O que é white paper e como ele pode ajudar a sua carreira de freelancer

O

A criação de conteúdo online tem diversos formatos, objetivos e alvos. Por isso você saber o que é um artigo, uma lista, um ebook, conteúdo para rede social e ainda o que é um white paper pode ser demais. Por isso estamos aqui para ajudar e hoje iremos abordar o último item! 

Se você gosta da ideia de pesquisar algo por muito tempo e de registrar os seus insights de forma profissional e organizada, você definitivamente tem que saber o que é white paper. Neste artigo, vamos dar a resposta e algumas dicas para escrevê-los de forma correta e interessante.

  1. O que é white paper
  2. 4 habilidades que podem ajudá-lo a escrever um white paper
    1. Conhecimentos na área
    2. Um estilo de escrita bem estruturado
    3. Desejo de ir além do superficial
    4. Background acadêmico
  3. Como escrever um white paper em três passos
    1. Faça pesquisas objetivas, mas aprofundadas
    2. Ofereça fatos e exemplos
    3. Apresente os seus argumentos, mas não finja que são infalíveis
  4. A estrutura de um white paper
  5. Os benefícios para um freelancer ao escrever um white paper

O que é white paper?

White papers são documentos que informam, apresentam problemas e então oferecem as soluções para resolvê-los. Estes documentos também são ferramentas de marketing, utilizados exatamente com o intuito de vender a solução para um problema específico.

O white paper analisa um tópico de forma aprofundada e pode levar semanas para ser escrito. Eles frequentemente possuem linguagem técnica e, não raramente, flertam com um estilo quase científico. Por fim, white papers podem ser bastante lucrativos para freelancers que possuem os conhecimentos corretos. Isso também vale para quem deseja escrever um e-book, que difere um pouco em forma e conteúdo.

O ebook, como o nome denuncia, é um livro eletrônico. Ou seja, fica implícito que um assunto será abordado de forma extensa e completa. Curiosamente, mesmo sendo mais extenso, o ebook é mais generalista, criado para uma audiência mais ampla.

Já para explicar o que é white paper é preciso trazer a ideia de um funil. Ao entrar em um site, uma pessoa é colocada em um funil de vendas, sendo exposta a diversas informações. Algumas pessoas saem logo que entram no funil, enquanto outras, mais interessadas, vão descendo até se tornarem compradoras e até fiéis.

O white paper é um conteúdo para o fim do funil: ele conversa com pessoas que já conhecem o produto, o assunto, o ambiente em que se encontram. A visão não precisa ser abrangente e generalista e sim a comprovação sobre o conhecimento sobre o assunto do especialista.

Por exigir esse conhecimento específico, uma boa pesquisa e ainda escrever milhares de palavras – um white paper pode variar em tamanho, mas costuma ter entre 10 e 30 páginas – um freelancer pode ter um bom retorno ao criá-lo.

4 habilidades que podem ajudá-lo a escrever um white paper

#1 Conhecimentos na área

Antes de tudo, você não pode escrever um white paper sobre algo que você não conhece bem. Sim, você pode fazer uma extensa pesquisa durante o processo de criação deste documento, mas dificilmente conseguirá ir bem se não tiver pelo menos uma boa noção do assunto em pauta.

Se você não trabalhou com TI ou nunca teve contato com este tipo de mercado, escrever um mercado sobre um fenômeno desta indústria não é viável. Pode ser possível, mas levará tanto tempo para ser escrito que não lhe dará o retorno financeiro desejado.

#2 Um estilo de escrita bem estruturado

Em segundo lugar, o objetivo do seu whitepaper é convencer os seus leitores. Isto pode ser alcançado por meio de duas coisas: a primeira, obviamente, é um bom argumento. A segunda é a estrutura. Um white paper deve ser escrito de maneira clara e provocar interesse em quem está lendo. Freeelancers da área da redação certamente terão um pouco de vantagem nesta hora.

#3 Desejo de ir além do superficial

Claro, existe muita diferença entre escrever posts para blogs e whitepapers. Uma das maiores discrepâncias é o tamanho de cada um destes textos. Enquanto posts dificilmente ultrapassam algumas páginas, white papers costumam ter entre dez e vinte páginas de extensão.

Para escrever algo tão grande, você precisará de paciência e esforço mental. Enquanto redator freelancer, você pode achar um pouco chato ter que trabalhar em cima de um mesmo texto por muito tempo, mas a sensação de terminar uma tarefa como esta é maravilhosa.

