Como escrever um livro eletrônico ou ebook enquanto freelancer

C

Não é uma das decisões mais frequentes entre os freelancers, mas a verdade é que escrever um livro eletrônico ou um ebook pode contribuir de forma muito positiva para impulsionar uma carreira. Neste artigo vamos explicar como escrever um livro de cariz profissional. 

Se este é um assunto do seu interesse, acompanhe-nos! Escrever um livro é uma excelente decisão, não só porque pode ser sinônimo de uma fonte extra de rendimento, mas também porque contribui para seu desenvolvimento pessoal.

Adicionalmente, pode ser uma ferramenta muito interessante para quem procura formas de como alavancar a sua carreira de freelancer. 

  1. Como escrever um ebook pode alavancar a sua carreira de freelancer
    1. Melhora da reputação e divulgação
    2. Lucro extra
    3. Organizar seus pensamentos e conhecimentos
  2. Como escrever um livro eletrônico relevante para sua carreira de freelancer
  3. Como publicar um livro eletrônico, passo a passo
    1. Criando um arquivo de ebook
    2. Escolhendo canais de distribuição
  4. Como publicar um ebook na Amazon
    1. Utilize as ferramentas oferecidas pela Amazon
    2. Adicione categorias relevantes
    3. Não sabe quanto cobrar? Aposte em números quebrados
Como escrever um livro eletrônico ou ebook

Começamos pela melhor notícia: se nunca se lançou na aventura da escrita de uma obra porque não sabia como publicar um ebook, fique a saber que nos dias de hoje a publicação é muito mais fácil.

Sim, é claro que existem alguns cuidados que devem ser tomados e sim, você precisa ser muito cauteloso na hora de escolher o que fica e o que sai do seu livro virtual. Mas acredite quando dizemos que o processo de ser publicado hoje é infinitamente mais simples do que costumava ser

Afinal, todos os editores e sites especializados na publicação de ebooks possuem páginas online e podem ser acessados facilmente. Na Internet, encontra múltiplas possibilidades para quem quer publicar o seu trabalho.

Descubra em seguida, os principais motivos segundo os quais deve escrever um ebook para alavancar a sua carreira de freelancer. 

Como escrever um ebook pode alavancar a sua carreira de freelancer

Como já referimos, escrever um ebook pode não ser apenas uma decisão recompensadora do ponto de vista pessoal. Afinal, quantos de nós não cresceram com a expectativa de um dia escrever e publicar um livro?

Mas pode ser também um passo importante rumo a uma maior afirmação enquanto freelancer. Vamos ver as principais vantagens que podem advir da escrita de um livro ou ebook.

1. Melhora da reputação e divulgação

Antes de tudo, saiba que os ebooks podem ser uma estratégia de marketing e tanto. Quando você tem um livro publicado, isso automaticamente faz com que você seja visto de outra forma por seus clientes, sejam eles novos ou antigos. 

O ato de trabalhar em um projeto grande e de trazê-lo à luz demonstra dedicação, conteúdo, coragem e, acima de tudo, compromisso. Estas características, como você pode imaginar, são primordiais para qualquer profissional, freelancer ou não, que deseje sucesso (e são procuradas por todos os empregadores).

Além disso, se você conseguir repercussão e sucesso, as portas estarão abertas para outros projetos. De convites para fazer parcerias com outros freelancers a ofertas de jobs de empresas que você nunca contatou, tudo pode acontecer. Deixe que o seu trabalho fale por você e as coisas acontecerão quase que naturalmente depois disso. 

2. Lucro extra

Em segundo lugar, saiba que manter um ou mais ebooks à venda pode lhe render um lucro extra. Sim, você terá que investir tempo, dinheiro e esforço para criar material de qualidade. Se você conseguir fazê-lo, no entanto, a possibilidade de ter um bom retorno existe.

Este lucro pode vir de diversas fontes. A mais óbvia, claro, envolve vendas. Se as pessoas compram o seu livro, você ganha por isso.

