalhar regularmente com esse cliente!).

Uma referência recomendada é cobrar uns extra 25% do que você normalmente cobraria, contudo pode facilmente cobrar 50% mais ou até dobrar o valor dependendo da urgência e do tempo dispendido nesse trabalho rápido  (ser obrigado a trabalhar horas extra durante o fim-de-semana, por exemplo).

Como Cobrar uma Taxa Rápida Sem Arruinar a Relação com o Seu Cliente

Muitos freelancers têm a preocupação de ao cobrarem uma taxa rápida, irão desmotivar o cliente a querer voltar a trabalhar com eles no futuro.

No entanto, o que você deve ter em conta é que cada serviço exige uma taxa excepcional para ser concluído mais rapidamente. Doutores, entregas de encomendas e muitos outros serviços são cobrados a um custo mais elevado para ser concluído num espaço de tempo mais reduzido ou por trabalho prestado em horas extra, por isso por que razão você deve trabalhar de forma diferente?

Além disso, o freelancer deve ter o poder da liberdade de escolha quando um cliente solicita um trabalho rápido. Você pode simplesmente rejeitr um pedido se for demasiado inconveniente, por isso é que cobrar uma taxa excepcional ao ajudar o cliente nestas alturas é mais do que justo.
 

Aqui o essencial é ser justo, educado e profissional ao negociar a taxa rápida. Use um discurso positivo para demonstrar a sua felicidade e disponibilidade em ajudar o seu cliente numa situação difícil, e apresente a sua proposta de taxa rápida sem elaborar ou desculpar-se.

Afinal de contas, o seu cliente sabe que está a exigir imenso de si e deverá estar preparado para pagar um valor excepcional em resultado disso.

Conselho Geral ao Usar as Taxas Rápidas 

Se a ideia de cobrar uma taxa rápida a um novo cliente ainda o preocupa, alguns freelancers sugerem dar a conhecer ao cliente que você tem uma taxa rápida estabelecida, mas está disposto a negociar como forma de cortesia de boas-vindas a esse novo cliente.

Desta forma o cliente ficará a saber que você tem uma taxa rápida estabelecida (e o valor da mesma) no futuro, e você não terá que arriscar a relação com esse cliente logo no primeiro projeto.

Os trabalhos rápidos podem ser uma excelente forma de gerar lucro extra se a sua carga de trabalho for reduzida, e pode ajudar a construir a sua reputação como profissional confiável e prestável entre os seus clientes. É importante lembrar-se que os seus clientes geralmente solicitam-lhe um trabalho rápido quando estão mais stressados e desesperados, por isso é essencial manter a calma, estar disponível e ser comunicativo.

Considerações Finais 

Apesar do dinheiro extra ser tentador, nunca aceite um trabalho rápido que não tenha a certeza que o consegue concluir. Não é a sua obrigação ceder a todos os pedidos dos seus clientes, e dizer que não quando é mais inconveniente é perfeitamente aceitável.

Se você decidir aceitar trabalhos rápidos como parte da sua agenda enquanto freelancer, faça por estabelecer as suas regras desde o início em todas as suas relações com os clientes, para assegurar que ambas as partes trabalham em conjunto de forma justa e profissional em projetos futuros.

Jota Del Rosso

Jota Del Rosso é redatora, tradutora, cientista social e atriz em formação. Acredita que trabalhar remotamente foi uma das melhores coisas que já decidiu fazer e por isso, é a pessoa perfeita para as traduções em português do freelancermap.com

Por Jota Del Rosso

Artigos recentes