4# Background acadêmico

Um background acadêmico certamente lhe ajudará a obter as três habilidades citadas acima. Trabalhos acadêmicos e trabalhos de conclusão de curso normalmente são longos e oferecem uma visão aprofundada sobre um tema.

Se você já passou por isso, você tem uma vantagem e tanto: você está habituado ao processo e possui conhecimento de causa. É óbvio que o background acadêmico não é obrigatório – mas que ajuda, ajuda!

Como escrever um white paper em três passos

#1 Faça pesquisas objetivas, mas aprofundadas

Todo white paper começa pelo mesmo ponto: pesquisa. Este não é apenas o ponto de partida, mas frequentemente o momento mais importante de todos. Não procure argumentos para endossar a sua própria opinião e sim conhecer mais sobre a disciplina em questão.

Um white paper deve ser objetivo. Se você estiver focado em algo sem fundamento, falta uma boa argumentação ou é preciso enrolar para chegar ao ponto,  certamente vai perder muitos leitores.

#2 Ofereça fatos e exemplos

Não esqueça que não basta tentar convencer alguém de alguma coisa: você precisa apresentar informações reais e coerentes. Mantenha em mente que os seus leitores não fizeram a mesma pesquisa que você, então você precisa fornecer a eles exemplos fáceis de serem compreendidos.

Não sabe se está conseguindo fazer isso? Releia os seus parágrafos e pense se conseguiria entender aquilo se não conhecesse tão bem o assunto em questão. Uma boa opção também é pedir para que uma pessoa de fora leia o que você escreveu e diga se conseguiu compreender bem.

#3 Apresente os seus argumentos, mas não finja que são infalíveis

Finalmente, diga às pessoas porque a sua solução é a melhor para o caso. Lembre-se que a conclusão deve ser pautada em toda a informação que você forneceu anteriormente e deve ser verdadeira. Se você consegue pensar em algum contra-argumento óbvio para o que está escrevendo, lembre-se de que os seus leitores também podem pensar nele.

Uma ideia? Escrever o contra-argumento e provar, a partir dele, que a sua solução ainda se sustenta. A melhor maneira de lidar com as críticas é derrubá-las antes mesmo que cheguem até você.

A estrutura de um white paper

Não há uma fórmula exata para escrever um white paper, mas estes passos que citaremos a seguir precisam estar contemplados no texto.

  • Introdução do assunto e do problema: lembre-se que o leitor já conhece o tema, mas pode não saber como solucionar uma questão ou tem interesse em saber sua visão. Apresente suas cartas logo de cara.
  • Argumentos e dados: a “carne” de seu conteúdo será os seus argumentos apresentados e os dados relacionados para convencer que você é o especialista e traz algo de valor para os interessados. Um white paper sem dados é como um livro sem palavras.
  • Use passos, planos, ideias: por ser um assunto específico e falar com pessoas que sabem dele, o white paper precisa ser acionável. Traçar planos, prazos, passos é importante.
  • A conclusão é um convite: a ideia de “amarrar” o texto ao finalizá-lo ainda existe, mas explore a possibilidade de venda de produto, palestra, curso. Afinal, você é um especialista e pode ter mais ideias para entregar às pessoas.

Saber o que é um white paper pode abrir muitas portas para freelancers que têm conhecimento sobre assuntos específicos e que geram interesse. 

Pense nos assuntos que você domina ou acompanha de forma regular e a possibilidade de criar white papers, seja para concorrer com outros freelancers ou até criar por conta própria e destacar a sua marca pessoal. Confira alguns exemplos de white paper nesta página.

Benefícios de escrever um white paper para um freelancer

Os white papers podem ser uma opção lucrativa para freelancers que atuam na área de redação e também para especialistas em determinadas áreas que se sentem dispostos a escrever. 

Além da questão financeira, se posicionar como um expert no assunto pode abrir diversas opções já que você se tornará uma referência. Esse nicho pode ser uma porta aberta para oportunidades como mais clientes, entrevistas e a exposição de seu nome.

Você já escreveu white papers? Você está pensando em investir nesta área? Conte-nos mais sobre as suas expectativas abaixo!

Jota Del Rosso

Jota Del Rosso é redatora, tradutora, cientista social e atriz em formação. Acredita que trabalhar remotamente foi uma das melhores coisas que já decidiu fazer e por isso, é a pessoa perfeita para as traduções em português do freelancermap.com

Por Jota Del Rosso

Artigos recentes