Mas isso não é tudo, entretanto: há também a chance de que empregadores busquem outros serviços seus, já que confiam no seu trabalho e sabem que você pode oferecer a eles bons resultados.

Um eBook também aumentará o tráfego do seu site. Se você trabalha com anúncios, isso também pode implicar em dinheiro.

3. Organizar seus pensamentos e conhecimentos

Por fim, o processo de escrever um eBook pode realmente ajudá-lo em um processo de autoconhecimento. Escrever pode ser catártico. Pensar sobre o que aconteceu na sua vida, fazer um balanço de todos os aprendizados e sucessos e registrar tudo isso vai ajudar não apenas os seus leitores, que estão em busca de um conselho ou de ajuda, mas a você mesmo.

Caso você já tenha escrito coisas menores, como posts de blogs ou status um pouco maiores ou complexos no Facebook ou no Twitter, use-os. Compilar o que você fez de melhor em um único livro pode ajudá-lo a fazer um balanço da sua carreira e permitirá que você consiga traçar melhor o caminho que deseja seguir a partir de agora.


Junte-se à nossa comunidade de freelancers hoje mesmo! Crie seu perfil de expert em apenas 2 minutos. Encontre Projetos sem comissão!


Como escrever um livro eletrônico relevante para sua carreira de freelancer

A menos que sua área de atuação seja a escrita criativa ou o storytelling, é essencial que o livro que você vai publicar seja relevante para a sua área profissional. Se você é especialista em marketing digital não tirar benefícios profissionais se publicar um livro sobre jardinagem. 

Então, esse é o primeiro ponto: garantir que o livro que você vai publicar valida os seus conhecimentos profissionais. 

Saltando para temas práticos, vamos abordar a matéria essencial sobre como escrever um livro eletrônico ou ebook. 

  1. Defina o tema – o tema que você escolher deve conjugar alguns aspetos importantes: ser relevante para a sua carreira profissional, interessante para o público alvo e se possível, servir também como funil de vendas.
  2. Organize o conteúdo – a forma como o conteúdo é estruturado é essencial para garantir o sucesso da obra. Sugerimos que elabore uma pauta onde deverá colocar o título, os subtítulos, com os respectivos resumos. Assim, será mais fácil colocar o trabalho em prática.
  3. Enriqueça o ebook com conteúdos visuais – Ilustrações, gráficos, imagens etc. Para melhores resultados não hesite em pedir o apoio de um designer gráfico.
  4. Aposte forte na capa – A capa é um elemento essencial de um livro. Principalmente quando o autor ainda é desconhecido, é a capa que muitas vezes convence os compradores. Assim, não hesite e capriche bem na capa. Mais uma vez, não hesite em contratar um profissional de design. 

Como publicar um livro eletrônico, passo a passo

Agora, vamos olhar para os procedimentos que envolvem a publicação em si, já que sabemos que a principal dúvida de muitos freelancers, não é exatamente como escrever um livro, mas sim como publicar um livro.

Assim, para publicar um livro, deve seguir os seguintes passos:

1. Criando um arquivo de ebook

Para criar um ebook, você precisará escolher o tipo correto de arquivo. Hoje, o padrão da indústria é o EPUB. Lembre-se disso e trabalhe com ele desde o início do seu processo criativo: infelizmente, exportar arquivos feitos com softwares como o Microsoft Word para o EPUB não costuma dar muito certo.

Felizmente, existem muitos softwares úteis, valiosos e não tão complexos na internet. Uma ferramenta simples e que faz o trabalho muito bem é a PressBooks. Se você gosta muito de tecnologia, vá de Sigil. Para os apaixonados pela Apple, vale usar o Vellum.

Existem muitas ferramentas à sua disposição, então não tenha medo de usá-las.

