Motivos para Você Aprender programar em Go

M

O Google Go passou de um experimento para uma linguagem de programação cada vez mais popular em relativamente pouco tempo. Porque aprender Golang?

Embora ela ainda não seja a linguagem mais utilizada (na verdade, ela está longe disso), é visível que o Google Go está conquistando espaço e que logo será um diferencial para qualquer currículo de programação.

Existem muitos motivos pelos quais o Google Go é uma aposta segura. Neste artigo, falaremos um pouco sobre este recurso e explicaremos as razões pelas quais acreditamos que você deveria investir nele.

  1. O que é o Google Go?
  2. Porque deve aprender Go
    1. Crescimento
    2. Multicore
    3. Concorrencia
    4. Fácil de manter
    5. Grandes companhias confiam no Go
    6. Potencial para os freelancers
  3. Por onde começar com Go: Cursos e Recursos

O que é o Google Go e quem o criou?

Como você pode imaginar, o Google Go é uma linguagem de programação criada pelo Google, em meados de 2007. Inicialmente, ele foi criado para funcionar internamente, mas o seu potencial fez com que ele se tornasse público. O lançamento do Go foi em 2009 e, desde então, ele só cresceu.

Os criadores do Go são programadores reconhecidos e muito respeitados por quem faz parte do mundo da programação. Um deles, Ken Thompson, foi o inventor da linguagem de programação B, aquela que veio antes da C (a qual, aliás, todos nós amamos).

Rob Pike, outro co-criador, integrou o time da Unix por um tempo e criou a linguagem de programação Limbo. Thompson e Pike também criaram a UTF-8, que é a codificação padrão de XML e HTML. É. Este foi o nível do projeto do Google Go. Algo brilhante certamente sairia disso.

A linguagem de programação Go nasceu principalmente para melhorar a concorrência que outras linguagens existentes como Python, Java ou C/C++ não foram capazes de lidar corretamente.

Embora seu nome oficial seja Go, também é frequente chamá-lo de Golang.

Motivos para você aprender a usar o Google Go

1. Está crescendo mais rápido do que qualquer outra linguagem

No começo de 2017, os números comprovaram o que muitas pessoas já sabiam: o Google Go está crescendo mais do qualquer outra linguagem de programação em atividade. 

E não está vencendo por pouco, não. Ele obteve um aumento de 2,16% em popularidade e pulou do 54º lugar para o 13º em comparação ao ano anterior. Nenhuma linguagem obteve resultados similares.

Para ter uma noção de quanto o Go evolui, pense que a segunda linguagem que mais cresceu foi a Darth, que teve um aumento de 0,95%.

Em julho de 2020, Go está em 12º lugar no TIOBE.

Além disso, 18% dos freelancers votaram Go como uma das linguagens de programação que se tornará importante no futuro próximo. Go / Golang foi a sétima língua mais votada na “freelancermap Freelancer survey 2020“.

Linguagem de programação mais populares - Go 7º lugar

2. Multicore

Muita coisa mudou nos hardwares desde os anos noventa. Uma das maiores modificações foi a adição de mais núcleos.

Processadores quad-core e octa-core aumentaram a performance das máquinas de forma surpreendente. Ainda assim, muitas das linguagens de programação em uso até hoje foram criadas no tempo em que os computadores possuíam apenas um núcleo.

Isso faz com que estas linguagens não escalem corretamente, uma vez que não estão adaptadas às transformações que vieram depois delas. O Google Go não tem este problema.

3. Concorrência

A concorrência é de extrema importância em qualquer linguagem de programação e uma das maiores vantagens do Google Go.

Concorrência tem a ver com a capacidade de executar mais de uma tarefa ao mesmo tempo. O Go foi criado para permitir que centenas de tarefas pudessem ser executadas ao mesmo tempo.

Além disso, você ainda tem a possibilidade de sincronizar estas tarefas entre si. Desta forma, você tem uma performance otimizada.

Você tem experiência com o Google Go? Crie um perfil de freelancer e ofereça as suas habilidades para clientes de todo o mundo!

4. O código é fácil de manter

O Google Go foi criado para fazer com que a programação fosse menos difícil. E de fato, o código do Go é fácil de ser compreendido e mantido.

Lembre-se, o Google criou o Go para fazer parte de sua infraestrutura. Isto significa que a linguagem deveria ser facilmente entendida e que um segmento do código não deveria atrapalhar os demais segmentos.

Isto não apenas permite que diversos programadores trabalhem ao mesmo tempo, mas faz com que a sintaxe do Go seja mais simples de manter e mais fácil de modificar.

5. Grandes companhias confiam no Google Go

Por fim, saiba que o Google Go não é um capricho de programadores: ele se provou muito útil para grandes companhias. Por “grandes companhias”, pense em nomes como Netflix, The Economist, The New York Times, IBM e GitHub. Ficou surpreso? Pois é. Estas empresas utilizam o Google Go em sua infraestrutura interna.

Se você ainda não está convencido, pode ainda conferir a lista completa de empresas que usam golang / Go. Além disso, muitos projetos de arquitetura de TI, bancos de dados, etc. usam o Go também. Por exemplo, Kubernetes, Docker, ou Terraform.

6. Grande potencial para os freelancers

Go pode ser uma linguagem programação útil para desenvolver os projetos de seus clientes. Como mencionamos, é uma linguagem que está ganhando grande popularidade, e os programadores que se destacam por Go são bem pagos.

De acordo com o índice de tarifas de freelancermap, a tarifa horária média de um desenvolvedor freelance Go é de US$ 90 por hora (a partir de julho de 2020).

Tarifa media desenvolvedor Go freelance US$ 90 hora

Por onde começar com a linguagem Google Go: Cursos

Se este artigo despertou a sua curiosidade e interesse, saiba que existem boas fontes online sobre esta linguagem de programação tão promissora. Ao acessar o site golang.dev, por exemplo, você pode conferir um vídeo de 30 minutos sobre o Go, criado pelo próprio Google, além de aprender e testar as potencialidades da ferramenta.

Caso prefira fazer um curso, há vários cursos online para aprender Go. Até vídeos gratuitos no YouTube que o ajudarão a começar. Aqui estão alguns recursos que você poderia conferir:

Motivos para você aprender a usar o Google Go

Você já tentou utilizar o Go? Conte-nos mais sobre as suas perspectivas abaixo!

Natalia Campana

5 comentários

    • Muito obrigado Aparecido!

      Ficamos sempre satisfeitos quando os nossos artigos são úteis para os leitores.

      • Além do texto ser util, o mais importante que ele faz e prender o leitor. Pontos escolhidos para de cada tópico, e bem vindo ao leitor que só ouviu fala n linguagem e tem zero conhecimento do que ela pode fazer. Texto útil mais ainda explorador mostrando o que importa quando se pensa em GO.

        • Muito obrigado Lucas. O nosso objetivo é sempre esse: oferecer informação útil e informativa.

          Gostamos muito de saber que os nossos conteúdos são bem recebidos pelos leitores.

  • Gostei muito do artigo. Mas vejo que hoje em 2021 o mesmo ranking TIOBE, GOLang está na 20º posição. Porque caiu tanto? Tenho pesquisado sobre qual linguagem devo investir meu precioso tempo. Sou Dev Web Python (Django e Flask) e atuo no mercado de desenvolvimento a algum poucos anos. Será que GoLang perdeu a força, será que não foi um crescimento momentâneo? No mais o artigo de vocês é muito top, grato pelas informações.

Artigos recentes