Como criar a Landing Page perfeita para o seu negócio freelancer

C

Se você está em busca de captar clientes online, a landing page é parte essencial deste processo. Esta é a página onde seus clientes “pousam” após clicarem em um link relacionado a você ou a seu trabalho. Muitos freelancers, especialmente aqueles que estão no início da carreira, utilizam seus sites oficiais como landing pages. No entanto, transformar visitantes em clientes é um processo bem mais trabalhoso – e exige sua própria página.

Criar uma landing page eficiente deve ser uma das suas maiores preocupações enquanto freelancer preocupado com o seu marketing pessoal. Mas não se preocupe: é para ajudá-lo a conquistar seus objetivos que estamos aqui.

Selecionamos algumas das melhores dicas e criar uma lista de 7 passos para auxiliá-lo a criar a landing page perfeita. Dê uma olhadinha:

1. Estabeleça o seu objetivo

Parece óbvio, mas vale sempre a pena dizer isso: estabelecer um objetivo é o primeiro passo em qualquer estratégia de marketing. Fazer coisas simplesmente “por fazer” dificilmente fará com que você obtenha resultados significativos. A primeira pergunta que você deve fazer, portanto, é: O que eu quero atingir com esta landing page?

A resposta pode ser simples, como “eu quero que as pessoas assinem a minha newsletter”, ou mais complexa, como “eu quero que as pessoas comprem o meu eBook, testem o meu produto ou comecem a me seguir no Instagram”. Qualquer uma destas metas pode ser conquistada por meio de uma landing page interessante.

2. Seja claro em sua mensagem

Quando você vai para uma das landing pages do Airbnb, a primeira frase que você vê é: “Encontre um lugar para ficar”. Está no meio da page, em negrito e em letras grandes, sem grandes complementos. Isto prova que uma mensagem simples pode dizer tudo sobre a sua página ou sobre o serviço oferecido. Certifique-se que a sua landing page dirá aos visitantes o que você pode fazer por eles e como. Não se preocupe em fazer grandes explicações: sua mensagem será entendida rápido se você for claro e direto.

3. Seja minimalista

As landing pages, como já dissemos, devem ter objetivos claros e específicos. Você não quer que os seus visitantes se distraiam com coisas que não têm relação com a meta estabelecida. Antes que você pense “mas não é melhor oferecer um bocado de informação e mostrar que eu sou competente em diversas áreas?”, permita que digamos o seguinte: as pessoas não lêem páginas que não fornecem material relevante e/ou oferecem soluções para os problemas delas logo de cara. Boa parte das pessoas não está com tempo para gastar e não vai se dispor a ler algo além do que elas vieram buscar. Lembre-se disso e corte as firulas sempre que possível.

4. Rapidez é essencial

Pode parecer estranho, mas já vamos explicar. A rapidez com a qual a sua página carrega deve ser uma das suas maiores preocupações. Se os visitantes tiverem que esperar mais do que alguns segundos para acessar o seu conteúdo, eles irão embora. É um instinto (e você possivelmente faz a mesma coisa, confesse). Se a página não está carregando, algo deve estar errado. A dica sobre o minimalismo também se aplica a este tópico, uma vez que encher a sua página de vídeos, imagens e códigos pode fazer com que ela leve muito tempo para ser carregada – especialmente em dispositivos móveis ou com internet 3G.

Para ter certeza de que a sua landing page está dando conta do recado, faça alguns testes. Existem ferramentas como o Pingdom que podem ajudá-lo a otimizar a performance do seu website e torná-lo fabuloso para os visitantes.

5. Sempre use um call to action

O call to action é o meio através do qual a sua meta ganha vida. Ele pode ser um grande botão azul que diz “siga-me no Twitter”, mas também pode ser um “assine a minha newsletter” ou “entre em contato comigo”. Sem um call to action, as landing pages perdem a razão de ser.

Para que o seu call to action faça sentido, lembre-se de colocá-lo em um local de destaque e de mantê-lo educado, pequeno e motivador. É assim que você conquista a atenção das pessoas – e possivelmente a sua simpatia e interesse.

6. Evite pop-ups

Existem várias pessoas que optam por transformar seus call to actions em pop-ups. O cenário clássico é mais ou menos este: você está lendo um artigo. O primeiro e o segundo parágrafos são interessantes, então você vai adiante. De repente, uma pop-up desagradável salta diante de seus olho e toma conta de sua tela. Quantas vezes você clicou no anúncio oferecido? Eu, particularmente, nunca cliquei. A situação na verdade é tão incômoda que, na maioria das vezes, eu até desisto de continuar a navegar. Se você está em busca de vender os seus serviços ou produtos, certamente não quer que as pessoas abram mão de permanecer no seu website.

7. Mensagens diferentes para usuários diferentes

Se você realmente quer que a sua landing page seja excepcional, você não deve criar apenas uma, mas várias. Como assim? Pois é: usuários diferentes estão em busca de coisas diferentes. Se você possui uma série de capacidades e/ou oferece produtos e serviços para diferentes públicos, você precisa “vendê-los separadamente”.

Vamos dizer que uma pessoa segue a sua página oficial no Facebook e, depois de um post interessante, decide clicar em um link que você forneceu. Esta pessoa o conhece, então você não precisa gastar o seu tempo preciso dizendo a elas mais sobre o seu trabalho ou sobre os seus hobbies em sua landing page. Se uma pessoa o encontra através por outro meio, no entanto, ela precisará saber destas informações. É impossível criar uma mensagem personalizada que sirva a todos os públicos. O segredo do sucesso é atingir seus potenciais clientes com coisas que lhe causem interesse genuíno e que pareçam de fato terem sido feitas para eles.

Como você utiliza as landing pages em seu negócio freelancer? Conte-nos mais sobre as suas experiências nos comentários e receba feedbacks de outros freelancers!

Jota Del Rosso

Jota Del Rosso é redatora, tradutora, cientista social e atriz em formação. Acredita que trabalhar remotamente foi uma das melhores coisas que já decidiu fazer e por isso, é a pessoa perfeita para as traduções em português do freelancermap.com

Por Jota Del Rosso

Artigos recentes