16 termos que todo redator freelance de tecnologia deve conhecer

1

Todos nós sabemos como é desagradável quando, ao ler um artigo sobre trabalhar como freelancer, especialmente na área da tecnologia, ficamos sem entender alguns dos (muitos) acrônimos usados. Escritores da área de tecnologia tendem a usar vários termos que não podem ser entendidos apenas por, digamos, “intuição”. Isso não é maldade ou incompetência, acredite: depois de escrever 50 artigos sobre HTML, você tem uma tendência a parar de explicar sempre o que essa sigla significa.

 

Não se desespere, entretanto, gentil mancebo: este artigo tem como objetivo compilar alguns dos termos mais utilizados no campo da escrita técnica. Esperamos que esta listinha possa auxiliá-lo quando você estiver lendo algum artigo (ou quando precisar escrever algo nesta linha). Não deixe de favoritar esta página e guardá-la para os momentos em que precisar de um glossário básico. Dê uma olhadinha aqui:

B2B significa “Business to Business”. O termo é utilizar para descrever os casos onde companhias oferecem serviços e soluções para outras companhias (em vez de oferecer para consumidores privados).

B2C é um termo próximo ao anterior, e significa, ao pé da letra “Business to Customer”. Indivíduos são beneficiados pelo produto ou serviço oferecido por uma empresa, neste caso.

Cloud (ou nuvem, por aqui) é um termo um tanto difícil de ser explicado. Longe de ser algo que paira sobre as nossas cabeças, a nuvem é um método utilizado para hospedar informações e dados em servidores externos, como forma de proteger estes arquivos ou desocupar espaço no computador.

CPC, CPE, CPM são abreviações utilizadas em marketing e propaganda online. Elas representam diferentes formas de pagamento e de métodos de quantificar o custo. Neste caso, as abreviações são por clique (click – CPC), por engajamento (engagement – CPE) e por mil acessos (CPM). Estes acrônimos descrevem o que aquele que está fazendo um anúncio está pagando, de forma resumida.

Creative Commons é, na verdade, uma organização. O termo, no entanto, se refere a uma licença que você frequentemente encontrará em fotos, infográficos e outras fontes da internet. Coisas com a licença Creative Commons podem ser compartilhadas, utilizadas ou servir de base para outros trabalhos, desde que o autor seja creditado da forma que ele preferir.

Flash é a abreviação de Adobe Flash, um software que, recentemente, era o método padrão de construir animações para sites. Com o desenvolvimento de outras ferramentas, o Flash deixou de ser tão utilizado e hoje está presente especialmente em jogos para celulares e afins.

Freelancer é o nosso termo favorito. É, para nós, uma das melhores maneiras de se trabalhar hoje em dia: além de permitir que você seja o seu próprio chefe e escolha os seus horários, a carreira de freelancer o direciona para pegar projetos que se encaixem não apenas nas suas necessidades financeiras, mas em seus gostos pessoais. Junte-se à nossa rede de experts em TI aqui!

HTML significa, ao pé da letra, Hyper Text Mark-up Language. É um código de programação muito famoso, usado para criar o design e o formato de páginas de web. Você pode saber mais sobre HTML em nosso artigo sobre desenvolvimento front end, disponível aqui.

JavaScript é, de certa forma, um degrau além do HTML. Ele permite que o programador adicione mais funcionalidades a um website. Se quiser ler mais sobre o JavaScript, leia o artigo que linkamos acima!

IoT (Internet of Things) é um termo bem futurista, na verdade. O conceito é meio complexo, mas pense na ideia de “casas inteligentes” e objetos com esta mesma inteligência – como termostatos e TVs equipados com sensores que coletam, armazenam e utilizam dados para funcionar em determinados horários ou situações. Imagine uma TV que liga na hora que você acorda e funciona de despertador – sozinha. Imagine um aquecedor que começa a funcionar uma hora antes de você chegar em casa, apenas para deixar tudo mais “confortável” para o seu retorno. Isso é o que chamamos de IoT, ou Internet of Things.

OS significa operating system (ou sistema operacional). Em outras palavras, Mac OS, Windows, Linux, entre outros.

SEO significa search engine optimization (ou sistema de otimização de buscas, numa tradução livre) é uma técnica utilizada para garantir que seu conteúdo está bem colocado em sistemas de buscas. O Google e seus competidores utilizam certos algoritmos para determinar o ranking das páginas, de forma que, quanto mais adequado aos padrões o seu website estiver, melhor ele estará na lista de resultados de pesquisa. Existem muitas lendas urbanas, inverdades e meias-verdades sobre o SEO, e você pode saber mais sobre elas clicando aqui.

UI é uma abreviação para user interface ou interface de usuário. Esta é a parte do site com a qual os usuários interagem diretamente.

URL vem do termo uniform resource locator. Para facilitar, a url é o endereço do site que você deseja visitar.
Gostou do nosso glossário? Gostaria de adicionar algum acrônimo que você considera muito importante? Envie-nos os seus comentários!


Pic: 
©Stocksnap

Jota Del Rosso

Jota Del Rosso é redatora, tradutora, cientista social e atriz em formação. Acredita que trabalhar remotamente foi uma das melhores coisas que já decidiu fazer e por isso, é a pessoa perfeita para as traduções em português do freelancermap.com

Por Jota Del Rosso

Artigos recentes