2. Escolhendo canais de distribuição

Existem muitos caminhos possíveis. Se você está em busca de um mercado amplo e com chance de lucros grandes, vá direto para a Amazon, abaixo vamos desenvolver sobre como publicar um livro na Amazon. Se você quer atingir mais pessoas, mas não se importa de lucrar um pouco menos, invista em um distribuidor como o Smashwords.

Por fim, se você é um influenciador digital e possui muitos seguidores, você pode publicar o seu ebook na sua própria loja, por meio de sites como o Shopify ou o WordPress.

Tudo depende do que você prefere e do que está procurando. O que importa é saber que publicar um ebook não é nenhum bicho de sete cabeças. Se você é um redator freelancer e é completamente apaixonado pela escrita, este é o seu momento de brilhar!

Como publicar um ebook na Amazon

A Amazon é hoje a principal plataforma de ecommerce do mundo. Um verdadeiro gigante das vendas. Também no que diz respeito à venda de ebooks, esta empresa é um nome a ter em consideração. Por esse motivo, muitos escritores ambicionam ter os seus livros publicados nesta plataforma.

Afinal, publicar na Amazon é gratuito, rápido e oferece muito alcance. Você não tem custos para vender uma cópia de seu trabalho e ele fica disponível para venda em poucos dias. E, claro, você tem a possibilidade de vender para um público que realmente lê.

Convencido? Ótimo, vamos direto para as dicas então:

Utilize as ferramentas oferecidas pela Amazon

Para que o seu trabalho pareça profissional, você não pode deixar de converter o seu arquivo escrito para o formato de ebook, formatá-lo para que seja funcional e bonito e encontrar pessoas que possam ajudá-lo a criar uma capa chamativa e bem feita.

A Amazon tem algumas ferramentas que podem ajudá-lo a cuidar destes detalhes. Com o Kindle Textbook Creator, você transforma os seus pdfs em livros formatados.

Existe também uma funcionalidade, chamada de Kindle Previewer, que permite que você visualize como o seu eBook publicado ficará. Para dar uma olhada em todas as ferramentas oferecidas pela plataforma, confira esta lista.

Adicione categorias relevantes

Quando você publica um livro na plataforma da Amazon, você precisa selecionar categorias onde ele se encaixa.

O Amazon utiliza estes dados para determinar que usuários receberão a recomendação do seu livro. Dependendo do perfil do leitor esperado, você talvez prefira investir em nichos específicos ou em categorias mais “abertas”, digamos assim. Seja cuidadoso, de qualquer forma.

Existem muitas opções disponíveis: se você está publicando um livro sobre HTML, por exemplo, você pode escolher Não-ficção -> Computadores -> Linguagem de programação -> HTML. Não tenha pressa. Prefira explorar com calma as potencialidades do Amazon e, então, escolher categorias que realmente façam sentido para você.

Não sabe quanto cobrar? Aposte em números quebrados

Determinar o preço do seu ebook é fácil, especialmente se ele não possui mais de 200 páginas. Nos Estados Unidos, as pessoas costumam investir em preços entre 2.99 e 9.99 dólares.

Isto também faz com que você receba valores maiores por livro vendido. Quanto mais caro foi o seu livro, menor será a porcentagem de lucro em cima dele. Pense nisso.

Agora já conhece as bases sobre como escrever um ebook. Se vai começar a grande aventura que é a escrita de um livro eletrônico, não deixe de partilhar connosco todos os passos de sua jornada. Deixe um comentário!

Jota Del Rosso

Jota Del Rosso é redatora, tradutora, cientista social e atriz em formação. Acredita que trabalhar remotamente foi uma das melhores coisas que já decidiu fazer e por isso, é a pessoa perfeita para as traduções em português do freelancermap.com

2 comentários

  • Legal as suas dicas. No meu caso, não tenho interesse em vender os e-books. Gostaria de diagramá-los (meus arquivos estão em Word) e montar com eles uma biblioteca virtual privada, com possibilidade de exposição e leitura apenas a convidados.
    Você conhece algum aplicativo que permita isso?
    Obrigado.

Artigos recentes

Cookie Consent One Trust