Como o Squarespace pode ser útil para freelancers?

C

Você certamente já deve ter ouvido falar do Squarespace. Esta plataforma de construção de sites tem investido pesado em anúncios no YouTube e já recebeu uma série de reviews – além de ser frequentemente citada em podcasts e artigos pela internet. Se você não a utilizou (e se não pensou nela como forma de turbinar o seu trabalho), este é o momento de repensar as suas escolhas.

O Squarespace é frequentemente visto como uma ferramenta feita para aquelas pessoas que não têm grandes conhecimentos de web design ou construção de websites. Esta é uma visão bastante precipitada sobre as potencialidades da plataforma: existe, por exemplo, um programa – chamado Squarespace Specialists – que tem como objetivo reunir web designers que querem utilizar a iniciativa para criar projetos grandes e páginas para seus clientes.
Se você é um freelancer, saiba que o Squarespace pode ser muito útil para você. Abaixo, saiba a razão desta afirmação:

1. Você não precisa saber muito sobre programação

O Squarespace é realmente uma das formas mais fáceis de se construir um website. Em comparação ao WordPress, ele não é tão flexível, é verdade, mas esta ferramenta segue ideal para aqueles que estão começando na área de criação de sites. Como isso pode ajudar os freelancers? Se você ainda está engatinhando neste nicho e está aprendendo aos poucos sobre como criar o website perfeito, ferramentas mais simples farão com que você se mantenha motivado, iniciarão o seu processo de aprendizagem de maneira efetiva e, além de tudo, lhe darão experiência.

2. É ótimo para quando você tem clientes com orçamento limitado

Todos nós já trabalhamos com este tipo de cliente. Eles querem um trabalho bom e rápido, que seja esteticamente bonito e que não custe muito. O Squarespace pode ajudá-lo imensamente quando este for o caso. Sim, estes clientes poderiam construir suas próprias páginas através da plataforma se o quisessem fazer, mas nem todos gostam de colocar a mão na massa.
Acredite, esta é uma área com grandes possibilidades de retorno. Todos precisam de um website, mas nem todos querem “perder tempo” criando um. Se você pode oferecer uma página barata e boa, seu nome será lembrado.

3. Sites de teste

Uma das coisas mais interessantes sobre o Squarespace é o fato de que ele permite que você crie sites de teste. Eles são gratuitos por 14 dias e permitem que você crie um rascunho do que pretende fazer para mostrar ao seu cliente sem precisar pagar pela utilização do site caso o projeto não vá adiante.
É comum também que vários clientes peçam para que você recrie um site já existente. Com um site de teste – ou trial site -, você pode fazer experimentos com o layout sem tirar o website original do ar. Diga adeus às mensagens de “em construção”!

4. Oferecer tutoriais a seus clientes

O fato de que o Squarespace é fácil de usar pode também oferecer a você certa autonomia em relação a seu cliente, que poderá aprender a atualizar sua própria página sozinho. Para ajudá-lo neste processo, você pode oferecer outro serviço: um tutorial. Depois de criar o site, marque uma reunião com o seu empregador e mostre a ele como usar a plataforma. Como o software é realmente simples, você não terá muito trabalho: você precisará ensiná-lo a colocar imagens, editar posts e verificar o andamento das publicações, basicamente.
Cheque o nosso artigo sobre como oferecer pacotes de serviços aos seus clientes!

5. Construir sites e organizar metas nunca foi tão fácil

Você sabe como utilizar o famoso call to action é importante, assim como entende que botões de compras são ótimos para quem tem um e-commerce. Vale a pena lembrar que todo website tem uma meta: vender coisas, fazer com que as pessoas leiam e saibam mais sobre determinadas coisas, promover engajamento, encaminhar o usuário para redes sociais… as opções são múltiplas. Felizmente, o Squarespace entende a importância destas potencialidades e permite que você customize o seu site com barras de anúncios, botões diversos e muito mais.
Esta é a área em que o Squarespace realmente se destaca. Ele o ajuda a perceber o que é importante em uma website e oferece várias opções para turbiná-lo. Então, sente-se, divirta-se e aprenda mais sobre a ferramenta que, temos certeza, ainda dará muito o que falar.

Você já criou sites com o Squarespace ou prefere utilizar o WordPress? Conte-nos sobre a sua experiência nos comentários!

Jota Del Rosso

Jota Del Rosso é redatora, tradutora, cientista social e atriz em formação. Acredita que trabalhar remotamente foi uma das melhores coisas que já decidiu fazer e por isso, é a pessoa perfeita para as traduções em português do freelancermap.com

Por Jota Del Rosso

Artigos recentes